Cores quentes e frias no interior
A percepção da cor no design de interiores é um conceito subjetivo. A mesma tonalidade pode causar uma explosão emocional positiva em alguns, enquanto em outros pode causar rejeição. Depende do gosto pessoal ou formação cultural.
A cor tem um efeito forte na pessoa: é preciso mudar um pouco o tom, e a percepção do ambiente já muda. Além de uma atitude pessoal, a escolha das cores pode ser influenciada pela mentalidade cultural vigente: um só e mesmo tom para um povo é repleto de positivos e, para outro, personifica o negativo.
Tabelas de cores
A influência da cor em uma pessoa é estudada por artistas, designers, psicólogos, médicos. Para sistematizar o conhecimento acumulado, são elaboradas tabelas e diagramas especiais. Eles convencionalmente dividem as cores em frias e quentes, básicas e compostas, cromáticas e acromáticas. A combinação das tonalidades entre si e a influência de cada uma delas em nossa percepção da realidade são levadas em consideração.
E como uma pessoa tem que estar constantemente em ambientes de apartamentos, casas, escritórios com cores diversas, ela está exposta à sua influência, mesmo sem saber dela.
As tabelas de cores são necessárias para misturar tintas, para a combinação correta de tons usados em interiores. As tabelas mostram os tons que nossos olhos percebem, eles são divididos de acordo com os seguintes critérios.
Cromático
Todas as tonalidades do espectro solar (arco-íris). Eles consistem em três cores e são considerados os principais - estes são vermelho, amarelo e azul. Se eles são misturados uns com os outros, as cores secundárias são formadas.
O verde é obtido pela fusão do amarelo primário e do azul primário. O vermelho, integrando-se no amarelo, forma o laranja. O azul combinado com o vermelho torna-se roxo.
Ao misturar tons primários e secundários, tons terciários são obtidos.
Isso inclui azul-esverdeado, vermelho-violeta, etc. Se você misturar os tons que estão opostos uns aos outros na tabela, eles começam a agir como neutralizadores e se transformam em cinza.
Acromático
Este grupo inclui preto, branco e cinza, com todos os seus muitos tons. O preto absorve todo o espectro de luz, enquanto o branco a reflete. As cores acromáticas são frequentemente escolhidas para estilos de interiores urbanos.
Cores quentes e frias no interior
Na tabela de cores, mais dois grandes grupos de tons são distinguidos - frio e quente. Eles devem ser levados em consideração na criação de interiores, pois carregam uma carga emocional diferente.
Caloroso
Os tons quentes incluem vermelho, laranja e amarelo e todos os tons que eles produzem. Estas são as cores do fogo e do sol e carregam a mesma energia quente, paixão, estímulo e estímulo para a ação. Essas cores são pouco adequadas para ambientes onde a paz e o relaxamento são necessários, como quartos e banheiros.
O laranja não é primário, mas fica entre as cores primárias vermelho e amarelo. Isso sugere que tons quentes são combinados entre si sem a participação de tons frios.
Tons quentes são usados em quartos escuros com janelas voltadas para o norte, pois criam a ilusão de luz e calor. Levando em consideração o componente emocional, devem ser utilizados nas salas comuns: cozinha, sala de jantar, sala de estar. As cores energéticas têm um efeito positivo na comunicação e aguçam o apetite. Os tons quentes tornam o interior mais confortável, acrescentam otimismo. Mas tons muito venenosos são considerados agressivos.
Frio
O espectro frio inclui verde, azul e violeta. São tons naturais que ecoam os tons da vegetação e da água. Eles parecem mais abafados, contidos do que calorosos. Por sua influência, eles são capazes de acalmar e relaxar. É essa paleta que é escolhida para o quarto ou berçário em que vive uma criança hiperativa.
O azul é a única cor fria primária, ele pode produzir todos os tons deste grupo apenas misturando-se com os tons quentes.
O azul, quando combinado com o amarelo, produz o verde. E se você misturar com vermelho, você obtém roxo. Tudo isso é um espectro frio, mas ao mesmo tempo, cada um deles carrega uma fração de tons quentes (verde - amarelo, violeta - vermelho).
A cor fria acalma o sistema nervoso, alivia o stress, coloca tudo “na prateleira” da nossa cabeça. Portanto, é bom trabalhar em um escritório com cortinas frias, obedecendo ao bom senso e ao racionalismo. No quarto com tons frios, ele dorme profundamente.
Este espectro funciona bem em salas com abundância de luz e janelas para o sul. A cor azul não pode ser usada na sala de jantar ou na cozinha: diminui o apetite, mas quem quer emagrecer deve ficar atento.
A cor do interior na percepção de uma pessoa
Os interiores monocromáticos parecem harmoniosamente, fiéis a uma cor, mas ativamente usando todas as suas manifestações.
Os designers usam habilmente o "jogo" de contrastes, levando em conta o grau de expressividade das sombras.
Eles desenvolvem combinações de cores usando a teoria da roda de cores de Itten, que fornece as melhores combinações de cores.
Os contrastes de claro e escuro, assim como de frio e calor, ficam bem no interior.
Além do mais, ambientes monocromáticos com pontos de destaque brilhantes são criados... Se for um interior frio, é aquecido com vários itens de cor vermelha ou amarela. A energia do quente, ao contrário, se extingue com acentos do espectro frio.
Considere o efeito da cor em uma pessoa e o uso de tons específicos no interior.
vermelho
Uma cor quente e ativa, associada ao fogo e ao sangue, mas ao mesmo tempo ao amor e à paixão. É capaz de afetar as pessoas a nível fisiológico, aumentando a pressão e a pulsação. Algumas pessoas acreditam que os processos metabólicos em pessoas que vivem em quartos vermelhos são mais rápidos. Diferentes povos percebem o vermelho à sua maneira: para os chineses é a cor da felicidade e da prosperidade, e para o povo da África do Sul é a tristeza.
Exemplos de interiores
- O escarlate em contraste com o preto parece extremamente impressionante. Mas o deleite é suficiente para a primeira meia hora de permanência no quarto. Chega um momento em que a abundância de paredes vermelhas começa a incomodar.
- O vermelho, dosado no interior branco, "aquece" a atmosfera neutra com pontos de destaque.
laranja
Ao contrário do vermelho, o laranja não é irritante. Combinando a energia da chama e a boa natureza do tom amarelo, pode ser confortável, acolhedor e sociável. A laranja estimula o cérebro. Pode ser aplicado no escritório, cozinha, sala de jantar. Mais frequentemente, é usado na forma de itens de acento.
Exemplo no interior
Laranja com detalhes brilhantes atualiza o interior monocromático cinza da sala de adolescentes.
Amarelo
Uma cor quente e ensolarada é considerada a mais intensa, o que torna um ambiente escuro e frio leve e quente. Tons delicados de amarelo podem ser usados no berçário, ao contrário do azul e do rosa, é bom para bebês de qualquer sexo. A cor amarela dá uma sensação de felicidade e permite que você veja o mundo com os olhos de um otimista.
Exemplo de interior
No ambiente de um quarto infantil ensolarado, são utilizadas as cores mais ativas do espectro quente - amarelo, vermelho, laranja.
Azul
Um tom calmo e frio, para alguns causa tristeza, mas ao mesmo tempo é a cor da responsabilidade. Em tons de azul profundo, o ambiente parece sólido e estável. Tons delicados de azul parecem agradáveis e confidenciais.
Exemplo de interior
O azul é capaz de refletir poder e ternura no design ao mesmo tempo.
Verde
Verde é uma cor fiel para todos os quartos e pode ser usado em qualquer lugar. Do ponto de vista médico, contemplando os tons verdes, nosso olhar repousa. Mas, ao mesmo tempo, o tom é ambíguo: absorvendo a energia do amarelo e a calma do azul, ele tenta equilibrar ação e paz.
Exemplos no interior
- tons de oliva de verde são propícios à contemplação natural;
- a intensa cor verde carrega a energia da primavera e do despertar da natureza.
Tendo aprendido a combinar cores e a compreender sua influência no estado emocional de uma pessoa, você pode criar um interior ideal no qual deseja estar constantemente.
O comentário foi enviado com sucesso.