A combinação de cores no interior
Qualquer cor tem um efeito psicológico na condição de uma pessoa, confere-lhe calma ou raiva, melhora o desempenho ou, inversamente, suprime a atividade. Várias combinações de tons em uma sala de estar devem ser guiadas pelas preferências pessoais da pessoa, o propósito da sala. As paredes claras do quarto podem prejudicar o sono, os tons escuros na zona ativa levam à estagnação.
A variedade de tons, a saturação da gama, a temperatura permitem que você concretize ideias de cores em realidade, para criar um interior único para uma vida e trabalho confortáveis.
Antes de desenhar a paleta de uma sala, você deve se familiarizar com as regras de combinação de cores e seus efeitos sobre uma pessoa.
Conceito e classificação
A cor é uma propriedade de um objeto ou plano, a capacidade de refletir os raios do sol. De acordo com a classificação aceita, a tinta é dividida em cromática e acromática. Em termos de temperatura, é quente, frio, em saturação - claro, opaco, brilhante, desbotado.
O primeiro grupo é representado por todas as cores familiares. As cores principais também são primárias - azul, vermelho, amarelo. O grupo secundário aparece durante a mistura das primeiras tintas - verde, laranja, roxo. Tons acromáticos - preto, branco, cinza.
A escala a preto e branco é necessária para traçar a compatibilidade das cores e para a sua saturação. O esquema de cores branco contrasta com outras cores puras, o preto, permitindo expandir visualmente o espaço de trabalho, iluminar o assunto, criar volume em formas geométricas, padrões com motivo floral.
O preto se opõe ao branco, silencia a gama, torna os objetos menores, estreita a sala, realça os tons quentes contra o fundo. O preto contrasta com os tons vivos (rosa, vermelho), com o neutro (bege, areia), com os tons pastéis, tornando-o visualmente mais saturado (verde claro, azul claro e outros).
A combinação baseada na desarmonia e na tomada de grupos primários e secundários (azul - vermelho, roxo - verde) é neutralizada por uma borda de tinta branca, preta, cinza.
As cores quentes estão localizadas nas proximidades: amarelo, laranja, vermelho. Por outro lado, as cores frias se opõem a eles: verde, azul, roxo. O tom rosa e seus tons derivados pertencem ao espectro frio. A relação com a quantidade de tinta quente adicionada ao esquema de cores frias afeta a cor final, resultando em um tom quente e frio. Essas cores complexas permitem expandir a paleta de cores.
Os tons claros dependem da quantidade de branco adicionado a eles, o preto é responsável pelo opacidade. Os tons brilhantes são limpos, não há mistura de branco ou preto. Uma escala opaca é criada com base no cinza.
Impacto e seleção de cores
Antes de pintar as paredes com a cor escolhida ou quando comprar móveis de tonalidade clara, vale a pena traçar corretamente a harmonia de cores do ambiente selecionado. Por exemplo: objetos de cor saturada nem sempre são apropriados em quartos projetados para dormir.
Efeito da cor em humanos
- Vermelho. A cor ativa transporta energia, aumenta a temperatura, criando uma sensação de calor, acelera o ritmo cardíaco. A cor é agressiva, impetuosa.O vermelho puro deve ser usado em pequenas quantidades como cor de destaque, na forma de itens decorativos: uma cadeira, lustre ou armário. Necessita de diluição com cores limpas e calmas para reduzir a atividade de tonalidade. Vários tons de tijolo, vinho escuro e cereja baseados no vermelho são apropriados em grandes quantidades, usados para pintura de paredes, estofamento de móveis de grande porte e assim por diante.
Quanto mais escura e menos saturada a cor vermelha se torna, mais suave é o efeito que ela tem sobre a pessoa.
- laranja... Ligeiramente preocupado, ajusta-se a um estado de espírito amigável, aquece, anima. O tom de laranja é perfeito para salas de estar ou salas de reuniões. A temperatura quente prepara você para uma comunicação casual enquanto permanece ativo. O excesso de laranja leva à ansiedade.
Esta cor combina bem com cores acromáticas frias, destacando-se no seu fundo.
- Amarelo... Uma cor alegre, dá otimismo, leva à distração. Pode ser usado como substituto da laranja. Uma cor ativa que inspira confiança. Diminuir a saturação e aumentar a temperatura torna o amarelo mais calmo e contido. Um tom de mostarda é apropriado em uma sala de jantar, sala de estar de estilo clássico.
- Verde. Esta cor é usada para banheiros, as paredes dos escritórios são pintadas em tons frios escuros. Verde em sua variedade é capaz de melhorar o desempenho de uma pessoa sem excesso de trabalho. Leva à meditação, concentração. Parece bom como uma cor de destaque. Em combinação com o branco, refresca o interior, equilibra a temperatura.
- Azul... Tende ao romantismo, alivia o estresse. Cor real. Adequado para qualquer local, exceto para a cozinha. Tons pastel de azul são visualmente mais quentes e calmos. Um tom de azul claro deve ser equilibrado com cremoso, laranja claro e outras cores quentes.
Com um excesso de tom azul, surge a ansiedade, o humor diminui, a atividade diminui.
- Azul. Relaxa, promove relaxamento, inspira confiança. O azul profundo é bom para quartos ou espaços internos, ajudando a reduzir os níveis de estresse e acalmar os olhos. Este esquema de cores é combinado com cores monocromáticas e requer acentos quentes com saturação igual para manter a temperatura.
- Roxa. Simboliza a inspiração. Juntamente com a tinta azul, é adequado para quartos. Cria um espaço isolado, privacidade e proteção. A cor é lacônica, é mais usada para pintar grandes áreas. O excesso de púrpura (em suas várias cores) é alarmante.
- Cinza. Simboliza ordem, contenção, regularidade, disposição para a melancolia. O tom de cinza é neutro, adequado para decorar qualquer estilo de interior. Tom universal. A adição de tons quentes restringe a monotonia da pintura, seus traços negativos. As cores cinza escuro irão substituir a escala de preto no interior, servir como substrato para itens de decoração (pinturas, espelhos, armários e assim por diante), realçar cores puras e brilhantes.
- Preto. A cor da concentração, com percepção de longo prazo, traz melancolia. É desejável usar o tom preto como cor de destaque. Kohler torna os objetos mais próximos e menores visualmente. Cortar grandes áreas em preto é aceitável ao misturar o tom principal com outros tons para remover a percepção depressiva de cores.
- Branco. A sombra, simbolizando leveza, pureza, tem uma atitude positiva. O tom de branco brilhante é fatigante. Em grande volume, causa depressão, alienação, frieza. É necessário diluir com acentos de cor. O tom claro é combinado com todas as tintas. A introdução de tons quentes no esquema de cores suaviza a direcionalidade nítida do tom, suaviza, acalma.
Adequado para banheiros, cozinhas e quartos voltados para o norte.Dá luz adicional ao refletir os raios e aumenta o espaço.
- Marrom. Traz confiança, resiliência, equilíbrio, cria conforto. Tonalidade castanha pura - tom forte, nítido e diluído - suave, feminino. Uma gama variada de esquema de cores marrom é usada para pintar paredes e itens de cozinha, quartos, galerias. Parcialmente utilizado em banheiros. O uso excessivo do tom leva à depressão, ao desânimo.
Ao usar cores complexas (pêssego, pistache, "Tiffany" e outros), você deve se concentrar na tonalidade predominante no esquema de cores e seu significado.
A roda de cores e sua aplicação
Para um designer, a roda de 12 setores da Ethen é essencial para determinar as melhores combinações de cores. As cores primárias são azul, amarelo, vermelho. O resultado de sua combinação é roxo, verde, laranja. Transicional - cor misturada com tinta branca e preta, ampliando a paleta em temperatura e saturação.
Existem várias combinações de cores harmoniosas.
- Adicional. Mostra a compatibilidade de cores opostas - roxo com amarelo, azul mais laranja, verde com vermelho. O arranjo de cores entre si aumenta a saturação de cada cor. A combinação de cores cria um tom próximo ao cinza, mas não puro. Psicologicamente, encontrar sombras próximas cria uma sensação de cores acromáticas.
- Método complementar ou correspondência de contraste... Todas as composições são construídas de acordo com o esquema de nuances ou contrastes. A compatibilidade complementar é obtida a partir de cores complementares, o efeito é potencializado pela repetição da aplicação de tintas em outras áreas. O contraste máximo é obtido pela mistura de um tom claro com um matiz colorido.
A decoração contrastante é facilmente percebida à distância e é usada em projetos de paisagismo e design de interiores.
- Composição da Nuance. É representado pelo uso de tons vizinhos da mesma temperatura, saturação (violeta-azul-verde, amarelo-laranja-vermelho pálido). Uma composição matizada dá dinâmica, otimismo, alegria ao ambiente, mas uma longa estadia em um espaço como esse cansa, retarda as reações.
- Tríade. Harmonização de três cores, construída com base no princípio de um triângulo, passando três células espectrais dentro de si - violeta-laranja-verde, amarelo-azul-vermelho e semelhantes. O uso de cores vivas permite atingir a "agressividade" do interior, nitidez, dinâmica. A rica tríade é usada para decorar salas de estar, salas de jogos, lanchonetes de fast food - onde quer que haja necessidade de atividade.
Ao criar um quarto de acordo com o princípio de uma tríade, recomenda-se o uso de duas cores em uma faixa suave, ilumine-as adicionando tinta branca.
- Tríade analógica. Atua com o mesmo princípio, mas as tintas são tiradas nas proximidades: roxa, violeta-vermelha, vermelha ou azul-azulada verde, verde.
- Harmonia dividida. A composição é baseada em três cores. A combinação de uma harmonia separada é construída da seguinte maneira: uma cor-chave mais duas cores adicionais localizadas na parte de trás do círculo. Essas cores estão localizadas a uma distância de uma célula espectral uma da outra. Por exemplo: o amarelo é o principal, e as cores azul-violeta e vermelho-violeta são complementares.
- Combinação alternativa. É combinado em quatro tons, a composição é construída em um esquema de harmonia separado sem faltar uma célula de cor, ou seja, o amarelo é a base, as cores adicionais são violeta-azul, violeta, vermelho-violeta.
- Uma combinação semelhante. Aplicação de várias tonalidades, no máximo 5. Este layout é composto por cores localizadas próximas a outras tintas. Ao criar um interior suave, cada tom deve ser discreto na saturação ou em uma temperatura.Além disso, existe uma dependência da regra de uma proporção harmoniosa de muitos tons: 2 cores-chave no interior ocupam 65% do espaço total, os seguintes tons - 30% e um tom atua como um acento - 5% .
- Composição complementar separada... Nos três deste desenho, a cor oposta é usada, mais 2 tintas adjacentes. Para compor a paleta, uma figura em forma de triângulo é usada. Por exemplo, roxo, verde-amarelo, amarelo; verde, azul, vermelho-laranja. Em harmonia complementar separada, deve-se escolher uma cor-chave, somente então selecionar tintas adicionais.
- Tetrad. Harmonização de quatro cores. O método é baseado na escolha do tom principal, dois adicionais, um tom de destaque. Várias opções de harmonia: um tom principal, dois tons de acentuação, um tom adicional. Visualmente, as tintas são selecionadas na forma de uma forma geométrica - um retângulo. Combinações - verde, azul, laranja, vermelho; azul-violeta, vermelho-violeta, amarelo-verde, amarelo-laranja.
- Combinação quadrada. As cores selecionadas estão separadas por duas células. Por exemplo, verde, amarelo-laranja, vermelho, azul-violeta. O uso da cor chave em sua forma pura em um esquema quadrado deve ser suportado por um matiz lateral de baixa saturação, dois tons de acento - de saturação moderada.
- Composição de seis cores... Funciona da mesma forma com os métodos anteriores. As cores são selecionadas usando uma forma hexagonal. Opção de escolha: amarelo, verde, azul, roxo, laranja, vermelho.
A tabela de harmonias ideais da cor chave com outras
Pintura principal | Companheiros |
Branco | tintas de qualquer temperatura e saturação |
vermelho | peltre, ouro, preto, açafrão, cáqui, tempestuoso |
bege | quente com uma variedade de cores |
cinza | azul centáurea, algodão doce, canário, carmim, ígneo, preto, azul, cores pastel |
cor de rosa | castanha, vinho profundo, pedra molhada |
marrom | trigo, níquel, flamingo, curry, ouro |
laranja | chocolate amargo, amaranto, grafite |
amarelo | magenta, marengo, conífera, preta, terrosa |
verde | garança, preto, bordô, âmbar, ouro |
azul | abóbora, cobalto, violeta, romã |
azul | borgonha, gainborough, framboesa, mel |
roxa | espinheiro-mar, pêra, verde claro |
Preto | cores acromáticas, escarlate, canário, esmeralda. |
Tintas complexas
Tom principal | Adicional |
pêssego | pêssego branqueado, café, rosa lilás pastel |
pistache | azul celeste, glicínias, ametista |
coral | violeta, verde menta, cremoso |
onda do mar | cinza em branco, fúcsia, rosa pastel |
carmesim | berinjela, cinza, roxo com adição de vermelho |
mostarda | azeitona, bege, diluído com branco, castanho claro |
salmão | rosa com adição de branco, malva em um fundo branco, cenoura |
jade | azul claro, dourado, azul marinho profundo |
Estilos e paleta
Cada estilo tem sua própria paleta estreita de tons adequados que caracterizam a direção escolhida.
- O interior clássico é apresentado em um esquema de cores calmas. A sala deve ser dividida em zonas, é usada moldagem de estuque, muitas superfícies de madeira, tecidos de estofamento caros, douramento, papel de parede de tecido, tapeçarias, tapetes. Os quartos de estilo clássico estão cheios de ar, os móveis não bagunçam o espaço, a iluminação é fraca, difusa, as janelas são cobertas por cortinas. Os elementos de design são grandes, maciços e cintilantes.
A paleta é composta por rosa pastel, azul, creme, bege, cinza claro, marrom claro, verde escuro, dourado, prata e outros tons e suas combinações.
- Neoclassicismo. Mantém a direção clássica, paleta de cores, mas o interior é diluído com móveis e eletrodomésticos modernos.Para o neoclassicismo, a seguinte faixa é inerente: oliva, menta, branco, ocre, grafite, azul, rosa, bordô, preto, bege, lilás empoeirado.
- Alta tecnologia. Design moderno em vidro, madeira, plástico. Os itens de interior são feitos em um design futurista. O mobiliário padrão tem uma forma única e está equipado com funções adicionais. A direção do estilo é fria, persistente, masculina. Paleta: prata, cinza asfáltico, preto azulado, tons de branco, tintas metálicas, oliva, lilás, marrom profundo.
- Minimalismo. É caracterizada por um espaço livre preenchido com móveis de madeira, metal. Na maioria das vezes as janelas não têm cortinas, as paredes dos quartos são pintadas de branco ou outros tons neutros, as plantas estão quase ausentes. O estilo é calmo, frio, masculino. Cores: qualquer pastel, verde, bege, dourado, bronze, areia, limão claro, preto.
- País. Estilo de casa de campo. Cores quentes criam aconchego, disposição para descanso e tranquilidade. O interior está repleto de materiais naturais, móveis de design clássico e moderno. Cores: bege, cinza esverdeado, bordô com fundo vermelho, carmim, marrom, verde.
- Loft. Estilo de fábrica repleto de materiais naturais, muitos objetos de metal, fiação exposta, sistema de armazenamento. A paleta é construída em torno de tons de tijolo, preto, branco, vermelho, todo o espectro de cinza, amarelo.
- Estilo tailandês. É caracterizada por cores brilhantes que lembram vegetação tropical, mar, areia, céu azul profundo. O interior é alegre e refrescante. Paleta: mar, bege, verde, cenoura, roxo profundo, melão, esmeralda, romã, marrom.
- Estilo japonês. Restrição e brevidade, frescura, leveza. O estilo tradicional japonês é feito em branco com superfícies de madeira. Tintas: salgueiro, castanho, vermelho-laranja, rosa diluído, pinho.
- Romântico. O estilo é uma reminiscência de interiores clássicos com adições na forma de acentos brilhantes e tecidos florais. Papel de parede usado com motivo vegetal, imagens de animais. Tons: fúcsia, rico verde claro, violeta, ultramarino, roxo, rosa pastel, azul, bege, cinza.
- Direção escandinava. O estilo da paleta de tons lembra o minimalismo. Difere na presença de um grande número de tons quentes, cores de destaque, folhagens, materiais naturais. Cores: marrom, cinza profundo, branco, azul pastel, bege-amarelo, verde claro, azul, tons empoeirados.
- Estilo étnico. A paleta de cores é selecionada a partir das cores-chave correspondentes ao país selecionado. Na maioria das vezes, as cores são apresentadas em tons brilhantes (fúcsia, azul, laranja marroquino) com uma abundância de tons dourados. Para criar uma atmosfera francesa, tons de branco e claros são usados, verde, índigo, quartzo rosa e escarlate são adicionados.
- Chique gasto. Direção feminina. O interior é construído com base no princípio do conforto, cores calmas com toques contrastantes. São motivos florais, cerâmicas, folhos. Tons: verde claro, rosa feminino, branco transparente, cores pastel, bege, amarelo.
Como combinar a decoração com o ambiente?
Depois de se familiarizar com o princípio da roda de cores, você pode começar a praticar. Vamos analisar as melhores combinações de itens de interior entre si.
Piso
Existem regras básicas para a escolha da cor do piso.
Alcance de luz:
- expande o espaço;
- reflete os raios do sol, tornando o ambiente mais claro;
- usado com cores de parede claras;
- fica melhor na área de dormir, banheiro, sala de estar.
Gama escura:
- pode ser combinado com qualquer tom de decoração de parede, desde que o revestimento do piso seja um ou mais tons mais escuros;
- com iluminação de alta qualidade torna os objetos acentuados pronunciados contra o fundo de um piso escuro;
- não combina com portas de quarto de cor escura;
- usado em salas para qualquer finalidade.
Um piso cinza neutro harmoniza-se com as cores branco ou preto e um tom amarelo. Adequado para quartos, banheiros, cozinhas, usado na concepção de apartamentos no estilo da Provença, minimalismo.
Paredes
As paredes podem ser pintadas em qualquer cor. A partir da finalidade da sala, as tintas são capazes de criar um espaço ativo, neutro ou inerte. As cores ativas atuam como um sotaque. Eles se harmonizam com cores vivas contrastantes, com uma escala neutra e calma.
Tintas pastel são a solução mais comum... Eles funcionam como um substrato neutro no interior de qualquer direção. Decorações, pisos e tetos de todas as cores são adequados para este esquema de cores. Uma opção universal.
Teto
Na maioria dos casos, os tetos são pintados com tinta branca como a neve ou outros tons claros. O tampo caiado pode ser combinado com todos os tons, pisos e itens de decoração. A tinta é aplicada com efeito brilhante ou mate. Para criar contraste, é necessário ter cores ricas usadas nas paredes ou aparecendo nos estofados dos móveis. Usado em todas as divisões do apartamento.
Se você deseja pintar o teto em uma faixa escura, você deve saber que:
- a pintura com tinta preta é realizada apenas em grandes áreas com pé direito alto (a partir de 3 metros);
- harmoniza exclusivamente com tom de branco e seus derivados, móveis leves, piso;
- usado no estilo de minimalismo;
- cria visualmente uma sensação de alto custo em quartos com janelas panorâmicas.
Portas interiores
Os tons naturais de madeira usados para portas interiores são adequados para qualquer direção estilística. As platibandas, assim como os rodapés, devem ser feitas na mesma paleta de cores das próprias portas. O tom de branco é adequado para interiores clássicos. Portas escuras ou pintadas em tons frios são usadas no minimalismo e requerem uma aplicação cuidadosa. Os tons escuros aumentam o contraste das cores em uma sala neutra.
Mobiliário
Depois de criar um acabamento fino, a sala é preenchida com coisas em um esquema de cores adequado. A escolha do móvel é baseada em duas regras: deve ser mais escuro que o revestimento da parede e mais claro que o chão.
Um sofá monocromático está localizado nas mesmas salas de estar. Ele não atrai atenção para si mesmo, não diminui visualmente o espaço. Se o interior for criado em cores neutras ou em um tema oriental brilhante, grandes móveis são selecionados em tons pastel. Sofás coloridos de várias cores são selecionados de acordo com o princípio do contraste, harmonia alternativa separada. Móveis claros combinam com madeira de qualquer cor.
Importante! Móveis coloridos precisam ser apoiados por lâmpadas, potes ou cadeiras do mesmo tom.
Combinações bem-sucedidas para salas diferentes
Considere as opções de harmonia de cores em ambientes para diferentes finalidades.
Cozinha
A paleta de cores do espaço da cozinha é baseada na direção estilística da sala. Em regra, a cor do móvel combina-se com o revestimento da parede, o chão com a porta, a loiça com os têxteis. A presença de contrastes anima o interior, dilui a passividade das cores. Em um interior bege tranquilo, é necessário adicionar manchas de cor na forma de pratos, eletrodomésticos.
Se os fones de ouvido são decorados com superfícies de madeira ou imitam, então você deve dar preferência aos tons pastel de rosa, verde, azul, adicionar tinta cinza e marrom. Esta solução é usada em cozinhas neoclássicas modernas.
A alta tecnologia dita a harmonia das cores-chave cinza com tons brilhantes metálicos, neon ou cores escuras ricas: berinjela, azeitona.
O loft se destaca com um avental de tijolo branco, móveis de madeira, decoração única em metal: pratos, fogão, eletrodomésticos de parede. As cores são diluídas, escuras: roxo empoeirado, oliva cinza e assim por diante.
Regras para harmonia de cores na cozinha.
- Combinação de uma tonalidade chave com a textura do acabamento: azulejos, revestimentos, gesso. As tintas devem diferir umas das outras em pelo menos um tom.
- O uso de tintas contrastantes para o zoneamento visual da sala.
- A monocromaticidade da superfície é diluída com padrões de estêncil, enfeites diversos, listras.
- O conjunto de móveis é vários tons mais escuros que as paredes, mas mais claro que o chão.
Os destaques em cores contrastantes realçam a cor chave do interior. O índigo aviva a cor cinza-azulada, a "onda do mar" combina com o espectro laranja, o sangue-escarlate combina-se com a escala acromática.
As frentes amarelas do conjunto de cozinha destacam-se brilhantemente contra o fundo de um avental ou paredes roxas claras. Outras opções: tom pêssego com matiz azul claro, vermelho sobre fundo grafite.
Sala de estar
A escolha espectral da cor da sala de estar é baseada na área da sala. Os tons de branco vão expandir a área de lazer, adicionar ar e espaço. As cores escuras são responsáveis pelo zoneamento, conforto.
O propósito da sala também afeta a paleta de cores. Reunir a família e conhecer convidados impõe uma gama equilibrada. Festas, atividades, comemorações - uma linha de moda alegre que evoca cores.
A área da recepção está decorada em tons de cinza com uma direção roxa, a área de trabalho é pintada em verde oliva, a área de jantar é impressionante em cores escarlates com detalhes dourados. Azul e preto só são adequados para grandes áreas com janelas panorâmicas, para aliviar o estresse visual, o interior é diluído com decoração leve com adição de mostarda, menta, branco e outros tons.
A organização de um local de dormir na sala de estar requer soluções simples: cor da pelagem, lavanda, mostarda, grafite, wengé, esmeralda.
Imagens de cores vivas são usadas como acentos, cujas cores se cruzam com tecidos, estofados de móveis, capas de poltronas, cortinas, tapetes em tons pastel. É aconselhável pintar o tecto da sala com tinta clara, a utilização de um tom diferente exige a alteração da cor do parquet e dos rodapés para escurecimento, ajudando a conseguir um equilíbrio do interior, a composição cromática.
Colocar uma grande quantidade de móveis na sala deixa uma escolha de três cores, a sobrecarga excessiva de cores levará ao cansaço e à irritabilidade.
Quarto
A paleta é construída com base nos dados do proprietário da sala: sua idade, sexo, preferências, funcionalidade desejada da sala. No quarto de uma mulher, a ênfase está no rosa, no pêssego e na berinjela. Os quartos dos homens são pintados em cores neutras, tons de azul. É preferível para um casal decorar as paredes em tons de escarlate e branco.
Opções comuns: uma combinação de turquesa com esmeralda, índigo e grafite, amora com amarelo canário, pistache e carmim, caramelo com chocolate, leite mais coral, limão com cinza.
Os quartos das crianças são sempre pintados em cores pastel, para não causar fadiga nas crianças, diminuição da capacidade de raciocínio e atividade. Os quartos bem iluminados são ricamente decorados com cores contrastantes por meio de brinquedos, móveis, livros e pinturas.
Banheiro
Os banheiros são geralmente pequenos. O uso de tintas escuras pode afetar negativamente a psique humana; a presença de uma janela no banheiro irá contornar essa regra. As cores branco, pastel, oliva e azul são muito vantajosas. A paleta se reflete na cor das telhas, encanamento. Os acentos de cores são definidos por meio de móveis de madeira, uma pia superior, eletrodomésticos, tecidos. Exemplo: verde acinzentado, larício, morango, verde claro, cinza.
A influência também é exercida pelo uso de ladrilhos texturizados, padrões, cortinas de chuveiro com motivos vegetalistas. As cores escuras são usadas para criar um design clássico repleto de luxo e dourado.No banheiro, o piso e o teto permanecem claros, como os objetos ao redor, enquanto as paredes são pintadas em ricos tons suaves: vinho, cobalto, viridan, mogno, ameixa.
Corredor
Os corredores são pintados com as cores principais de todo o interior. No zoneamento, a tonalidade muda para o oposto ou vários tons mais claros ou mais escuros com a adição de textura. Os roupeiros embutidos são decorados com painéis espelhados, material de madeira do mesmo esquema de cores com conjunto de cozinha ou portas interiores, ou pintados em tons neutros.
O uso de um tom claro ajuda a diluir a monotonia da sala. Exemplo: a aplicação de uma porta da frente em amarelo neon em um corredor de grafite ou um pufe cor de cereja em um corredor cremoso. Os pontos de cor animam o design, configure-o de forma positiva.
O comentário foi enviado com sucesso.