Cor lilás no interior
Para alguns, o lilás está associado à primavera, ao cheiro do lilás e da lavanda, à ternura, ao romance, para outros - ao frio, bombástico, para outros - ao luxo, à elegância. Por que a mesma cor é percebida de maneira diferente, como usá-la para combinar com seu personagem e combinar lindamente com outras cores no interior? É hora de falar sobre o lindo lilás.
Peculiaridades
Aproveite o guia definitivo para todos os profissionais de cores - Roda de cores de Itten. Mostra claramente o lugar que o lilás ocupa e por que é freqüentemente confundido com o roxo. Embora muitas pessoas escrevam que há mais vermelho no lilás e mais azul no roxo, isso não é inteiramente verdade. Roxo, sendo uma das 7 cores principais, tem seus próprios tons: adicione tinta preta, e você obtém tons da cor de berinjela e mirtilo, mas se você misturar roxo com branco (não vermelho!), Você obtém lilás. O mesmo efeito pode ser obtido misturando rosa e azul.
Então, lidamos com química, agora com psicologia. Apesar da ligeira diferença na paleta, o roxo e o lilás atuam em uma pessoa de maneiras diferentes: o roxo mais saturado em grandes quantidades tem um efeito bastante deprimente na pessoa. Mas o lilás, principalmente em tons pastéis, acalma e relaxa. Roxo, não diluído em outras cores, o interior vai jogar contra o designer. Lilás é muito mais suave e relaxado.
A cor de uma flor de primavera significa traços de caráter muito diferentes, categorias psicológicas: uma abordagem criativa para qualquer negócio (criatividade) e vigilância, perseverança e mistério, um futuro brilhante e consistência, nostalgia e paciência. Mas saiba que se você escolher esta cor para o seu interior, então seus convidados, conhecedores da psicologia das cores, poderão ler em tons que você é vaidoso e dependente, desconfiado e reservado, inquieto e infantil.
Essa cor raramente é encontrada na natureza, por isso é considerada primorosa. Uma característica do roxo, e com ele todos os tons, incluindo lilás, lavanda, é que ele é um derivado de vermelhos fortes e azuis frios. Portanto, a saturação de um lado ou do outro torna o tom frio ou quente. Esta saturação determinará em qual interior você pode usá-lo e onde é melhor abandonar a tonalidade selecionada.
Por exemplo, acredita-se que o quarto lilás é o refúgio de uma pessoa solitária. Mas, talvez, os acentos foram simplesmente colocados incorretamente e as sombras foram escolhidas.
Tons
A cor, cujo nome vem da flor, assim como o lilás, tem tonalidades diferentes. É por isso que podemos ver diferentes subtons, chamemo-los de lilás, embora não sejam. Por exemplo, a própria cor do lilás tem um segundo nome - lilás, que pode ser chamado de clássico. A paleta de cores de tons da cor clássica inclui lilás claro e lilás claro, glicínias e violeta, lilás claro e lilás cinza. O esquema de cores lilás, lavanda, violeta, glicínia é próximo e pode ser desbotado e pálido ou saturado e brilhante. Tons pálidos muitas vezes se transformam em prata ou perolado, mais saturados - em ametista, azul-lilás, ciclâmen.
Para descobrir quais tons são mais compatíveis e adequados para um determinado interior, é muito conveniente usar vários programas como AdobeColorCC ou esquemas de cores prontos e tabelas desenvolvidas por profissionais (por exemplo, o fotógrafo Alex Romanuke).
Combinações com outras cores
Para encontrar belas combinações com outras cores, distinguir entre lilás pálido, rico e brilhante.
- Branco pálido-lilás melhor combinada com tons de seu próprio círculo de acordo com o modelo de Itten: bege, damasco, creme, tons de menta, azul claro, isto é, o que se entende pelo conceito de "pastel branco".
- Lilás saturado vai bem com verde claro, azul, amarelo claro, rosa claro, pêssego, roxo. Para criar um interior requintado, são utilizadas combinações com dourado, marrom, azul, roxo, cereja.
- Lilás combina bem com amarelos e vermelhos brilhantes; cinza e preto são perfeitos para este tom.
Absolutamente todos os tons são combinados com o branco cristal... Para criar uma faixa quente, use branco leitoso. Tons rosa-lavanda, dependendo da quantidade, podem decorar o quarto de uma pequena fada, uma adolescente, uma adulta autossuficiente. Lilás com cinza é uma combinação que demonstra princípios masculinos e femininos, confiabilidade, confiança, estabilidade. Lilás delicados com dourado, limão e amarelo se complementam com sucesso. Ao encontrar um equilíbrio entre esses tons, você pode criar um interior muito harmonioso.
Lilás com roxo pode parecer duro, com vermelho pode ser perigoso e agressivo, mas na proporção certa com o predomínio de lilases delicados ou a adição de verde, pistache, o quarto deixa de ser pesado e torna-se aconchegante e caseiro.
Mas não use mais de 4 subtons da mesma cor. E nem todos podem escolher mais de 3 cores no interior. Felizmente, também existem esquemas de cores especiais para isso, com base na roda de cores.
Uso no design de quartos
É bom não só criar um interior com a cor lilás e lavanda, mas também decorá-lo com cortinas, vasos, uma manta, flores naturais e artificiais, almofadas, brinquedos, painéis, um sofá - um acento brilhante, um perceptível detalhe. Em pequenas quantidades, a cor pode ficar mais saturada. Mas se a área da cor for maior, então ela precisa ser atenuada: a cama, as paredes, o conjunto de cozinha, use cores pastéis ou combine com tons pastéis de outras cores.
Uma atenção especial deve ser dada ao teto: quanto menor a área do cômodo, mais claro ele deve ser, caso contrário, será psicologicamente difícil estar neste cômodo. Mas as cores claras, ao contrário, podem tornar um ambiente mais claro e aumentar visualmente. Já no interior de cada cômodo da casa, você precisa escolher sua própria combinação de cores com o lilás.
Crianças
Lavanda, violeta, lilás rico - mesmo que só pendure no berçário painéis com esses tons - isso já é bom, porque são as cores da infância e da adolescência. A propósito, o lilás alivia os medos em um nível subconsciente. Tons florais delicados combinam melhor com rosa, limão para meninas e azul, bege, amarelo e pistache para meninos. Mas os berçários para recém-nascidos são muitas vezes decorados em branco e lilás.
Um sentimento de ternura pelo quarto de uma menina pode ser criado usando tule arejado... O quarto de um cara pode ser decorado com móveis mais austeros, colocar uma poltrona no chão ou pendurar um pôster neste esquema de cores. Visto que a cor é responsável pela criatividade, ela deve contribuir para a atividade mental e criativa das crianças.
E em qualquer caso, será útil combinar com tons de verdes delicados - com a cor de calmante e relaxante.
Corredor
A escolha da cor do corredor depende do seu tamanho: uma pequena sala de entrada deve ser a menos vulnerável a sujeira e defeitos. Portanto, é melhor não usar tons puros de lilás nas paredes dessa sala. Que sejam elementos decorativos ou papel de parede, onde essa cor é secundária. Mas em grandes corredores, um design muito interessante pode ser obtido em combinação com móveis em marrom ou bege.
Banheiro
Onde, senão no banheiro, você pode sentir o cheiro de alfazema ou lilás? E onde há um cheiro, há uma cor. Os ladrilhos da parede e do chão podem conter um padrão com um ramo de lilás ou alfazema. E de fato, e em outro caso, provavelmente será verde como um adicional, e isso terá um efeito relaxante. Mas o azulejo de mármore não parece pior contra o fundo de paredes lilases lisas. Mas a sala não deve ser escura, porque este é um lugar de solidão e relaxamento. Ou um teto brilhante lilás rico pode ser iluminado com holofotes embutidos, boa iluminação. O tom escuro do lilás no banheiro pode ser realçado com arandelas azuis ou turquesa, pias de pistache ou banheiras. Em um banheiro pequeno, você não deve escolher tons de vermelho-laranja brilhantes.
Sala de estar
Dependendo do estilo escolhido, bem como do grau de iluminação, podem ser escolhidos tons mais escuros para o hall. Quanto mais clara a sala, mais escura pode ser a sombra. E embora o lilás seja uma cor autossuficiente, a paleta de seus tons ou combinação com companheiros ficará mais interessante em uma sala grande. Para qualquer idade e sexo, você pode escolher uma opção de design interessante. Se você tem medo de soluções drásticas na forma de papel de parede e teto, tente começar com menos - uma imagem, um tapete, lâmpadas.
Devido à textura dos tecidos, a sala de estar pode ser macia, terna, atenciosa, bem-humorada ou formal, fria, arrogante. Se desejado, esses elementos decorativos podem ser combinados de maneira incomum. O principal é que o conjunto de tons e sua saturação estejam equilibrados.
É importante lembrar que uma grande quantidade de roxo e lilás tornará o ambiente psicologicamente difícil, tons de lilás transformarão o ambiente em um espaço vazio. Para evitar que isso aconteça, é melhor fazer uma escala de luz com areia, bege, nude, azul, pistache.
Quarto
Este quarto é o lugar mais popular da casa, por isso deve ser relaxante, não deprimente. Não deve haver sentimento de melancolia. Mas se a sala estiver voltada para o lado ensolarado, o lilás com um viés para o azul irá torná-la visualmente mais fria. Muitas vezes, a decoração pontual em tons lilás é escolhida para o quarto: uma colcha, papel de parede em uma parede na forma de um painel, arandelas de parede, pinturas, manequins, tule ou cortinas. Papel de parede ou roupa de cama em uma paleta floral lilás claro ficará ótimo. Uma pequena quantidade de roxo brilhante e verde tornará a aparência geral mais expressiva.
Se houver pouca luz na sala, tome o amarelo claro como companheiro, como cortinas, móveis, elementos decorativos.
Cozinha
Para a cozinha, os tons de lilás não são os mais tradicionais, mas sim uma cor invulgarmente bonita. A sensação da primavera e o cheiro das flores acompanharão essa cozinha. Uma combinação com verde, laranja, amarelo será benéfica. Um chique especial será um conjunto de cozinha branco e lilás ou uma cozinha preta e lilás. Dependendo do estilo selecionado, as cores podem ser monocromáticas ou em um padrão pequeno (grande). Acredita-se que o lilás suprime o apetite. Se algum dos membros da família estiver cuidando de seu peso, pendure uma foto na frente da casa dele, um papel de parede fotográfico em tons lilás. Em cozinhas pequenas, você não deve fazer um teto lilás escuro e, na verdade, usar tons escuros.
Estilos
Diferentes tons de lilás combinam com muitos estilos.
- V Art Deco o tom escuro é ideal para chocolate, diluído com acabamento dourado. A prata se tornará uma companheira de lavanda.
- V boho absolutamente não vale a pena pensar em uma combinação competente de tons. O lema do estilo é “conforto e expressão pessoal”. E todos esses conceitos são muito individuais.
- Para classicismo esta é uma cor muito adequada. Ficará em boa harmonia com marfim, bege, leitoso, creme. Flores e listras são apropriadas em tons verdes.
- Contemporâneo - a simplicidade e a funcionalidade do minimalismo com a graça e a frieza de alta tecnologia tornam o interior elegante. Mesmo que seja uma sala muito pequena.
- Minimalismo estranho à extravagância e ao brilho. Tons claros com verde claro, azul, cinza são apropriados.
- Moderno... Sua ideia principal é o equilíbrio dinâmico, então aqui cores, formas, materiais e texturas devem se equilibrar. É a Art Nouveau que costuma usar acentos brilhantes em seu interior.
- Provença com lilás, ao que parece, sempre estiveram juntos. Tons delicados, envelhecimento natural, tecidos naturais, simplicidade e graça - essas são as características do estilo. Adequado para qualquer ambiente, mas mais comumente usado na cozinha.
- Fusão - luxo boêmio por trás da simplicidade. Uma variedade de texturas, cores, materiais permite misturar tudo com tudo. Mas este aparente caos de detalhes mutuamente exclusivos encontra seu equilíbrio e se combina harmoniosamente no interior. A fusão é uma tendência da moda moderna.
- Futurismo É o estilo do futuro, nascido no passado. Associações com naves espaciais, formas não padronizadas, formas dinâmicas, os materiais mais recentes. Uma variedade de cores, muito branco, bege, prata. E o lilás se harmoniza facilmente com essas flores.
- Shabby chic - um estilo criado artificialmente no final do século XX. Muitas vezes é comparada à Provença. Mas a diferença é que a Provença adora as coisas da avó, reais ou envelhecidas. O chique gasto adora antiguidades aristocráticas. Não pode haver douramento na Provença, ao passo que o chique gasto a adora.
Exemplos originais
Nem todos podem criar harmonia real em um espaço tão complexo. Honra e elogio ao designer que deu vida a essa ideia. A colcha cor de vinho e os acabamentos da parede eram intermediários entre o teto lilás e o piso marrom. Em outra zona, a cor verde das plantas passou a ser a barreira entre a divisória lilás e as pernas marrons dos móveis. Parece que uma porta está batendo para fora dessa história, mas o decorador provavelmente tem uma explicação para isso.
Aqui é o caso quando o equilíbrio entre as tonalidades é respeitado. Se o teto fosse um pouco mais escuro, a sala pareceria mais escura, mais fragmentada. Agora todas as cores se complementam, abrindo espaço para espaço e pensamentos. Idéias com tal enredo para papel de parede neste interior são realmente originais: lilás, azeitona, pistache estão voltados para o futuro, folhagem de outono sempre simboliza o extrovertido.
Apesar de a cor principal do quarto ser o lilás, devido à competente iluminação, torna-se prateado. Uma ideia de iluminação muito interessante, juntamente com a superfície reflexiva do gabinete, fez com que a cor se desintegrasse em vários tons.
Para informações sobre como decorar adequadamente o interior na cor lilás, veja o próximo vídeo.
Obrigado pela informação útil! Lilás é o "irmão mais novo" do roxo, a cor da espiritualidade superior, misticismo, imaginação e inspiração. É também a cor do chacra coronário, também chamado de lótus de mil pétalas.
O comentário foi enviado com sucesso.