Características de azul no interior
Muitos têm medo de incluir o azul em projetos de design de apartamentos, pois o consideram muito frio e sombrio. Mas se você posicionar corretamente os acentos e escolher os tons, o interior será aconchegante e incrivelmente elegante. É necessário conhecer as regras básicas de combinação de tons desta paleta, para observar as proporções de equilíbrio de cores. Uma variedade de tons permitirá que você escolha uma cor rica e profunda e uma cor suave, suave e calma. Se tudo for feito corretamente, o interior acabará sendo apaziguador.
Significado
A cor azul, segundo psicólogos e médicos, tem um efeito benéfico no estado do corpo humano e da psique. Sineva atua como um verdadeiro cromoterapeuta, normalizando a pressão arterial, aliviando a taquicardia. Além disso, esta cor é capaz de abafar o apetite, por isso cabe perfeitamente no interior da cozinha para quem tem medo de melhorar. Os psicólogos definem os tons de azul como uma atividade cerebral equilibrada, calma e estimulante.
Na natureza, o azul é natural e nos envolve em todos os lugares: pelo reservatório, o mar, sobre nossas cabeças. No interior, essa cor é bastante difícil e exigente, embora psicologicamente tenha um efeito muito bom nas pessoas. O azul dá confiança, dá paz, satisfação, estabilidade. A variedade de tons permite não limitar o vôo da imaginação, escolher um tom para quase qualquer estilo e clima. Esta cor é apropriada para designs chiques e lacônicos.
Tons
A paleta de cores do azul é muito rica, inclui uma gama chique do azul claro ao profundo e rico azul escuro. Ele é o mais nobre, moderadamente contido, elegante, nunca chamativo ou vulgar. Intensidades diferentes de tons não nivelam seu status.
É comum referir-se à paleta de azul como azul e todas as suas variedades, embora alguns designers distingam o azul como uma cor independente.
Em qualquer tom eles estão muito próximos, o azul é um derivado do azul com a adição de uma quantidade significativa de brancura. Mas, por si só, o azul tem variedades suficientes:
Azul da Prússia - um tom suave que vai para um cinza suculento;
- safira - por analogia com uma pedra, mais profunda, mais saturada;
azul meia-noite - mais claro que o azul da Prússia, inexpressivo;
- azul escuro - nobre, brilhante, suculento, ligeiramente mais escuro que o azul real;
- o azul é o mais brilhante de toda a gama;
- ultramarino - intercalado com ondas do mar;
- poeira azul - entre o azul escuro e o azul neutro;
- Mar Negro - o tom mais contido, não escuro, mas lacônico;
- jeans - cativante, mas não desafiador;
- cobalto - ligeiramente mais escuro que jeans;
o azul royal é um tom magnífico mais escuro do que o azul, mas um dos mais claros e nobres na faixa do azul.
Além disso, todos os tons são derivados de tipos claros e escuros. Todos os tons acima ressoam perfeitamente uns com os outros, idealmente combinados em um só conjunto. É muito mais difícil combinar esta gama com outras tonalidades.
No entanto, é necessário dominar esta habilidade, já que na variação "não diluída" a cor é inaceitável no interior. Será uma composição muito escura e desconfortável.
Para que o design seja bonito, harmonioso e não irritante, observe as seguintes regras:
use o azul principalmente como cor complementar ou de destaque;
certifique-se de observar as proporções e diluir a composição com outras tonalidades;
o azul é apropriado em salas pequenas e grandes, mas no primeiro caso, não deve ser muito escuro;
quanto maior a superfície que você deseja fazer em azul, mais claro deve ser o tom escolhido.
Que cores ele combina?
A combinação com outras tonalidades e escalas permite muitas variações. O interior branco e azul já se tornou uma espécie de clássico, o vermelho e azul e amarelo e azul parecem cativantes e expressivos.
Uma combinação popular é azul + laranja, marrom, verde claro, dourado.
É importante escolher uma combinação que não seja apenas orgânica, mas que também se adeque ao estilo geral da sua casa ou apartamento.
Oferecemos as combinações de cores mais populares.
Com branco
Esta magnífica combinação não só aumentará visualmente o espaço, mas também será bastante luminosa, ao mesmo tempo nobre e elegante.
Essa combinação é freqüentemente usada ao decorar um ambiente em estilo náutico.
Sinta-se à vontade para usar esta combinação como base para o design de uma sala pequena e não muito iluminada. Use branco neve, fervido, leitoso como base, e no azul, decore móveis, itens decorativos. É importante observar as proporções para que não haja tons azulados por mais de um terço de toda a paleta.
Este dueto fica ótimo em uma variedade de ornamentos, estampas: pintura, gzhel, listras, losangos, ziguezagues e outros.
Gama ideal de branco e azul na concepção de crianças, casas de banho, casas de campo, cozinhas.
Adicione um pouco de calor à composição para equilibrar o frescor dos tons selecionados. Podem ser detalhes de café, creme, areia, marfim.
Com cinza
Esta é uma das combinações mais elegantes, os designers costumam utilizá-la, pois a gama de tons é muito próxima, não se contradizem, complementam-se na perfeição. O interior nestas cores não incomoda, parece confortável e original.
Uma vez que esta combinação é muito calma, de baixo contraste, é adequada para um quarto, uma sala, uma casa de banho.
Um truque muito na moda é o uso de tons perolados de cinza, que adicionam um toque vintage a todo o interior.
A linha azul claro vai se encaixar perfeitamente na empresa, trazendo frescor e leve clima.
Cinza neutro e azul nobre são um ótimo cenário para detalhes brilhantes e incomuns, como amarelo ensolarado. Escolha um cinza claro como cor de fundo e dilua-o com móveis azulados em um tom rico. É suficiente adicionar alguns acentos ricos em calor para torná-lo completo e harmonioso.
A cor cinza equilibra perfeitamente até mesmo os tons mais brilhantes de azul, então você não precisa ter medo de incluir detalhes cativantes.
Com amarelo
Se você não tem medo de experimentar e combinações brilhantes são aceitáveis para você, você pode considerar o azul em combinação com o amarelo ou laranja. O quarto amarelo-azul sempre parece cativante, elegante, o design é notável e expressivo. Este é um esquema de cores muito suculento, onde o calor do amarelo complementa o nobre frescor do azul. Ao escolher esta ideia para decoração, deixe o azul certo para o fundo principal, use o amarelo como fundo adicional.
Se você escolheu tons de ondas do mar, cobalto claro, turquesa, então os tons quentes de uma paleta de sol combinam com eles. Se o azul for o mais frio possível, os tons de amarelo devem ser do grau apropriado - neutro.
Lembre-se de que os tons frios demais, usados abundantemente em um projeto de design, criam a impressão de desconforto, esterilidade e um ambiente de propriedade do Estado. Certifique-se de adicionar calor e luz à composição.
Com marrom
A escala marrom acalma perfeitamente a saturação do azul, acrescenta calor e suavidade ao interior. Tons de café, café com leite, cacau, canela vão bem com uma paleta de azul.
Esta combinação permite que você crie um interior de status, um pouco afetado, austero, mas elegante.
Essas combinações são boas no projeto de um escritório, sala de estar, corredor, biblioteca. Muitas vezes, este conjunto é usado tanto em um estilo clássico quanto em um estilo minimalista moderno, por exemplo, na indústria.
Uma composição harmoniosa pode ser criada combinando a tonalidade da madeira e a decoração azul: nogueira, carvalho, castanha e cereja combinam com a paleta de azul. Variações de azul claro como turquesa, azul ou centáurea podem ser usadas como básicas, complementando-as com elementos marrons. Você pode pegar o marrom claro como base e brincar com o azul adicional.
Ambas as variações criarão um conjunto muito harmonioso.
Com bege
Esta é uma das variações canônicas da solução de design em cores. A frescura do azul é perfeitamente complementada pelo aconchego da gama do bege. Ao mesmo tempo, o bege é capaz de equilibrar até tons brilhantes de azul, suavizá-lo, dar-lhe status e elegância.
Idealmente, o bege é o fundo principal, no qual os detalhes em azul brilhante estão vantajosamente localizados.
Condições de uso em decoração
Em primeiro lugar, você precisa decidir em quais salas a cor azul é mais apropriada. Os designers recomendam os seguintes conceitos:
na sala de estar, o azul é bom como acentos cativantes: móveis estofados, elementos decorativos, tecidos, lotes de pinturas;
o azul é ideal para decorar a cozinha, mas apenas se não tem medo de diminuir o apetite, deve escolher combinações de combinações contrastantes - com branco, amarelo, laranja;
no quarto, o azul é o mais apropriado, ele relaxa e convida a dormir, a única coisa é evitar tons muito sombrios, opressivos em grandes quantidades;
decorar um berçário, especialmente para um menino, o azul pode ser escolhido com ousadia, uma sala em estilo marinho ficará especialmente brilhante e interessante, em qualquer caso, o companheiro do azul deve ser alegre;
a natureza do mar do azul é perfeita para o acabamento do banheiro e do lavabo.
Teto
Quanto ao teto, o branco clássico não tem rivais aqui. O teto azul claro é adequado para o quarto, berçário, banheiro e cozinha. Evite tons escuros e muito brilhantes de azul, caso contrário o teto vai colocar pressão sobre você, deprimir você.
Piso
Quanto ao piso e rodapés, os ladrilhos azuis ficarão ótimos no banheiro, no banheiro, no corredor, na cozinha. O tapete azul no chão da sala parece absolutamente luxuoso.
Lembre-se de que quanto mais escuro e mais claro for o piso, mais detritos e poeira ficarão sobre ele. Portanto, considere o piso azul marinho também do ponto de vista prático.
Paredes
A solução mais popular ao escolher uma escala azul como fundo principal é a decoração de parede. Os papéis de parede monocromáticos em azul ou com elementos desta gama são muito populares. As paredes azuis da sala ficarão lindas, você pode decorar uma das paredes em um azul cativante, deixando o resto mais contido. As paredes azuis vão decorar bem o quarto.
No banheiro, mais do que em qualquer outro lugar, os ladrilhos azuis são apropriados no design das paredes. Na cozinha, não só as paredes podem ser azuis, mas também o avental do fone de ouvido.
O principal é observar um sentido de proporção, tal monocromo não é o melhor esquema de cores, escolha uma coisa para não sobrecarregar o interior.
Nós usamos isso como um sotaque
Se você decidir usar o azul como cor complementar ou de destaque, há muito mais variação aqui. Esta é a solução ideal do ponto de vista das proporções das cores, você não corre o risco de cair na escuridão, tornando o design muito frio e desconfortável. Na maioria das vezes, os móveis são escolhidos como acentos:
sofás, poltronas na sala;
no quarto há camas;
cadeiras, um sofá de canto e uma suite na cozinha.
Têxteis e decoração são muito populares nesta paleta:
cortinas, tule, cortinas;
toalhas de mesa;
lustres, lâmpadas;
pinturas e decoração.
Ao decorar um banheiro e um vaso sanitário, você pode ir além dos azulejos azulados padrão e escolher um vaso sanitário ou banheira dessa cor.
Lembre-se que o acento na escala escolhida exige o predomínio de uma tonalidade diferente no desenho da sala.Pode ser bege, branco como a neve, amarelo, limão, cinza claro, marrom.
Estilos de interiores
Essa paleta também fica ótima em estilos diferentes. Mais popular: provence, mediterrâneo, escandinavo, clássico, loft.
Provença... Estilo rústico suave e gentil, em que há muito ar, frescura. Madeira branqueada e branco dominam, assim como uma paleta de tons pastéis. Como os acentos brilhantes neste estilo não estão implícitos, o azul é usado em uma versão sutil e suave, principalmente o azul celeste. Flores pequenas em cortinas brancas, decoração em azul ou azul-celeste são aceitáveis.
- escandinavo... Lacônico e contido, interior predominantemente claro, em que o azul pode aparecer em versão brilhante, mas em pequenas quantidades. Pode ser uma prateleira pintada, uma poltrona, um quadro na parede, cortinas. A escala básica deve ser neutra.
- Clássico... Esse estilo é obrigatório, deve haver notas de luxo contido nele, a nobreza do azul se encaixa perfeitamente no conceito. Combinações com tons castanhos, madeira natural são adequadas. A combinação de detalhes em azul e dourado parece espetacular em um interior clássico. Você pode usar o azul como base ou como sotaque.
Loft... As direções de estilo minimalista moderno são perfeitamente complementadas por azul. O estilo loft se distingue por tons naturais, acabamento áspero. O azul pode ser usado como detalhes cativantes: lâmpada, mesa, pinturas, tecidos.
Exemplos originais
Sala de estar
Quarto
Crianças
Cozinha
Banheiro
O comentário foi enviado com sucesso.