Pavimento cinzento no interior: vantagens, desvantagens e acabamentos
A percepção geral do interior é amplamente influenciada pela sombra do piso. O revestimento do piso cinza parece nobre e calmo, embora não preste atenção a si mesmo. A gama de cores e materiais do piso de freixo é tão ampla e diversa que se encaixa em qualquer direção de estilo.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do pavimento cinzento é a sua variabilidade e plasticidade, graças às quais pode, sem exageros, caber em qualquer interior. Em qualquer nível de iluminação, o piso cinza parece nobre e tem um efeito calmante. Um tom monocromático discreto alivia a tensão e dá uma sensação de equilíbrio. Isso o torna uma opção adequada para a sala de estar e o quarto, mas para uma área de trabalho, um piso cinza pode ser muito calmo, acalmando a atividade intelectual.
Graças à neutralidade da tonalidade, a divisão pode ser mais clássica, monocromática ou "diluída" com toques luminosos.
O cinza combina com a maioria das cores. Ao mesmo tempo, se você escolher um cinza frio para o seu piso e combiná-lo com as mesmas cores, a atmosfera pode ficar fria e sem vida.
O piso cinza pode ser claro (neste caso, será possível expandir visualmente o ambiente) ou mais escuro (então se torna um destaque). Em salas com piso de cinza, é criada a sensação de movimento do ar, é fresco e fresco nele. Acontece que uma das vantagens de tal piso é a possibilidade de ajustes externos ao tamanho e configuração dos quartos.
O cinza do piso é um tom atípico para a maioria dos tipos de piso. Alguns fabricantes produzem esses materiais como uma coleção separada, de modo que seu custo pode ser um pouco mais alto em comparação com os análogos das cores usuais.
Variedade de tons
O cinza é uma das cores mais misteriosas e multifacetadas. Pode variar de pérola acinzentada, quase branqueada, ao negro de carvão. Se falamos sobre a cor do chão, as opções mais comuns para cinza são:
- cinza puro;
- Cinza francês;
- cinza claro;
- madrepérola (cinza);
- aço;
- carbônico;
- quartzo;
- marengo;
- asfalto úmido;
- feldgrau.
Que estilos você pode usar?
Sem exagero, o piso cinza se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de sala.
O principal é escolher o material certo e as características de tonalidade.
O brilho cinza frio será apropriado em salas de alta tecnologia. O piso ideal são os ladrilhos, mas o linóleo e o laminado também são adequados. Nesse interior, a sombra acinzentada não "chamará" a atenção para si mesma, mas enfatizará a ideia do minimalismo, ficará bem combinada com superfícies de metal e vidro (traços característicos do estilo high-tech).
Para o estilo country, especialmente da Provença, uma placa de parquete cinza é recomendada. Trará liberdade e elegância às casas das aldeias europeias, combinando-se com sucesso com os tons adotados nestes estilos - azul, bege, pastel e móveis de madeira, têxteis naturais.
O piso de madeira cinza escuro vai caber em loft e interiores escandinavos... No primeiro caso, pode ser combinado com móveis escuros e acessórios turquesa, o que só vai enfatizar a profundidade da paleta e a nobreza da textura do piso.
Materiais naturais e tons claros e desbotados são apropriados para interiores escandinavos.
Materiais (editar)
O piso cinza pode ser feito de vários materiais. Vamos considerar as opções mais populares.
Laminado
Material de aglomerado revestido com resinas com uma camada superior de papel. Este último é revestido com um verniz especial, graças ao qual o laminado adquire resistência ao desgaste, praticidade e aparência atraente. O laminado em cinza parece especialmente elegante e respeitável.
Porém, as desvantagens do material são sua instabilidade à umidade, alto custo e dificuldade no cuidado.
Linóleo
Um dos líderes pela ótima combinação de preço e qualidade. No entanto, o linóleo é um material caracterizado por ser pouco ecologicamente correto. A sua utilização não permitirá atingir a mesma sofisticação e respeitabilidade que a utilização do laminado. No entanto, o linóleo custa várias vezes mais barato. O material não tem medo de limpezas úmidas frequentes, é bastante resistente ao desgaste e durável.
Parquet
Às vezes, também inclui uma tábua de chão - um dos revestimentos de piso mais caros. No entanto, esse material é amigo do ambiente, tem uma aparência atraente e vai durar mais de uma dúzia de anos. Infelizmente, o alto custo não é a única desvantagem. O assentamento e a manutenção do parquete requerem certas habilidades e custos financeiros.
Telha
Os ladrilhos cerâmicos cinzentos são uma opção não só para a casa de banho e WC, mas também para o pavimento da cozinha, no corredor. Ao mesmo tempo, um piso cinza ficará bem por mais tempo do que ladrilhos em tons mais claros.
E se esta é uma imitação do grés porcelânico, então o interior será verdadeiramente luxuoso.
As desvantagens incluem o alto custo do material, a necessidade de contratação de profissionais para sua instalação. Outro ponto é que o próprio piso de cerâmica está frio. A situação pode ser corrigida parcialmente usando substratos quentes, mas a melhor opção é combinar ladrilhos com um sistema de piso quente.
Tapete
Piso macio. Opção para quartos, crianças. Entre as vantagens estão pisos quentes, sensações agradáveis. As desvantagens incluem a necessidade de limpeza frequente e instalação profissional.
Combinação com outras cores
O cinza é muito querido pelos designers por sua capacidade de combinar com a maioria dos tons. Ele adicionará maciez e textura às paletas pastel, diluirá o escuro e suavizará, tornando as cores complexas mais naturais.
Indispensável é um tom de cinza suave em quartos com esquemas de cores contrastantes.
Remove a agressividade, faz uma transição suave nos contrastes do preto e branco, branco e vermelho, preto e vermelho.
São obtidos interiores com estilo e elegância, nos quais várias variações de cinza são combinadas. Neste caso, é melhor fazer o piso no tom mais claro disponível ou no mais escuro... Os detalhes vívidos adicionam realces brilhantes a uma sala monocromática. O último pode ser amarelo, laranja, carmesim, turquesa. É melhor se houver têxteis, acessórios e elementos de decoração em um design claro. Uma ótima opção é pintar uma das paredes (ou parte dela) nas cores indicadas.
Um conjunto harmonioso cria um piso cinza com tons de lavanda e rosa claro, bem como tons de vinho, azul pastel e verde.
Se falamos de um quarto em estilo clássico, recomendamos o uso de ouro escuro como decoração.
Recomenda-se combinar um piso cinza com portas do mesmo tom. Outra opção vantajosa para todos é a combinação de um piso cinza claro com portas e telas em wengué ou carvalho. Graças ao tom acinzentado do piso, o wengué parece ainda mais suave e elegante, e a tonalidade do carvalho parece ainda mais profunda e digna. A propósito, wenge fica bem com cinza quente e frio.
Se o piso for muito claro, bege acinzentado, portas e portas leitosas, castanhas claras e pastéis também funcionarão.
O cinza é caprichoso em combinação com tons frios. As únicas exceções são a paleta azul e azul.
Use em salas diferentes
Na maioria das vezes, o piso cinza é encontrado na sala de estar, onde parece imponente e solene. O revestimento será combinado com móveis em tons pastel e claros, além de cores ricas. No primeiro caso, as cores claras serão ainda mais limpas e suaves. Já para os tons claros, o piso cinza vai acentuar sua profundidade, mas abafar o "loudness", remover seu domínio no interior.
Se necessário, você pode colocar um tapete.
O piso cinza é combinado com tapetes de náilon incomuns e brilhantes (ou em um estilo oriental), bem como com tapetes clássicos de cor clara com uma longa pilha.
Na cozinha, um piso cinza pode ser uma verdadeira salvação, porque as marcas e riscos não são muito visíveis nele. Se continuarmos com o tema da facilidade de atendimento e praticidade, então a escolha deve ser feita em favor do piso frio na cor cinza.
Um conjunto e uma mesa de jantar em tons clássicos de madeira serão uma boa "companhia" para o chão cinzento da cozinha. No entanto, fones de ouvido brilhantes em tons de vermelho, laranja e turquesa também são combinados com um revestimento cinza.
Os ladrilhos, aliás, podem ser combinados escolhendo diferentes tons de cinza ou combinando um material sólido e ladrilhos padronizados. O padrão do piso pode ser continuado no design do avental de cozinha.
A serenidade emana dos pisos cinzentos, não é surpreendente que muitas vezes sejam escolhidos para o quarto. A cor cinza no quarto promove relaxamento. Nesta sala, o piso é melhor combinado com vários tons de cinza, pérola e azul claro. Uma das paredes (por exemplo, atrás da cabeceira da cama) pode ser feita em uma cor cinza-azulada mais saturada.
O piso de freixo se encaixa bem no quarto em tons de bege e marrom amadeirado. Chocolate, tons quentes de amarelo-laranja e dourado serão uma adição sofisticada e podem ser incorporados em detalhes e acessórios.
Para atingir a perfeição e majestade do banheiro, o uso de ladrilhos cinza permite. Deve ser combinada com uma borda, que pode ser no tom do piso, um tom mais escuro ou mais claro.
Essas soluções são especialmente atraentes ao usar ladrilhos que imitam mármore.
Muitas vezes, tons de turquesa, azul, azul e verde são usados para decorar as paredes do banheiro. É o piso de freixo, neste caso, que permite "diluí-los", tornando o ambiente de cores mais calmas e visualmente grande.
Outra área do apartamento onde o cinza não só é bonito, mas também prático é o corredor.
O piso de cinza parece neutro ao entrar no apartamento, pequenas manchas e sujeira não são tão visíveis nele.
Uma vez que os corredores nem sempre são tão iluminados como a sala de estar ou a cozinha, é melhor optar por uma paleta de cinza claro. Quando a iluminação adicional aparece, essa superfície adquire um brilho perolado agradável. Além disso, uma paleta de cinza mais claro expandirá visualmente as passagens da residência. A combinação de um piso de freixo com papel de parede claro, no qual há glitter, também permite expandir visualmente o ambiente.
Se o corredor for largo o suficiente, a cor do chão pode ser mais escura. Porém, no desenho de paredes e portas, portas, é melhor usar cores mais claras. Cinza, amadeirado, bege, wengé - esses tons serão ideais neste caso.
Exemplos de sucesso
Nesta versão, foi o piso cinza que possibilitou tricotar peças de móveis e acessórios de diferentes estilos e cores em um único conjunto. Caso contrário, a sala pareceria estar sobrecarregada de móveis, mas o piso cinza trouxe um toque de leveza e sofisticação.
O clássico conjunto de cinza e branco neste interior pareceria enfadonho. Mas detalhes brilhantes salvaram a situação. Este último, aliás, apesar de sua riqueza, não parece vulgar e chamativo graças ao mesmo piso cinza.
Para este clássico interior de casa de campo com uma lareira sólida, móveis caros sobre pernas esculpidas e acessórios de vime elegantes feitos de videira, é difícil escolher um tom de piso mais adequado. O cinza rico enfatiza o valor e a praticidade de cada coisa, preenche o ambiente da casa com aconchego e respeitabilidade.
O piso de madeira caiado de branco da sala em estilo escandinavo acrescenta cor, traz frescura e frescura à divisão. Ao mesmo tempo, o chão ecoa com móveis claros e uma parede mais escura, também cinza. As poltronas de madeira, que trazem o calor da madeira natural, permitem evitar o monocromo e o frio excessivo do interior.
Claro, quase perolado, o piso do corredor torna-o leve e se expande visualmente. Percebe-se que a sala de passagem é muito estreita e não tem iluminação suficiente, porém, graças à sombra do piso, paredes claras e minimalismo, o corredor acabou ficando mais amplo e arejado.
A capacidade psicológica do cinza para relaxar é usada neste projeto da área de spa. Apesar do interior monocromático, não requer detalhes brilhantes. E as janelas panorâmicas permitem evitar o frio excessivo e o tédio.
Para um interior em estilo vintage, um piso de freixo com efeito parcialmente caiado acabou sendo a melhor opção. Um piso de grafite com um efeito desgastado também seria apropriado aqui.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.