Cor cinza no interior: prós e contras, combinação com outros tons

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tons
  3. Que cores ele combina?
  4. Cores claras
  5. Sutilezas da decoração do quarto
  6. Belos exemplos

O cinza é percebido pela maioria das pessoas sem nenhum entusiasmo - poucos podem dizer que seus tons estão entre os favoritos. No entanto, o design de interiores moderno pressupõe as soluções e combinações mais inesperadas, portanto, um cinza relativamente sem torção, que por muito tempo foi considerado um sinal de desespero ou falta de gosto, hoje pode ajudar a se destacar para melhor.

Além disso, tendo dominado todas as sutilezas da cor, um bom designer é capaz de extrair o máximo dos tons indefinidos e transformar um apartamento em um sonho.

Peculiaridades

Embora para muitas pessoas a escala de cinza não esteja associada a nada de bom, na verdade, em muitas situações é a solução mais correta. Normalmente escolhemos nossa cor favorita, com foco no bom humor (e às vezes no desejo de ficar triste), mas os tons de cinza discretos da parte clara da escala muitas vezes não evocam nenhuma emoção, permitindo que você se concentre na essência.

Aqueles que apreciarão tal interior em seu verdadeiro valor são pessoas para as quais é importante pensar com sobriedade.

Não é à toa que muitas instalações de escritório preferem um acabamento cinza - não há nada para distrair do trabalho e não há detalhes que pressionam por decisões difíceis. Contrário à crença popular, cores cinza não evocam necessariamente melancolia - se um tom próximo ao branco for selecionado, ou uma combinação razoável com tons mais cativantes for mantida, eles, ao contrário, podem ser associados à cordialidade e acalmar.

O cinza é sempre conservador, pode não parecer festivo, mas nunca é percebido como frívolo.portanto, na esmagadora maioria dos casos, seu uso é adequado. Ao mesmo tempo, estando exatamente no meio entre o preto e o branco universais, também é universal, ou seja, combina com quase todas as tonalidades do espectro visível.

O mundo moderno destaca-se com as cores berrantes, mas contra o fundo de tal brilho, nem sempre adequado, surgiram até estilos que abandonam fundamentalmente as cores vivas em favor de uma paleta cinzenta. Isso inclui, por exemplo, sótão, diligentemente jogando com o ascetismo das instalações, convertido de produção para residencial.

Outra direção em demanda é alta tecnologia, que coloca a máxima ênfase na praticidade do conteúdo, e não em sua casca, e é na ausência de detalhes desnecessários que reside o charme desse design. Algo entre os dois anteriores é estilo urbano.

Uma abundância de cinza ou uma tonalidade escolhida incorretamente ainda é capaz de evocar melancolia, especialmente se o mesmo cinza fora da janela for devido ao clima local não muito agradável. Com essa combinação, a sensação de cansaço pode ser agravada, portanto, às vezes você deve pensar cuidadosamente sobre a quantidade de cinza no design de uma sala específica.

Além disso, uma quantidade suficiente de luz natural é um detalhe quase indispensável, já que o design cinza é bom para as menores tonalidades de suas sombras, mas com falta de iluminação é impossível perceber isso.

Tons

O tom de cinza médio está localizado exatamente no meio entre o preto e o branco, mas essa proporção pode ser variada, devido ao qual a tonalidade resultante pode ficar mais escura ou mais clara.

Essa faixa é chamada de tons de cinza acromáticos e geralmente não causa muito positivo. Outra coisa é que também existem cores cinzas cromáticas. Os últimos incluem a mesma cor cinza, apenas ligeiramente diluída com tons mais alegres de toda a paleta disponível. Por essa lógica, quase todas as cores fortemente silenciadas podem ser chamadas de cinza, que pode ser considerado um tom de cinza com um certo brilho.

É impossível contar o número exato de tons de cinza, mas é seguro dizer que existem muito mais do que cinquenta deles - o nome desta famosa obra engana muitos. Mesmo a paleta eletrônica clássica conta até 256 tons de cinza, e mesmo assim estes são apenas acromáticos... Existem muito mais cromáticas - com os computadores modernos permitindo detectar a menor diferença de cor, os designers de hoje estão constantemente criando novos tons.

Alguns tons de cinza foram testados há vários séculos de uso, são amplamente utilizados na mesma alfaiataria de ternos executivos, e até possuem nomes muito nobres, por exemplo, "Névoa de Londres". Em geral, a escolha de um nome para cada tom geralmente depende do que ele está mais associado, portanto, cores cinzas como grafite, prata, mouse, chumbo e muitas outras tornaram-se amplamente conhecidas.

Que cores ele combina?

Pertencer a uma coorte de cores neutras e universais torna o cinza um grande serviço - sua combinação com quaisquer outras cores do interior é sempre adequada, isso nem requer tabelas especiais de compatibilidade. Neste caso, é claro, deve ser entendido que este não é bem o tom que deveria ser demais, o que significa que existem certas regras para seu uso em design de interiores.

Você pode experimentar como quiser, mas provavelmente não faz mal ser guiado por princípios gerais.

Tons escuros

Cinza e marrom em muitos aspectos são próximos, portanto, não é surpreendente que, com os tons certos de ambos, a combinação acabe sendo bem-sucedida. O castanho não atrapalha o sossego do acinzentado, mas torna-o um pouco mais quente, relembrando os tradicionais tons de madeira - é na forma de móveis de madeira que está frequentemente presente no interior.

Se o dono da sala se considera um defensor de estilos rígidos, então ele pode gostar de tal solução, mas, em geral, para a maioria das pessoas, essa combinação causa um pouco de tédio. A dificuldade de diluir tal paleta é que ambas as cores são neutras e é impossível adicionar uma terceira cor a elas na forma de um acento brilhante - isso sairá claramente do quadro geral.

Por esse motivo, o sotaque geralmente é escolhido em tons sutis e suaves de cores brilhantes.

Deve ser considerado uma grande raridade combinação de cinza e preto, uma vez que ambas as cores estão associadas a um mau humor e podem levá-lo à depressão. Mas, mesmo neste caso, tudo depende apenas de como o designer consegue selecionar as tonalidades - se harmonizarem corretamente, obtém-se um interior holístico, que simboliza ordem e concentração.

Claro, você precisa experimentar com muito cuidado. No mínimo, é impróprio em uma sala apertada, onde ainda não há iluminação suficiente, porque sob tais condições a saudade dos presentes chegará mais cedo ou mais tarde. Mas em tal paleta, quaisquer acentos brilhantes combinados com preto parecem muito holísticos, e contra o fundo geral eles parecem especialmente atraentes e novos.

Tons claros

Dentre todas as combinações de cinza com tons claros, talvez a mais popular tenha sido dueto com bege - na língua inglesa apareceu até o termo "cinza", que já indica a prevalência de tal fenômeno. Esta é uma das combinações mais confortáveis ​​com a participação do cinza, pois esta opção é muito procurada não só nas salas, mas também nos quartos.

Não há restrições de cores para elementos bege - eles podem ser pastel ou o mais profundamente saturados possível. Ao mesmo tempo, o olho não tem nada para captar na ausência de pontos brilhantes, portanto, esse problema é muitas vezes nivelado devido à textura ou acabamento têxtil.

Como antídoto para o tédio, uma das seguintes cores (como a terceira) pode ser usada: marrom, amarelo, verde, preto.

A combinação de cinza com azul ou turquesa harmoniza muito bem, assemelha-se a uma paleta marinha, e também é constantemente associado a um caráter masculino - não há mais um azul puro infantil, o tom torna-se mais severo. Uma desvantagem definitiva é precisamente esta gravidade - às vezes parece excessivo, mas pode ser suavizado por pequenos enfeites ou tons mais claros de turquesa.

Em geral, esse interior dá a impressão de um certo vintage e é uma versão dos clássicos. Para tornar a percepção do ambiente mais "quente", são usados ​​frequentemente acessórios de cores vivas enfatizadas.

Por alguma razão, é geralmente aceito que combinação de cinza e branco - isso é extremamente chato, mas na verdade é, claro, não é verdade. Você precisa entender que o branco, assim como o cinza, pode ter uma certa cromaticidade, digamos, ser ligeiramente lilás ou roxo quase imperceptível. Mesmo sem essas notas de cores "estranhas", a cor branca leitosa enfatizada fica bem contra o fundo de um cinza suave e natural - ela dissipa a escuridão geral e "acalma" a atmosfera.

Em tal ambiente, é muito confortável relaxar, o que há muito é apreciado pelos designers de interiores - não é de admirar que este design esteja incluído nas gamas superiores para o quarto. Além disso, uma cozinha ou banheiro cinza e branco também é bastante comum.

Ao optar por uma combinação cinza-branco, é com a ajuda dos tons de cinza que eles determinam como o espaço circundante será percebido. Se a sala parecer muito grande, é aconselhável escolher opções de cinza mais escuro para enfatizar o espaço limitado, mas se a situação for um pouco apertada, ao contrário, é melhor não interferir na luz refletindo indefinidamente.

Cores claras

Uma das soluções mais populares e cativantes é combinação de cinza com vermelho - eles são perfeitos porque um é um bom pano de fundo e o outro é extremamente bom como sotaque.

É importante notar aqui que uma certa frieza do cinza geralmente supera o calor do vermelho, portanto, essa combinação é relativamente rara em cômodos como berçário, escritório, quarto ou cozinha - a falta de conforto geralmente não pode ser compensada por uma alta estética .

Na maioria das vezes, este dueto pode ser visto em salas de estar, também é usado em banheiros.

É geralmente aceito que esses dois não funcionam muito bem sem o terceiro tom - a faixa fria precisa ser ligeiramente diluída. Se não houver falta de luz, você pode prestar atenção a acessórios marrons ou amarelos, verde escuro também parecem curiosos.

Para melhorar o aconchego, boas opções parecem ser creme, bege e marfim, principalmente se o mobiliário for complementado por móveis de madeira e parquete em tons naturais claros. Como acentos brilhantes para um fundo cinza-vermelho, você pode usar pinceladas de turquesa ou azul, apenas não devem estar presentes em uma única cópia.

A combinação de cinza com amarelo é surpreendente em sua contradição - não difere nem na calma do primeiro, nem na luz do sol do segundo. Mesmo um amarelo fosco contra um fundo cinza inexpressivo chamará a atenção, portanto, neste caso, os especialistas aconselham diluir a gama com preto fosco ou verde.

Em geral, a dupla cinza-amarelo fica bem não só em salas de estar, mas também em salas de jantar, quartos e escritórios, desde que não falte espaço livre e iluminação.

Azul brilhante em combinação com cinza parece curioso - as duas cores são geralmente bastante próximas, portanto se harmonizam bem, ao mesmo tempo que o fundo cinza destaca perfeitamente a profundidade do azul. Além disso, essa solução em si é muito fria, é apropriado usá-la apenas nas salas onde nunca há falta de luz natural.

Para dissipar a atmosfera enfaticamente fria, também seria aconselhável prestar mais atenção aos acessórios brilhantes em cores quentes, cujo papel não deve parecer tão secundário.

Em salas pequenas, a combinação parece muito valiosa cinza com verde. O espaço principal aqui provavelmente será ocupado por cinza claro, já que tem as mesmas propriedades do branco - para aumentar visualmente o espaço, preencha-o com luz.

O verde costuma receber relativamente pouca atenção, mas, na forma de acentos bem colocados, acabará sendo uma opção chique, pois também contribui para o aumento visual do ambiente e, o mais importante, introduz um aspecto muito necessário elemento de alegria.

Uma grande vantagem do verde é que sua participação no interior não se limita necessariamente à decoração ou ao mobiliário. - então, pode muito bem ser representado por plantas de interior. O brilho máximo, aliás, também não é importante - se já houver muito espaço e definitivamente não houver necessidade de aumentá-lo, você pode se concentrar em tons ligeiramente suaves como pérola.

Se não houver dois tons suficientes na paleta da sala, você deve adicionar elementos pretos brilhantes ou realces amarelos.

A combinação de cinza com rosa ou roxo (ou é possível com ambos ao mesmo tempo) é até agora rara, mas este é apenas seu trunfo - esta é mais uma chance de se destacar dos gostos enfadonhos da maioria. Ao contrário do possível ceticismo, a solução parece decente - mesmo o roxo profundo, que não é apreciado em alguns tipos de depressão, perde a escuridão e é percebido como mais positivo.

Com uma combinação de cinza e rosa, uma certa ingenuidade juvenil se perde, como resultado, o quarto permanece sensual, mas sem excessos óbvios em relação à infância. Além disso, em ambos os casos, faz sentido adicionar design de textura. De acentos adicionais, verdes cativantes e detalhes brancos relativamente calmos parecem ser boas soluções.

Em combinação com o cinza, um laranja brilhante ganha uma nova vida. Separadamente, geralmente não é usado em design de interiores - apesar de toda a sua alegria, em grandes quantidades, de alguma forma, torna-se enfadonho muito rapidamente. Mas, sendo sombreado com um fundo cinza, de repente se torna aquele raio de calor e sol que afirma a vida, que é tão necessário para o quarto e de entediante o torna um holístico e decorado com bom gosto.

Na maioria das vezes, um toque de laranja é feito em móveis, por exemplo, um sofá, que pode ser de qualquer tom, até mesmo o mais chamativo - de cenoura a laranja. Por razões óbvias, essa combinação parece mais apropriada na sala de estar ou no berçário.

Sutilezas da decoração do quarto

Com todas as vantagens do cinza, ele ainda tem suas próprias especificidades - poucos outros tons são tão dependentes da exatidão da tonalidade escolhida e da combinação com o resto da paleta. Apesar do fato de que os cinzas são considerados universais e podem ser usados ​​literalmente em qualquer lugar, no entanto, você deve pensar sobre o design e imaginar claramente sua forma final, mesmo antes da implementação.

Por exemplo, para a cozinha, esta parece ser uma boa solução, afinal, os eletrodomésticos costumam ser produzidos na versão cinza, mas não podemos esquecer que a atmosfera criada pressiona o psiquismo e será muito triste se uma peça não descer pela garganta simplesmente porque o ambiente está decorado de forma insípida.

Por isso, na cozinha, é imprescindível a presença de cores vivas e alegres, como o oliva, laranja ou amarelo, bem como as mais modestas, mas positivas de branco e bege.

Aliás, os acentos podem ser marcados sem acabamento - móveis, toalhas de mesa ou mesmo pratos podem se destacar.

Na sala, o cinza está em alta, já que a neutralidade desse tom permite conferir o próprio charme, enfatizando a estética desta parte do apartamento. Ao mesmo tempo, em busca de estilos de moda que explorem ativamente o esquema de cores cinza, não se deve esquecer que é aqui, na sala, que é costume relaxar com alegria e entusiasmo, e o entorpecimento deprime o subconsciente e realmente não contribui para isso.

Isso não é motivo para abandonar os tons de cinza no design da sala, pois tal solução pode ser ótima como fundo, mas não se deixe levar por esse tom em tudo.

Combinado com laranja, azul, verde, lilás ou azul claro, um acabamento de parede cinza ficará melhor. Você pode usar literalmente qualquer coisa como um destaque brilhante - por exemplo, um sofá ou cortinas.

Para o quarto, os tons de cinza representam a parte mais clara da paleta e não criam uma impressão opressiva - definitivamente uma das melhores soluções, porque esta cor universal é muito neutra e calma, não deve atrapalhar o descanso.

No entanto, ainda não estamos na prisão com seu ascetismo, portanto, você pode e até precisa adicionar notas de terceiros: portanto, adicionar acessórios rosa e branco tornará o ambiente mais delicado, mas para uma sensação de calor e conforto, será útil deixar espaço para inserções em bege ou marrom no design.

Para muitos, pode ser uma surpresa mas mesmo em um berçário, o design cinza costuma ser a melhor de todas as opções possíveis. A vantagem desta solução reside precisamente no fato de que essa cor não é apenas universal, mas também menos marcante do que o branco ou o preto. À medida que cresce e amadurece, a criança muda repetidamente seus gostos - nos primeiros anos de vida não precisa de muito brilho, caso contrário não adormece, então surge um fascínio louco pelos tons mais brilhantes, e na adolescência ele novamente não aceita coisas muito brilhantes.

Os pais, que se consideram defensores de reparações de alta qualidade e durabilidade "há séculos", agem com simplicidade nessas situações: decoram as paredes e o teto com cinza neutro, "invisível", e com o passar dos anos só trocam o "enchimento "do berçário. Os acessórios, é claro, em um determinado estágio devem assumir a carga máxima em termos de garantia do esquema de cores, mas então será mais fácil substituí-los do que fazer uma renovação completa das instalações.

O único critério para escolher a cor dos detalhes é que sejam claros.

Quanto ao banheiro, seu esquema de cores geralmente não destaca requisitos especiais. - teoricamente, você pode organizar um banheiro exclusivamente em tons de cinza (ou prata). Outra coisa é que aqui você tem que estar nu, e na atmosfera "fria" do cinza, às vezes é inconscientemente assustador entrar na água, mesmo sabendo que está quente.

Nesse contexto, há uma razão para adicionar tons claros alegres à paleta - por exemplo, o mesmo vermelho ou laranja. Em geral, o azul ainda é uma solução muito popular para banheiros, mas em combinação com o cinza pode ter o efeito oposto, "esfriando" ainda mais o ambiente.

Ao mesmo tempo, é importante não só pensar razoavelmente nas combinações de cores, mas também não esquecer a seleção de acessórios que valem a pena. Por exemplo, a madeira fica bem em todos os tons, e o cinza não é uma exceção; de outros materiais relevantes, o ferro cromo neutro, o plástico e o vidro devem ser destacados.

O prata também se encaixa perfeitamente na escala de cinza, o que discretamente enfatiza a possível aristocracia do interior em questão. Além disso, a menos que seu objetivo seja seguir um dos estilos modernos, é importante fornecer uma grande quantidade de têxteis - ele, mesmo sendo em tons de cinza, ainda dilui um pouco a possível impressão opressora do interior.

Também não se esqueça disso os tons escuros reduzem o espaço e os tons claros aumentam. Tendo optado pelo cinza, nem sempre faz sentido procurar um determinado tom melhor - decoradores experientes podem brincar com vários ao mesmo tempo na mesma sala, obtendo resultados surpreendentes. Ao mesmo tempo, é extremamente indesejável o uso de cinza em ambientes para qualquer finalidade, onde haja falta de luz de qualquer tipo, seja ela natural ou artificial.

Belos exemplos

A primeira foto mostra claramente como até mesmo manchas menores de cores brilhantes podem diluir o cinza e tornar o tom de cinza apenas um bom fundo para uma sala de estar estilosa. Não parece ideal para diversão desenfreada, mas também não há desânimo em seu design - é um lugar confortável para férias em família.

No quarto, o cinza poderia criar uma atmosfera excessivamente sonolenta se um designer medíocre estivesse envolvido no interior, e assim vemos como você pode pensar nas coisas com competência. Contra o fundo de decoração de parede bege escuro e luzes noturnas visualmente muito quentes, a cama cinza e o mesmo piso até exalam uma certa aristocracia, que lembra a simplicidade rústica, mas com bom gosto.

O terceiro exemplo mostra uma cozinha quase prática. Honestamente, essa amostra poderia ser considerada malsucedida, ela parece muito branda, senão um "mas" significativo: preste atenção em como a luz muda a percepção da sala. Outra coisa é que com o tempo nublado não é mais tão confortável aqui.

Se você gosta de um gótico leve e geralmente é um adepto de clássicos sem adornos, talvez goste de um banheiro como o da foto. Se você não o assusta com o ascetismo, isso pode acabar sendo um verdadeiro achado do ponto de vista estético.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário