Interior da sala de estar em tons de cinza
A sala de estar é um lugar importante em qualquer casa. Aqui não só os habitantes passam muito tempo, mas também recebem hóspedes. Este lugar deve ser aconchegante, estiloso, elegante e bonito ao mesmo tempo. Se você gosta de soluções criativas, tente decorar a sala em uma escala de cinza estrita e status.
Vantagens
O interior da sala, hall em tons de cinza é uma solução não padronizada.
Pessoas que preferem designs nesta cor, amam técnicas não triviais, combinações interessantes, querem se destacar da multidão.
Considere os prós de uma sala de estar em tons de cinza.
- Esta cor é o cenário perfeito para detalhes expressivos e atraentes. Parece ótimo na companhia com acentos brilhantes, equilibrando-os.
- O interior desta gama não está muito na moda. Esta é uma versão clássica, e você não pode ter medo de que se torne irrelevante em 2 anos.
- Basta mudar os acentos da sala, deixando o papel de parede da mesma cor para mudar a impressão da composição como um todo.
- A paleta acinzentada, ao contrário da crença popular, é muito confortável e convidativa.
- Esta linha é uma das mais nobres, de status, universal, fica ótima tanto em um interior lacônico quanto em um interior chique.
Para quem é adequado?
O cinza é percebido como um tom completamente neutro, então pode ser dominante. É percebido não apenas como uma derivação do preto e branco, mas também como uma sombra, uma moldura... Este design é adequado para pessoas com um estilo de vida ativo, empresarial, rápido, decidido, que enfrenta o stress e o risco. O mobiliário de uma sala de estar permitirá que você relaxe e descontraia.
Design confortável em tons acinzentados para conservadores e idealistas, a quem se confia muita responsabilidade. Pessoas que buscam a excelência se sentem bem em uma atmosfera de paz e estabilidade. A predominância desta gama deve ser abandonada se houver pessoas na família que são propensas a estados depressivos, são propensas à apatia, letargia.
É necessário incluir detalhes alegres brilhantes no interior.
Gray sempre foi considerado o favorito dos aristocratas, pessoas ricas, que não precisam de variações externas e demonstrações desnecessárias. É possível escolher escalas lacônicas para quem busca criar um interior de elite.
Tons
A paleta de cinza não é monótona, ao contrário da crença popular, e nem sempre é fria, há tons quentes, claros, escuros, estritos e suaves. Platina refinada, aço com um brilho azul - cores completamente diferentes em temperamentos. Ao mesmo tempo, a gama cool deve ser usada com cuidado no interior, mesmo nos estilos loft, hi-tech e industrial, pois reduzem o grau de conforto.
Os designers recomendam uma variedade de tons quentes de cinza, linho, lima, sílex e uma sombra francesa.
Os tons mais populares no interior de salas:
- gainborough - o tom mais leve;
- prata - nobre e estrito;
- platina - ligeiramente mais escura do que prata;
- casaco cinza - mais quente, mais macio;
- níquel - neutro, em boa harmonia com a faixa quente;
- cadete - expressivo, com acréscimo de azul;
- Marengo - rico, profundo, mas não muito escuro.
Além disso, deve-se ter em mente que o cinza real e todas as suas variedades têm tons de tipo claro e escuro.
Portanto, escolher um tom acinzentado não é uma tarefa fácil, mas agradável, você pode escolher o tom necessário para qualquer interior.
Combinações com outras cores
O fundo cinza predominante é uma decisão bastante controversa; pode parecer muito monótono, enfadonho, desconfortável. No entanto, tem o direito de existir em salas muito amplas e luminosas com grandes janelas, de preferência panorâmicas, como uma opção de projeto conceitual. Se as janelas forem pequenas, é improvável que as cores naturais por trás delas consigam reavivar o ambiente. Mesmo se você preferir o cinza como o dominante, você precisa pensar sobre os acentos que o enfatizarão favoravelmente, caso contrário, o interior parecerá mesquinho. Tons de cinza, com toda sua diversidade, não vão ajudar aqui. Se quiser manter uma composição restrita, você pode usar tons de branco e preto.
Com branco e preto
O branco e o preto combinam de forma ideal com tons acinzentados, têm uma paleta próxima, todos pertencem ao clássico, complementam-se na perfeição. Você não pode ter medo de variegação ou vulgaridade em tal interior. Se você escolher o branco dominante, com detalhes em cinza e preto, obtém uma composição contida, mas leve e expressiva. Paredes claras, carpete preto, móveis cinza são uma solução eficaz que pode ser complementada com uma pequena quantidade de detalhes em preto. Móveis estofados em tons de cinza, entre outras coisas, também são uma opção muito prática.
Neste trio, não se pode deixar o fundo principal preto, é melhor dar preferência ao branco neve ou cinza claro.
Com amarelo, vermelho, laranja
Uma vez que a escala de cinza equilibra perfeitamente as cores brilhantes, você pode combinar com segurança toda a paleta amarela com ela. Esses acentos darão ao conjunto determinação, riqueza e reviverão o fundo cinza principal. Além disso, os objetos amarelos enfatizam perfeitamente o cinza.
O mesmo pode ser dito para outras paletas vibrantes - vermelho e laranja. Tem muita vida, luz nesses tons, eles iluminam os objetos ao redor, fazendo com que pareçam mais expressivos. Além disso, são quentes e aumentam o grau de conforto da divisão. A principal condição para tal destaque é a iluminação de alta qualidade e um senso de proporção. Você não deve colocar muitos detalhes brilhantes na sala, especialmente quando se trata de vermelho, uma vez que a abundância de vermelhidão pode deprimir psicologicamente e despertar irritabilidade.
Com verde
Já que a paleta de verdes é calmante, natural e calma, fará um ótimo dueto com tons de cinza. Tal sala de estar será harmoniosa, moderadamente iluminada e ensolarada, haverá bastante vida nela e ao mesmo tempo nobre brevidade. Nessa combinação, qualquer uma das paletas pode ser selecionada como dominante. Os detalhes acinzentados realçam perfeitamente o fundo verde, os tons subtis de cinzento realçam o verde suculento. Têxteis verdes, pinturas, móveis em um fundo cinza parecem espetaculares.
Pode ser adicionado como peça adicional ou de destaque em marrom.
Com azul, azul e turquesa
Esta é uma combinação maravilhosa, fresca, original, expressiva. Você pode escolher tons não muito complexos de azul, azul claro e turquesa suculento para criar um interior moderadamente fresco e elegante. Esses tons expandem visualmente o espaço, têm muitas variações que podem ser escolhidas para combinar com quase qualquer tom de cinza. Um conjunto com uma parede de tijolo cinza, detalhes em turquesa e uma cor complementar azul ficará muito expressivo. Todos esses tons estão em perfeita harmonia uns com os outros.
Com roxo, rosa, lilás
Este interior está cheio de mistério, mistério, elegância e graça. No entanto, os tons de roxo são muito complicados. Se você introduzir muito roxo na composição, o interior ficará deprimente. Portanto, é melhor optar pelo lilás como um tom adicional e considerar o roxo como um sotaque. A combinação do rosa com o cinza pode ser considerada ideal, trata-se de uma combinação muito sofisticada, ao mesmo tempo elegante e delicada.
Rosa suave parece ótimo como um tom complementar
Termos de uso
Considerando a paleta cinza ao decorar uma sala de estar, os designers recomendam observar algumas regras:
- aprecie a luz, se não for suficiente, certifique-se de diluir o cinza com tons claros e brilhantes;
- as paredes não devem ser mais escuras que o chão, e o teto não deve ser mais escuro que as paredes;
- os móveis não devem ser mais claros do que as paredes, mas o piso deve ser mais escuro do que os móveis;
- aumentar o espaço, tornar o cômodo mais alto ajudará a criar um teto claro - você não deve torná-lo cinza;
- se a sala for retangular, use tons mais escuros de cinza nas paredes das extremidades;
- evite pisos muito claros;
- não confie na luz natural, pense na artificial, pois a escala de cinza pode diminuir a luz;
- acentos animam, você não deve ter medo deles.
Instruções de estilo
O cinza é aceitável do antigo ao ultramoderno. Os estilos mais populares em que os designers recomendam considerar uma paleta acinzentada:
- debaixo da terra;
- loft;
- alta tecnologia;
- futurismo;
- Escandinavo;
- minimalismo;
- Art Deco.
Já nas tendências italianas e antigas, assim como nos clássicos, a escala de cinza pode ser usada como meio-tom, mas não como fundo principal.
Belos exemplos
- Um tom neutro e quase imperceptível de uma escala acinzentada parece discreto, serve como um excelente fundo para detalhes incomuns e bonitos: pinturas, móveis, tecidos.
- Uma solução muito fora do padrão é decorar o quarto em tons profundos de cinza e verde. Ao contrário das expectativas, tal interior não é sombrio, nobre e de status.
- Esta linha é ideal para design em um estilo moderno e lacônico. Alguns detalhes brilhantes são suficientes para destacar a simplicidade luxuosa da paleta de cinza.
- Uma das combinações mais vencedoras é combinar diferentes tons de cinza com detalhes em amarelo.
- Tons calmos são uma ótima solução para um quarto, porém, para que a composição não fique muito sombria e fria, você precisa adicionar limão e outros itens de decoração cativantes.
- Os amantes do conceitual devem se referir à combinação desses tons com uma paleta vermelha. Eles estão perfeitamente combinados entre si, criando um conjunto equilibrado e não agressivo.
- Se você decidir combinar tons profundos e ricos de cinza no interior, certifique-se de considerar uma cor que irá equilibrar a composição. Idealmente, essa é toda a gama de brancos.
- Outra maneira de efetivamente animar um conjunto cinza é adicionar tons de roxo a ele. Mesmo um tapete azul contrastante no chão parece apropriado aqui, uma vez que a gama principal e dominante é a mais neutra possível e permite que você experimente com cores.
- Os detalhes em madrepérola perolada se encaixam muito bem no interior de cinza claro.
- Um design minimalista austero com estilo discreto pode ser facilmente formado pela combinação de tons de cinza e marrom.
O comentário foi enviado com sucesso.