Paredes cinza no interior: lindos tons e opções de design

Contente
  1. Variedade de tons
  2. Combinação com outras cores
  3. Opções de acabamento
  4. Seleção de estilo
  5. Use em várias salas
  6. Exemplos de sucesso

O cinza é tradicionalmente percebido como um tanto enfadonho e desprovido de alegria, portanto, durante séculos, se foi usado em design de interiores, foi mais por necessidade, e não por capricho.

Outra coisa é que hoje todas as soluções mais ou menos padronizadas tornaram-se enfadonhas para a sociedade, e há uma demanda por abordagens não padronizadas no design, então algumas pessoas criativas começaram a prestar atenção aos tons de cinza. Deve-se admitir que os designers perceberam rapidamente a nova tendência e trabalharam com cuidado para garantir que o embotamento não fosse mais percebido como algo negativo. Portanto, hoje essa cor não é mais percebida pior do que as outras.

Variedade de tons

A negligência do cinza no design de interiores se deve em grande parte ao fato de que muitas pessoas não entendem o que realmente é a riqueza de seus tons e sombras.

O famoso trabalho diz que existem cinquenta deles, no entanto, os designers modernos dirão que na verdade existem pelo menos várias centenas de tons de cinza diferentes. E isso se aplica apenas ao acromático, ou seja, apenas cinza, sem impurezas estranhas - mouse, "névoa de Londres", grafite e semelhantes. Ao mesmo tempo, as chamadas tonalidades cromáticas, inerentes à vazante de uma determinada outra cor, também pertencem à escala de cinza, por exemplo, uma versão muito pálida do lilás levanta dúvidas sobre a cor que realmente é - lilás ou ainda cinza.

Essa variedade permite tornar à sua maneira luminosa e não muito monótona, até mesmo uma sala totalmente projetada em tons de cinza.

Ao mesmo tempo, muitos estilos modernos não só não têm medo de explorar tais esquemas de cores, mas também os enfatiza, o que será discutido em mais detalhes abaixo.

Assim, um grande número de opções de tonalidades permite que você use o cinza não só para decorar um ambiente de acordo com seus próprios gostos, mas também para corrigir visualmente seu tamanho ou alterar sua percepção emocional. Assim, as cores claras se ajustam de uma forma mais positiva, não são percebidas como opacas, mas ao mesmo tempo são bastante rígidas e permitem que você se concentre. Eles parecem expandir o espaço de uma sala apertada e adicionar iluminação onde a luz natural geralmente não chega em grandes quantidades. Os tons escuros de cinza são usados ​​com um pouco menos de frequência, pois podem exercer pressão sobre a psique, mas em geral são adequados em uma situação em que a sala já é muito clara e suas dimensões também são muito grandes.

Combinação com outras cores

Apesar do fato de que os designers modernos muitas vezes elogiam o cinza como uma boa solução, eles próprios raramente decidem usá-lo sem quaisquer adições estranhas na forma de inserções de uma cor diferente. Na verdade, os tons de cinza podem ser os principais na sala, no entanto, o cinza geral deve ser diluído com algumas cores mais brilhantes, certos acentos devem ser enfatizados... Felizmente, os cinzas tendem a funcionar bem com praticamente qualquer outra cor, pois os cinzas, sendo uma mistura de brancos e pretos neutros, também são neutros.

Em muitos casos, quando a atmosfera da sala requer não tanto brilho quanto exposição e concentração de forma positiva, o branco e o bege podem ser uma boa companhia para o cinza. Esses tons se sintonizam com o positivo e acrescentam luz ao ambiente, mas ao mesmo tempo não chamam a atenção para si mesmos e podem ser enfatizados pelo design geral acinzentado. Com o mesmo preto, por exemplo, a situação é mais complicada - você pode ficar com a impressão de que o ambiente na sala é muito sombrio e até opressor, por isso essa combinação já é usada com mais cuidado, tentando escolher os tons mais claros de cinza.

Por outro lado, em uma combinação de preto e cinza, você pode simplesmente adicionar alguns detalhes em vermelho, e então todo o design será percebido de forma completamente diferente.

Os tons suaves de azul e verde já estão próximos do cinza, mas contra seu fundo, de repente, adquirem um jogo de cores completamente diferente e tornam-se acentos brilhantes. Não é nem mesmo necessário escolher as soluções mais brilhantes, como pérola sublinhada e azul - se você gosta de tais soluções, pode não fazer sentido escolher um fundo cinza. Ao mesmo tempo, mesmo as versões pálidas dessas cores se harmonizam perfeitamente com as paredes cinza e criam uma sensação repentina de aconchego.

O amarelo é uma das cores mais alegres, lembra o verão e o calor, por isso é muito usado em combinação com o cinza.

Ao mesmo tempo, é importante escolher os tons mais "ensolarados", que parecerão muito mais expressivos contra um fundo relativamente indefinido. Inserções ocasionais de ouro, mesmo que seja apenas o nome do tom, tornarão o interior refinado, mas as combinações com um marrom mais escuro são bastante arriscadas - apesar de ser quente e natural, adicionam melancolia ao ambiente.

A combinação de cinza com rosa pode parecer estranha para a maioria das pessoas no design de interiores, mas essa decisão não é nada ruim se você escolher tons suaves de rosa próximos ao cinza cromático.

Isso tornará o entorpecimento geral da sala quente e mais suave, devido ao qual a sala definitivamente não será percebida como sombria.

Opções de acabamento

Os materiais de acabamento modernos de vários tipos exploram com sucesso o tema da cor cinza. A opção mais popular, como em qualquer outro esquema de cores, continua sendo o papel de parede - eles são bons por sua capacidade de esconder pequenas imperfeições das paredes, embora possam diferir em uma textura e textura agradáveis. Para uma pessoa inexperiente, isso pode parecer estranho, mas existem até papéis fotográficos cinza - neles, as mesmas paisagens da cidade podem ser transferidas em preto e branco. Como alternativa, também são usados ​​papéis de parede líquidos, que são mais caros, mas são mais produtivos em termos de esconder pequenos defeitos de parede.

A cor cinza é muito característica do estilo loft, e este último aprecia muito o tijolo descoberto na forma de material de acabamento. É claro que hoje, na maioria dos casos, a alvenaria é um elemento puramente decorativo, a parede sob ela também pode ser feita de blocos, embora seja decorada apenas com pequenos pedaços de tijolos reais. Também há tijolos inicialmente cinza, mas muito mais frequentemente eles são simplesmente pintados nesta cor.

A pintura é talvez a forma mais barata de atualizar o interior de uma sala, por isso goza de uma popularidade bem merecida e bem fundada. Na maioria das vezes, o ideal é que as paredes planas e pré-rebocadas tenham acabamento com ele, mas, na verdade, o forro também pode ser pintado, o que dará ao interior um sabor um tanto incomum e prolongará a vida útil do antigo acabamento de madeira. O gesso decorativo veneziano é uma solução bastante cara, mas interessante por sua textura. Como o papel de parede, este material esconde habilmente pequenas rachaduras e danos às paredes e, portanto, em alguns casos, nem mesmo é necessária uma preparação preliminar da superfície.

Em alguns estilos, essa decisão de design parece até muito apropriada.

Por fim, mencionaremos brevemente mais alguns materiais que são usados ​​com muito menos frequência para decoração de paredes em cinza, mas ainda podem ser um detalhe de um interior incomum.Isso inclui azulejos, painéis de parede, pedras decorativas e até mesmo pisos laminados.

Seleção de estilo

Muitas pessoas ainda pensam que o design em tons de cinza é um exemplo de falta de gosto, mas, na verdade, isso, é claro, não é verdade. Para que você não tenha dúvidas, considere quatro estilos principais que usam intensamente a escala de cinza, e sem seus representantes de alguma forma nem cabem na cabeça.

  • Loft - o rei dos cinzas, é possível que tenha sido ele quem popularizou as paredes cinzentas na sociedade moderna. Inicialmente, as instalações neste estilo foram reconstruídas em residências a partir de instalações de produção, de modo que o entediante interior da fábrica é fácil de explicar. Ao mesmo tempo, os inquilinos mostraram uma abordagem criativa para adicionar cores vivas ao seu apartamento, e viram um certo romance nas suas novas habitações, razão pela qual muitos se apaixonaram pelo loft. Observe que a presença de cores brilhantes não é proibida, e até mesmo incentivada, mas a base ainda é estritamente cinza e descuidada, sem precisão excessiva.
  • Estilo escandinavo - um exemplo de consideração e estrita praticidade, às vezes chega a se pensar que todos os itens de interior não são pintados em qualquer cor brilhante simplesmente porque teria saído mais caro. Ao mesmo tempo, esse interior não é puramente cinza, seria mais correto chamá-lo de cinza e branco. A ênfase na decoração e no mobiliário é dada aos materiais naturais, enquanto manchas de cores "estranhas" são possíveis, mas geralmente não são suficientes para chamá-las de acentos completos.
  • O chamado estilo moderno geralmente lembra muito o minimalismo - ao contrário do mesmo escandinavo, onde tudo é puramente prático, aqui, em geral, um mínimo de atenção é dado para dispensar vários detalhes adicionais. Absolutamente mesmo paredes cinza monocromáticas com uma textura lisa são idealmente combinadas com todos os outros móveis, sustentados exatamente na mesma veia, todo o jogo de cores é fornecido principalmente por tons do mesmo cinza, e com acentos brilhantes é um desastre completo. No entanto, para pessoas focadas, isso é exatamente o que você precisa.
  • Clássico por alguma razão, é percebido como um estilo em que os tons de cinza não são inerentes, mas isso é um absurdo - antigamente era o cinza que era a cor principal da decoração em todos os lugares, até mesmo nos palácios reais. Se você está se concentrando em tal design, esqueça os materiais modernos, tente se concentrar em madeira, metal e uma abundância de têxteis. Ao mesmo tempo, a decoratividade é alcançada devido a pequenas decorações, como modelagens onduladas nas paredes, retratos, candelabros e assim por diante.

Use em várias salas

As paredes cinzentas no interior de cada divisão têm as suas próprias características - tem de ter em consideração as especificidades da divisão para que o embotamento não seja visto como negativo. Tradicionalmente, o melhor lugar para paredes cinzas é a cozinha. Esta é a parte mais tecnologicamente avançada do apartamento, está literalmente abarrotada de vários equipamentos e os tons de cinza brilhantes parecem apropriados aqui.

Nesta sala, é permitido tornar absolutamente tudo cinza - cortinas, portas e o chão, mas como um destaque, você pode usar uma parede com papel de parede fotográfico, flores frescas ou cadeiras coloridas.

No quarto, o tom de cinza quase certamente deve ser diluído em tons de branco ou pastel para suavizar um pouco o ambiente e adormecer de bom humor. Aqui, talvez, como em nenhum outro lugar, você precise prestar atenção às variantes cromáticas do tom de cinza. Os móveis desta sala, assim como as paredes, podem até ser cinza, mas é recomendável prestar mais atenção à textura, já que em um desenho felpudo ou áspero dá um pouco mais de conforto.

Uma sala de estar em tons puramente cinza é, francamente, um exagero. Os próprios inquilinos do apartamento e seus convidados vêm aqui para relaxar e descontrair juntos. O salão envolve a comunicação entre os presentes e, em um ambiente muito cinzento para isso, pode não haver clima. Por este motivo, as paredes da sala podem ser cinzentas, mas é muito importante adicionar mais detalhes luminosos.

Um banheiro em um design minimalista cinza é uma solução bastante popular, mas a principal desvantagem é que a sombra principal é fria. Nadar na água quando sua temperatura inconscientemente parece baixa não é um teste para todos.

Para um quarto de criança, a decoração de parede cinza muitas vezes parece inaceitável por ser muito chata, mas no design cromático, nem tudo pode ser tão ruim, e isso ajudará até mesmo a acalmar um bebê excessivamente ativo.

Ao mesmo tempo, a cor cinza deve ser combinada com uma abundância de móveis claros, que contra o fundo das paredes parecerão ainda mais atraentes.

Quanto ao corredor, uma decoração marcante geralmente não é necessária aqui, então um esquema de cores cinza parece uma boa ideia. Ao mesmo tempo, não se esqueça que a luz natural penetra aqui minimamente, por isso é melhor escolher tons claros. Além disso, o quarto não deve criar uma impressão sombria, porque o acompanha em todas as suas caminhadas ao ar livre e o cumprimenta quando você finalmente precisa entrar em um ambiente amigável.

Exemplos de sucesso

O primeiro exemplo mostra claramente que as paredes cinzentas da sala estão longe de ser um torno, se você diluí-las corretamente com toques de cores cativantes. Nesse caso, as cores são selecionadas entre as raras - o amarelo alegre e o violeta incomum são a companhia do cinza, o que proporciona um resultado bastante agradável e atípico. Um fogo de verdade na lareira e as instalações de madeira acima dela finalmente dispersam o frio que tal opacidade poderia trazer.

A segunda foto mostra como os tons cromáticos podem se misturar em um quarto aconchegante. Aqui, as paredes são cinza apenas no sentido muito geral da palavra - qualquer artista ou outro profissional que esteja diretamente relacionado a tons e cores provavelmente tentaria descrever o tom em algum termo mais complexo. Decidiu-se diluir a gama indefinida com inserções vermelhas, que geralmente são consideradas muito agressivas para o quarto, mas aqui a maioria delas na posição supina simplesmente não entra no campo de visão, portanto, não interfere.

E é assim que uma cozinha pode ficar se você tentar combinar a manufatura moderna e de repente inserções de madeira natural em suas características. Este estilo não é fácil de definir com um termo específico, mas saiu muito novo e não trivial.

Para uma visão geral de um apartamento com paredes cinza, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário