Psicologia da cor no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Características de cores
  3. Como escolher tons?
  4. Dicas úteis

A maior parte da humanidade tem um dom único - a habilidade de perceber cores e sombras. Graças a esta propriedade, podemos navegar pelos eventos de vida das pessoas ao nosso redor. Por que a cor tem esse efeito em uma pessoa? Porque este é o trabalho do subconsciente, que se desenvolveu em toda uma ciência. E hoje falaremos do interior, onde a psicologia da cor também desempenha um papel importante.

Peculiaridades

Existem regras gerais para a influência de diferentes cores e tonalidades na psique humana. Mas, ao decorar o interior, é preciso levar em conta que a mesma cor afetará diferentes membros da família e convidados de maneiras diferentes, dependendo do psicótipo. Para determinar qual cor e como ela afeta as pessoas, a prática, os cálculos teóricos e as várias tabelas oferecidas pelos coloristas frequentemente ajudam. Diferentes povos usam a harmonia de cores de maneiras diferentes: visualize o estilo escandinavo e o estilo marroquino, onde o caráter nórdico contido se expressa no branco, e a expressividade oriental em cores vivas quase sem tons pastéis. Outra característica é a relação entre a idade e as cores utilizadas: é preciso admitir que não é fácil imaginar uma avó morando permanentemente no quarto de uma fada rosa.

O próximo aspecto é o gênero. Acredita-se que as mulheres são inerentes aos tons mais delicados e claros, enquanto os homens são conhecedores dos tons frios e monocromáticos.

Lembre-se de que o monocromático inclui branco, preto e todos os tons de cinza. Mas quais cores são quentes e frias é muito conveniente olhar na roda de cores, que é usada por todos os coloristas.

A afiliação profissional também desempenha um papel na escolha da cor. É difícil imaginar um chefe em um escritório de terno laranja e um encanador com o mesmo rosa. E mais uma característica é a finalidade do quarto: a psicologia da cor é tal que para a sala e o escritório, o quarto para crianças e adultos, são selecionados tons e matizes nos quais seja confortável trabalhar, relaxar, receber convidados ou dormir. Em alguns casos, o design da sala deve ajudar a concentrar-se, em outros - a relaxar.

Características de cores

Para escolher as combinações de cores mais agradáveis ​​para os olhos, você precisa entender suas características. A percepção confortável é uma questão de um momento específico, e os reparos são feitos há vários anos, o que significa que o esquema de cores deve ser escolhido para o futuro. Primeiro, vamos dar uma olhada nas cores monocromáticas que podem ser usadas em qualquer lugar sem medo de serem sobrecarregadas. Mas você deve sempre se lembrar do equilíbrio entre todas as cortinas utilizadas no interior.

Branco

Esta é a cor da calma e espiritualidade, justiça e sinceridade. Ele se enche de energia e impulsiona, melhora o funcionamento dos sistemas endócrino e excretor, bem como dos órgãos da visão. Mas uma sala branca monocromática é percebida pelo subconsciente como solidão, rodeada de vazio.

Para evitar que isso aconteça, é recomendável diluí-lo com quaisquer cores.

Combina com tons pastel, bem como laranja brilhante, azul, turquesa. São essas cores que podem ser acentuados no minimalismo nórdico. Azul e branco são as cores principais do estilo Gzhel. Não se esqueça de que qualquer cor brilhante se torna ainda mais brilhante contra o fundo branco. Para evitar que essas tintas cortem os olhos, muitas vezes não usam o branco cristal, mas o pastel branco, que na roda de cores é o mais próximo do nosso tom.

Preto

Dependendo do nosso estado psicológico, tratamos o preto de maneiras diferentes. Sua percepção depende muito dos arredores: preto brilhante, mármore com veios prateados ou preto emoldurado em turquesa. Apesar de o preto ser deprimente para alguns, a maioria das pessoas vê nele intriga.

Uma tentativa de criar um interior preto é o desejo de ocultar seu próprio mundo interior dos outros.

Ele irá esconder perfeitamente as falhas, substituir o espaço. Para os japoneses, o preto é um símbolo de experiência e riqueza. Mas fazer um interior totalmente preto é talvez o maior absurdo. Ele vai esmagar a todos em pouco tempo. Se o desejo por um interior preto é causado por problemas psicológicos, então, em tal sala, eles só podem piorar.

É imperativo criar harmonia usando outras cores.

cinza

Acredita-se que a preferência pelo cinza no interior é um desejo de estabilidade, calma sem emoção. Essa cor é a personificação da solidão oculta por trás da autossuficiência. Agora, o cinza é um visitante frequente de interiores. As paredes de cinza, decoradas com vários elementos brilhantes, são tidas em alta conta. Cinza com rosa - uma combinação de um casulo frio com uma delicada borboleta dentro. Contra o pano de fundo de marrom e pêssego, a sombra esfumaçada se transformou em um gatinho macio e fofo. É difícil imaginar um tom para o qual o cinza seria um péssimo companheiro.

Agora vamos nos voltar para as cores do arco-íris.

vermelho

Esta cor estimula os sistemas nervoso e circulatório, aumenta o desejo sexual. Psicologicamente, ele identifica um líder promove amizade e confiança. Mas o vermelho sangue é a cor da agressão, do conflito. Um grande número de manchas vermelhas em qualquer sala será difícil e acabará por levar à letargia.

laranja

A cor de uma laranja madura definitivamente melhora o humor, torna o mundo ao seu redor mais colorido. É energia e alegria, ativação da atividade cerebral e concentração da atenção, um excelente antidepressivo. Torna as pessoas mais amigáveis, gentis, aumenta a auto-estima e tem um efeito benéfico no funcionamento dos sistemas endócrino e digestivo. Mas, pensando no futuro, é difícil estar apenas na cor laranja todos os dias.

Melhor pensar em combinar com outras cores.

Amarelo

Esse tom ensolarado é chamado de mais intelectual: é responsável pelo desenvolvimento criativo, talentos, memória, melhora o raciocínio lógico e aumenta o nível de concentração. Com a sua ajuda, os alimentos, vitaminas e alguns oligoelementos são melhor absorvidos. Portanto, será útil no interior da cozinha. Mas pode agravar a insônia, já que adormecer com uma cor tão ativa é problemático. O outro lado do otimismo é a incontinência emocional. O amarelo combina bem com outros tons quentes.

Verde

É a cor da paz e do frescor, da calma e da ternura. Tem um efeito calmante e simboliza a vida e a harmonia. Ajuda a encontrar paz em situações difíceis, melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório. Psicologicamente, com a falta da cor verde, a pessoa sente desarmonia.

Mas você não deve usá-lo em ambientes onde frequentemente é necessário tomar decisões - a cor é relaxante.

É por isso que os papéis de parede da natureza em tons de verde são frequentemente usados ​​em apartamentos. Mas não coloque os quartos no nível dos olhos, caso contrário, o relaxamento pode se transformar em apatia. E também você precisa selecionar os tons corretamente. E o verde também tem o crédito de atrair dinheiro. Assim, a árvore do dinheiro no peitoril da janela, o sapo do dinheiro na mesa - e a vida brilhará com novas cores.

Azul

Este tom de azul é amado por pessoas criativas. Ele acalma bem, ajuda a lidar com enxaquecas e insônia.Mas a presença constante dessa cor levará à sonolência e à fadiga crônica. Visto que o próprio azul é um subtom, é melhor combiná-lo com os tons de seu círculo ou com o azul de saturação diferente. É recomendado para salas de aula porque é considerado criativo. Ajuda a se libertar da timidez, do medo do público.

Esta cor é apreciada pelos psicólogos, dá confiança e otimismo.

Azul

Esta cor é reconhecida como a mais popular, relaxa e acalma física e mentalmente, tem um efeito positivo na visão e no sistema endócrino, trata a insônia e o reumatismo, a hipertensão e reduz a temperatura corporal. Psicologicamente, evoca o estado de alerta, mas clareia o pensamento e ativa a intuição, alivia medos e ansiedades. A cor do espaço frio não é recomendada para uso em salas onde se encontram pessoas deprimidas. Lógica, analítica, controle sobre as emoções, equilíbrio, equanimidade - para o desenvolvimento dessas qualidades, você precisa se cercar de um interior moderadamente azul de vários tons. E nas casas de banho, ao som da água, vai relaxar e acalmar.

Roxa

Essa cor, obtida de uma mistura de vermelho quente e azul frio, é a mesma em vida: pode se tornar um lilás delicado ou um mirtilo profundo. Mas o roxo puro é a cor do mistério. Eles precisam decorar as instalações com muito cuidado: com um excesso de púrpura, a depressão e o nervosismo, a apatia e o cansaço podem resolver com você. Em quantidades razoáveis, fornece energia e neutraliza a tensão.

É a cor do equilíbrio entre yin e yang.

Como escolher tons?

Na roda de cores, o lugar do tom é de grande importância: divida o círculo ao meio desenhando uma linha através do centro - as cores que estão mais distantes umas das outras ao longo desta linha serão contrastantes e adequadas para combinação umas com as outras . Tons da mesma cor com saturação diferente são perfeitamente combinados. Outra forma de não se enganar na escolha dos tons é usar tons de cores diferentes eqüidistantes do centro do círculo.

Banheiro

Como o banheiro raramente tem janelas, pode ser iluminado com tons caiados de branco. Uma seleção mais precisa de sombras dependerá do tamanho da sala.

  • O branco é usado para ampliar visualmente o ambiente, mas para se livrar da esterilidade, é melhor combiná-lo com um azul refrescante ou amarelo quente, laranja. Quanto menor for o banheiro, mais claras devem ser as cortinas.
  • Em uma sala grande, clássicos em preto e branco ou preto ficarão lindos. Você pode tentar deixar o quarto vermelho, mas é improvável que essa cor seja adequada para uma família com crianças. Mas prata, cinza, você pode tentar compilar com qualquer cor.

Sala de estar

Se em sua casa a sala ou hall é o local das reuniões diárias da família, então as cores devem ser escolhidas mais quentes, mais amigáveis. Caso contrário, pode acabar sendo uma sala de constantes brigas e conflitos.... Uma vez que os móveis geralmente são escolhidos em marrom, a sala de estar pode ser decorada em tons dessa cor. Existem muitos meios-tons, e se você usar também os tons do amarelo vizinho, você pode obter uma sala bem quente.

O verde deve usar tons mais suaves.... Não é necessário usar papel de parede verde - sejam flores, pratos de parede, cortinas, tule, isto é, algo que possa ser retirado da sala a qualquer momento. Embora uma sala de estar muito ensolarada seja perfeitamente protegida por cortinas de veludo verde escuro.

E o mesmo sofá alivia as dores de cabeça, diminui a pressão arterial e produz um efeito calmante geral.

Eu quero cores brilhantes - por que não, mas neutralize-as com tons pastéis de verde, amarelo e laranja. Vermelho, azul, roxo - cores profundas. Para que não sejam psicologicamente difíceis, é melhor utilizá-los como elementos decorativos: um quadro de um mar azul, um tapete roxo e um sofá, papoulas vermelhas em um vaso ou na parede.

Quarto

Em uma era de privação crônica de sono, a atmosfera psicológica do quarto é um dos aspectos mais importantes da saúde. Vamos dar uma olhada no esquema de cores desta sala.

  • Paredes azuis refrescantes "esfriam" os pensamentos, relaxam o sistema nervoso e dão vigor pela manhã. Vale a pena escolher companheiros bege e amarelos.
  • Tons de verde descorado com amarelo claro, o pêssego são as cores da harmonia e tranquilidade. Não use verdes ricos.
  • O chocolate profundo com um toque bege é o interior de pessoas confiantes. Mas é muito importante tentar evitar o padrão de tonalidade nos têxteis.
  • Uma verdadeira dama pode pagar um quarto lilás. Apenas com muito cuidado você precisa combinar com tons mais escuros.
  • Para os homens, além do chocolate, o preto e o cinza são perfeitos, possivelmente em combinação com o branco. Essas cores monocromáticas irão estabilizar umas às outras e ao seu sistema nervoso.

Cozinha

Se você quer ver o apetite de seus familiares, escolha tons verdes suculentos para a cozinha, bem como laranja brilhante, amarelo, vermelho - as cores de vegetais e frutas. Eles podem ser refletidos em paredes e fones de ouvido, avental e pratos. Mas o azul e o azul ajudarão a controlar o apetite, e é por isso que a ideia de pisos, paredes e fachadas 3D em um tema marinho é tão interessante. A cor natural da madeira vai relaxar. Muitas vezes é combinado com bege, creme, azul e verde.

Muitos estão interessados ​​em saber se a cozinha pode ser feita em preto. Por que não. Se a cozinha estiver ensolarada, não vai deprimir. Mas o branco não deve ser usado em grandes quantidades por pessoas com tendência ao excesso de peso - ele desenvolve o apetite.

Crianças

As crianças são criaturas excitáveis ​​com pouca concentração. Eles mudam rapidamente de uma atividade para outra. Isso é o que deve ser levado em consideração ao projetar um berçário para crianças de diferentes idades.

  • Crianças menores de três anos é importante estar entre tons calmos, então use cores pastéis sem grandes desenhos.
  • A partir dos três anos a criança necessita cada vez mais do seu próprio local de trabalho, pelo que a divisão será dividida em zona de trabalho, zona de descanso e zona de dormir. Cada um pode ter sua própria cor, mas juntos devem haver harmonia. Além disso, nessa idade, é extremamente importante levar em consideração o psicótipo do bebê: o azul, o verde claro ajudam o hiperativo a relaxar antes de ir para a cama. O vermelho brilhante terá um papel positivo na concentração da atenção, mas em pequenas quantidades - um abajur, uma caneta, um pôster. Rosa, azul, marrom, verde e amarelo são adequados para a área de jogo.
  • Em adolescentes com uma mudança no background hormonal, as preferências de cores também mudam: as meninas gostam de lilás, roxo, verde claro, oliva, azul e, claro, rosa; caras preferem azul, marrom, preto. Você não precisa interferir na escolha da cor, mas se ficar alarmado com a combinação das cores selecionadas, busque um conjunto mais competente.

Dicas úteis

Para cada pessoa, em um nível subconsciente, é importante estar em um ambiente confortável. Do ponto de vista da psicologia da cor, para uma sensação de conforto, recomendamos ouvir para as seguintes dicas:

  • Antes de criar o interior, considere e desenhe cuidadosamente as configurações e dimensões da sala, incluindo a altura do teto e as dimensões das janelas e aberturas das portas;
  • desenhe uma imagem colorida da maneira que você gostaria de ver: paredes, piso, teto, móveis, tecidos, portas e janelas, lâmpadas;
  • lembre-se de que lado as janelas ficam: em uma sala escura, o acabamento deve ser mais claro;
  • especificar o material do estofamento, cortinas: o cetim tornará o quarto mais claro, veludo - mais rico;
  • se o modo de vida do dono do quarto envolver o sono diurno, é necessário prever escurecimento das janelas;
  • em locais de descanso e sono, cores vivas são apropriadas na forma de acentos, mas não como papel de parede;
  • paredes e teto claros tornarão o cômodo visualmente maior;
  • recomenda-se não usar mais do que três cores no design, mas com uma combinação competente de tons pode fazer mais.

A psicologia da cor no interior é descrita no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário