Cor laranja no interior: como afeta uma pessoa e como melhor utilizá-la?
A cor laranja é justamente considerada uma das mais brilhantes, e tal sua expressividade e cativação assustaram designers e pessoas comuns por muito tempo pensando em design de interiores. Agora os tempos mudaram, e hoje você não deve se limitar na hora de escolher uma paleta, e uma laranja incomum pode ser uma excelente solução que vai enfatizar a sua individualidade na concepção de um apartamento.
Influência em uma pessoa
Em termos gerais, o laranja é uma mistura de vermelho e amarelo. Um deles assume máxima atividade e energia, provoca ação, enquanto o outro é percebido como uma espécie de calor abstrato, positivo. Como resultado, acabou sendo um dos tons mais positivos e calorosos, que certamente agradará a todos os que têm tendência a um comportamento sociável e emocional e podem criar. Em particular, o laranja está incluído na lista de cores favoritas da maioria absoluta das crianças.
Demonstrou-se que a laranja estimula o cérebro e o sistema digestivo. Em quantidade medida, a laranja é capaz de alegrar muito, mas você precisa ter certeza de que não sobe em demasia, porque a psique se cansa rapidamente com o brilho excessivo, e o entusiasmo é substituído pela apatia. Além disso, como acentos pontuais, essa sombra é muito necessária no escritório ou na cozinha.
Se houver algo laranja na sala, então, provavelmente, será o destaque principal - tal acessório não pode ser esquecido. Ao mesmo tempo, a laranja é tão quente que não é aconselhável usá-la em ambientes quentes e abafados - só vai agravar as sensações. Neste caso, os tons escuros de cor devem ser escolhidos para reduzir visualmente grandes salas, e vice-versa, em salas pequenas apenas cores claras são adequadas.
Tons
O laranja é incomum porque, entre seus muitos tons, não há nenhum nem remotamente frio - todo o esquema de cores é mantido estritamente em uma paleta quente. Isso aconteceu por uma razão, porque muitas frutas deliciosas do sul que requerem calor e sol para amadurecer têm tons de laranja com seus nomes: estes são damascos, laranja, abóbora e pêssego. Você também pode adicionar mel a todas essas iguarias.
Ao mesmo tempo, em uma sala, o brilho excessivo pode pressionar inadequadamente, de modo que tons relativamente modestos e suaves, como terracota, bronze, salmão ou ocre são geralmente escolhidos para a decoração de interiores.
É verdade que, se você usar laranja em uma dosagem razoável, poderá se concentrar na expressão máxima - neste caso, a laranja clássica, o coral ou o âmbar virão em seu socorro.
Combinações com outras cores
O laranja combina bem com a maioria das cores conhecidas, mas geralmente não é combinado com outros tons brilhantes - para um interior, será uma mensagem emocional muito poderosa. Talvez o mais adequado para laranja e seus tons sejam pastéis - o design branco e laranja parece bastante calmo, mas ao mesmo tempo anima um pouco. Pela mesma analogia, uma combinação cinza-laranja parece boa, assim como uma combinação de laranja com bege.
Para aqueles para quem as opções acima não fornecem uma quantidade suficiente de cores, existe uma combinação de laranja e amarelo.
Ainda é o mesmo design muito quente, mas com uma quantidade reduzida de agressividade - como o verão na infância. Alternativamente, você pode combinar cores quentes com cores frias - por exemplo, o laranja sobre um fundo de azul acentuado vai lembrar as férias e o mar, que às vezes é muito apropriado em nosso clima.
Quanto às combinações verdadeiramente brilhantes, eles são muito amadores. Por exemplo, na natureza, laranja e verde claro são combinados com bastante frequência, mas contemplar sua combinação o tempo todo, mesmo dentro de casa, é difícil de perceber. Lembre-se de que o laranja em si é um sotaque, então ele precisa de um fundo calmo em vez da companhia de outro tom excessivamente claro.
Aplicação em várias dependências
Cada cômodo em um apartamento provavelmente tem um propósito especial e deve criar um clima apropriado, portanto, seria ingênuo supor que todas as habitações são acabadas de acordo com o princípio geral. Este é o caso do laranja - em algum lugar é mais apropriado e em outro menos. Definitivamente não vale a pena desistir disso, especialmente se você realmente quiser, você só precisa entender claramente onde e quanto é necessário para que não pareça fora do lugar brilhantemente.
Cozinha
Esta sala é considerada uma das melhores para usar laranja no seu interior, pois são poucos os locais menos adequados para o máximo descanso e relaxamento. Pelo menos aqui você só come. O bom apetite é estimulado por essa cor, e os tons alaranjados também aumentam a sociabilidade.
Para a cozinha, laranja e branco seriam uma boa combinação.
Ao mesmo tempo, recentemente, o laranja aparece com frequência até nos aventais - estampas “deliciosas” com a imagem de frutas estão se tornando cada vez mais populares. Um tema semelhante é muito comum na produção de papéis de parede, que podem ser usados para colar na parede da mesa de jantar. Finalmente, hoje você pode até comprar uma geladeira laranja e, em combinação com outros móveis da mesma cor, criará uma sensação única de integridade do design e consideração do interior.
Quarto
No quarto de dormir, é muito importante não exagerar no brilho, pois essas cores costumam estimular a atividade, enquanto no quarto tudo deve ser propício ao relaxamento, e não distraí-lo. Por essa razão, os tons em que a agressão não é traçada são os mais apropriados aqui - são, em primeiro lugar, o salmão, o damasco e o pêssego.
As opções de cores descritas ficam ótimas no caso de têxteis, especialmente porque há sempre muito no quarto. Aqui, a escolha por tal sombra permanece ou a própria cama, que pode ser coberta com uma colcha do tom adequado, ou cortinas. Ao mesmo tempo, não se pode dizer que as opções de laranja verdadeiramente brilhante são completamente proibidas, mas se houver tais acessórios, eles devem ter acentos relativamente pequenos, claramente visíveis, mas geralmente não distraem do sono.
Sala de estar
Na sala, os tons laranja são usados como um destaque brilhante, que visa intensificar o interesse pela comunicação, pois é aqui que você recebe os hóspedes, e também se reúne aqui com sua família. Em média, pode haver bastante laranja aqui, mas o quarto inteiro não é dado a ele - ao contrário, é um bônus claramente visível. Como exemplo, é frequentemente citada uma combinação de um sofá de couro laranja, que fica exatamente em frente a uma janela, com as mesmas cortinas.
Se nos restantes quartos ainda se pode fazer a decoração de interiores estritamente de acordo com os estilos populares, então a sala é o cartão de visita de todo o apartamento, pelo que é habitual mantê-la numa determinada direcção.
Se você acha que deve haver um lugar para o laranja na sua sala de estar, preste atenção aos estilos étnicos, minimalismo e country, enquanto para os clássicos esses tons brilhantes provavelmente são estranhos.
Banheiro
Nesta sala, o grau de adequação do laranja depende de como você percebe os procedimentos da água.Se esta é uma ótima maneira de você descansar e relaxar depois de um trabalho árduo, então a abundância de laranja ativa estará fora de lugar - novamente irá prepará-lo para um clima de luta, portanto, deve ser usado com cuidado e apenas em versões silenciadas . A situação parece fundamentalmente oposta, se você está acostumado a se revigorar com um banho refrescante pela manhã - aqui a laranja clássica contribuirá muito para atingir o objetivo principal.
Uma vantagem adicional do laranja no interior do banheiro é que todos os seus tons são quentes - tirar a roupa e mergulhar na água é ainda mais fácil quando não há dúvidas sobre o calor da atmosfera geral ao redor.
Corredor
Na maioria dos apartamentos, este cômodo é percebido puramente como um quarto auxiliar, mas é aqui que os tons de laranja podem ser muito apropriados. Para a maioria das pessoas, voltar para casa é um evento bem-vindo, mas é o saguão de entrada que encontra o proprietário primeiro, e é sobre seus ombros que cria a atmosfera de chegada. Sendo o laranja uma das tonalidades que te deixam de bom humor, a sua utilização aqui pode mais uma vez lembrar-te que como já estás em casa tudo correrá bem.
Ao mesmo tempo, é inadmissível que seja o hall de entrada que deixa a impressão mais viva em todo o apartamento, porque nem os proprietários nem os hóspedes devem ficar aqui por muito tempo.
Por esse motivo, opta-se por tons moderados - por exemplo, algo como ocre seria a melhor solução.
Quarto infantil
Mencionamos acima que a maioria das crianças adora laranja, então seu uso em um berçário quase sempre parece apropriado. Até o chão ou teto podem ser pintados nesta cor, sem falar nas paredes, móveis ou acessórios. É preciso lembrar que nos primeiros anos de vida o bebê não precisa de brilho excessivo, caso contrário você simplesmente não consegue colocá-lo para dormir, e em algum momento desde a adolescência as crianças costumam se recusar a perceber o brilho excessivo como um sinal de "infância".
Assim, é possível focar no laranja brilhante no interior do quarto de uma criança de cerca de 3 a 12 anos, mas também aqui algumas características devem ser levadas em consideração. Por exemplo, o brilho enfatizado ajudará a sacudir um bebê muito calmo que não mostra o devido interesse pelo mundo ao seu redor, mas algumas crianças já são muito ativas e, para elas, esse estímulo será definitivamente supérfluo. Ao mesmo tempo, é importante deixar claro para a criança que diferentes locais e diferentes horários são alocados para estudo e recreação, portanto, é aconselhável focar no laranja apenas na área de recreação do berçário.
Para que estilo de interior é adequado?
O laranja não é amplamente utilizado no design profissional há muito tempo, pois não se encaixa na maioria dos estilos clássicos, a menos que estejamos falando de alguns tons próximos ao amadeirado. Os clássicos anseiam por tudo que é rigoroso, mesmo as cores tipicamente vivas costumam parecer menos expressivas.
Etnia, por exemplo, é outra questão. Os estilos folclóricos de diferentes países estão acostumados com a utilização de quaisquer meios e materiais disponíveis, além disso, o resultado pode ser visualmente chato, pois muitas vezes era a cor em cores vivas que permitia evitar acinzentados inadequados em tudo.
Uma lógica semelhante é explorada pelo minimalismo moderno - a rejeição de detalhes "desnecessários" na forma da mesma textura às vezes provoca melancolia, já que o olhar não tem nada para captar, de modo que um acento brilhante se torna o destaque do interior.
Para o country, os tons laranja são em geral quase chave, sem eles simplesmente não será possível resistir a um ambiente no estilo adequado.
Exemplos incomuns
O primeiro exemplo mostra como uma sala de estar pode ser ensolarada e alegre se você usar uma combinação clássica de branco e laranja. Em combinação com a iluminação natural brilhante, os detalhes nos sofás laranja simplesmente não permitirão que os membros da família fiquem tristes - o interior em si ajuda a melhorar o clima.
Se quiser que uma gota de calor e verão penetre no quarto, você pode adicionar laranja lá também, mas com cuidado. Neste caso, a ênfase principal é colocada na parede da cabeceira - antes de ir para a cama não é realmente visível, mas em geral “isola” o quarto. Além disso, esse design ecoa com almofadas e tecidos, criando uma aparência holística.
Usando a cozinha como exemplo, vemos um exemplo de verdadeira originalidade. O designer não teve medo de recorrer a uma combinação bastante ousada de laranja e preto, mas a abundância de luz natural deve dissipar a impressão ligeiramente sombria de tal escolha. Como podemos constatar, todas as laterais dos móveis foram deixadas laranja, inclusive o balcão do bar, que mais uma vez enfatiza a exclusividade do gosto do cliente.
No banheiro, nada vai atrapalhar o relaxamento sofisticado se o laranja for selecionado em cores suaves. Por exemplo, esta banheira transparente cor de mel profunda está associada ao calor, mas não estimula a atividade, mas permite que você relaxe.
O comentário foi enviado com sucesso.