Como usar a cor oliva no interior?
A escolha do esquema de cores ao criar uma composição interior é de grande importância. É dele que dependem a percepção estética do espaço e o grau de conforto. Não é por acaso que a cor azeitona faz parte da paleta de cores exigidas: devido à sua percepção psicológica, consegue trazer para a divisão o estado de espírito pretendido, adequado a todos os membros da família.
Você aprenderá como usar essa cor corretamente com o material deste artigo.
Descrição
A cor oliva ou oliva não é universal. É complexo, não convive com todos os contrastes de cor e não aceita coisas aleatórias no interior de uma determinada divisão. Não pode ser chamado de alegre e dinâmico, mesmo que seja bastante intenso. Em vez disso, é a cor da calma, do bem-estar e de algum tipo de estabilidade.
Ele é capaz de mudar sua cor emocional dependendo da cor do companheiro. É isso que às vezes determina a escolha do estilo de interior. Por exemplo, junto com o ouro, fará um excelente dueto em um design clássico, se não houver ouro, parece modesto, precisando de acentos brilhantes. Não pode ser chamado de suculento, para alguns pode parecer deprimente.
Dependendo da temperatura e da saturação do tom, a cor oliva pode entrar em sintonia com a paz e harmonia interior, acalmar, distrair de tudo, mostrar indiferença. Ao mesmo tempo, pode criar uma aura de mistério e eufemismo. Portanto, a escolha do tom deve ser abordada minuciosamente. Ao mesmo tempo, a cor da azeitona pode ser combinada com as cores brilhantes da paleta de cores.
Tons
A paleta de cores verde-oliva inclui diferentes tons, por exemplo:
- azeitona clara;
- azeitona cinza;
- verde oliva;
- bege e verde-oliva;
- cor de salgueiro-chorão;
- agrião;
- ouro polido;
- ramo de oliveira;
- azeitona militar;
- pântano de oliveiras;
- azeitona escura.
Apesar da rica gama de tons de cores, todos eles são silenciados e precisam de uso dosado. Com uma abundância de qualquer um deles, o interior se tornará monótono e deprimente.
Que cores ele combina?
Dependendo do uso de uma cor contrastante, ao decorar o interior, a cor oliva pode adquirir diferentes cores emocionais.
As melhores opções de cores harmoniosas são combinações da cor oliva com:
- branco, coral claro e marrom;
- matizado variegado e branco;
- bege, vinho e marrom;
- branco e mármore;
- branco, leitoso e dourado;
- branco, laranja e amadeirado;
- branco, areia e corre.
A cor oliva, dependendo do grau de saturação, permite a combinação de dois tons relacionados. Com a ajuda da cor azeitona, é possível criar composições interiores luminosas, pois permite uma combinação não só com cores naturais, mas também com outros tons da paleta de cores.
Por exemplo, esta cor é complementada com contrastes para criar um interior claro:
- amarelo-limão e roxo;
- laranja-vermelho, vinho ou terracota;
- acentos verdes e azuis;
- amarelo com laranja;
- laranja arenoso ou roxo.
Quanto a outros contrastes, muitas vezes parecem negativos. Por exemplo, se você adicionar preto, terá que desenhar o interior com cores claras. O vermelho é completamente inapropriado aqui, o azul raramente é usado.
Um companheiro branco é vital para prevenir a coloração depressiva.
Regras de acabamento
Dependendo do tipo de cor oliva que se decida utilizar para a decoração de interiores, o seu volume dependerá na hora de traçar o projeto de uma determinada divisão. mas ao mesmo tempo os estilistas prestam atenção a várias regras-chave para o uso harmonioso da cor.
- Ao escolher um tom, você precisa levar em consideração o estilo de interior tomado como base para o design.
- É impossível permitir cores diferentes nos cômodos da residência para evitar desconforto emocional ao entrar em um cômodo com elementos de cor oliva.
- A cor é complexa e, portanto, não há necessidade de complicá-la ainda mais com um padrão ornamentado ou textura intrincada.
- Num espaço limitado, não deve ser muito, basta limitar-se ao tamanho dos acessórios de interior.
- Não é necessário criar um espaço oliva de uma zona funcional: é necessário suporte para a cor oliva, mas um excesso de peso em um local é inaceitável.
- Independentemente da saturação da cor oliva selecionada, a falta de iluminação tornará o interior opaco, as tonalidades do fluxo luminoso não devem ser frias.
- Os tons neutros por si só não são suficientes para a cor oliva, portanto, uma cor positiva deve ser incluída no interior.
- O número de tonalidades ao traçar um desenho deve ser de pelo menos quatro. Ao mesmo tempo, é permitido incluir no design uma cor oliva adicional relacionada para adicionar versatilidade ao interior.
- É impossível combinar a cor azeitona escura com o preto, especialmente em quartos pequenos.
- Para evitar o efeito do pessimismo, é preferível dar preferência aos tons azeitona claros.
- Você precisa selecionar a cor, focando na lateral da saída das janelas para evitar a distorção da cor. Por exemplo, se a janela estiver voltada para o norte, a cor oliva aparecerá mais fria.
Quanto à textura, tudo aqui vai depender do estilo escolhido. Por exemplo, em um estilo rústico, a preferência deve ser dada a têxteis feitos de fibras naturais. Se o design for no estilo veneziano, é mais conveniente confiar na textura do gesso veneziano. Nesse caso, uma parede de realce com brilho perolado ficará muito impressionante.
Opções de acentos de oliva
Dependendo da decisão estilística adotada, a azeitona pode ser usada em várias coisas. Nesse caso, a finalidade de uma determinada sala também é de grande importância.
Sala de estar
Se for necessário escolher uma cor para a sala, eles olham para sua iluminação e características de design. Por exemplo, pode-se fazer as saliências das paredes ou da área da lareira, um nicho com estantes para livros, ou a parte da parede que tem o sofá como destaque principal da sala com oliva. Se a decisão de usar cor no estofamento dos móveis for escolhida, as paredes não devem ser oliva - isso é demais.
É possível combinar uma cor com suporte usando-o em:
- material para pufe e sofá;
- revestimento de parede e cor de moldura;
- nicho de parede e vaso de chão;
- papel de parede de destaque e tampo de mesa de centro;
- têxteis de cortinas e candeeiros de pé de candeeiros de mesa localizados em mesas laterais;
- cortinas e decoração de teto;
- o material das capas dos móveis estofados e a cor do vaso de flores;
- material de almofadas e cortinas.
Quarto
É preferível usar uma cor verde-oliva claro no quarto, e deve ser dosado. Ao mesmo tempo, não é necessário que o tom oliva domine o esquema de cores. Às vezes, parece melhor como um complemento de uma cor interior diferente. Por exemplo, ele pode ser usado para adicionar versatilidade a um quarto rosa e verde.
Em geral, pode ser aplicado como:
- Capa de almofada decorativa;
- colcha de cetim ou cobertor macio;
- tule claro ou cortinas transparentes de diferentes cortes;
- pufe e carpete;
- papel de parede para a parede de destaque na cabeceira da cama;
- penteadeira (em tom claro);
- porta-jóias decorativas;
- abajur, abajur ou abajur de mesa;
- terminando o teto ou lâmpada de teto.
Cozinha
A cozinha precisa de dinâmica e, portanto, o tom oliva deve ser usado aqui junto com um contraste brilhante. Por exemplo, pode ser um lindo ladrilho para um backsplash de cozinha ou descascado com um padrão em um estilo específico. Podem ser combinações de tons relacionados de oliva com laranja, vinho ou amarelo limão.
Alternativamente, você pode aplicar a cor oliva em:
- fachadas de chão e armários de parede de um conjunto de cozinha;
- as cores do avental da cozinha e das paredes internas do nicho, rack;
- pernas de apoio da mesa de jantar e cadeiras;
- cortinas de janela e toalhas de mesa da mesa de jantar;
- capas de assentos para cadeiras e bandejas de pratos;
- desenho, pintura ou moldura;
- acabamento do teto ou abajur;
- material de papel de parede e vasos de flores.
Corredor
Sempre há pouca luz no corredor, porque muitas vezes é projetado sem janelas. Neste caso, a azeitona deve ser clara e deve ser complementada por uma companheira branca. Isso permite que o desequilíbrio visual seja prolongado e não permita a entrada no túnel escuro.
Além de tornar uma das paredes verde-oliva, você pode tentar usar o tom oliva em elementos de interior como:
- módulos de vestiários;
- uma parede de uma prateleira de despir ou um destaque especial para um espelho;
- Cremalheira de nicho iluminada para chapéus, luvas, cachecóis;
- parte da parede com uma pequena galeria de fotos localizada nela;
- Painéis de parede em plástico ou papel de parede em material lavável;
- decoração da porta da frente e da lâmpada do teto.
Crianças
Para que o tom oliva não force o subconsciente da criança, é preciso escolhê-lo corretamente. Por exemplo, ele não só não deve dominar, mas também não pode ser brilhante como o ácido. Em vez disso, será uma adição a um dominante diferente.
Se este for o quarto de uma menina, basta que a cor apareça no colorido da roupa de cama, na decoração do abajur.
Para meninos adolescentes, você pode incorporar uma paleta de pintura em sua parede, escolhendo, por exemplo, papel de parede de grafite. Além disso, a azeitona pode ser usada como um elemento de área de esportes, área de recreação, carpete. Pode ser parte de um canto de escola (por exemplo, usado para decorar a frente de uma carteira ou seus acessórios).
Quanto menos for, mais brilhante pode ser.
Seleção de estilo
Se você abordar o design de sua casa com toda a responsabilidade, poderá tomar diferentes ramos do design como base para o estilo. Por exemplo, a azeitona branqueada pode decorar tendências clássicas, que incluem clássico, classicismo, neoclassicismo. Ao mesmo tempo, moldes de ouro e estuque devem ser adicionados à azeitona branqueada. Esses são atributos indispensáveis das tendências clássicas que se esforçam para demonstrar a solenidade do palácio.
Quando se pretende criar um interior moderno, a ênfase está nos materiais modernos, na sua concisão, mas ao mesmo tempo uma certa elegância. Por exemplo, se for moderno, você pode usar plástico verde-oliva claro, superfícies metalizadas para o design. Esta é uma excelente solução para o interior da cozinha, sala, bem como apartamentos tipo estúdio. O estilo minimalista permite a utilização de papéis de parede verde-oliva, cortinas, pratos, mas sem estampa e textura complexa.
Quando se trata de áreas como estilo étnico, você precisa pensar em cada pequena coisa. Por exemplo, para o estilo árabe, é importante mostrar a abundância de tecidos e móveis esculpidos, portanto, você pode usar a cor oliva tanto no material da roupa de cama, almofadas, cortinas, quanto na decoração de uma cama ou poltrona . Se quiser usá-lo em um tipo de design rústico, é preciso ter muito cuidado para não transformar o interior em uma espécie de caixa de madeira.
Aqui você precisa tirar a falta de luz, deve haver um pouco de acabamento verde-oliva. Por exemplo, em um quarto escuro, cortinas verde-oliva desbotadas ficarão melhores do que um sofá escuro e até mesmo verde-oliva acinzentado.
Quanto à adição de tons de cinza à azeitona, esse tom fica ótimo em quartos banhados pelo sol. Para a harmonia de sua percepção, é aconselhável contar com o alto custo da textura, ao invés de complementá-la com várias cores variadas.
Exemplos no interior
Nada vai lhe dizer mais sobre as possibilidades de design usando a cor oliva, como exemplos ilustrativos.
Uma sala com zoneamento de espaço funcional.
Uma expressiva combinação de azeitona, de temperatura diferente.
Interior em cores claras.
Sala de estar clássica com cor oliva.
O interior é em estilo moderno.
Um exemplo de bom contraste de tom oliva.
Design marcante em estilo moderno.
Cozinha aconchegante com elementos de oliva.
Interior do corredor com elementos verde-oliva.
Estilo vintage com cor verde-oliva.
O comentário foi enviado com sucesso.