O uso da cor menta no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tons
  3. Combinação com outras cores
  4. Opções de design de sala
  5. Exemplos no interior

Então, você quer chegar em casa do trabalho, relaxar, se sentir em casa, desfrutar da tranquilidade ... É improvável que cores vivas e chamativas e todos os tipos de detalhes no interior contribuam para isso. Mas que dizer, então, de escolher uma tonalidade para que a casa fique calma e ao mesmo tempo fresca, bem como com luz a qualquer hora do dia?

À primeira vista, parece uma escolha muito difícil. Mas existe uma saída. A paleta de menta é uma ótima solução no interior. É adequado para colocar realces e como cor primária ou secundária para qualquer divisão. Vejamos mais de perto todas as vantagens desta cor e as regras de utilização.

Peculiaridades

A cor menta é muito calma. No entanto, essa cor não faz jus ao nome - ao contrário das folhas de hortelã, que têm um tom mais herbáceo, é uma mistura de verde e azul, ligeiramente diluída em branco. Tons de menta são usados ​​para decorar locais públicos e aposentos.

Como mencionado anteriormente, a cor de menta tem um efeito benéfico na psique: acalma, refresca e entra em sintonia com o trabalho, permite que você organize seus pensamentos. Não cansa os olhos em nenhuma quantidade. Portanto, essa tinta é adequada para o design de qualquer ambiente, é claro, com uma combinação de diferentes cores e detalhes.

A cor menta cria uma sensação agradável, por isso pode ser aplicada em uma sala bem iluminada. Combina com outros tons, criando composições únicas.

Tons

Existem muitos tons desta cor: do azul claro ao turquesa brilhante. No entanto, existem quatro tons principais de hortelã:

  • mentol;
  • turquesa claro;
  • pistache;
  • onda do mar.

Pode-se argumentar que a cor menta está na fronteira das cores quentes e frias. Basta adicionar outra tonalidade e ela mudará irreconhecível: por exemplo, se você adicionar amarelo, ele adquirirá maciez e calor, e se for azul, a cor ficará mais fresca e mais fria.

Vamos dar uma olhada rápida em cada sombra.

  • Mentol é uma cor que literalmente exala frescor. Ele vai dar frescor, leveza ao ambiente e também expandir visualmente o ambiente.
  • O turquesa claro é um tom mais quente de menta, é um tom primaveril, leve e suave que relaxa e ajuda a relaxar.
  • Pistache - perto do verde. Ao contrário dos tons anteriores, não tem essa frieza, mas, ao contrário, irradia calor, energiza e positivamente.
  • A cor aqua lembra um mar azul-celeste quente, mas ao mesmo tempo, em combinação com outras tonalidades, torna-se mais fria.

Dependendo de sua concentração, um próximo ao turquesa pode apresentar propriedades calmantes, e um mais brilhante, ao contrário, induz à ação.

Combinação com outras cores

A combinação de hortelã com outros tons muda suas propriedades e qualidades. Uma das combinações mais vantajosas é um conjunto de lavanda e menta. Como a lavanda também recebe o nome da flor, sua combinação com a menta parecerá natural e orgânica. O lilás lilás também combina bem com ele, criando uma nota sofisticada.

Combinar o branco com esta cor parece muito fresco, mas você não deve exagerar para não causar o efeito da esterilidade hospitalar. Se você combinar essas duas cores com sucesso, poderá expandir visualmente o ambiente. Aqui está um bom exemplo de design.

Não é uma combinação muito boa de menta com azul ou verde, pois são muito semelhantes. Mas se você escolher mentol ou pistache como sotaque, terá uma solução de design muito interessante. Fúcsia ou coral combinam-se com o azul-esverdeado, se você fizer deste último um fundo claro. Uma mistura de pêssego com esta cor também é adequada - esta combinação dará ao seu ambiente leveza e conforto.

Se você quer fazer um banheiro tranquilo, uma combinação de cinza com mentol ou turquesa claro é perfeita para isso. Você pode pintar uma parede em uma cor de menta ou torná-la o pano de fundo para peças de cinza, branco, metal e grafite. Você também pode fazer o ambiente em tons de branco e cinza, acrescentando detalhes em tons de menta.

Não se pode deixar de prestar atenção à união de duas cores naturais - marrom e menta. Nesse caso, o marrom serve de moldura para o mentol e enfatiza seu frescor e tranquilidade, adicionando aconchego. O amarelo menta é uma combinação bastante ousada, uma vez que à primeira vista são tons totalmente incompatíveis. Com uma colocação competente de acentos, tal tandem acabará sendo bastante harmonioso: o amarelo aquece e o menta, ao contrário, esfria.

A combinação de menta e bege é a mais confortável, caseira e tranquila. Normalmente, esse interior é complementado por detalhes em preto e branco. Preto com menta é uma combinação da moda.

Com esta solução, seu quarto ficará simples e casual, mas ao mesmo tempo elegante.

Opções de design de sala

Muitas pessoas se perguntam como equipar um ambiente com esta cor: quais combinações são adequadas para diferentes ambientes, quais detalhes devem ser feitos na cor menta, como decorar corretamente as paredes, piso e teto e como colocar os realces corretamente. Vamos tentar entender essas questões considerando as opções de design para cada cômodo separadamente.

Corredor

É esta divisão que dá a primeira impressão da sua casa. Portanto, é muito importante cuidar do design correto desta sala.

É sabido que tais salas auxiliares normalmente não têm janelas, pelo que a cor menta caberá perfeitamente no interior e o tornará mais claro. Além disso, a combinação de mentol com branco ajudará a expandir visualmente o ambiente. Um teto branco como a neve, paredes claras de hortelã e um piso escuro - e seu quarto ficará visualmente maior.

Cozinha

Este é o lugar onde todas as anfitriãs passam a maior parte do dia. Portanto, é extremamente importante equipá-lo adequadamente para que seja agradável e confortável estar nele. A cor menta é versátil e, portanto, adequada para a cozinha. Embora muito ousado no design de cozinhas, é bastante fácil de trabalhar. Na maioria das vezes, as fachadas da cozinha são mentol ou turquesa claro. Esses móveis criam um ambiente descontraído, podem ser colocados sobre um fundo de metal ou grafite.

Se você deseja uma cozinha com cores vivas de frutas, uma combinação de tons de menta com vermelho, amarelo e laranja é perfeita para você (esta última cor é notável para aumentar o apetite e animar). Esta combinação é uma solução moderna e ultramoderna. O interior de uma pequena cozinha deve ser feito em branco e cores menta claras. Os elementos da árvore também servem para esse propósito.

Se você quiser fazer uma cor de menta como fundo, você pode diluí-la com detalhes cativantes: plástico ondulado, metal, peças de madeira e vidro, ou, ao contrário, organizar detalhes de menta na cozinha na forma de painéis, cadeiras, toalhas , pinturas e assim por diante.

Para criar uma cozinha confortável em cores quentes naturais, basta fazer o fundo bege ou arenoso com menta, as flores de interior vão caber perfeitamente nesta composição.

Você também pode adicionar detalhes em tons de lavanda, rosa ou lilás.

Banheiro

No banheiro, toda a paleta de menta pode ser usada com segurança como cor principal. Afinal, é nesta sala que o estilo marinho parece mais natural. A sombra mentol pode ser usada para o fundo.Você também pode adicionar detalhes em turquesa claro: cortinas de banheiro, toalhas, persianas e assim por diante. O uso de superfícies brilhantes e reflexivas trará frescor e ampliará visualmente o ambiente.

Uma solução de banheiro interessante e ousada - ladrilhos de hortelã nas paredes e no chão. Nas paredes, você pode usar painéis na parte inferior da parede e azulejos na parte superior. É importante lembrar que não podem ser utilizadas mais de três tonalidades em uma sala, para não sobrecarregar a composição. Se você quiser usar os ladrilhos apenas no chão, as paredes podem ser coladas com papel de parede não tecido ou pintadas com tinta de emulsão de menta à prova d'água.

Sala de estar

A sala de estar é a divisão para a qual trazemos os hóspedes. Claro, é importante que nossos amigos e parentes se sintam confortáveis ​​e acolhedores para passar um tempo nele. A cor menta é uma excelente escolha para decorar um quarto como este, porque esta cor é muito acolhedora e calma, e um quarto feito nesta cor é espaçoso e luminoso. Se a sua escolha são paredes cor de menta, então a presença de pinturas que retratam a natureza em uma sala criará um clima alegre e primaveril. E os móveis em tons pastéis e claros amenizam a excentricidade do design.

Bem, se as paredes da sala são em cores contrastantes ou brancas, então os móveis em ricos tons de menta vão adicionar notas brilhantes. Cortinas turquesa claro também são adequadas neste caso. A decoração bege ou creme trará calor ao salão. Se você deseja criar uma composição dinâmica, coloque móveis escuros contra o fundo de paredes de hortelã.

Quarto

Como você sabe, este quarto foi projetado para relaxamento e privacidade. O quarto pode ser projetado de forma que seja confortável para você e não para outra pessoa. Ou seja, o interior desta sala depende totalmente dos seus desejos. É melhor usar tons de menta em cortinas, roupas de cama e travesseiros. O uso de mentol como pano de fundo também é permitido. Neste caso, adicionar detalhes de madeira é encorajado para equilibrar a paleta.

Para criar um interior de quarto delicado, você precisa de uma combinação de branco, bege, creme, rosa claro, areia e pêssego com hortelã. Para adicionar acentos, escolha cores mais brilhantes.

Crianças

A cor menta é neutra e não tem referência de gênero, é perfeita para um quarto para menino e menina. Basta diluir o tom turquesa claro com rosa, e será lançada uma paleta para um quarto feminino. Um fundo de menta, superfícies de delicada cor rosa ou carmesim, almofadas roxas brilhantes - e o berçário está pronto. Além disso, um tapete cor de menta ou água-marinha será apropriado nele. Para fazer um quarto para um menino, você pode usar uma combinação de hortelã com azul brilhante ou azul.

No entanto, é importante lembrar que os tons de azul devem ser cuidadosamente combinados com tons mentolados para que a paleta não se misture.

Exemplos no interior

Como vimos, a cor menta no interior é universal. É adequado para qualquer divisão e divisão, o principal é colocar correctamente os realces, dependendo do que pretende realçar e como pretende ver a divisão - claro ou escuro.

E para terminar, algumas ideias interessantes para o interior.

  • Sala de estar em estilo kitsch marrom menta.
  • Cozinha fresca em estilo minimalista.
  • Um quarto de pistache que lembra o verão.
  • Um corredor que parece visualmente mais largo devido à combinação dos elementos branco, menta e madeira.
  • Um ótimo exemplo de como ampliar visualmente uma pequena cozinha.
  • Pequeno banheiro muito aconchegante em cores menta.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário