A roda de cores no design de interiores

Contente
  1. Conceito de roda de cores
  2. Como escolher a cor certa
  3. Opções de interiores em várias salas

Numerosos estudos têm demonstrado que o estado psicoemocional de uma pessoa depende da paleta de cores com que é decorado o interior da sala onde a pessoa trabalha ou repousa. A percepção subconsciente depende das características individuais de uma pessoa em particular (preferências de cor, idade, tipo de personagem, estado de saúde, status social). Ao escolher, é importante levar em consideração não apenas as regras gerais e recomendações dos especialistas em design, mas também a finalidade das instalações específicas e os desejos dos proprietários.

Conceito de roda de cores

A pesquisa sobre o estudo do espectro da luz solar foi realizada pela primeira vez por Isaac Newton. Ele organizou as sete cores primárias em um padrão circular. Posteriormente, em pesquisas posteriores, os cientistas identificaram três cores básicas: azul, amarelo, vermelho e o resto das cores - verde, laranja, roxo e seus todos os tipos de variações (tonalidades) são formadas pela mistura das principais.

A roda de cores é um modelo circular do espectro de cores, em que a luminosidade muda com a distância do centro, o brilho da cor aumenta.

A utilização de um círculo na seleção de uma paleta de cores na decoração dos quartos permite evitar cores inconsistentes no interior e criar um estilo de design que corresponda totalmente ao escolhido.

A pesquisa científica provou que a visão humana pode perceber muitas cores e seus tons. O conceito dos principais elementos do espectro de cores o ajudará a não se perder em uma paleta tão diversa.

As cores do espectro são convencionalmente divididas em quentes e frias. Sua localização nos setores é claramente mostrada na imagem da roda de cores. As cores puras quase nunca são encontradas na decoração das instalações, exceto talvez em escritórios, cafés, clubes. Em apartamentos e casas, tons neutros e mistos de cores prevalecem no design, e os claros são usados ​​para acentuar os elementos do interior. As cores preto, branco, cinza (com seus tons) são adicionadas a eles.

Ao escolher, a maioria dos designers usa uma ferramenta simples, mas eficaz - a roda de cores.

Como escolher a cor certa

As cores para a combinação são selecionadas de acordo com a finalidade pretendida da sala a ser decorada. Com a ajuda da cor, é possível aumentar ou diminuir visualmente o espaço, criar no ambiente condições confortáveis ​​e aconchegantes que contribuem para um bom descanso. Para evitar erros de cálculo graves, é necessário familiarizar-se em detalhes com as regras básicas para combinar cores e as disposições gerais de design.

Não é um processo fácil, mas usar a roda de cores torna-o muito mais fácil para os designers. Uma condição importante deve ser sempre observada: em uma sala para uma combinação ideal, deve haver de 3 a 5 cores (não mais!). Outra condição indispensável é levar em consideração todos os elementos interiores (piso, teto, portas, rodapés), bem como todas as peças de mobiliário e decoração (pinturas, cortinas, lâmpadas, vasos, almofadas, acessórios) - literalmente tudo o que deve ser colocado nesta sala.

Atualmente, existem muitas rodas de cores para diversos fins e complexidades. Eles podem ser usados ​​para criar uma ampla variedade de esquemas de cores. Aqui estão os esquemas de teclas mais comuns para a correspondência de cores básicas do círculo.

  • Monocromático (analógico) - consiste em três tons adjacentes da mesma cor na roda de cores, percebidos visualmente de maneira uniforme e calma. Recomendado para decoração de quartos.
  • Complementar (contraste) - consiste em duas cores diferentes localizadas em setores opostos do círculo. Recomendado para uso em banheiros e toaletes.
  • Esquema de tríade inclui três cores, que são indicadas em um círculo pelos topos de um triângulo equilátero nele inscrito, é considerado um clássico e uma base na prática do design, e é mais comum no design de instalações residenciais. Se um triângulo não equilátero se encaixar, uma das cores com essa escolha será usada como um acento.
  • Policromo - de acordo com um círculo de cores mais complexo do que o básico, você pode escolher a combinação certa de quatro cores. Um quadrado ou retângulo inscrito em tal círculo indicará com seus vértices as cores com uma combinação harmoniosa. Nessa combinação, uma cor principal e duas complementares serão escolhidas, e a quarta se acentuará. Uma sala com um interior assim terá sempre um aspecto fresco e elegante.

Existe um conceito de combinação complexa de cores. Essa opção é boa por sua versatilidade e consiste em tons clássicos (branco, cinza, bege). As várias combinações de cores destes tons irão criar uma solução clássica moderna sem o menor risco, em que não haverá necessidade de mudar radicalmente o interior ao substituir móveis ou outros elementos.

Opções de interiores em várias salas

Antes de escolher um esquema de cores, você deve prestar atenção para que lado do mundo as janelas estão voltadas, que tipo de iluminação está no cômodo, que tipo de cômodo é em termos de funcionalidade (sala de estar, quarto, berçário, cozinha, corredor). As cores são combinadas em termos de luminosidade e saturação. Isso significa que na roda de cores eles devem estar equidistantes do centro do círculo. Essa distância caracteriza as propriedades físicas reais da cor.

Sala de estar

No interior da sala de estar, você pode usar com segurança o jogo de contrastar acentos cativantes. Eles trarão ostentação e alegria ao estilo.

Nas amplas salas de estar com janelas a norte, opta-se por tons quentes de escala natural como base do interior, nas pequenas prefere-se uma paleta fria - o que “expande” visualmente o espaço.

Quarto

O interior do quarto será combinado com suaves tons pastel para criar uma atmosfera relaxante e relaxante para uma estadia completa e confortável. Cores contrastantes ásperas são indesejáveis. Para maior conforto, é necessário colocar corretamente os acentos com a adição de branco e acessórios.

Crianças

Na hora de decorar uma creche, é importante levar em consideração vários aspectos: beleza e praticidade, alegria de estilo, funcionalidade, recomendações de psicólogos e designers na seleção de combinações de cores. Não são apenas as crianças nesta sala, os adultos muitas vezes também têm que cuidar delas. Os designers aconselham a escolha de tons claros ou até mesmo tomando o branco como base, e posicionar corretamente acentos coloridos brilhantes de elementos decorativos em um fundo claro.

Esse interior será claro e arejado, o que evocará emoções positivas nas crianças.

Cozinha

O melhor é decorar a cozinha com cores quentes, pois melhoram o apetite e acrescentam emoções positivas, e combinam bem com cores neutras. Se a cozinha estiver na zona sul, então, em vez de tons quentes, pode escolher uma combinação de tons mais frios, por exemplo, castanho e verde, que vão criar notas adicionais de conforto e uma sensação de estar perto da natureza.

O conhecimento básico da teoria das cores e o uso da roda de cores na tomada de decisões de cores para decoração de interiores na preparação para reformas simplificam muito esta difícil tarefa e evitam muitos riscos e frustrações com os resultados obtidos.

Você pode aprender mais sobre a combinação de cores no interior no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário