Cor castanha no interior
A paleta marrom é uma das mais procuradas na decoração de espaços residenciais e públicos. Os designers desenvolvem e implementam na prática opções de acabamentos novos e fora do padrão, que envolvem móveis e acessórios. Os tons saturados e neutros dessa cor não são capazes de aborrecer ou arruinar a impressão geral.
Vantagens e desvantagens
O marrom e todos os seus tons são considerados clássicos, sem eles é difícil imaginar um interior elegante e moderno. Junto com o branco, o preto e o cinza, os tons lacônicos e versáteis costumam formar toda a paleta de cores na decoração da casa, harmoniosamente complementados por toques brilhantes.
Junto com designers, psicólogos também aconselham o uso dessa cor na decoração da casa, pois é uma cor que afirma a vida, dá confiança, acalma e acalma. Segundo pesquisas, o marrom quase não atrai atenção, envolve e contém um segredo, mas não chama a atenção.
Para muitas pessoas, os tons naturais lembram uma vida confortável em uma casa de campo.
Se for escolhido um estilo conservador, as cores da madeira na decoração podem ser chamadas com segurança de manifestações de contenção cara. Pessoas que alcançaram independência financeira, que valorizam sua família e sua posição na sociedade, tendem a escolher uma rica escala de cor bege-marrom.
Como qualquer outra cor, o marrom no interior tem certas vantagens e desvantagens. A combinatorialidade, ou seja, compatibilidade estável com quase todas as outras cores, refere-se às suas vantagens significativas, bem como à variedade de meios-tons.
Quanto às desvantagens, são pequenas em relação às vantagens. Às vezes, uma faixa muito saturada e escura pode reduzir visualmente o tamanho da sala, portanto, em salas pequenas, esses tons devem ser usados com cautela. Esta regra é utilizada na pintura de paredes, assentando grandes áreas com ladrilhos. Desenhar em cores claras ajuda a suavizar essa impressão. Ao mesmo tempo, linhas e listras verticais em bege e marrom claro tornam o teto mais alto.
A paleta marrom nunca sai de moda e é extremamente prática.
Tons
Existem mais de 180 tons de marrom. A paleta de cores vai do delicado chocolate ao leite e nozes aos tons de madeira escura e chocolate, com variedades frias e quentes. As tabelas fornecem os nomes dessas sombras. O mais famoso deles:
- chocolate;
- porca;
- avermelhado;
- marrom avermelhado;
- café;
- conhaque;
- caramelo;
- wenge;
- terracota;
- café com leite.
O chocolate amargo frio pode ser complementado por alegres tons avermelhados e laranja-dourados, terracota muito clara. A regra básica ao escolher as cores é que não deve haver mais de 3 ou 4 tons próximos na gama ao mesmo tempo.... As texturas e texturas de tecidos, laca e azulejos e pedra, metal, couro natural e artificial, tecelagem e bordados, vasos de cerâmica e superfícies de vidro com uma tonalidade azulada ou amarelada funcionam perfeitamente no futuro ao criar um design de interiores.
É importante escolher a iluminação em vários níveis, o que ajuda a que a cor ganhe destaque.
Combinação com outras cores
A teoria da cor é baseada no conceito de uma roda de cores. Ele descreve todos os streamers de tons que emanam das cores de base. O marrom não é primário nem secundário, é formado pela mistura do vermelho com o verde e do laranja com o ultramar, forma um contraste com os tons opostos. Olhando de perto para o volante, é fácil criar uma cadeia de combinações harmoniosas.
Os tons principais no design devem ser determinados imediatamente para um interior específico. Em seguida, tons intermediários e mais saturados são adicionados a eles. Portanto, vale a pena considerar com quais cores o marrom e seus derivados serão combinados na decoração no futuro.
- Branco... Ideal para criar uma linha limpa em design, expandindo dimensões e expandindo espaço. O dueto marrom escuro e branco pertence à elite e é o mais contrastante. Alcançando a saturação do preto, cada sombra da faixa escura aparece em sua própria maneira ao lado do branco puro. Rodapés brancos leitosos e platibandas no teto são lindos, enfatizando a forma do ambiente, em combinação com móveis e pisos escuros. Para não criar a sensação de um interior de hospital, a quantidade de alvura das paredes deve ser diluída corretamente.
É preferível escolher tons mais quentes de creme claro ou branco-amarelado, especialmente para a sala de estar ou sala de jantar.
- Azul... Cobalto, ultramar e azul são mais frequentemente usados como elementos contrastantes que destacam os elementos do chocolate e do café. Azul nobre e marrom avermelhado contido igual a ele em saturação mostram um ao outro. Não deve haver excesso de azul, cortinas, carpete, objetos, estofamento de sofás e poltronas. Os acessórios têm o ambiente ideal para serem exibidos, especialmente contra um fundo fosco. Um par de flores amigáveis literalmente curam o sistema nervoso, assim como ficar à beira-mar no verão.
- Azul... Uma sombra universal que há muito é usada com sucesso para decoração. O turquesa e o cinza-azulado aumentam visualmente, portanto, em cômodos pequenos, as paredes costumam ser recortadas em tons de azul claro. Os padrões em azul celeste irão enfatizar e realçar com vantagem detalhes individuais, decorar os painéis de parede. Mais neutra que o azul, a cor combina bem com tons de bege e linha arenosa. Como pessoas com inclinações criativas, impressionáveis e românticas.
- Verde... Percebida como fitoterápica e medicinal, absolutamente natural, como a própria natureza. Portanto, a faixa verde é organicamente combinada com o marrom, como o tronco e as folhas de uma planta. Esta combinação é apropriada para decorar um hall e uma sala de jantar, uma sala de estar e um escritório. Normalmente a paleta de verdes domina, e conhaque ou wengé complementa e dilui. Esta combinação simboliza uma harmonia discreta, é agradável estar nos quartos por muito tempo.
- vermelho... Um símbolo de atividade e vitalidade, no Oriente é reverenciado como aristocrático. A cor profunda é usada com sucesso na decoração, combinada com ouro e madeira. Por muito tempo, a elite vermelha esteve presente nos apartamentos do povo real.
Parece rico e impressionante junto com tons de marrom, especialmente coral e lilás, cereja e vinho.
- Roxa... Um pouco melancólico, evocando uma sensação de conforto e luxo. Em um dueto com moca e marrom bordô, pode ser uma dádiva de Deus para a criação de um estilo novo e não convencional. É melhor usar este conjunto em uma sala de estar ou corredor. Especialmente se o branco ou o amarelo trazem uma nota alegre.
- Amarelo... Nas casas modernas, é indispensável para decorar quartos, quartos de crianças e cozinhas. Tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso, promove a assimilação de informações. A opção clássica é ouro e outros tons brilhantes de metal amarelo. A sombra suave de uma paleta ensolarada é combinada com azuis e marrons para criar um trio harmonioso de cores.
- Cores pastel. Quente e suave, todos os tons deste grupo são combinados com sucesso com um marrom mais saturado. Para o quarto e a sala, os especialistas recomendam as combinações nobres como as principais.Com base neles, você pode criar um design espetacular usando uma variedade de cores brilhantes. Vale a pena prestar atenção nas texturas complexas dos tecidos e acessórios artísticos.
- Cor de rosa... A cor vermelha suavizada tem um aspecto elegante e delicado, alegre e não sobrecarrega o visualizador visualmente. Os designers muitas vezes combinam o marrom claro, o café e o cacau com o rosa e o rosa-laranja, transmitindo o máximo de emoções positivas com essa combinação.
O rosa cinza e o fúcsia brilhante estão na moda.
Sutilezas da decoração do quarto
Os tons de madeira dominam os espaços públicos, como restaurantes e bares, clubes e escritórios, cabines de navios e estações de trem.
Num edifício residencial, todas as divisões são adequadas para usar esta cor, o principal é escolher correctamente a tonalidade certa. Uma ampla gama de tons, incluindo chocolate e café, ajudarão a decorar a sala e o quarto, o escritório e o corredor, bem como a cozinha e o banheiro. Os especialistas oferecem soluções interessantes prontas para os proprietários.
- Sala de estar... Na maioria das vezes, nas cores bege e marrom, eles escolhem papel de parede e cortinas para a sala, adquirem móveis clássicos, escolhem parquetes caros ou pisos laminados. Esta sala será decorada com um sofá macio e poltronas em um tom mais escuro ou mais claro. Cortinas de tule macio de café ou cortinas pesadas que combinam com o carpete - depende do tamanho do corredor.
- Quarto... Com um revestimento escuro ou paredes e tetos excessivamente chamativos são inadequados em um quarto aconchegante, é melhor deixá-los o mais claros possível. Se você quiser adicionar contraste, móveis como uma linda cama de madeira com estofamento leve de café e uma mesa elegante são suficientes.
- Banheiro... O cômodo é sempre úmido, então o material mais procurado aqui são os ladrilhos ou o porcelanato. Ele pode repetir o padrão de madeira natural, prateleiras e bases para copos feitos de materiais de chip ou plástico também são projetados para combinar. Em um banheiro pequeno, apenas listras marrons nas paredes são possíveis, caso contrário, o quarto parecerá ainda menor. No entanto, tons pastéis e bege-rosa, assim como tons de areia dourada em abundância só irão realçar o visual. Ornamentos e imagens marrons escuros parecem vantajosos em ladrilhos claros.
- Corredor... As mesmas regras se aplicam à decoração de um corredor. Muitas pessoas gostam do acabamento moderno semelhante a um tijolo, em tons tradicionais de marrom-avermelhado. Alternativamente, uma solução de tom mais claro com uma textura convexa e fora do padrão também é possível. A escolha depende da preferência pessoal. Não se esqueça de que o piso ou laminado marrom escuro no corredor fica menos sujo. As molduras dos espelhos e o vidro dourado vão ajudar a dar sabor.
- Cozinha... Uma sala que pode ser grande ou muito pequena. Não há necessidade de esgotar o espaço da imaginação com um conjunto de móveis ou bancada, os estilos rústico e urbano sugerem o uso de cores marrons em todos os lugares - se houver cores vivas e ricas, tijolo escuro ou moca clara mais cerâmica tradicional e madeira, bem como fofos tapetes com enfeites, são bastante apropriados ao lado deles, armários de vidro fumê, geladeira e fogão de metal.
Ao criar um estilo usando marrom, você pode mover-se em qualquer direção: country e eco, clássico e barroco, minimalismo, japonês e escandinavo, loft e vitoriano. O brilho do barroco e clássico é substituído pela naturalidade fosca para os estilos country e ecológicos.
Superfícies tecidas artesanalmente, estampas de tecido com listras e xadrez e alguns tons de marrom são a marca registrada do estilo country.
Eco-interiores são formados com a adição de oliva e verde, enfeites alegres e muitas cores quentes e superfícies de madeira. Os quartos contêm flores e folhas, fotos com imagens de animais.
O minimalismo japonês implica um aumento visual de espaço e iluminação, naturalidade absoluta e materiais naturais, bambu, mesas de cerâmica e vidro, tapetes de palha, persianas nas janelas. É caracterizada por tons frios, contrastes, e joias e acessórios discretos são os preferidos.
O interior escandinavo é baseado em tons de cinza claro e bege arenoso. Elementos escuros, como o marrom, recebem o papel de acentos, reunindo um conjunto harmonioso de cores.
Belos exemplos
- Sala de estar clássica em tons de branco e café. Revestimento de parede em tons claros de chocolate, poltronas estofadas em areia escura. Sofá branco e tapete estampado bege macio. Candeeiro de pé e abajures com tonalidade laranja. Pinturas em molduras finas sob vidro e objetos de vidro sobre a mesa.
- Um quarto decorado com várias combinações contrastantes - entre cinza, bege-café e vermelho. O teto, as portas e as cortinas são brancos com um tom azulado. As cortinas são debruadas em marrom. Foi utilizada a rica textura do parquete de madeira laqueada e acabamento semelhante a madeira nas portas dos armários.
- Uma requintada cozinha-sala de jantar em tons rosados de café e cacau, o recanto da cozinha está decorado com uma bancada e uma parede de nogueira. O branco profundo e a tinta nas cortinas e almofadas do sofá complementam a harmonia. Um pouco de metal e cerâmica mantêm o estilo minimalista da sala.
- Cantina. Área da cozinha com móveis cinza-esbranquiçados com bege acastanhado. O revestimento do piso passa a ter um tom areia amarelado, tendo como pano de fundo um espetacular sofá amarelo e bege, que atua como um dominante brilhante.
- Armário com móveis modernos estofados em tecido amarelo claro. Guarda-roupa e lustre em madeira de chocolate escuro. Além disso, o conjunto é sustentado por detalhes como piso avermelhado, encadernações multicoloridas de livros nas prateleiras do gabinete, a brancura do teto e das paredes.
- Casa de banho combinada com WC. Aplica-se o princípio do escalonamento, onde a parte inferior das paredes é cor de café com leite, o restante é porcelanato no chão, cabine de duche, máquina de lavar roupa e parte superior da parede bege suave.
- Quarto alegre e tranquilo com carpete e cortinas verdes vegetalistas. O chocolate light está presente na moldura da cama e da janela. Tons neutros são representados por metal e vidro de um lustre enorme e elegante, piso bege-acinzentado.
- Quarto azul e marrom no minimalismo. Tapete e almofadas com um padrão branco sobre fundo azul escuro, um sofá claro. Na decoração, foram utilizadas duas castanhas - nogueira e chocolate claro.
- Sala de estar espaçosa e confortável projetada em estilo ecológico. Cadeiras de vime e um tapete de areia clara, almofadas no sofá. Para contrastar, optou-se por estofamento cinza-lilás e cortinas bicolores na janela panorâmica.
Você aprenderá sobre a combinação de cores no interior no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.