As sutilezas de usar azul no interior

Contente
  1. Descrição
  2. Variedade de tons
  3. Com quais cores você pode combinar?
  4. Aplicação em decoração
  5. Nós usamos isso como um sotaque
  6. Estilos adequados
  7. Exemplos interessantes

A paleta azul é considerada dinâmica, apesar de todas as suas propriedades relaxantes. Permite trazer uma leve nota de frescura e frescura ao interior da casa.

Descrição

O significado dos tons de azul se resume à pureza, confiança, espiritualidade. Os especialistas acreditam que as propriedades relaxantes dessa gama de cores têm um efeito benéfico na psique humana com moderação. Ele permite que você evite experiências estressantes, situações de conflito. Além disso, o azul é uma cor aristocrática, real e nobre.

Os designers recomendam o uso de tons frios de azul em quartos voltados para o sul e em quartos mal iluminados para dar preferência a combinações mais quentes.

Variedade de tons

A paleta de azul celeste é amada pelos designers. O esquema de cores permite criar composições espaçosas em que haja muito ar, frescor e não trivialidades. Com a ajuda de tons de azul-azul, você pode ajustar visualmente a sala, torná-la maior. Existem alguns tons na paleta e as seguintes opções são consideradas as mais populares em design de interiores:

  • azul sujo - mudo e status;
  • azul centáurea - mais quente e mais brilhante;
  • turquesa - rico, com notas de ondas do mar;
  • gelado - quase imperceptível, frio;
  • água-marinha - quente, com uma tonalidade verde;
  • azul - profundo, brilhante, quente;
  • celestial - contido, saturado;
  • céu gelado - cativante e brilhante;
  • o céu da cidade é inexpressivo, neutro;
  • Twitter - mais escuro que um céu gelado e mais calmo.

    Além disso, deve-se ter em mente que todos os tons têm variações em claro e escuro. Também populares são os tons misturados com outras cores semelhantes, como cinza. O papel determinante na escolha da tonalidade é desempenhado pelas tarefas que uma pessoa define para a futura composição:

    • se for necessário aumentar o grau de serenidade, então a escolha deve ser feita em favor de cores claras;
    • o clima é dado por sombras brilhantes;
    • tons de temperatura adequada ajudarão a resfriar o interior.

    Com quais cores você pode combinar?

      É necessário combinar as cores corretamente. Se foi decidido criar um conjunto monocromático, ele combina todos os tons em uma paleta, de modo que a tarefa é um tanto simplificada. Mas aqui é importante levar em consideração a direção estilística da escolha dos tons. Esta solução funciona bem para pequenos apartamentos ou estúdios.

      Uma variedade de tons da mesma gama criará uma sensação de um design complexo e interessante, ilusões de ótica. A combinação de tons de uma mesma paleta permite brincar com texturas, formas, superfícies mate e brilhantes, ornamentos.

      Vale a pena focar no significado emocional desses duetos:

      • azul e branco - frescor, amplitude, limpeza;
      • com ouro - luxo aristocrático, nobre;
      • com uma gama de bege - leveza, simplicidade requintada da Provença;
      • com marrom - vintage, retro nobre;
      • com verdes - ternura refinada;
      • com vermelho - atividade, conceitualidade nítida;
      • amarelo-azulado - felicidade, riso alegre, sinceridade;
      • com cinza - tato, resistência, status.

      O azul está em harmonia com muitos outros tons, contrastantes e próximos na paleta: laranja, índigo, preto, bordô. Abaixo estão as combinações mais populares na criação de composições de interiores.

      Com branco

        Tons de branco como a neve sempre trazem frescor, ar e espaço ao conjunto.O branco combina perfeitamente com os tons celestiais. Além disso, muitas direções de estilo, por exemplo, Mediterrâneo, Provença, marinho, baseiam-se exatamente nessa combinação.

        A combinação branco-azulada é apropriada para salas de estar e quartos, banheiros, cozinhas e corredores. Esta combinação é perfeita para o quarto de uma criança. Você pode adicionar detalhes brilhantes ao dueto com segurança, mas não sobrecarregue o interior com eles - algumas pinturas ou almofadas no sofá são suficientes.

        Vale lembrar que tal combinação amplia visualmente o espaço, portanto, é recomendada na decoração de ambientes de pequeno porte.

        Com areia

        Turquesa, água-marinha e outros tons suculentos são combinados de maneira ideal com tons de bege e areia. Se você adicionar leite, bronze ou ouro, poderá criar com segurança um design Império. Você também pode incluir espelhos, molduras, lustres luxuosos e arandelas no interior. As cores bege e céu são uma combinação clássica que é ótima para qualquer estilo. Estilistas recomendam usar areia, marfim ou bege como base e azul como um adicional - então quase qualquer pessoa pode atuar como um tom de sotaque.

        Nessas cores, você pode decorar com segurança a sala, o berçário, o quarto. A gama de areia quente adicionará calor ao interior, equilibrará o frescor do azul, tornará o ambiente mais claro e visualmente maior.

        Com cinza

        Este é um conjunto muito nobre, há algo de aristocrático, contido e elegante nele. A combinação irá definitivamente iluminar uma grande sala, criando uma atmosfera relaxante nela. Além disso, esta combinação é usada de forma excelente na criação de interiores náuticos, Mediterrâneo. Você pode combinar cinza com tons ricos de azul e tons suaves. Esta dupla é boa em creches, salas e quartos, é bastante apaziguadora e cria um ambiente de descontração.

        Com marrom

        Esta é uma combinação muito expressiva, suculenta, sofisticada e eficaz. Os tons de chocolate e café convivem perfeitamente com o azul frio, permitindo criar uma composição luminosa. Nesses tons, você pode decorar a sala, a cozinha, o quarto. São ideais para a decoração de casas de campo.

        Se o tandem parecer muito contrastante, você pode tentar abafá-lo com tons neutros.

        Com verde

        Esta dupla vai alegrar sua sala de estar, berçário ou cozinha. Ambos os tons são naturais por natureza e se complementam perfeitamente. Se você dá preferência a composições contidas, deve combinar o azul com os tons de pistache, pois são mais discretos e elegantes.

        É imperativo combinar tons próximos em profundidade, por exemplo, pálido com pálido, saturado com saturado.

        Com rosa

        Esta solução é ideal para um berçário, também é adequada para um quarto, enquanto a rosa pode ser fria ou suave ou brilhante. Esta combinação definitivamente não será enfadonha e maçante. Ambos os tons são muito expressivos em variações pastel.

        Com laranja

        Esta solução é mais bem utilizada no quarto das crianças ou na decoração de uma cozinha. A calma do azul vai equilibrar perfeitamente os detalhes cativantes do laranja, e o laranja, por sua vez, vai adicionar alegria ao primeiro.

        Com amarelo

        Esses tons naturalmente contrastantes coexistem lindamente e se complementam. O azul suaviza o brilho ensolarado do amarelo, este último enche o azul de suculência e luz. Esta dupla é muito utilizada na concepção de cozinhas e salas de estar. Os designers os recomendam para espaços pequenos.

        Aplicação em decoração

        Ao escolher uma faixa de azul como dominante ou complementar, é importante levar em consideração as nuances de acabamento de piso, teto e paredes.

        Piso

        Um piso azul em qualquer projeto - ladrilhos, porcelanato, laminado, tinta - é uma solução muito incomum. Além disso, existem tecnologias modernas, como pisos autonivelantes, que permitem criar um efeito luxuoso. Em um piso desta sombra, um tapete azul ou cinza na sala parece ótimo.

        Existe outra solução bastante bem-sucedida que pode ser executada em um tom azul - cobrir o chão com carpete. Esta solução vai ficar bem no interior do quarto, dando-lhe aconchego e conforto.

        É importante, ao escolher um piso colorido, encontrar um rodapé correspondente à venda.

        Paredes

        As paredes, via de regra, são decoradas na cor dominante, que decide tudo na composição. Deve-se ter em mente que vai expandir o ambiente, trazer frescor ao ambiente, mas também diminuir o grau, tornando-o mais frio. Por esta razão não utilize esta cor na decoração das paredes das divisões onde existe pouca luz natural.

        Os supermercados oferecem uma grande variedade de materiais para decoração de paredes. Se você precisa criar um interior luxuoso, escolha papel de parede pesado e texturizado, tecido e gesso decorativo. Estilos mais contidos, por exemplo, Provence ou minimalismo, enfatizam perfeitamente papéis de parede de papel modestos. Os interiores modernos ficam bem no cenário de paredes pintadas.

        Teto

        Decorar tetos em cores é uma solução controversa, mas bastante relevante. Tetos coloridos extensos são usados ​​com mais frequência. Os tons claros de azul são mais práticos em termos de durabilidade. Tons mais brilhantes podem sair de moda muito rapidamente.

        Um teto nesta sombra criará a ilusão de um céu claro acima. Muitas vezes são criadas composições expressivas de nuvens, estrelas, pássaros, ramos em um fundo azulado. Você pode deixar o teto plano se a sala for pequena e não muito iluminada. Definitivamente, você deve escolher um pedestal de teto que combine com o teto.

        Nós usamos isso como um sotaque

        Você também deve pensar em móveis com essas cores. O sofá azulado vai dar uma ótima decoração para a sala, a cama nesta cor vai dar sofisticação ao quarto, cortinas e tule vão completar a composição, iluminando o ambiente. Além disso, você pode usar com segurança uma paleta azulada ao escolher uma sombra para portas - elas parecerão muito incomuns e não triviais em comparação com os tons de madeira e apenas portas brancas.

        Você pode incluir com segurança no conjunto:

        • poltronas azuis - irão adicionar aristocracia a todo o interior;
        • pufes no quarto e na sala;
        • móveis de gabinete, como utensílios de cozinha ou móveis para quarto de crianças.

        Na cozinha, para além dos auscultadores, que podem ser tanto monocromáticos como combinados, convém ainda um avental da mesma paleta ou um grupo de jantar.

          A sala será decorada com cortinas, cortinas ou tule em tons azulados. Essa decoração de janela parece fresca e contínua, brilhante, mas não desafiadora. Além da decoração da janela, você pode escolher os seguintes tipos de têxteis nesta faixa:

          • colchas;
          • capas, cobertores;
          • almofadas de sofás;
          • toalhas de mesa;
          • capas para cadeiras;
          • guardanapos.

            Esses itens podem ser feitos não apenas em uma versão de uma única cor da paleta azul, mas também podem conter uma variedade de padrões, estampas e ornamentos. O principal é a seleção de um padrão que melhor se adapte ao estilo escolhido: pequenas flores para a Provença, tapeçarias e seda para estilos clássicos e retro, pop art e geometria para tendências modernas. A decoração permite diluir a composição geral, adicionar notas vivas a ela, adicionar dinamismo e atividade. Se toda a sala for em tons pastel, o risco de sobrecarregá-la com detalhes é mínimo.

            Detalhes azulados tornarão o corredor mais claro, o banheiro e o vaso sanitário maiores, mais limpos e visualmente mais frescos. No quarto, pode criar o efeito de um boudoir, na sala - luxo e nobreza.

            Estilos adequados

            Os tons azulados são adequados para interiores clássicos e modernos. Abaixo estão as principais orientações de estilo em que tal intervalo pode ser usado em quantidades significativas.

            • Clássico. Aqui, os tons escuros de azul, bem como o turquesa envelhecido, podem ser considerados os mais adequados. Idealmente, esses tons são combinados com tons escuros naturais de madeira.
            • Estilo retrô. Aqui, é melhor usar tons claros e desbotados em combinação com tons pastéis.
            • Minimalista. Vale a pena escolher tons cool, combinando-os com o cinza e o branco.
            • Loft. Os tons de azul são bastante aceitáveis, especialmente se forem usados ​​para decorar uma parede ou teto de destaque.
            • Náutico. Aqui, todos os tons de azul e azul desempenham um papel central em conjunto com o vermelho e o branco.
            • Estilo mediterrâneo. Cores mais expressivas são apropriadas aqui, portanto, azul, vermelho, amarelo devem ser incluídos na composição. A presença de superfícies estruturadas, estampas, ornamentos é importante.
            • Moderno. Deve haver muito brilho, espelhos, variações metálicas de azul farão.
            • Neoclassicismo. A abundância de móveis intrincados, notas solenes, espaço e ornamentos ricos combinam com tons de azul e móveis escuros.
            • Provence. Delicado e macio, combinando todos os tons de pastéis com madeira branqueada e motivos florais. Escolha o azul como um destaque ou cor complementar.
            • Shabby chic. Os tons azulados se encaixam perfeitamente no interior de um berçário, cozinha ou quarto. Você pode adicionar um pouco de pastel rosa, leite ou bege.

            Exemplos interessantes

            A sala é feita em tons de azul claro, o que confere sofisticação e leveza ao ambiente.

            O quarto enfatiza a ternura da natureza.

            A cozinha é feita em conjunto com as cores azul e cinza. Esse conjunto parece lindo e impressionante.

            O berçário, feito no estilo shabby chic, combina idealmente todo o charme do céu azul.

            O corredor parece bastante moderno, enquanto adiciona um pouco de luxo e um estado de tranquilidade.

            O banheiro é feito em tons de cinza e azul. Ela dará um estado de calma e ternura.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário