Tudo sobre o interior preto e branco
Tentando decorar a casa da forma mais bonita possível, muitos buscam cores vivas no interior. No entanto, uma combinação habilidosa de tintas em preto e branco pode estar longe de ser a pior decisão de projeto. É importante apenas levar em conta o máximo de sutilezas e nuances, excluindo possíveis erros.
Peculiaridades
O interior em preto e branco de um quarto ou apartamento estúdio pode ser muito atraente. Esta combinação de cores enquadra-se harmoniosamente nos mais diversos estilos. É sempre fácil "ajustar" o brilho e a saturação de tal combinação, mudando a seu gosto. Na maioria dos casos, especialmente em caixas de pequeno porte, o ponto de partida é um projeto leve. O fato é que o predomínio dos tons pretos reduz visualmente o ambiente e afeta negativamente o psiquismo.
Embora em alguns casos um fundo preto também seja usado. Mas todos os projetos de sucesso deste tipo foram realizados exclusivamente graças aos esforços de designers treinados. Designers inexperientes costumam criar um "tabuleiro de xadrez" em vez de um interior preto e branco correto... É fácil eliminar esse erro: você só precisa dar prioridade incondicional a uma das duas cores. Em salas bem projetadas, o contraste entre móveis e paredes é sempre usado.
Qualquer padrão ou apenas um ornamento é aplicado apenas a superfícies monocromáticas. Para suavizar as transições visuais, os detalhes em cinza são usados ativamente. Ao aumentar seu número, os designers só se beneficiam - dessa forma, eles podem obter um design mais suave. O interior preto e branco pode ser facilmente complementado com tons de amarelo e vermelho.
Porém, você pode usar outras cores para diluir a decoração, o principal é que elas estejam combinadas corretamente.
Uma característica importante das composições em preto e branco é que a importância dos móveis não deve ser subestimada. Depende dela se uma harmonia completa será criada ou a impressão geral será irremediavelmente estragada. Eles procuram selecionar o material dos móveis de acordo com o estilo geral. Em qualquer caso, não deve ser variegado, caso contrário, perder-se-á a expressividade do desenho.
Quanto ao acabamento, quase não há restrições. A única regra é levar em consideração as funções da sala. No entanto, o mesmo deve ser feito não apenas em interiores em preto e branco.
Na maioria das vezes o piso é feito de preto, branco ou as soluções combinadas são menos comuns, já que não são totalmente práticas.
Vantagens e desvantagens
Mas não basta apenas levar em conta as regras básicas de registro. Também é importante responder à pergunta - você precisa de um interior preto e branco? Costuma-se dizer que esse método de design em si é enfadonho e inexpressivo. No entanto, esta opinião baseia-se principalmente na experiência de designers pouco treinados. Com um uso habilidoso, você pode criar um interior elegante e espetacular.
A vantagem das combinações de preto e branco é a capacidade de criar uma ampla variedade de estilos. E mais um plus - facilidade de combinação com outras cores. Paredes brancas e tetos pretos são perfeitos para expandir o ambiente. E se você inverter as cores, poderá elevar o céu.
Existem também soluções em preto e branco que permitem aproximar visualmente uma sala retangular do quadrado correto.
Mas isso não significa que esses interiores tenham apenas lados positivos. Decoradores devem ser muito precisos leve em consideração até mesmo detalhes aparentemente insignificantes... Em uma sala em preto e branco, é muito difícil mascarar os erros de designers e construtores. Ângulos imperfeitos e irregularidades de planos chamam a atenção imediatamente. Além disso, você terá que usar mais acessórios do que em um interior branco simples. E sua localização será mais difícil de pensar do que em uma sala totalmente escura.
Até designers profissionais apontam: a composição em preto e branco suja facilmente. Afinal, a sujeira não conhece limites e, onde quer que você faça a parte branca, a poluição vai chegar lá também. Portanto, se não for possível fazer a limpeza com frequência ou contratar alguém, é melhor recusar essa decisão. Também interior em preto e branco não recomendado para uso em casas com crianças pequenas ou animais de estimação. Os profissionais também observam que na sua forma pura raramente se usam tintas preto e branco, sendo muito mais correto combiná-las com outras tonalidades.
Opções de decoração de quarto
Os interiores em preto e branco também podem ser criados usando papel de parede para as paredes. Para isso, são utilizadas telas:
- papel simples;
- vinil;
- não tecido;
- mais exótico.
Mas ainda assim, de acordo com especialistas e profissionais, a melhor escolha pode ser considerada um papel de parede fotográfico.
Eles são muito diversos e podem ser uma adição muito elegante a qualquer abordagem de design. Com a ajuda do papel de parede fotográfico, é fácil incorporar a opção de design mais original e sofisticada. Ao mesmo tempo, as imagens no papel fotográfico moderno são realistas sem precedentes. É muito difícil conseguir a mesma credibilidade de outras maneiras. A variedade de tramas também é grande:
- pinturas de artistas proeminentes;
- paisagens naturais;
- cidades antigas e modernas;
- carros;
- aeronave;
- animais (e esta não é uma lista completa).
Utilizando tons de preto e branco na concepção de um apartamento, não é necessário limitar-se apenas ao uso de papel de parede fotográfico. Pelo contrário, soluções de design completamente diferentes podem ser usadas. Um dos conceitos implica:
- expansão visual do espaço;
- adicionar detalhes interessantes ao interior;
- uso de sistemas de armazenamento originais e espaçosos.
Para economizar espaço em cômodos pequenos, a parte principal dos móveis podem ser transformadores. Ou são usados produtos que se retraem nas paredes. Mas se houver espaço suficiente, você pode fazer outra coisa: criar uma combinação de preto e branco, escolhendo os próprios móveis. Nesse caso, não há necessidade de ocultá-lo, muito pelo contrário.
Você não pode introduzir muito da cor dominante; você deve escolher o equilíbrio ideal com uma pequena margem para um dos lados.
As pessoas que estão constantemente ocupadas com o trabalho e outros assuntos e se comunicam constantemente com um círculo limitado de amigos devem dar prioridade ao tom negro. Isso deixará os quartos mais aconchegantes e permitirá que você se concentre. Mas as famílias numerosas, onde há muitos filhos, ou quem gosta de receber hóspedes, ficarão felizes com um interior mais claro. Esta regra universal deve ser seguida não apenas ao decorar uma sala com móveis, mas também ao escolher um papel de parede fotográfico.
Um quarto em preto e branco pode ser muito atraente. Esta combinação de cores ajuda a acalmar e adicionar harmonia. Na maioria dos casos, essas salas são decoradas no espírito dos clássicos estritos. No chão de um quarto preto e branco, eles costumam colocar:
- tapete;
- tapetes naturais grossos;
- telhas de cerâmica.
Parquet não é muito prático e o custo de tal piso será muito alto. Os especialistas recomendam o uso de tetos tensos. Os têxteis são escolhidos com uma textura rica e sofisticada. Para deixar o quarto mais elegante, use uma iluminação bem pensada. A melhor opção são holofotes.
Quanto ao design a preto e branco da sala de estar, a atenção principal também deve ser dada à escolha da iluminação e ao design dos tectos. As luminárias ideais para esse tipo de ambiente são escuras e de tamanho pequeno. Recomenda-se que os tetos sejam feitos com vários níveis. O principal é que não é uma tela brilhante, mas fosca.O que definitivamente deve ser descartado em uma sala de estar de dois tons são tetos espelhados.
O fato é que o reflexo de tons escuros neles pode criar uma impressão sombria. A sala de estar deve ser dominada por tinta branca. As inclusões pretas podem ser expressivas, mas relativamente pequenas em volume. A sala de estar em preto e branco é adequada para instalações relativamente "oficiais", onde negociações sérias ocorrerão.
Para reuniões com um círculo fechado de pessoas, é melhor usar outras opções de design.
Nas salas de estar, você pode diluir a composição em preto e branco usando pinturas artísticas. O principal é que sejam escolhidos corretamente. É categoricamente impossível usar tramas negativas - vários desastres, guerras e assim por diante. Mas mesmo que as próprias fotos sejam selecionadas corretamente, você terá que usar uma iluminação especial. As telas também requerem proteção cuidadosa da luz solar direta.
Muitas vezes, um grande número de pinturas é combinado em uma única composição usando as mesmas molduras. E se as imagens são dedicadas a diferentes tópicos, você pode usar diferentes enquadramentos externos. Recomenda-se pendurar pinturas de grande formato em grandes paredes vazias. Em vez de pendurá-los em uma fileira, composições de 2 a 3 telas costumam ser feitas.
A configuração do espaço também é muito importante. Às vezes, é recomendável pendurar 1 foto bem no centro da sala. Isso permitirá que você se concentre na simetria da sala. A gravidade na configuração também será adicionada. Com a ajuda de pinturas, geralmente é feito o zoneamento da sala. Mas é igualmente importante prestar atenção às portas. Em uma sala em preto e branco, você pode usar uma porta com painéis. Para inserir inserções, use:
- MDF;
- Madeira;
- copo;
- Outros materiais.
A estrutura em painéis é muito resistente ao desgaste e adiciona um efeito decorativo à divisão. Mas é muito pesado e caro. Das portas de painel, recomenda-se a versão esculpida, por ser mais bonita. A construção do painel economiza dinheiro sem sacrificar a qualidade. O único problema é que cuidar da porta será muito difícil.
Um tema separado no design de um quarto em preto e branco são os acentos brilhantes. Soluções da moda prontas são inaceitáveis aqui. Você deve dar preferência apenas ao que você gosta. Você não pode perseguir um número excessivo de acentos, porque a variegação costuma ser cansativa. E mais uma nuance: é preciso dar completude à sala, inscrever um acento no conceito geral.
Seleção de estilo
O minimalismo combina quase perfeitamente com a sala em preto e branco. O contraste pode parecer muito atraente. solução minimalista. Nesse caso, alguns designers usam o jogo de refrações, sombra e luz. Para combinar áreas funcionais, técnicas idênticas são usadas em lugares diferentes.
Um loft preto e branco é escolhido por aqueles que se esforçam principalmente não por um design ultramoderno, mas pela máxima simplicidade.
A configuração mais simples é recomendada para salas de estar e cozinhas. Se você não deseja usar ambas as soluções, é útil optar por um estilo moderno. Ao fazer isso, é importante descartar todas as soluções que contenham móveis baratos. Materiais de acabamento de baixa qualidade também terão que ser abandonados. Levar em consideração a iluminação real ajuda a reduzir a probabilidade de erros ao escolher um estilo em uma sala.
Belos exemplos
Uma excelente opção é a combinação de uma parede totalmente preta e o mesmo piso com um teto branco e outras paredes brancas.
E aqui estão alguns exemplos com iluminação pontual no teto. A parede preta é diluída com ornamentação graciosa. O piso e a mobília são usados como acentos leves.
Essa técnica também é boa: o entrelaçamento de tintas brancas e pretas. Pode-se ver que o branco domina; enquanto a tinta preta do sistema de armazenamento parece boa.
Veja abaixo a cor preto e branco no interior.
O comentário foi enviado com sucesso.