Cor turquesa no interior: descrição e recomendações de uso

Contente
  1. Impacto na psique humana
  2. Tons
  3. Com quais tons ele combina?
  4. Aplicação em várias dependências
  5. Estilos de interiores
  6. Exemplos interessantes

Na hora de escolher um esquema de cores para o interior de uma residência, hoje cada vez mais estilistas recorrem ao uso do turquesa. Ao contrário do tom azul frio, ele não tem uma conotação deprimente e, portanto, pode tornar qualquer cômodo de uma casa ou apartamento aconchegante. No entanto, para alcançar a harmonia, é necessário levar em consideração as especificidades da cor, para selecionar os contrastes e ramos corretos do estilo de interior.

Impacto na psique humana

Turquesa não é universal, não tem percepção clara. Combinando as cores azul e verde, ele pode transmitir mensagens diferentes. Por exemplo, independentemente do grau de brilho, ele se ajusta à paz de espírito e tranquilidade. De acordo com as crenças de diferentes nacionalidades, essa cor promete prosperidade e riqueza. Do ponto de vista da psicologia, um tom turquesa alivia a irritabilidade, o cansaço e a tensão excessiva. Tem um efeito benéfico em membros da família de diferentes idades, melhora o humor, enche a pessoa de alegria. Ao mesmo tempo, contribui para uma melhor percepção do espaço de forma positiva. Por conter inicialmente uma mistura de tinta verde, traz frescor e vitalidade ao interior.

Alguém acredita que ele tem efeitos mágicos e é capaz de afastar os espíritos malignos. A união do frescor do azul com o calor do verde o torna incomum. Ele pacifica e, segundo alguns psicólogos, também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Ao mesmo tempo, não é tão simples e pode alterar a percepção emocional dependendo do contraste que se opõe a ela em um determinado interior.

No entanto, a cor “turquesa” justifica plenamente o nome, que se traduz como “pedra da felicidade”.

Tons

A pintura turquesa da paleta de cores é rica em meios-tons e, dependendo da escolha, pode transformar qualquer cômodo da casa. A cor varia de acordo com o grau de temperatura e saturação. Além disso, há muitos meios-tons, do verde claro com azul ao azul com uma mistura de verde, bem como próximo ao ciano. Inclui tons como:

  • ciânico;
  • água-marinha;
  • pérolas turquesa;
  • turquesa escuro;
  • azure;
  • turquesa celestial;
  • Tiffany;
  • turquesa brilhante;
  • cinza-turquesa;
  • turquesa claro;
  • azul turquesa;
  • aqua (turquesa escuro).

Às vezes, tinta azul é adicionada à cor. Esta sombra é percebida como mais difícil e, portanto, não é adequada para todos os cômodos da casa. Para que não crie estresse emocional, deve ser dosado, diluindo-se com companheiros leves.

Com quais tons ele combina?

A turquesa é bastante seletiva na escolha do contraste. Não pode ser misturado, por exemplo, com uma paleta de cores vermelha ou laranja. Com isso, ele perde uma parcela considerável de sofisticação, e o interior parece sombrio, a combinação de cores é rude. A singularidade da cor turquesa é o fato de ser ele o principal. Portanto, deve ser complementado com tons suaves, e eles devem ser silenciados. Os contrastes são companheiros ideais para um turquesa requintado:

  • Branco;
  • láctico;
  • bege;
  • areia;
  • cinza claro;
  • pérola de prata.

O contraste branco-turquesa é considerado uma das soluções de maior sucesso.: a cor branca suaviza perfeitamente o turquesa e, sem coloração emocional própria, retira-o da cor principal. Esta é uma das soluções mais harmoniosas, que pode ser complementada por um tom de cinza claro ou, digamos, um marrom opaco. O contraste café-turquesa, diluído em branco, não parece menos interessante. Tons maçantes permitem que o turquesa se torne o dominante, enquanto pode ser um pouco no interior.

A combinação ideal, de acordo com a regra dos quatro tons, é a harmonia do turquesa, marrom quente, branco e bege. No entanto, turquesa pode ser combinada não apenas com prata: fica bem com ouro e pode ser da cor usual ou rosa frio. Quanto à combinação de cores com outras tonalidades da paleta de cores, então sua escolha deve ser bem pensada. Por exemplo, o contraste do preto é apropriado, mas ao contrário do branco ou, por exemplo, do cinza, adiciona peso ao interior.

As cores claras expandem o espaço, preenchem-no com energia positiva. Mas devem ser diluídos com o branco, o que permite que se misturem harmoniosamente sem interromper o turquesa. Por exemplo, a combinação da cor turquesa com a tinta amarela brilhante não pode ser chamada de harmoniosa, mas se for mais ensolarada, desbotada, então mudará sua percepção para melhor. Verde é bastante apropriado.

Se você quiser detalhes brilhantes, deve enfatizar o interior com pequenos acessórios em roxo ou marrom. No entanto, aqui também deve-se levar em consideração o grau de contraste atenuado. Não deve ser permitido que prevaleça no design, uma vez que entrará em conflito com o turquesa em um nível subconsciente. Outros tons de combinações de cores turquesa, de acordo com a tabela de compatibilidade de tons, incluem oliva, areia ensolarada, bem como cores contrastantes de turquesa.

Aplicação em várias dependências

O uso de turquesa em cada cômodo da casa é único em sua própria maneira. Tendo em conta as peculiaridades do layout e da quadratura disponível, podem ser elementos distintos do arranjo ou do acabamento utilizado. Além disso, para a harmonia, você terá que prestar muita atenção na textura, componente escolhido do design. Por exemplo, pode ser gesso veneziano ou papel de parede texturizado em uma parede de destaque, uma tela elástica ou uma pequena parte dela, uma moldura de parede ou um vaso de flores no chão.

A escolha da cor e o grau de saturação são selecionados com base na metragem da sala e o grau de sua iluminação. Isso permite que você supere as falhas, transforme-as em um “destaque” do interior. Em algum lugar, a cor turquesa será usada como um sotaque discreto, caso contrário, ela se tornará a borda de uma determinada área funcional.

Além disso, pode ser um acessório, uma parte aparentemente insignificante do design, que trará notas de energia vital para o ambiente.

Sala de estar

A sala de qualquer casa é um recanto acolhedor onde pretende passar o tempo com o máximo conforto. Este é o melhor lugar da casa onde você pode ganhar forças, se acalmar, relaxar. No entanto, independentemente do grau de deficiência de paz interior, não se pode preencher toda a sala com apenas uma cor turquesa. Esta é a abordagem errada para criar a atmosfera certa. Você pode escolher uma cor nobre suave para a parede de destaque, perto da qual os móveis estofados estão localizados. Você não precisa de nada supérfluo: nada de flores, monogramas complexos no papel de parede ou outras ninharias a que os olhos se agarrem, distraindo-se da busca pela harmonia interior.

    Uma textura simples, dosagem e um pequeno acessório de suporte são suficientes. Por exemplo, na sala de estar você pode usar a cor turquesa:

    • como cobertura de uma parede, juntamente com um castiçal decorativo;
    • em capas de almofada de sofá e em cores de vasos de flores;
    • no material de cortinas e sofás;
    • no estofamento de móveis estofados e na cor do padrão da imagem;
    • no piso de carpete e acessório de mesa de chá;
    • como a cor de base do tapete e como um elemento do padrão das almofadas.

    Se a mobília da casa for de uma cor completamente diferente, pode ser renovada por meio de eurocovers. Ao mesmo tempo, não é necessário comprá-los para todo o conjunto de móveis estofados: basta focar no sofá e sustentar a cor com um elemento insignificante da decoração do teto da mesma sala.

    Quarto

    Se o esquema de cores da sala pode ser saturado, então a melhor opção para turquesa no quarto seria o uso de tons pastéis ou desbotados. Eles relaxam, não forçam os olhos, permitindo que você mergulhe na atmosfera de máximo conforto. Aqui você pode usar turquesa em tecidos. Por exemplo, esta pode ser a cor de um jogo de cama, uma colcha acolchoada de cetim ou uma fronha de cama.

    Se você quiser outras soluções de design, pode recorrer ao uso da cor turquesa em tecidos de cortina e em material de papel de parede de destaque.

    Neste caso, não há necessidade de sobrecarregar o interior com padrões complexos de decoração de parede ou as próprias cortinas. Às vezes basta um acento com um padrão, que pode ser parcialmente suportado na estampa do acessório ou na textura da colcha.

    Se for decidido acentuar as cortinas, basta apoiar o tom turquesa e o rebordo da colcha. Pode até fazer suporte na cor da caixa de joias na penteadeira. Como alternativa, você pode optar por uma parede em turquesa e apoiar esse design na cor de um abajur de mesa. Se não houver um padrão complexo no papel de parede ou gesso, isso permitirá que você coloque pinturas originais, painéis ou, digamos, até mesmo um espelho solar na parede.

    Quando dosada, a turquesa será capaz de tornar uma composição interior expressiva e de alto status. Por exemplo, às vezes uma poltrona, um pufe e um par de peças decorativas são suficientes para tornar o interior esteticamente agradável. A abundância de cores fará com que a sala pareça um reino subaquático. Isso cria peso em um nível subconsciente, vai pressionar e, portanto, o princípio "quanto mais, melhor" será inapropriado aqui.

    Cozinha

    A cozinha é o lugar da casa onde a dinâmica e a positividade são necessárias. Portanto, a cor do turquesa aqui pode ser saturada. Podem ser gavetas turquesa brilhantes de um conjunto de cozinha, persianas modernas ou cortinas plissadas, persianas romanas. Um vaso de flores ou um vaso de formato incomum localizado em uma das prateleiras do rack para espaço de organização, bem como um avental de cozinha ou uma saliência no teto, podem suportar a cor brilhante Tiffany. A cor turquesa é permeada de ar, fica ótimo com metálico e dourado.

    Por exemplo, é perfeitamente possível usá-lo:

    • no material auriculares de chão e de parede;
    • estampar cortinas ou tulecombinando com o estofamento dos assentos das cadeiras;
    • a cor dos utensílios de cozinhacombinando com o material da mesa de jantar;
    • tonalidade das capas das cadeiras de courocombinando com acessórios de parede e mesa;
    • material de geladeira suportado pela cor relacionada da panela.

    Banheiro

    O banheiro é o lugar onde o turquesa pode se revelar em sua plenitude. Isso não significa de forma alguma que seja imperativo colar ladrilhos brilhantes sobre todas as paredes e teto e forrar o chão com eles. Na verdade, criar um equilíbrio não é tão difícil. Você pode escolher dois tons de turquesa e combiná-los entre si, permitindo que um seja o fundo e o outro o seu destaque ou contorno. Ao mesmo tempo, você não pode prescindir do branco no banheiro. Por exemplo, você pode usar turquesa:

    • na decoração de parede e afiação bancadas e gavetas de pia;
    • fachadas de móveis, acabamento de um pequeno rack e tecidos de toalhas de banho;
    • material de revestimento de parede, em que há móveis com caixas suspensas, bem como tecidos para cortinas;
    • material de decoração de teto e acessórios (incluindo garrafas com detergentes);
    • a cor do chão e uma das paredesmistura com uma cor de relevo relacionada;
    • o material do revestimento da parede de uma das paredesescolhendo tons relacionados de turquesa.

    Dado o tamanho do banheiro, você pode esticar as proporções através da intensidade da sombra. É preferível tornar o teto branco, para delimitar áreas funcionais específicas. Por exemplo, se você revestiu uma banheira com azulejos turquesa, não deve complicar o interior com um meio-fio cobrindo uma parede inteira com um metro de altura, formando um mosaico da mesma cor. Isso é feio e atrapalha a percepção do design.

    Corredor

    A cor turquesa também é adequada para decorar o corredor, bem como o corredor. Pode ser usado em cores de revestimento de parede ou em material de cabideiro. Além disso, pode ser um tapete turquesa escuro pela porta, frente do gabinete, acabamento espelhado. Você pode usar turquesa para decorar a porta da frente ou como um elemento decorativo para decoração de teto. Alguém acha mais apropriado combinar dois tons de turquesa, diferentes na saturação. Por exemplo, você pode usar um tom mais saturado para uma parede aberta ou camarim com ganchos e cabides e colar sobre a segunda parede com papel de parede texturizado com um padrão simples. Também podem ser alguns acessórios: digamos, um armário de sapatos e uma prateleira com ganchos.

    Além disso, você pode tornar os painéis de parede turquesa marcando-os com uma borda estreita. Você pode pendurar uma pequena pintura em cores turquesa no corredor. Quando a sala é estreita e pequena, o uso da cor na decoração das paredes ou do piso é suficiente.

    Quarto infantil

    A cor turquesa em um quarto de criança pode ser diferente em saturação e temperatura. Por exemplo, no interior dos quartos dos meninos ele tende para o azul, mais escuro, muitas vezes combinado com tons de protesto (amarelo, coral). Fica bem com azeitona. Ao mesmo tempo, ele pode ser usado no design de prateleiras, prateleiras, padrão de papel de parede de uma parede de destaque (perto da qual a cama está localizada).

    Quarto da menina pode ser decorado com almofadas decorativas turquesa, brinquedos de tecido, tapetes de cabeceira, frentes de mesa e caixas de parede. Além disso, o turquesa pode ser usado aqui como um complemento para outro tom. Por exemplo, ele complementa harmoniosamente um berçário rosa ou uma sala decorada em tons de lilás. Pode ser uma imagem no papel de parede, uma bela imagem, uma luminária de chão para uma parede, uma luminária de mesa ou uma decoração de lustre.

    Uma mesa com pernas esculpidas em turquesa, uma mesa de cabeceira, um pufe ou uma caixa de brinquedos podem ser uma bela adição ao interior. Além disso, o turquesa pode ser usado no teto ou em qualquer decoração do canto do jogo. Além disso, pode ser usado em um cantinho de esportes (por exemplo, uma arena para os mais pequenos). Uma cor refrescante ficará bem em tecidos para cortinas, tapetes ou pequenos acessórios (bolsa de cosméticos, vaso decorativo, organizador de papelaria).

    Estilos de interiores

    A cor turquesa pode ser usada em diferentes direções da estilística de interiores. Se for habilmente introduzido em um estilo ou outro, pode se tornar uma decoração para uma sala particular. No entanto, deve ser entendido que o estilo escolhido como base para o projeto deve ser preservado em todos os cômodos da casa (apartamento). Seguindo esta regra, você pode tomar como base para o design estilos como:

    • palácio clássico (clássico, neoclássico, classicismo, italiano, inglês);
    • étnico (Escandinavo, africano, indiano, árabe, chinês, grego, romano, marroquino);
    • moderno (alta tecnologia, art déco, art nouveau, moderno, minimalismo, construtivismo);
    • vintage (provençal, barroco, rococó, country, boho).

    Além disso, a cor turquesa se encaixa perfeitamente em composições ecológicas de interiores. Por exemplo, ele refresca o chalé, ele também pode decorar composições com paredes decoradas como uma casa de toras. Até mesmo tendências como loft, fusion e grunge podem ser visualmente enobrecidas com tecidos ou carpetes turquesa.

    Exemplos interessantes

    Sugerimos consultar exemplos ilustrativos de estilos o uso de turquesa no interior:

    • o uso de turquesa escuro em contraste com ouro;
    • turquesa dá vida ao interior neutro da sala de estar;
    • decoração da área de destaque da sala de estar em cores suaves;
    • o contraste do turquesa e do verde na decoração do quarto das crianças;
    • solução harmoniosa em cores claras para o espaço de hóspedes;
    • design dinâmico da cozinha combinado com a sala de estar;
    • interior em cores claras, permeado de frescor e harmonia;
    • o uso do turquesa nos detalhes torna o interior especial;
    • uma combinação de tons relacionados de turquesa e marrom;
    • usando cores brilhantes para incorporar o estilo étnico.

    Para informações sobre como usar a cor turquesa no interior, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário