Cor branca no interior

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Com o que está combinado?
  3. Estilos adequados
  4. Use na decoração
  5. Branco como sotaque
  6. Lindos exemplos de design

A pesquisa psicológica prova que a cor é de grande importância para o estado psicoemocional de uma pessoa. Uma certa tonalidade pode relaxar, pacificar ou causar agressão, desânimo, irritação. Portanto, ao pensar no design da sua casa, você deve partir não só das tendências da moda e das belas fotos, mas também do psicótipo de todos os membros da família. O branco está sempre na vanguarda da moda, é universal e tem um efeito benéfico no humor. Simboliza a perfeição e permite-lhe realçar o interior de formas completamente diferentes. Este é o melhor e mais limpo fundo no qual você pode colocar qualquer composição que desejar. Os tons de branco como a neve são um dos mais populares no design de apartamentos e casas particulares.

O branco combina perfeitamente com outras paletas para mostrar os objetos em sua melhor luz e adicionar sofisticação e elegância a um ambiente.

Vantagens e desvantagens

Por toda a sua beleza, o branco é dotado não só de vantagens óbvias, mas também de desvantagens muito significativas que devem ser levadas em consideração na hora de formar um desenho. Vamos primeiro destacar os benefícios.

  • Versatilidade. Você provavelmente notou que nas galerias de arte, as paredes costumam ter tons mais claros e neutros. Ele é escolhido a fim de mostrar os objetos de arte demonstrados e as instalações da forma mais lucrativa possível. Afinal, a brancura é o melhor fundo possível. Você não pode absolutamente limitar o vôo de sua imaginação criativa, escolher itens de interior e decoração de qualquer cor.
  • Variabilidade. Outra vantagem de um fundo neutro claro é que, se você quiser uma mudança, não precisa iniciar uma reforma. Basta mudar os acentos, mudar o esquema de cores de tonalidades adicionais, e o ambiente vai brilhar com cores completamente diferentes, adquirir um clima diferente.
  • Sem falhas. Claro, criar um interior branco como a neve também tem suas próprias regras, mas o risco de cometer erros de cor é mínimo, mesmo se você não contratar um designer profissional. A escolha de um fundo branco como a neve como principal elimina praticamente o percentual de escolha errônea de tonalidades adicionais.
  • Aumento de espaço. Esta é uma vantagem muito importante para pequenos espaços e salas com luz natural insignificante. É a brancura que pode saturar o espaço de ar, frescor, ampliá-lo visualmente e elevar os tetos.
  • Durabilidade. Escolhendo a brancura como um design geral, você não precisa se preocupar se a cor vai desbotar ao sol e mudar de tom, desbotar. Ao contrário, funciona como um grande refletor natural dos raios solares.
  • Expressividade. A brancura permite não só enfatizar a cor, mas também a forma. Contra esse fundo, objetos bonitos e incomuns terão a aparência mais vantajosa e, visivelmente, efetivamente, a textura, as sombras e o volume serão enfatizados. O fundo não chamará a atenção para si mesmo.
  • Diversidade elegante. Independentemente de suas preferências de estilo, o branco da neve será apropriado lá. Ele é bom em soluções de design lacônicas: minimalismo, estilo escandinavo e em variações marroquinas brilhantes e cativantes. Claro, o interior clássico também ficará ótimo com a atração desses tons.

No entanto, para ser justo, é necessário mencionar as deficiências enfrentadas pelos proprietários de apartamentos e casas brancas.

  • Impraticabilidade. Esta é a principal desvantagem da neve branca. Apesar de toda a sua beleza e esplendor, a cor é facilmente suja e requer uma atitude e cuidado especiais. Manchas, poeira, detritos são visíveis nele, enfatizando algumas falhas muito claramente. Os donos de animais de estimação e as famílias com crianças pequenas devem ter um cuidado especial. Porém, se há 15 anos esse argumento contra poderia ter sido decisivo, hoje, dadas as possibilidades modernas de limpeza, ele não é tão categórico. Existem móveis e superfícies de construção desta qualidade que são fáceis de limpar e não atraem o pó.
  • Sensação de esterilidade. Para muitos, as paredes brancas como a neve evocam associações persistentes com instalações do governo, hospitais e parecem desconfortáveis. Para evitar que sua casa fique assim, é preciso pensar na seleção de cortinas, evitando enviesar na faixa fria. Além disso, a brancura também precisa ser limitada como qualquer outra cor. Para que a sala não pareça fria, é preciso observar a medida e não se esquecer de diluir a brancura com o calor dos tons atalcados, do marfim, das texturas e texturas certas e da bela decoração.
  • Monotonia. Entediante, monótono, desinteressante - é assim que muitos descrevem o interior em tons de branco como a neve. Isso é parcialmente verdade, a própria cor branca não tem rosto. Por isso, é tão importante revivê-lo, finalizar a composição, adicionando móveis inusitados, cores vivas, texturas originais. Esse tipo de desenho se assemelha a um desenho em uma folha de papel em branco, é claro, embora esteja vazio, parece enfadonho.
  • O risco de supersaturação. Este é o outro lado da medalha da monotonia, já que a brancura praticamente não impõe nenhuma obrigação na escolha da cor e da forma, muitos começam a exagerar. Como resultado, em vez de um design brilhante, leve e fresco, surge uma sala abafada, desordenada e sobrecarregada de detalhes e cores.
  • Fadiga. Outro risco associado a muito branco na frente dos olhos. Você pode simplesmente se cansar dele, ele cortará seus olhos com sua brancura acentuada. Este problema pode ser resolvido - os designers recomendam confiar em falsos tons de branco: bege, marfim, cinza sutil, bege. Essas combinações neutras, com uma pequena adição de branco puro, causarão uma impressão mais benéfica, não cansarão os olhos.

Com o que está combinado?

Os tons de branco são bastante variados e vão bem com outros tons. Graças a esta propriedade, os designers gostam de ter o branco como principal, diluindo-se com as nuances das outras paletas. A brancura acentua perfeitamente os itens de interior e decoração em vermelho, azul e preto. Essas 3 paletas são consideradas favoritas em combinação com o branco puro.

Se você gosta de soluções brilhantes, combine a brancura com o amarelo ou laranja da moda. Um design mais misterioso e gracioso é obtido a partir de uma combinação de brancura com roxo, lilás, lavanda. Se procura criar um espaço relaxante, opte por uma mistura de branco e verde. A versão clássica é branca com matiz marrom.

Em qualquer caso, proceda principalmente dos objetivos do seu design, dos seus gostos pessoais e esforce-se para que a combinação seja harmoniosa e equilibrada.

Apesar da aparente monotonia, o branco tem muitos tons e variedades, dos quais há sempre algo por onde escolher, mesmo para os mais exigentes. A paleta varia de temperaturas geladas a tons muito quentes. Os tons mais populares em design de interiores:

  • láctico;
  • Marfim;
  • branco perolado;
  • azul neve;
  • Antiguidade;
  • pérola;
  • farináceo;
  • cremoso;
  • alabastro;
  • branco puro propriamente dito;
  • cinza;
  • pergaminho.

Dependendo da cor adicional e de destaque que você deseja escolher para o design, a tonalidade da base também é selecionada. A brancura irá enfatizar perfeitamente todos os tons de café, terracota e em geral todas as cores naturais. Variando o número de tons, você pode criar quase todos os interiores estilisticamente direcionados com base na brancura. As combinações de maior sucesso, em termos de design:

  • as cores marrom café e branco criam a combinação clássica mais confortável;

  • pastéis bege e pastéis em outros tons darão ao ambiente ternura, sofisticação, romance e suavidade;

  • se gosta de contraste, escolha as variações preto e branco, bem como as combinações com elementos de interior em azul e vermelho, os últimos 2 tons serão muito adequados em design moderno para uma família jovem;

  • a juventude da alma pode ser enfatizada por combinações com amarelo, roxo, verde - essas são soluções muito interessantes;

  • se você deseja criar o design mais aristocrático e sofisticado, opte pelo tandem da brancura com cinza, pérola, azul claro.

Desistam da ideia do design monocromático, os psicólogos acreditam que isso afeta negativamente o estado emocional, pode causar desânimo, apatia, irritabilidade. Nesses apartamentos, você pode facilmente entrar em estado de depressão. Considere também a temperatura dos tons selecionados, por exemplo, bege, creme e leite se encaixam perfeitamente na composição de tons naturais, tecidos e materiais naturais.

Tendo decidido o regime de temperatura, não o viole - você não deve combinar tons frios e quentes no design de um quarto.

Estilos adequados

Já mencionamos que o branco se encaixa perfeitamente em quase qualquer solução de estilo. No entanto, existem estilos favoritos, em que a brancura não é o último, e às vezes o primeiro violino.

escandinavo

A brancura é uma das três baleias em que se destaca o estilo escandinavo. Você pode pintar paredes, pisos e tetos com segurança neste tom, comprar móveis brancos, decorar com elementos de enfeites brancos como a neve e estampas.

Além do branco, apenas o preto e o cinza desempenham esse papel em tais designs. Em qualquer caso, o branco é indispensável neste estilo.

Clássico

Aqui, cores quentes saem por cima - antigo, leitoso, cremoso, creme, bege. Eles acentuam perfeitamente os móveis de madeira natural, os tecidos caros de alta qualidade e a decoração de alto padrão. Aqui, o branco pode não desempenhar o papel do primeiro violino, mas canta junto com a segunda ou até a terceira voz.

Loft

O estilo industrial, muito popular nos últimos anos, é impensável sem o branco, pois este é um dos tons que permite acabamentos ásperos, por exemplo, paredes branqueadas, vigas de cal, etc. As cores frias são usadas com mais frequência aqui.

Provença

É simplesmente impossível imaginar a Provença sem madeira branqueada, um fundo claro, em que pastéis suaves e elegantes estão confortavelmente localizados. Provença e branco são inseparáveis.

Moderno

Este estilo luxuoso implica combinações de cores complexas, muito brilho, combinações complexas, nas quais o branco se encaixa perfeitamente como um acento, mas não em sua forma pura.

Art Deco

É um design austero e marcante, racional e expressivo. Art Déco tem muita geometria, elementos escuros que exigem um fundo claro.

Minimalismo

Este estilo não pode existir a priori sem brancura. Como suas principais características são a brevidade, os tons neutros, as formas simples, o branco costuma ser tomado como base e ligeiramente diluído com outros tons e escalas.

Alta tecnologia

Este estilo depende da tecnologia, o próprio interior, por assim dizer, atua como um pano de fundo para a demonstração de inovações técnicas. Isso significa que o branco será muito apropriado aqui, é o fundo perfeito para qualquer coisa.

Arte pop

Este é um estilo muito claro que requer detalhes contrastantes, vermelho, preto, cativante, o que significa que um fundo branco será simplesmente insubstituível aqui. Afinal, é ele quem consegue enfatizar a expressividade das formas e equilibrar o brilho das cores.

Grunge

O grunge desleixado usa a brancura ao mínimo, como acentos. Travesseiro ou cobertor branco, abajur ao lado de uma poltrona ou cama, tecidos, cortinas. Em pequenas doses, o branco enfatiza perfeitamente o cinza e a frieza do grunge.

Use na decoração

Quanto às combinações no acabamento, o branco fica ótimo com tons pastéis, madeira e todas as suas variações de tons. Essas possibilidades de cor podem ser usadas com segurança para criar um interior em qualquer estilo. Ao nível dos materiais destacam-se o mármore branco, a madeira branqueada e pintada, o papel de parede, os têxteis e a decoração a branco.

Escolhendo essa escala básica, você precisa pensar sobre o que exatamente você vai decorar nessa cor - paredes, teto, chão.

Paredes

Esta é uma solução de design muito popular usada por profissionais e amadores. Isso acontece pelos seguintes motivos:

  • independentemente dos materiais de acabamento escolhidos (tijolo, pedra, papel de parede líquido ou comum, gesso branco), tais paredes irão expandir visualmente a sala, tornando-a mais espaçosa e mais leve;
  • a simplicidade dos tons pastéis neutros enfatiza idealmente a perfeição e a concisão das formas, texturas;
  • um ótimo fundo para detalhes brilhantes, cativantes e expressivos, profundidade e volume de silhuetas fora do padrão;
  • a parede branca não chama a atenção para si mesma, não distrai de móveis caros, decoração antiga, madeira natural e outros materiais;
  • o desenho da sala de acordo com os cânones clássicos exige um tom claro das paredes, mesmo que sejam de tijolo.

Os designers acreditam que as paredes decoradas com uma paleta branca são sempre relevantes, o design não sairá de moda alguns anos após a sua implementação.

Na maioria das vezes, o papel de parede é usado como material. São apresentados de forma tão ampla que permitem escolher quase qualquer tonalidade, combinar cores, criando composições nada triviais. Para evitar que as paredes pareçam vazias, você precisa usar outras paletas como decoração. Eles podem ser usados ​​como:

  • padrões e ornamentos em um fundo branco;
  • inserções, combinações de papéis de parede monocromáticos de cores diferentes;
  • a cor pode ser enfatizada corretamente com a ajuda de itens de decoração e interiores em um fundo monocromático limpo.

Piso

Se você deseja um design elegante e personalizado, considere o branco como revestimento de piso. Isso proporcionará expansão de espaço adicional, o que é importante para salas pequenas e escuras. Existem muitos tons e materiais. Em qualquer caso, em tal casa você se sentirá confortável e aconchegante, além disso, essa decisão certamente irá encantar seus convidados e causar uma impressão indelével.

O piso branco como a neve é ​​um elemento de design muito elegante, que tem uma série de vantagens:

  • aparência de status, sensação de design caro;
  • uma ótima maneira de destacar belos móveis, itens de interior originais;
  • um detalhe muito eficaz que dá expressividade a qualquer desenho;
  • é muito fácil cuidar do chão em tempo hábil, pois a sujeira é bem visível.

Pisos em tons pastéis claros podem ser feitos em ladrilhos, madeira branqueada e imitações: laminado, linóleo, parquet. Em qualquer caso, tal superfície aumentará o espaço e dará conforto ao ambiente.

Teto

O teto branco como a neve é ​​um clássico de qualquer interior. Além disso, esse esquema de cores torna visualmente o ambiente mais alto, mais claro, mais volumoso. O teto está localizado acima da cabeça e, feito em cores, pode pressionar, afetar negativamente o estado emocional, reduzir o espaço e desviar a atenção do design. A aparência neutra do teto tem apenas vantagens, um belo lustre é luxuosamente visível sobre ele, não pressiona psicologicamente.

No design moderno, o teto pode ser não apenas fosco, mas também brilhante, ter uma variedade de formas e decoração: vigas, saliências, transições, estuque. Tudo depende do estilo escolhido e do seu gosto.

Branco como sotaque

Outra forma de usar o branco no projeto de um apartamento ou casa é como uma cor de destaque. Pode ser mobiliário, artigos de interior, decoração, têxteis. Apesar de estarem sujos, os móveis brancos são muito procurados, especialmente porque os materiais modernos permitem que você não se preocupe com uma limpeza simples e de alta qualidade. Os acentos de branco em uma sala são capazes de:

  • dar requinte, graça, enfatizar a forma e a cor;
  • aumentar visualmente o espaço e o volume da sala, corredor, quarto ou cozinha;
  • adicione aconchego, uma sensação de conforto ao interior.

Móveis leves são perfeitos para qualquer ambiente, eles se encaixam perfeitamente:

  • para o quarto e torná-lo mais calmo, a atmosfera nele é apaziguadora;
  • na sala de estar, dando-lhe uma sensação de luxo simples e elegância;
  • na cozinha, aumentando visualmente.

Além do mobiliário, os têxteis desempenham um papel muito importante no design, em particular as cortinas. São eles que conseguem completar qualquer composição e deixar a divisão bem cuidada e acolhedora. Cortinas brancas são capazes de:

  • adicione luz à sala;
  • visualmente "puxar" a sala para cima;
  • adicione notas frescas em um dia quente, reflita os raios do sol;
  • tornar a sala mais elegante e interessante.

Lindos exemplos de design

  • Sala de estar;
  • Quarto;
  • Cozinha;
  • Corredor;
  • Infantil;
  • Banheiro.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário