Afiação de lâminas de serra circular

Contente
  1. Como determinar o uso e desgaste?
  2. Princípios e ângulos de aprimoramento
  3. O que é necessario?
  4. Como fazer sharpen?

A escolha correta do ângulo de afiação dos discos para uma máquina ou serra circular é um componente importante para o sucesso ao realizar todas as operações você mesmo. A restauração da agudeza dos dentes neste caso é de particular importância, o mestre deve agir com muito cuidado. Vale a pena falar com mais detalhes sobre como afiar corretamente uma lâmina de serra com madeira soldada com suas próprias mãos.

Como determinar o uso e desgaste?

A diminuição na qualidade do elemento de corte está amplamente associada a uma diminuição na agudeza de seus dentes. A afiação das lâminas de serras circulares deve ser realizada em tempo hábil, antes que apareçam danos profundos, impossibilitando a restauração. Determinar os sinais de desgaste é uma tarefa que requer atenção especial do contramestre.

A nitidez é necessária se a ferramenta se comportar de maneira especial.

  • Aquece fortemente, fuma. Uma lâmina de serra cega aumenta a carga do motor. Quando superaquecido, começa a gerar calor intensamente, fumega e pode até falhar.
  • Requer aumento de pressão. Esse recurso se aplica principalmente a modelos com um tipo mecânico de fornecimento de material. Se você tiver que usar mais força do que o normal ao cortar, vale a pena verificar a nitidez da lâmina.
  • Deixa vestígios de depósitos de carbono, óleos e um odor desagradável específico na peça de trabalho.

Qualquer um desses sinais, revelados durante a operação da serra circular, indica que é hora de substituir ou afiar a lâmina. O grau de desgaste pode ser determinado com mais precisão apenas removendo-o da ferramenta.

Princípios e ângulos de aprimoramento

Os dentes de corte no desenho da lâmina de serra circular têm 4 planos: 2 laterais, frontal e traseiro. De acordo com sua forma, todos esses elementos são divididos em vários grupos.

  • Direto. Esses dentes são necessários ao serrar materiais na direção longitudinal, em velocidade. A qualidade e a precisão do corte não são particularmente importantes.
  • Oblíquo. Os dentes deste tipo sempre têm um plano inclinado deslocado para a esquerda ou para a direita. Na maioria das vezes, esses elementos se alternam em um disco, a borda é chamada de chanfro variável. Para diferentes tipos de materiais - madeira, plástico, aglomerado - é definido um certo ângulo de inclinação. Será máxima ao cortar aglomerado, podendo ser utilizada a opção de inclinação da parte dianteira ou traseira.
  • Em forma de trapézio. Esses dentes em uma lâmina de serra circular têm uma grande vantagem - eles tornam-se cegos lentamente. Normalmente na vanguarda, eles são combinados com os retos, localizados acima deles. Neste caso, os elementos trapezoidais serão utilizados para o trabalho grosseiro e os retos ajudarão a obter um corte limpo. Esses discos são usados ​​no processamento de folhas de polímero, MDF, painéis de partículas.
  • Cônico. São também auxiliares, utilizados em discos para corte de laminados e outros materiais frágeis. A forma especial dos elementos protege a superfície contra lascas e outros danos. A borda de ataque dos dentes cônicos geralmente é reta ou côncava e é boa para cortes finos.

Dependendo do tipo de dente usado na lâmina de serra, um ângulo de afiação adequado e outros parâmetros são selecionados. É estritamente proibido processar todos os elementos em uma inclinação geral, sem levar em conta as características individuais de cada elemento.

Cada lâmina de serra em uma ferramenta circular tem 4 cantos principais que precisam ser afiados. Eles determinam, junto com a forma do dente, as características da geometria da aresta de corte. Para cada elemento individual, é comum medir os ângulos de corte da superfície e diretamente das partes frontal e posterior.

Dependendo do tipo, finalidade e massa da serra, as opções possíveis são diferenciadas.

  • Para serragem. Esses discos usam um ângulo de inclinação de 15-25 graus.
  • Para corte transversal. Aqui, um ângulo de inclinação de 5-10 graus é usado.
  • Universal. Neste caso, os dentes da ferramenta são afiados 15 graus na área do ângulo de saída.

O tipo de material processado também é importante. Quanto mais difícil for, menos devem ser os indicadores do ângulo selecionado. As madeiras macias podem ser cortadas em uma inclinação mais ampla.

Ao usar discos de carboneto, o desgaste pode ser visto literalmente a olho nu. Nesse caso, o plano da frente é apagado com mais intensidade do que o plano de trás.

O que é necessario?

Afiar uma lâmina de serra circular só é possível usando ferramentas especiais. Para aumentar a precisão durante o trabalho, são utilizadas máquinas especializadas, o que simplifica muito este processo. E você também pode usar ferramentas mais primitivas - uma lima e um torno para consertar, assim como um pedaço de madeira.

Como fazer sharpen?

Um círculo com soldas vitoriosas ou um disco de madeira regular para uma serra circular é bastante você pode afiar você mesmo, restaurando a nitidez dos dentes. É verdade que, ao realizar um trabalho, muitos fatores deverão ser levados em consideração. Eles podem influenciar a escolha do método de afiação - manualmente ou usando uma máquina. Maior precisão é fornecida pelo processamento mecanizado, mas você precisará adquirir um equipamento especial para isso.

Afiação manual do disco

Ao escolher este método de restaurar a nitidez dos dentes na lâmina de serra, use as ferramentas disponíveis. É importante apenas preparar um suporte especial de formato plano. Isso evitará a necessidade de segurar o disco em suas mãos e o protegerá contra ferimentos.

Os seguintes requisitos são impostos no estande:

  • coincidência ao nível do eixo com a superfície processada;
  • a possibilidade de posicionar o círculo dentado em um plano perpendicular;
  • articulação giratória.

O suporte não serve apenas como um fixador - permite afiar os dentes da lâmina da serra em diferentes ângulos, garantindo a segurança de lesões durante a execução do trabalho. A marcação preliminar da superfície com um marcador colorido ajudará a obter maior precisão. Além disso, um torno é usado, com o qual o círculo é pressionado contra o suporte.

Um moedor ajudará a facilitar o processo de afiação em si, mas os artesãos experientes eliminam a falta de nitidez com uma lima simples.

Dentes multidirecionais requerem usinagem de 2 lados da roda... Nesse caso, o disco é primeiro fixado horizontalmente com o lado marcado e, em seguida, girado. As ações são repetidas. Se necessário, você pode alterar o ângulo se a afiação for realizada em um disco com tipos mistos de dentes.

Usando um moedor

Se você tiver em mãos um equipamento especial com acionamento manual ou elétrico, o problema de restaurar a nitidez dos dentes na lâmina de serra é resolvido de forma rápida e fácil. As retificadoras especiais têm dimensões compactas, são bastante móveis e funcionais. Eles podem ser adaptados para uso na oficina doméstica.

É necessário escolher uma máquina para afiar círculos para uma serra circular, preste atenção ao material do abrasivo utilizado. As melhores opções são feitas de:

  • carboneto de silício (verde);
  • elbor revestido com pó de diamante.

É importante levar em consideração que os discos de metal duro são difíceis de afiar com a ferramenta.

Variantes com pulverização vitoriosa, outros elementos complexos como revestimento também podem causar problemas durante a operação. Mesmo com uma máquina, será difícil garantir uma afiação bem-sucedida.

Trabalhar com equipamentos de retificação é o mais simples possível. O mestre só precisa fixar o disco preparado em um suporte especial com uma trava e, em seguida, realizar várias ações.

  • 1 dente é marcado com um marcador ou giz.
  • O ângulo necessário é medido no qual o processamento é executado. Se não houver requisitos especiais, uma inclinação universal de 15 graus é escolhida.
  • Comece a afiar cortando de 0,05 a 0,15 mm. Trate cada dente de forma consistente para que adquira a nitidez necessária.

Ao afiar discos de carboneto, recomendamos esmerilhe o metal nas superfícies frontal e posterior dos dentes ao mesmo tempo. Com aços e ligas comuns, menos esforço pode ser dispensado. Chega de nitidez apenas na frente.

Ao trabalhar com um disco vitorioso, primeiro você deve certificar-se de que está livre de poeira e sujeira. É importante não expô-lo a tensões mecânicas, apenas para remover inclusões estranhas. Neste caso, os planos de trabalho dos dentes são processados ​​sequencialmente. Você não pode gastar mais do que 20-25 vezes em um só lugar. A máquina geralmente remove uma borda sem corte em literalmente 1 passagem. À medida que o disco se desgasta, ele é simplesmente substituído por um novo.

Para ver uma ilustração de como afiar uma serra, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário