Como fazer uma mesa para uma serra circular com as próprias mãos?
A serra circular é uma excelente ferramenta manobrável com alta produtividade. No entanto, como todas as ferramentas, a serra tem algumas desvantagens. Por exemplo, você pode ter problemas para cortar grandes pedaços de madeira. Em tal situação, uma mesa especial feita à mão irá ajudá-lo. Este projeto permitirá que você corte peças grandes com facilidade e rapidez, sem problemas desnecessários.
Seleção de ferramentas e materiais
No início do trabalho, é preciso ter certeza de que todas as matérias-primas necessárias estão sempre à mão, assim como um conjunto de ferramentas que serão úteis em todas as ações. Para criar uma tabela, você precisa dos seguintes materiais:
- compensado com cerca de 2-3 centímetros de espessura ou um pedaço idêntico de cartão;
- barras de madeira medindo 40x40 milímetros;
- cantos de construção de metal - 12-15 peças;
- parafusos auto-roscantes de diferentes comprimentos e parafusos de diferentes classificações;
- cola para carpintaria;
- meios para tratar o produto contra umidade e ferrugem;
- tomada externa;
- cabo;
- trocar.
Este conjunto de materiais é necessário para uma construção padrão de dimensões comuns com uma área de pouco mais de um metro quadrado. Quase qualquer serra circular manual pode trabalhar em tal mesa, exceto para ferramentas com pequenos discos, uma vez que a profundidade de corte afunda em uma média de 1 a 2 centímetros durante a fixação no tampo da mesa.
As seguintes ferramentas serão úteis para o seu trabalho:
- marcador ou lápis grosso;
- fita métrica, régua de metal, ângulo;
- quebra-cabeças;
- Chave de fenda;
- Moedor;
- furar;
- lixa.
Processo de manufatura
É bastante simples criar com as próprias mãos um desenho multifuncional para uma serra circular elétrica, porém é necessário que o processo de fabricação seja estritamente de acordo com determinadas etapas. O cumprimento estrito dos conselhos é necessário para que não haja problemas ou dificuldades.
- Em primeiro lugar, cada mestre deve criar um desenho e um plano para o futuro produto. De acordo com os desenhos, o trabalho fica muito mais fácil de ser executado, os riscos de algo errado ou de má qualidade são reduzidos. No estágio de planejamento, você precisa levar em consideração as dimensões da futura estrutura da forma mais clara possível.
- Depois de criar uma planta e um esboço do produto, além de preparar todos os materiais necessários e um conjunto de ferramentas, iniciamos a confecção do corpo da mesa. Alinhamos todas as arestas da barra com um plano. Em seguida, a partir de chapas e barras alinhadas, montamos a base, cujas dimensões foram determinadas na fase de planejamento. A área da superfície de trabalho é geralmente cerca de 1-1,5 metros quadrados. Todas as peças são conectadas umas às outras com parafusos e parafusos. No final da obra, obtemos uma caixa sem as partes superior e inferior.
- Em seguida, vem a fabricação de uma mesa para uma máquina de serrar, ela é cortada de compensado ou folha de aglomerado de acordo com o tamanho da moldura. O tampo da mesa deve ser da mesma área ou um pouco maior. O principal é que ele não supere o corpo para um lado. Se o tampo da mesa for feito de material não laminado, deve ser lixado e aparado. Além disso, usando uma régua e um lápis sobre o tampo da mesa, são marcados os locais onde a serra elétrica está fixada, bem como o tampo da mesa com o corpo principal.
- O próximo passo é fazer o orifício para a própria serra.Para isso, são feitas medições da sapata de apoio da serradeira, que posteriormente será utilizada nesta estrutura. No verso do tampo da mesa, são feitas as marcações correspondentes, que vão determinar com precisão o ponto de fixação e a área ao longo da qual você deve fazer um recorte para o disco circular. Para uma marcação precisa, é melhor desenhar eixos que se conectem exatamente no centro da folha de madeira compensada. Depois de determinar os eixos e fazer marcações precisas, você precisa fazer um orifício para o disco e também fazer orifícios para prender a sapata da serra.
- A serra circular é fixada na mesa de madeira compensada pela parte traseira (interna). Para isso, é necessário fazer 4 furos na própria sapata da serra, cujo diâmetro deve ser de cerca de 1 centímetro. Então você deve alinhar completamente a serra e combinar todas as marcações para que a ferramenta fique nivelada, todas as marcações e orifícios correspondam entre si, o disco se encaixe livremente no orifício central do tampo da mesa. Para que a serra seja fixada com segurança à mesa, é necessário usar parafusos de arado rebaixados especiais, a cabeça de tais parafusos deve estar profundamente imersa na sola da ferramenta e não para fora.
- Em seguida, a serra é posta de lado e a montagem da mesa continua. Para que a estrutura seja estável. atenção especial deve ser dada às pernas. As pernas que divergem para baixo fornecerão a melhor estabilidade da estrutura. Eles são fixados com parafusos e porcas grandes.
O comprimento das pernas é determinado individualmente, de acordo com a altura de quem vai trabalhar à mesa. O ideal é que o tampo da mesa e, consequentemente, a serra em si estejam localizados logo acima da correia do mestre.
- A próxima etapa é prender o tampo da mesa ao gabinete. A uma distância de cerca de 3 centímetros da borda, é necessário fazer furos nos cantos do compensado e, em seguida, fazer furos nas barras de canto para fixar os parafusos. Além disso, as peças são conectadas usando acessórios de aço M8.
- Depois de montada a estrutura, é necessário fixar um interruptor especial na mesa, que regulará o ligar e desligar da serra com um motor elétrico. Para fazer isso, faça um orifício na carcaça do interruptor e fixe-o com parafusos, cola especial ou uma mesa de construção. O switch deve fornecer energia elétrica para a própria serra, o que significa que ela deve ser conectada a qualquer fonte elétrica em sua oficina por meio de um cabo. Ele é preso do lado da parte inferior da bancada usando fechos de construção.
- Então você pode fazer paradas especiais. Em primeiro lugar, é feita uma viga transversal, que simplifica muito o trabalho com a estrutura. É realizado principalmente a partir de contraplacado ou aglomerado. Primeiro, você precisa cortar 2 tiras iguais em comprimento à largura da mesa, o segundo lado deve ter cerca de 100 milímetros, os cantos das tiras devem ser arredondados.
- Em seguida, as peças de trabalho são retificadas e fixadas com parafusos auto-roscantes em um pequeno ângulo, um canto de metal é aparafusado por dentro. Em seguida, as tiras são fixadas à mesa em trilhos móveis, o que permitirá que essas travas se movam ao longo de toda a mesa.
- Se desejar, você pode fazer várias adições a este design, tudo depende de suas habilidades. Alguns artesãos removem a proteção de segurança e todos os dispositivos para ajustar a inclinação da lâmina, o que permite obter alguns milímetros adicionais de corte. Alguns substituem a plataforma da fábrica por uma mesa giratória de sua própria fabricação, com uma abordagem profissional, isso também oferece uma série de vantagens no trabalho.
- A construção é finalizada com a etapa de beneficiamento e preparação para operação. Mais uma vez, toda a mesa deve ser lixada, limpa e envernizada ou com meios especiais que garantam durabilidade de uso e repelam umidade e ferrugem.
Instalando uma serra circular em uma mesa caseira
Depois de fazer o corpo principal, a serra elétrica está sendo instalada em uma mesa de fabricação caseira.
- Nas etapas de fabricação da estrutura da mesa, todos os orifícios necessários foram feitos no tampo da mesa.
- Durante a instalação de uma serra estacionária, é necessário ajustar perfeitamente a inclinação da ferramenta, caso contrário, o corte das peças de madeira será de má qualidade. O primeiro passo é instalar a ferramenta na mesa acabada em todas as ranhuras e determinar se é necessário alterar a inclinação. Caso o ângulo não corresponda ao desejado, terá de o ajustar com parafusos especiais, esta é a opção mais fácil. Ou você pode recortar blocos especiais que serão fixados no tampo da mesa, e já em cima deles, no ângulo certo, uma serra elétrica será fixada.
- Quando a ferramenta está no lugar corretamente, todos os orifícios convergem, posicione e aparafuse a base na mesa e aperte-os por dentro usando porcas com arruelas de pressão.
- Após a instalação da serra circular manual, é necessário pegar um bloco um pouco maior do que aqueles com os quais o ângulo de inclinação foi ajustado e prendê-lo ao tampo da mesa no local onde foi marcada a plataforma da serra.
Este bloco é necessário para que, depois de desmontar a serra circular da mesa, você possa montá-la exatamente no mesmo lugar, sem usar marcações adicionais.
Adendo
- Antes de usar a serra elétrica sobre a mesa, deve-se verificar a própria lâmina da serra com um esquadro, pois alguns fabricantes inescrupulosos não instalam a lâmina exatamente em um ângulo de 90 graus, com isso, os cortes acabam sendo chanfrados.
- Se durante o trabalho você planeja usar a mesa também para armazenar ferramentas, então as dimensões do tampo da mesa devem ter mais de um metro quadrado de área.
- Para a fabricação, é melhor usar materiais de alta qualidade e duráveis, caso contrário, a mesa não durará muito.
- A mesa pode ser complementada com qualquer coisa que você quiser, por exemplo, alguns conseguem colocar um aspirador especial ou uma faca com disco de proteção, para que lascas e resíduos do corte de madeira não voem.
- Escolha um local para a mesa com antecedência e certifique-se também de que o piso onde a mesa será instalada seja nivelado.
- Se você tiver o desejo e certas habilidades, pode fazer uma mesa dobrável ou uma mesa de levantamento, mas isso vai levar mais tempo e materiais.
- Se a mesa sacudir ou vibrar durante a operação, ajuste os pés com pedaços de borracha adequados.
Visto que uma serra circular é um dispositivo elétrico, é melhor trabalhar com ela por um especialista que entenda de eletricidade. Também é melhor confiar a transferência da mudança para outro local a um especialista.
Engenharia segura
- é preferível trabalhar com madeira, metal e produtos químicos ao ar livre ou em uma área bem ventilada;
- o local de trabalho deve ser mantido limpo e arrumado;
- periodicamente é necessário verificar a estabilidade da estrutura, bem como a operacionalidade dos equipamentos e aparelhos elétricos;
- antes de ligar a serra, certifique-se de que está bem fixada;
- ao trabalhar, é necessário usar óculos e luvas especiais;
- mantenha um kit de primeiros socorros à mão.
Fazer uma mesa para uma serra circular não é tão difícil, mas requer alguma habilidade em marcenaria. De posse das ferramentas e materiais necessários e seguindo claramente as instruções passo a passo, você poderá fazer uma tabela com as dimensões desejadas, bem como dotá-la de todos os complementos necessários.
Para obter informações sobre como fazer uma mesa para uma serra circular com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.