Como escolher uma serra circular elétrica portátil?

Contente
  1. Características e propósito
  2. Projeto
  3. Como escolher?
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Regras operacionais

Uma serra circular elétrica manual é uma ferramenta muito popular, ela será útil em uma serraria, um reformador de apartamentos, um amante de carpinteiro e até mesmo alguns residentes de verão. Ao mesmo tempo, a aparente simplicidade do design não deve ser enganosa: tal ferramenta pode diferir significativamente de modelo para modelo, e apenas uma seleção razoável de uma unidade específica ajudará a extrair todos os benefícios esperados dela.

Características e propósito

O dispositivo é projetado principalmente para cortar madeira e seus derivados, embora muitos modelos específicos envolvam o trabalho com outros materiais em folha, incluindo ladrilhos e folhas de metal macio. Um disco de metal com soldas especiais e dentes afiados é usado como peça de corte, cujo número de revoluções é vários milhares de vezes por minuto. Essa solução construtiva não permite o uso de uma ferramenta de corte ondulado, mas na maioria dos casos fornece um corte muito preciso e preciso em linha reta.

O peso da unidade pode variar de 2 a 10 kg. Dependendo dos indicadores de massa e do método de alimentação, todas as serras circulares podem ser condicionalmente divididas em estacionárias e portáteis, alimentadas por rede e por bateria. A rede elétrica precisa de uma tomada elétrica para funcionar, enquanto as baterias recarregáveis ​​usam uma bateria para alimentar o motor. O desenho em forma de elemento de corte redondo, que simplesmente não implica um movimento reverso, ajuda a economizar energia da bateria e, ao mesmo tempo, aumenta significativamente a produtividade no corte. Consequentemente, todos os movimentos da borda afiada são benéficos, resultando em economia de energia de aproximadamente 50%.

Levando isso em consideração, os modelos modernos e caros de classe profissional são capazes de funcionar de forma autônoma por até 8 horas, enquanto o processo de carregamento de um dispositivo de marca pode levar apenas meia hora.

Projeto

Uma serra elétrica de qualquer fabricante e de qualquer classe é disposta quase sempre da mesma forma, com exceção de peças pequenas, que já pertencem à categoria de conveniência e não de produtividade. A parte motriz principal é um motor elétrico conectado diretamente a uma fonte de alimentação ou bateria. Com o auxílio de uma correia de transmissão, o torque é transmitido ao disco de corte, que é montado no fuso e pode ser trocado tanto por desgaste quanto para o corte de um determinado material. Na esmagadora maioria dos casos, a área de trabalho do disco de corte é vedada com uma viseira refletiva, que não permite que a serragem e pequenos fragmentos do material cortado se separem, aumentando o risco de ferimentos.

O fuso do disco e ele próprio são fixados na cubeta, ou seja, o corpo da unidade, segurando a roda de corte na posição correta. O controle preciso é realizado por meio de um suporte preso à cubeta em uma dobradiça móvel. Esta versão do dispositivo de serra elétrica circular hoje já é considerada bastante primitiva, uma vez que não reflete o desejo popular hoje em dia de tornar todo dispositivo simples "inteligente". A maioria dos modelos modernos possui peças mais complexas em seu design que são responsáveis ​​pela segurança do operador e do próprio mecanismo: por exemplo, algumas serras conseguem desligar o motor quando a carga sobre ela aumenta excessivamente, ou ajustam automaticamente a potência ,aumentando-o à medida que a resistência do material aumenta.

Como escolher?

Ao escolher este ou aquele eletrodoméstico, você precisa entender duas coisas: por que tarefas ele é adquirido e quais características básicas ele deve ter para uma solução bem-sucedida. No caso de uma serra elétrica, o ponto mais importante geralmente é a potência do motor: ele determina o quão grande é o disco e quão rápido ele pode girar. Quanto maiores os círculos que você planeja usar, maior deve ser a potência da unidade, mas não se esqueça que um aumento neste indicador também aumenta o peso do dispositivo. Em geral, os modelos com uma potência do motor abaixo de 1,2 kW são considerados domésticos e projetados apenas para tarefas simples, e as unidades com mais potência do que 2 kW são consideradas profissionais.

A profundidade de corte é outro fator importante, pois se este indicador for muito pequeno, a serra simplesmente não pegará o material que pretende cortar. Este critério depende não apenas da potência do motor, mas também do tamanho da entrada do disco. Existem apenas quatro tamanhos principais típicos: doméstico # 1 (corte de até 4,5 cm), semi-profissional # 2 (5-5,5 cm), profissional # 3 (6-7 cm) e muito raro industrial # 4 (até 14 cm). Os especialistas aconselham a escolha de um disco de corte com apenas uma pequena margem de profundidade de corte, caso contrário é quase impossível garantir a estabilidade da peça e da ferramenta.

Bons modelos geralmente têm uma função de limitação de profundidade, graças à qual diâmetros ainda maiores podem ser cortados em folhas finas.

A velocidade de rotação do disco no caso de madeira densa deve ser a mais alta possível - assim o corte será mais preciso e a produtividade aumentará significativamente. Para cortar plástico, esta lógica não funciona: durante a operação, o círculo pode aquecer significativamente e a peça de plástico pode derreter sob tais condições. Serras universais caras, projetadas para trabalhar com diferentes tipos de materiais, permitem que o operador ajuste a velocidade. Ao mesmo tempo, a opinião generalizada sobre uma relação direta entre potência do motor e velocidade máxima nem sempre corresponde à realidade, pois nessa equação deveria haver um lugar para o peso do disco. Muitos modelos modernos também possuem uma função de corte angular. Se você estiver interessado em uma serra circular para cortar tábuas ou compensado em casa, é improvável que essa função seja útil, mas para necessidades profissionais de construção pode ser crítica.

Além das principais características técnicas que afetam as capacidades de produção da ferramenta, é impossível não prestar atenção a muitas funções adicionais úteis. Em muitos dos modelos atuais, o lançamento é realizado especificamente por dois botões remotos um do outro. - isso evita que a unidade seja inicializada acidentalmente, o que minimiza o risco de ferimentos. O bom do arranque suave é que o disco ganha velocidade, embora de forma rápida, mas gradual, razão pela qual o motor não experimenta uma carga instantânea e se desgasta mais lentamente. Muitos modelos possuem em seu design a presença de um bico especial para aspirador de pó, enquanto outros ainda possuem um dispositivo estacionário para remoção de aparas - tudo isso permite não só manter o ambiente de trabalho limpo, mas também evitar que o pó entre nos olhos ou pulmões.

Em certas condições, ponteiros laser, iluminação da área de trabalho, proteção contra retrocesso de disco e muitos outros truques modernos também podem ser de valor significativo.

Avaliação das melhores modelos

O conceito dos melhores modelos no caso das serras circulares é muito vago, pois cada consumidor parte das suas necessidades. Além disso, as linhas de modelos de todos os fabricantes líderes são atualizadas regularmente, portanto, qualquer atribuição de assentos não parece apropriada. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em vários modelos populares de marcas líderes.

  • Makita HS7601 É uma das melhores soluções para casa. Com um preço modesto de cerca de 4 mil rublos, este dispositivo está equipado com um motor de 1200 watts. Um disco com diâmetro de 19 cm gira a uma velocidade de mais de 5 mil rotações por minuto, permitindo cortar materiais de até 6,5 cm de espessura.O peso do aparelho com todas as características é bem pequeno: apenas 4 kg.
  • Bosch GKS 190 ao preço dos mesmos 4 mil rublos, já é uma solução semiprofissional digna. Embora a lâmina tenha o mesmo diâmetro de 19 cm, um fuso mais fino permite aumentar a profundidade máxima de corte até 7 cm. Em termos de velocidade de rotação, esta serra é uma das mais destacadas, proporcionando 5,5 mil rotações por minuto. O aumento da potência e do número de rotações praticamente não afeta o peso: é 4,2 kg.
  • Interskol DP-165/1200 - um típico representante da indústria nacional, que é popular devido ao seu custo mais baixo: não ultrapassa 2,5 mil rublos. Neste caso, o fabricante oferece uma serra doméstica com desempenho mais modesto do que a Makita HS7601: com uma potência dos mesmos 1200 watts e um disco reduzido com diâmetro de 16,5 cm, a velocidade de rotação não aumentou, chegando a cair para 4700 rpm. Ao mesmo tempo, tanto a profundidade de corte (diminuiu para 5,5 cm) como o peso (aumentou para 4,5 kg) sofreram, mas por este preço continua a ser uma das melhores soluções para uso doméstico.
  • DeWALT DWE560 - uma solução semi-profissional alternativa com uma capacidade de 1350 watts de um conhecido fabricante americano. A potência especificada permite que o disco de 184 mm gire a velocidades de até 5.500 rotações por minuto, cortando materiais em folha de até 65 mm de profundidade. A vantagem, ainda que insignificante, será alguma redução de peso: de todos os modelos descritos, este é o mais leve, já que pesa 3,7 kg.

Regras operacionais

A serra elétrica circular é uma ferramenta bastante simples em termos técnicos, mas ao mesmo tempo, seu funcionamento inadequado pode acarretar em ferimentos, sem falar em danos ou desgaste acelerado dos principais componentes do mecanismo. Para evitar todos esses fenômenos negativos, você deve ler cuidadosamente as instruções anexadas a cada cópia antes de instalar e começar a trabalhar. Mesmo que algumas das disposições das instruções pareçam rebuscadas ou insuficientemente fundamentadas, é melhor não ignorar o conselho dos criadores.

Mesmo antes de comprar, você deve estudar cuidadosamente as instruções da serra para condições de trabalho específicas. Isso é especialmente verdadeiro para unidades de bateria, que podem descarregar muito mais rápido em condições de congelamento severo ou, no caso de uma bateria velha de níquel-cádmio, ter um "efeito memória", forçando a bateria a descarregar completamente antes de carregar. Também é importante que o carregamento da bateria em tais unidades normalmente demore cerca de meia hora; no entanto, para cada modelo, você pode usar apenas um carregador licenciado especialmente lançado que forneça as características de corrente necessárias, caso contrário, um rápido colapso da bateria não pode ser evitado . Lembre-se de que a bateria pode ser substituída, mas geralmente custa mais sozinha do que todas as outras partes da unidade juntas.

O autorreparo da serra, via de regra, é considerado indesejável - pelo menos, a garantia da ferramenta, como no caso de qualquer outra técnica, expira imediatamente após intervenção não autorizada. Tendo confiado a ferramenta ao mestre, o proprietário deve estar confiante em sua competência: a segurança de trabalhos posteriores com o dispositivo pode depender disso.

Para informações sobre como escolher a serra circular elétrica manual direita, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário