Como fazer uma serra circular com as próprias mãos a partir de um motor de máquina de lavar?
Uma serra circular é sempre útil na fazenda: no campo ou em uma casa particular. Mas nem todo mundo pode comprar uma ferramenta boa e cara, e um analógico barato quebra rapidamente. A saída é fazer uma serra circular com as próprias mãos. Por exemplo, você pode fazer isso com um motor de uma velha máquina de lavar automática, o que é uma pena deitar fora e ocupa espaço. Essa ferramenta caseira é capaz de lidar com uma placa de até 5 centímetros de espessura. A vantagem desse design é seu peso, que gira em torno de 20 quilos. A serra é móvel e pode ser carregada com você no carro.
Seleção de motor
A questão que surge é se alguma máquina de lavar vai funcionar. Obviamente, quanto mais potência do motor, mais potente a serra se tornará e será capaz de lidar com grandes tarefas. Mas uma ferramenta de baixo consumo de energia sempre será útil na fazenda. Não necessita de mesa fixa, bastará uma caixa normal, que será ao mesmo tempo um suporte e um local para os chips. O principal é conectar o motor corretamente, caso contrário a serra circular montada não funcionará. Mas essa não é a única dificuldade.
Para que a ferramenta funcione corretamente e execute várias tarefas, sem estragar o material, é necessário ajustar a rotação do motor. Na máquina de lavar, um tacômetro é responsável por regular a velocidade, que é controlada por um sistema eletrônico. Em uma ferramenta caseira sem eletrônica, uma solução diferente é necessária. O motor do coletor possui vários cabos. Para determinar a qual conectar, você precisa "tocar" com um ohmímetro todos os terminais em pares. Encontramos onde está a maior resistência.
Também verificamos outras conexões nas saídas do coletor e da escova. Também realizamos medições e marcamos os fios do sensor de velocidade. Se no modelo estiverem dentro da caixa, ela deve ser desmontada. Conectamos uma saída da bobina à primeira saída do coletor. O contato restante da bobina com a segunda saída do coletor deve ser conectado à rede elétrica. Estamos realizando um teste. Uma vez que existe um alto risco de ferimentos causados por peças móveis e eletricidade, deve-se ter extremo cuidado.
Importante! Para ligar a rotação na direção oposta, você precisa trocar os contatos.
Controle de velocidade
Durante o funcionamento da ferramenta, torna-se necessário trabalhar com materiais de diferentes dimensões, portanto, é necessário poder ajustar a velocidade para cima ou para baixo. Para fazer isso, você pode usar um dimmer ou gatilho de um dispositivo elétrico de mão, pois eles permitem ajustar a alimentação de tensão e, consequentemente, a velocidade de rotação do disco. Conectamos um dos terminais da bobina à saída da armadura e o segundo é alimentado pela rede elétrica. Conectamos a saída da segunda armadura através do dimmer da mesma maneira. Nós verificamos o circuito e o executamos.
Uma maneira mais complicada de regular a velocidade é usar um tacômetro. Com ele, você pode ajustar a velocidade de rotação sem perder a potência do motor. Atenção, você precisa conectar o tacômetro usando um microcircuito. Equilibra a potência quando a carga no eixo aumenta. Você pode comprar o microcircuito necessário ou fazer você mesmo. Isso vai ajudar a placa de circuito TDA 1085. A lista de peças necessárias é extensa, mas com uma lista em mãos, ela é facilmente montada em lojas especializadas.
conjunto
Não há nada complicado em montar uma serra circular, mas existem algumas nuances. O módulo de movimento de serra circular inclui os seguintes elementos:
- eixo do motor;
- eixo para fixação do disco;
- cinto que transmite movimento;
- motor e polia de serra.
Importante! Em uma versão simplificada, é possível montar sem o uso de rolamentos.
O processo de construção inclui as seguintes etapas:
- uma correia de transmissão é colocada na polia menor: a rotação é transmitida para a lâmina de serra a partir do eixo; para evitar o deslizamento da correia, são necessários entalhes na polia, caso não existam, fazemos nós mesmos 3-4 ranhuras transversais;
- para melhor adesão, o betume pode ser aplicado na superfície;
- o cinto pode ser usado não só a partir de uma máquina de lavar, mas também de qualquer equipamento; deve ser irregular e forte o suficiente;
- a fim de evitar o deslizamento do loop de transmissão da polia grande, uma pequena saliência é soldada em sua extremidade; você pode soldar um disco com um diâmetro maior do que uma polia;
- Por razões de segurança, o disco no eixo deve ser muito bem fixado para que não salte durante a operação, o que pode causar ferimentos graves;
- para ajustar a tensão da correia, o orifício de fixação do motor deve ser furado.
Para iniciar uma serra circular feita em casa, você pode instalar um interruptor de um eletrodoméstico antigo. Um interruptor de botão que foi usado em modelos soviéticos de máquinas de lavar servirá. Na entrada, deve ser alimentado por dois contatos, e dentro de um fio deve ser bifurcado. Assim, obteremos três saídas: uma será uma fase, a segunda será zero e a terceira dará uma fase deslocada através de um capacitor. Este disjuntor fornecerá uma partida, mas depois disso você precisará desconectar o capacitor.
Quadro
Para a comodidade do trabalho, a serra circular deve ser colocada sobre uma estrutura com uma base. Pode ser constituída por um perfil retangular de 20 mm. O quadro é conectado por soldagem, pois durante o funcionamento a vibração é transmitida às juntas, que devem ser fixadas com segurança. A conexão parafusada é aceitável, mas menos confiável. Ele precisará ser inspecionado periodicamente e os parafusos apertados. Também é melhor soldar a base à estrutura. O motor é fixado na parte inferior, uma plataforma de trabalho é obtida na parte superior. Você também pode adaptar a mesa de uma velha máquina de costura com pedal.
Importante! Uma serra circular feita em casa a partir de um motor de máquina de lavar, é claro, exigirá tempo, mas economizará significativamente seu orçamento.
Dicas de trabalho
Considere as seguintes dicas de profissionais:
- serra circular caseira destina-se a uso doméstico; é capaz de processar pequenos volumes de madeira com interrupções periódicas da obra;
- se a ferramenta é muito procurada e a quantidade de trabalho é grande, neste caso vale a pena considerar a opção de adquirir equipamentos profissionais;
- não há necessidade de cortar com força se o material não sair; para uma ferramenta mais poderosa, é necessário um motor mais poderoso.
Como fazer uma serra circular a partir do motor de uma máquina de lavar, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.