Tudo sobre serras circulares Interskol
No momento, a serra circular é uma ferramenta indispensável no dia a dia, e no processamento profissional de madeira é o principal equipamento. Agora no mercado existe um grande número de diferentes serras circulares de todos os fabricantes de ferramentas elétricas. As serras circulares são divididas em dois tipos principais - serras circulares fixas montadas em uma base fixa e modelos manuais. Este artigo se concentrará em ferramentas manuais portáteis. Surpreendentemente, mas ao contrário da tendência geral de reduzir a potência com um dispositivo compacto, as serras circulares não são suscetíveis a isso - os modelos manuais não são de forma alguma inferiores em potência às suas contrapartes fixas, exceto no diâmetro da lâmina de corte.
Hoje nossos olhos estarão voltados para os produtos da empresa Interskol. Trata-se de um fabricante nacional cujas ferramentas se caracterizam por uma excelente qualidade e preços acessíveis. Por conta disso, o nicho da empresa no mercado de ferramentas para construção está em constante crescimento e sendo reabastecido com novos modelos.
As serras elétricas de disco da empresa Interskol são apresentadas em uma ampla gama de modelos com uma grande faixa de preços.
Uma serra circular fabricada pela Interskol é projetada para corte longitudinal e transversal de madeira, materiais de madeira (contraplacado, aglomerado, MDF, OSB), vários materiais compostos, bem como plástico e alguns metais não ferrosos. Para cortar metais não ferrosos (perfis de alumínio, por exemplo), é necessário um disco de metal duro especial, que pode ser facilmente adquirido em uma loja de ferragens.
Vantagens e desvantagens
Primeiro, vamos considerar as vantagens das serras circulares Interskol. As serras circulares são uma ferramenta indispensável na indústria de marcenaria, construção, produção de móveis, fabricação de janelas e portas. Serras "Interskol" - um excelente análogo doméstico de modelos estrangeiros, eles lidam perfeitamente com as tarefas que lhes são atribuídas.
As principais vantagens significativas sobre os concorrentes:
- fácil de usar;
- baixo peso das serras;
- design ergonômico, que facilita o trabalho com a serra e lhe confere boa estabilidade durante o trabalho;
- bloqueio do fuso, a capacidade de iniciar suavemente sem sobrecarregar a rede elétrica;
- simplicidade na manutenção, disponibilidade e intercambialidade de componentes;
- a capacidade de trocar rapidamente a lâmina do disco;
- excelente política de preços;
- ampla gama de produtos.
Mas também é possível destacar a capacidade de alguns modelos de conectar um aspirador para retirar a serragem e a disponibilidade de uma ampla gama de acessórios adicionais, como coxins de borracha e uma pinça excêntrica de alavanca, que proporcionam um ajuste muito preciso do corte comprimento. O sortimento sempre tem uma grande seleção de lâminas de disco feitas de ligas de supernova de alta qualidade a preços excelentes.
As desvantagens da serra Interskol incluem a baixa eficiência do sistema de limpeza da serragem no corte, o funcionamento ruidoso da caixa de engrenagens e a qualidade inferior dos insertos de borracha nos cabos do que os concorrentes.
Modelos populares
Uma vasta gama de serras circulares elétricas Interskol permite escolher e comprar ferramentas para todos os gostos e bolsos, desde modelos para uso no dia a dia até ferramentas profissionais.
Vamos considerar vários modelos populares.
No início do segmento de preço está uma serra manual circular Modelos DP-140/800, muito barato, ótimo para uso doméstico. As características distintivas deste modelo são todos os sistemas de segurança possíveis fornecidos por documentos regulatórios, um motor bastante potente para este nicho de preços, estabilidade durante a operação de longo prazo, alto desempenho, uma plataforma de suporte de liga de alumínio confortável e de alta resistência, o ajuste mais simples de o ângulo e a profundidade de corte. O conjunto inclui uma lâmina de disco de carboneto.
Características importantes incluem:
- potência do motor 800 W;
- velocidade do fuso em marcha lenta 4500 rpm;
- tamanho da lâmina do disco (máx / min) 140/130 mm;
- profundidade máxima de corte (90? / 45?) 45/30 mm.
Das deficiências, pode-se notar a ausência:
- início suave;
- ajuste de velocidade;
- proteção contra reinicialização, superaquecimento, bloqueio.
Este modelo tem um excelente design ergonômico, um peso bastante aceitável de 3,2 kg e um cabo de força de 4 m de comprimento.
O elo do meio da gama de modelos pode ser chamado de modelo de serra circular DP-190 / 1600M com um motor mais potente e maior velocidade do fuso, bem como um maior diâmetro máximo da lâmina do disco.
Este modelo já está mais próximo do segmento profissional de serras circulares. Entre as características distintivas deste modelo, pode-se destacar alta performance, tempo de operação sem superaquecimento devido ao sistema de refrigeração do motor modernizado, plataforma de suporte em alumínio de alta resistência, sobreposição na plataforma para instalação de pneu especial, conveniente ajuste da inclinação e profundidade de corte, diâmetro do disco aumentado até 210 mm, a capacidade de conectar um aspirador.
Características importantes do passaporte:
- potência do motor 1600 W;
- freqüência de rotação para fusos até 4800 rpm;
- diâmetro da lâmina do disco (máx / min) 190/175 mm;
- profundidade máxima de corte (90? / 45?) 65/45 mm.
As principais vantagens são o aumento da potência, a profundidade de corte, a grande variabilidade das lâminas disponíveis, a presença de uma régua especial no kit, comprimento do cabo de 4 m.
Entre as desvantagens estão:
- falta de partida suave e controle de rotação do motor;
- falta da maioria das funções de proteção;
- peso pesado 5,5 kg.
A ferramenta vem com uma ampla gama de acessórios opcionais, garantia de 24 meses.
O carro-chefe da linha de serras circulares fabricadas Interskol é o modelo DP-235 / 2050EM, esta ferramenta é totalmente voltada para o uso profissional.
O modelo está equipado com todas as funções de uma ferramenta profissional: versatilidade de utilização, um motor potente que permite assegurar um funcionamento estável a cargas máximas durante um longo período, um sistema de refrigeração fiável, minimiza a possibilidade de a serradura entrar no motor, um função de início suave para reduzir a carga na rede elétrica, uma ampla plataforma fundida de alumínio de alta resistência com a possibilidade de substituição rápida, a capacidade de conectar rapidamente o aspirador de pó, acesso rápido e conveniente às escovas, ajuste conveniente do profundidade e ângulo de corte.
Este modelo possui as seguintes características:
- potência do motor 2000 W;
- velocidade do fuso 2200-4500 rpm;
- o tamanho máximo da lâmina do disco é 235 mm;
- profundidade máxima de corte (90? / 45?) 85/60 mm.
As principais vantagens deste modelo são a presença de uma partida suave, a capacidade de ajustar a rotação do motor, o comprimento do cabo de força é de pelo menos 3 m, excelente design ergonômico, baixo nível de vibração e a disponibilidade de consumíveis.
Entre as deficiências, pode-se destacar a falta de proteção contra acionamentos repetidos, travamentos, superaquecimento, não há limitação da corrente de partida, não há fixação na mesa, grande peso - 6,93 kg.
O último modelo apresentado pela empresa Interskol - serra circular de imersão PP-165 / 1300EM.
As serras de mergulho são uma modificação altamente especializada das serras circulares para cortar no centro do material, permitindo fazer um corte direto e um corte cego profundo - esse recurso distingue as serras de mergulho das serras circulares convencionais. Ferramenta totalmente profissional, exigida apenas em oficinas de produção para beneficiamento de madeira, portanto não é muito diversificada.
Este modelo está equipado com um motor eficiente para garantir uma operação suave e um bom sistema de resfriamento, um sistema de partida suave que reduz a carga do motor e um controle de velocidade conveniente para manter a potência necessária ao processar materiais difíceis. O design confortável e ergonômico oferece uma pegada confortável durante o trabalho e reduz as vibrações transmitidas ao operador. Uma ampla gama de lâminas de disco está disponível para este modelo funcionar com praticamente qualquer material. E também este modelo é equipado com uma sola especial, que é adaptada para alterar o ângulo de fixação do pneu para lidar com superfícies irregulares e joias com precisão de cortes. Vários pneus podem ser encomendados opcionalmente para alterar o tamanho e a profundidade do corte.
Características técnicas dos modelos:
- potência do motor 1300 W;
- velocidade do fuso 2000-5000 rpm;
- profundidade de corte (90? / 45?) 55/38 mm;
- proteção eletrônica do motor.
Entre as vantagens deste modelo, pode-se destacar também o seu peso relativamente baixo - 4,5 kg, o comprimento do cabo de alimentação é de 4 m, todos os tipos de proteção, inclusive proteção eletrônica do motor, proteção contra emperramento, possibilidade de conectar aspirador .
Peças e acessórios
Não há tantos acessórios para serras circulares, mas sua utilidade não pode ser superestimada - trata-se de um trilho-guia, coxins de borracha, um excêntrico para ajustar o comprimento de corte exato. Não faz sentido falar sobre os dois últimos detalhes, mas falaremos mais sobre o ônibus.
Todo carpinteiro experiente sabe: por mais que você tente, é quase impossível conseguir um corte perfeitamente reto, a serra se esforça constantemente para se desviar da trajetória marcada devido às vibrações. E então um dispositivo banal chamado trilho-guia vem em seu socorro. Permite que a serra circular manual siga o caminho pretendido sem desvios. Para serras circulares estacionárias, os pneus são feitos fixando-se um par de grampos, mas no caso de um modelo manual isso é impossível.
Ao usar um trilho especial, você só precisa prendê-lo com fixadores especiais ao quadro da lâmina de serra e você pode começar a trabalhar. A distância da lâmina do disco à borda do pneu não é superior a 20 mm. Ao contrário da lâmina, você não precisa monitorar o possível movimento ou força de pressão da lâmina contra o material, porque materiais frágeis podem ser espremidos ou quebrados - com um pneu, você só precisa guiar suavemente a serra ao longo da linha de corte. Os pneus da marca são projetados exatamente de acordo com as dimensões típicas de uma serra circular, de forma que a borda do pneu praticamente toque o disco de corte, nos pneus especiais existem tiras coladas de material macio para melhor deslizamento no material.
Existe um grande número de acessórios para serras circulares no mercado - rolamentos, estatores, rotores, armadura de motor. Esses elementos da serra circular são os mais suscetíveis a danos e desgastes, você mesmo pode tentar substituir a peça quebrada, mas não se esqueça que a garantia da ferramenta neste caso será anulada.
Recomendamos que você use os serviços de reparo em garantia em centros de serviço especializados. Porém, mesmo que o período de garantia de sua ferramenta expire, especialistas de primeira linha sempre o ajudarão no serviço e você terá a certeza de que sua ferramenta será reparada de acordo com todas as normas e recomendações do fabricante.
Sutilezas de escolha
Existem vários fatores a serem considerados ao escolher uma serra circular manual.
- Especificações - esta informação está disponível para o comprador no momento da escolha. Este é o ângulo de inclinação do corte, a velocidade do fuso, a potência do motor, a presença de vários tipos de proteções e funções: partida suave, controle de velocidade, possibilidade de conectar equipamentos adicionais, um apontador laser.
- Compromisso - para uso doméstico, ferramenta semi-profissional ou profissional. Não há absolutamente nenhuma necessidade de comprar uma ferramenta profissional, se você precisa cortar várias lonas de MDF ou aglomerado no país - uma serra do segmento de preço inicial é perfeita para você.
- Faixa de preço. Um preço mais baixo para um modelo específico de uma ferramenta não significa de forma alguma que ela esteja piorada. Agora que existe um grande número de fabricantes no mercado de ferramentas de construção, a concorrência os obriga a fabricar equipamentos de alta qualidade a preços acessíveis. Muitas vezes, o segmento de preço de entrada significa uma ferramenta destinada ao uso na vida cotidiana, tem um conjunto mais modesto de funções e menos potência. Uma ferramenta profissional custa muito mais por causa de sua potência, produtividade, muitas funções adicionais, unidades de potência reforçadas, muitas proteções e é projetada para uso contínuo.
- Processando material - um aspecto bastante importante, porque para processar madeira de várias espessuras, você precisará levar em consideração as capacidades da ferramenta. Acontece o mesmo com os metais não ferrosos e os materiais compostos: este modelo possui uma lâmina especial para o processamento deste ou daquele material.
- Manutenção da ferramenta. Alguns fabricantes tornam seus produtos, por assim dizer, "descartáveis". Sempre compare os modelos não só em termos de parâmetros técnicos, mas também leia as críticas sobre eles, consulte um consultor de vendas.
Manual do usuário
Completo com serras circulares manuais, é fornecido um manual de instruções completo. Vamos descrever as regras básicas.
Antes de ligar a serra, é sempre necessário verificar a integridade do cabo de alimentação quanto a danos e dobras, se a porca que prende a lâmina da serra está suficientemente apertada, o funcionamento correto do mecanismo da tampa protetora, caso seu modelo a tenha móvel .
Ao ligar em marcha lenta, ouça o motor em busca de quaisquer sons estranhos e estalos, indicando um mau funcionamento do motor, e se faíscas ou um cheiro de queimado surgirem repentinamente, desconecte imediatamente a serra.
Se sua ferramenta não for do segmento profissional, dê-lhe descanso ocasional durante o trabalho, certifique-se de usar uma lâmina de disco adequada para o material.
Ao trabalhar com uma serra circular manual, use óculos de proteção e uma bata especial para protegê-lo de serragem ou faíscas (ao cortar metal), tente manter o bico de onde a serragem está voando, não em sua direção, ou conecte um aspirador de pó especial.
Substituindo a lâmina do disco:
- a operação é realizada por meio de uma chave que se encontra em um conjunto com serra;
- prenda o fuso de bloqueio para fixar a serra;
- depois disso, você pode começar a torcer a porca que prende o disco;
- remova a porca e o flange, então você pode remover o disco;
- certifique-se de limpar a polia, proteção superior e inferior da serragem e poeira acumulada;
- depois disso, você pode colocar uma nova lâmina na polia;
- inicie o procedimento de montagem na ordem inversa.
Nunca dê partida na serra a menos que tenha certeza de que o parafuso de fixação está apertado o suficiente.
Certifique-se de não ter preguiça de ler o manual de instruções do seu modelo, pois haverá cada vez mais descrições detalhadas.
Uma visão geral da serra circular Interskol no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.