Características e seleção de lâminas de serra circular

Contente
  1. Para que servem?
  2. parâmetros principais
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Como faço para substituir um disco?

Quando a palavra "serra", a maioria das pessoas que realizam trabalhos de reparo pela casa de forma independente têm a imagem de uma serra. E isso é verdade, porque essas obras uma vez começaram com ela. No entanto, o progresso tem feito grandes avanços e agora o melhor assistente em reparos é uma serra elétrica circular. Reduz significativamente os custos de mão-de-obra e aumenta a velocidade do trabalho. Com esta ferramenta, você pode cortar várias superfícies e materiais.

Mas, para o seu funcionamento, os bicos são vitais, sem os quais o corte é impossível. Esses acessórios são chamados de lâminas de serra.

Para que servem?

As lâminas de serra são usadas para cortar vários materiais. Eles o ajudarão a cortar:

  • aço;
  • metais macios;
  • Madeira;
  • Fibra, aglomerado;
  • plástico.

Existem também cortadores de serras circulares. Com a ajuda de tal disco, você pode cortar ranhuras ou outros tipos de ranhuras do tamanho necessário em qualquer material. Esses acessórios tornam qualquer reparo rápido e fácil. A gama de marcenaria realizada com serras circulares e discos é extensa e muito procurada. Afinal, uma lâmina de serra pode cortar materiais de qualquer tamanho e forma.

Graças ao motor elétrico e à alta potência, a ferramenta com disco de corte pode realizar o trabalho necessário por um longo tempo. Porém, para o uso racional de tempo e esforço, é necessário levar em consideração as peculiaridades de funcionamento desta unidade.

O indicador mais importante de uma aplicação de qualidade é a escolha correta da lâmina de serra. Para isso, é necessário conhecer as propriedades básicas, os tipos deste bico e as regras de uso com diversos materiais.

parâmetros principais

Vamos considerar as características mais importantes dos discos que permitirão que você escolha o acessório necessário de uma grande variedade moderna.

  • Empresa de manufatura... Os fabricantes de tais acessórios são freqüentemente empresas especializadas na fabricação de ferramentas. Portanto, as empresas podem prestar menos atenção à qualidade dos componentes, com foco na tecnologia. Mas o mesmo não pode ser dito sobre marcas bem divulgadas como Bosch ou Makita, que não só valorizam sua reputação, mas também têm a oportunidade de usar matérias-primas de melhor qualidade e tecnologias de processamento modernas. Portanto, um dos principais parâmetros das lâminas de serra e fresas é a marca.
  • O próximo parâmetro importante que determina as capacidades da cabeça da serra é as dimensões do círculo, ou melhor, seu diâmetro externo e inicial... Ao avaliar este critério, é necessário se preocupar com os cálculos com antecedência e esclarecer a profundidade de corte necessária, que passará a ser a medida do diâmetro externo. Mas, ao escolher, também é necessário lembrar sobre o tamanho da ferramenta e seu invólucro de proteção. Essas dimensões podem inviabilizar a instalação de um disco de grande diâmetro, pois a remoção da proteção é insegura e nem sempre possível.

O aro deve ser idêntico ao tamanho do eixo. Isso é necessário para o correto funcionamento do equipamento e a ausência de sobreaquecimento do motor da serra circular.

Isso é possível se o diâmetro interno do disco for maior do que a circunferência do eixo. Na verdade, depois de anexar o disco, ele criará um desequilíbrio na ferramenta e, como resultado, um alto nível de vibração. Dependendo do modelo da ferramenta, o diâmetro pode variar de 16 a 32 mm.

  • Papel importante o número de dentes desempenha um papel na qualidade e clareza do corte, uma vez que determina o número de arestas de corte. Quanto mais deles, mais clara a linha foi cortada. Esses bicos estão disponíveis com um número grande (cerca de 90 unidades), médio (40-80 unidades) e pequeno (até 40 unidades) de dentes.

Discos médios podem ser corretamente chamados de universais. Eles podem cortar quase qualquer material horizontal e verticalmente. Os tipos de materiais duros e macios podem ser cortados.

  • Ao considerar as lâminas de serra, outros critérios, como forma e ângulo de inclinação do dente... O primeiro é responsável pela capacidade de cortar um determinado material, e o segundo - pelo tipo de corte. Assim, é mais fácil fazer cortes longitudinais com um disco com inclinação positiva de 15 a 20 graus, e é melhor cortar materiais densos com um bico com inclinação negativa de 0 a -5 graus. Também existe um tipo de inclinação padrão que é considerado universal.
  • Já os dentes do disco podem ser universais, planos, substituíveis, têm a aparência de um trapézio ou uma inclinação aumentada. É bom usar um disco com um cortador plano para fazer cortes laterais em tipos de madeira duros, com um substituível - para cortar tipos mais macios de madeira e fibra. Os dentes trapezoidais cortam materiais macios, como plástico, de forma limpa.

Os dentes com inclinação crescente são usados ​​para produtos que podem facilmente partir durante a operação. Os universais são usados ​​em quase todos os casos. Eles são ótimos para uso doméstico ocasional não especializado.

  • E o último um critério importante é a espessura do produto... Depende da largura do corte. Quanto mais largo, mais material é perdido no processo. Quanto mais fino o disco, mais suscetível à deformação e superaquecimento.

Todas as características técnicas acima da lâmina de serra estão indicadas nele. Normalmente, a marcação é realizada na forma de imagens adequadas e intuitivamente compreensíveis para o usuário com os dados numéricos necessários.

Visualizações

As lâminas de serra são divididas em dois tipos: carboneto e monolíticas. Essa divisão descreve uma diferença que imediatamente chama a atenção. O fato é que em alguns discos a parte cortante é soldada aos dentes, e alguns são simplesmente um único produto (monólito).

Monolítico

Uma característica distintiva dos discos monolíticos é o grande número de dentes. Trabalhando com tal lâmina, é muito mais fácil obter um corte limpo. Mas é importante notar a pouca capacidade dessas rodas de corte para manter a afiação e a necessidade de divórcio periódico dos dentes.

Afiar o metal não é difícil, mas o grande número de lâminas retarda o processo.

Carboneto

Os dentes de carboneto são considerados mais confiáveis ​​porque são mais fortes e não requerem afiação e remendos constantes. Esses discos de pontuação têm a mais ampla gama de opções e ajudam você a economizar tempo graças à sua confiabilidade. No entanto, uma desvantagem significativa é o grande número de falsificações de baixo grau, mesmo de marcas famosas. Em tal produto, as pontas soldadas voam rapidamente. Após 5 minutos de trabalho nas seções transversais, apenas algumas lâminas restantes podem ser vistas no disco.

Mas a falsificação também pode ser combatida com sucesso se você prestar mais atenção na grafia correta da marca, bem como na alta qualidade e durabilidade da tinta com que a marcação é feita.

Se as especificações técnicas estão impressas em adesivos ou a tinta começa a se espalhar quando tocada, você não deve levar esse produto, é uma farsa. Além disso, as rodas de marca com dentes de carboneto são bastante caras, o que não se pode dizer dos produtos artesanais (clandestinos).

Como escolher?

Para fazer a escolha certa, ao comprar um disco, você deve levar em consideração:

  • especificações de serras circulares;
  • todas as marcações;
  • a aparência dos dentes;
  • tipo de disco;
  • tipo de material para serrar.

Para não se enganar ao escolher uma lâmina de serra, é necessário levar em consideração não apenas a correspondência do tamanho da lâmina e a proteção da ferramenta. A potência desta unidade também é importante, assim como a tendência de superaquecimento. A velocidade de trabalho e o número de paradas para resfriar a serra dependem desses parâmetros.

A marcação do disco fornecerá as informações mais abrangentes sobre suas propriedades e recursos.

Se os dados estiverem incompletos, isso deve ser alarmante. E em combinação com o preço mais baixo, em geral, para forçá-lo a entrar em contato com outra loja.

Outro critério que pode indicar diretamente a qualidade do produto é o número de dentes. Quanto mais, melhor é a qualidade do corte. Discos com dentes esparsos podem fazer a maior parte do trabalho de desbaste, mas em uma velocidade muito maior. Portanto, você precisa avaliar corretamente o resultado desejado.

Ao fazer uma escolha independente sem a ajuda de um vendedor, é importante não confundir produtos com serras de pêndulo e serras circulares. Esses círculos só podem ser distinguidos pelo tipo de inclinação dos dentes. Os discos com inclinação neutra e negativa não aderem bem ao material, entopem rapidamente e não fazem o corte necessário. Nesse caso, a força do motor pode levar ao superaquecimento. Para uma serra circular, as lâminas com um ângulo de inclinação positivo agressivo são mais adequadas, a menos que o produto da serra indique o contrário.

Considere os casos especiais de uso de lâminas de serra.

  • O acessório de dentes retos é selecionado para trabalhos em madeira rústica.
  • Para serras para concreto e DSP (aglomerado de cimento), utilize bocal com dentes planos e chanfros, pois toleram facilmente quedas em ranhuras de concreto ou pregos.
  • Para trabalhos em laminados e aglomerados, um disco com uma série de dentes triangulares côncavos é perfeito. Isso o ajudará a fazer o corte sem marcação prévia.
  • Para metais macios como o alumínio, um círculo com dentes trapezoidais e planos alternados funcionará melhor.
  • Ao trabalhar em compensado e MDF, é melhor usar o acessório universal.
  • Quanto à decoração pesada, uma roda diamantada deve ser usada para o corte manual de materiais como pedra.

Como faço para substituir um disco?

Na reparação, via de regra, são utilizados vários tipos de materiais, que requerem não só o corte, mas também a fresagem. E produtos diferentes precisam de acessórios diferentes.

Esse momento leva à necessidade de substituir a roda por um cortador.

  • Para realizar esta operação, você deve primeiro se certificar de que o dispositivo está desconectado da rede elétrica. Este ponto é crítico para evitar ferimentos graves. Ao recolocar um círculo, até mesmo um artesão experiente pode acidentalmente pressionar o botão Iniciar, e as consequências para a saúde serão terríveis. Portanto, ao trabalhar com unidades elétricas de corte, é necessário observar rigorosamente todas as regras de trabalho seguro.
  • Em seguida, você precisa preparar um hexágono. Ele desparafusa quase todos os parafusos das serras circulares, tanto estrangeiras quanto domésticas. Usando esta chave, você precisa desparafusar o parafuso de fixação da caixa de plástico protetora, virar a proteção para cima e apertá-la novamente, mas você não pode apertá-la com força.
  • Em seguida, você precisa inserir o hexágono no parafuso de montagem do eixo de um lado e, do outro lado, pressionar o botão de travamento do mesmo eixo. Em seguida, deve-se desatarraxar o parafuso, retirar a arruela-batente e atrás dela o disco. Deve ser alterada para uma fresa e todas as etapas devem ser executadas novamente, apenas na ordem inversa. Primeiro, uma arruela é colocada no bico, em seguida, o parafuso no centro é aparafusado manualmente e a estrutura é fixada com um hexágono enquanto a trava do eixo é pressionada.

Após fixar o cortador, é necessário verificar a confiabilidade da fixação por meio de um pequeno escalonamento longitudinal do bico. Se tudo estiver bem consertado, você pode continuar a trabalhar.

Assim, ao escolher um acessório para serra circular, é necessário partir da qualidade e propriedades do material a cortar, bem como das características técnicas da serra e da própria lâmina de serra.Para serras circulares de baixa potência, principalmente manuais, você não deve escolher lâminas com muitos dentes. Isso pode levar ao superaquecimento do motor e reparos caros.

Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário