As sutilezas do cultivo de zínia
Zinnia é uma planta ornamental muito popular entre os produtores de flores. Distingue-se pela sua variedade varietal, cuidado despretensioso e crescimento rápido. Apesar disso, para se obter uma flor forte e bela, é preciso conhecer as sutilezas básicas do seu cultivo.
Descrição
Zinnia pertence ao gênero de compositae herbácea e arbustiva anual da família Aster, com cerca de 22 variedades. O sul do México é considerado o berço da flor e seu nome deve-se a Johann Gottfried Zinn. As pessoas chamam esta planta de importante. Em alguns países, a flor é cultivada como perene.
Dependendo da região, a planta pode ser anã subdimensionada, média e alta. Portanto, sua altura pode variar de 20 a 100 cm e seus caules verticais são recobertos por pêlos curtos. À medida que cresce, folhas ásperas em forma de coração com forte pubescência são formadas em ambos os lados dos brotos. Nas pontas, as folhas são pontiagudas.
Os caules da zínia são poderosos, ramificados e herbáceos, as inflorescências são únicas, representando os cestos apicais. Os pedúnculos são geralmente longos, o diâmetro das flores varia de 3 a 15 cm.
Os botões da planta são exuberantes, as pétalas estão localizadas umas sobre as outras. Os tons de cores podem ser muito diversos (exceto para o azul). Após a floração, a zínia morre, a planta tem medo de geadas.
Horário ideal de desembarque
O período de floração da zínia vai de meados de julho até a geada. Tanto as anuais quanto as perenes se reproduzem generativamente. O plantio em campo aberto geralmente começa em maio, quando não há mais geadas noturnas. Se as sementes forem plantadas antes, elas simplesmente morrerão.
Os floricultores experientes plantam mudas de zínia com endurecimento preliminar. Então, o enraizamento é mais bem-sucedido. Para ter tempo de plantar mudas em maio, eles começam a semear em abril, preparando o solo e os recipientes com antecedência.
Antes da segunda quinzena de abril, o plantio de sementes é impraticável - os caules crescem rapidamente. Durante o transporte até o local de desembarque, eles podem quebrar. Além disso, as mudas que cresceram demais criam raízes piores e ficam doentes com mais frequência.
Se o clima da região for frio, a planta pode ser plantada até o início de junho. Ao mesmo tempo, as sementes germinadas são plantadas em 2-3 pedaços para evitar mais colheitas. Você pode plantar zínia antes do inverno.
Como cultivar mudas?
Para saber quais sementes são adequadas para semear, elas são envolvidas em uma gaze úmida embebida em Epin. As sementes frescas germinarão em 2 dias, enquanto as velhas levarão pelo menos uma semana para germinar.
Semeando sementes
É melhor semear em recipientes separados. Para esses fins, você pode usar copos plásticos, cassetes, recipientes de sementes ou tabletes de turfa. Recipientes de fabricação própria também são adequados como recipientes para mudas (por exemplo, copos de caixas de leite, kefir, sucos, garrafas de plástico cortadas). O ideal é um recipiente com capacidade de 200-250 ml para o plantio.
Furos de drenagem devem ser feitos em cada recipiente (exceto para tabletes de turfa). Se isso não for feito, o solo pode acidificar. Nessas condições, as raízes apodrecem rapidamente. Quando as caixas são utilizadas para o desembarque, eles tentam preparar recipientes largos. A altura ideal da gaveta deve ser de 10 cm.
Zinnia prefere solo nutritivo e solto.Para fazê-lo crescer rapidamente, você pode plantá-lo em um solo especial comprado em uma loja. Se o solo for preparado em casa, deve-se adicionar perlita, vermiculita ou areia. A composição do solo geralmente inclui:
- terra do gramado (2 partes);
- solo de jardim (1 parte);
- turfa (1 parte);
- areia (1 parte).
Se não houver grama, ela pode ser substituída por húmus ou composto (em menor quantidade). Antes do plantio, as sementes são embebidas em um estimulador de crescimento. Com isso, as mudas ficarão mais fortes e resistentes. Plante sementes assim:
- uma camada de drenagem é colocada no fundo do recipiente - 2 cm;
- os recipientes são preenchidos com terra, deixando 2 cm da borda;
- umedeça a terra com um borrifador;
- faça um furo no centro com uma profundidade de 3-5 mm;
- 2-3 sementes são plantadas no buraco, cobertas com terra por cima;
- regar as sementes plantadas.
Em seguida, os recipientes são cobertos com filme plástico ou vidro e removidos para germinação. Sementes velhas (aquelas que demoram muito para germinar) podem ser descartadas. Germinado - semente plantada para baixo, brotando.
Como cuidar das mudas?
Em geral, a zínia é considerada uma flor despretensiosa para cuidar. A temperatura ótima para germinação é de +23 a +25 graus Celsius. Após o aparecimento de brotos amigáveis, a temperatura deve ser reduzida para + 18 ... 20 graus. Dentro de 2-3 dias, é necessário ventilar o solo.
Quando as sementes germinam, o filme é retirado, os recipientes são colocados em um local mais iluminado (por exemplo, em uma mesa perto de uma janela ou peitoril de uma janela). Com a falta de luz, a planta se alonga em comprimento. Se isso acontecer, você precisa adicionar terra. Não coloque as mudas sob a luz solar direta. A luz deve ser difusa.
Regue as mudas moderadamente e regularmente. Não deixe o solo secar. É necessário umedecer o solo com água sedimentada em temperatura ambiente. O temperamento começa nos últimos dias de maio. As mudas são levadas para a varanda cerca de 2 semanas antes do plantio em terreno aberto.
Depois que o solo aquecer, você pode começar a transplantar para um local permanente. Mudas em recipientes são derramadas com água morna. Isso tornará mais fácil separar as raízes ramificadas umas das outras. O desembarque é realizado em local bem iluminado, ao abrigo de correntes de ar.
As necessidades do solo são ótimas: deve ser nutritivo, moderadamente neutro e bem drenado. Se necessário, é acidificado, misturado com areia e turfa e alimentado com fertilizantes minerais. Eles preparam o solo na queda, cavando-o a uma profundidade de 40-45 cm.
O plantio é feito a uma profundidade de 10 cm com uma distância entre as covas de 35-40 cm. As raízes devem ser manuseadas com o máximo de cuidado possível - são facilmente feridas. Para facilitar a adaptação em um novo local, as mudas são transplantadas pelo método de transferência. Pode ser plantado diretamente em tabletes ou copos de turfa.
Depois que a planta for colocada no buraco, adicione terra e aperte o caule com ela. Resta derramar as mudas com água. Para facilitar o enraizamento da zínia em um novo lugar, você precisa escolher as condições de rega corretas. É preferível fazer isso à noite, quando a luz solar direta não incide sobre a planta.
Os recipientes para mudas devem ser selecionados no tamanho ideal. Eles secam rapidamente em xícaras pequenas. Se a planta for cultivada em vidros ou tabletes de turfa, eles podem ser colocados em um recipiente com serragem podre úmida. Com este cultivo, você precisa umedecer as mudas e a serragem. Você pode até regar apenas serragem.
Pouso em terreno aberto
Você pode plantar sementes no campo e imediatamente em campo aberto, escolhendo um lugar na colina da casa de verão. Eles precisam ser semeados a uma profundidade não superior a 5-9 mm. A distância entre os furos deve ser suficiente, você pode fazer ranhuras - isso facilita o plantio da semente. As sementes são colocadas no solo e depois polvilhadas com solo seco ou turfa.
Em seguida, o solo é borrifado com água morna de um borrifador. Em seguida, as plantações são cobertas por uma película, criando condições de estufa para a germinação.Zinnias, semeadas ao ar livre, geralmente florescem 2 semanas mais tarde do que as mudas. No entanto, eles próprios são muito mais fortes e saudáveis.
Ao plantar zínia, você precisa levar em consideração as nuances estéticas. Por exemplo, variedades menores ficam lindas em canteiros de flores pequenos. Para flores altas, as plantações em grupo são preferíveis. As variedades anãs crescem melhor em casa. No entanto, eles também podem ser plantados como plantas de cobertura do solo.
Cuidado correto
Cuidar das zínias não é mais difícil do que das outras flores, além disso, elas podem ser cultivadas tanto em casa como imediatamente em um terreno particular. Mas se o cuidado não for oportuno, não se deve contar com uma floração exuberante.
Rega
Não existe uma estrutura rígida para regar, uma vez que tudo depende da quantidade e frequência de precipitação. Zinnia não gosta de rega excessiva - isso leva a doenças, podridão de raízes e morte. É preciso regar a flor com moderação, mas em volume suficiente, direcionando o jato de água sob a raiz. Regar os botões é indesejável.
Embora a planta possa tolerar a seca, o solo não deve secar. Isso leva ao murchamento das folhas e enfraquecimento dos brotos. Além disso, a raridade da rega se reflete na sombra das flores: com a falta de umidade, elas ficam desbotadas.
Afrouxamento e cobertura morta
Apesar de as raízes da zínia serem delicadas, o afrouxamento é uma necessidade e um cuidado regular. Além disso, para o crescimento e desenvolvimento normais, é necessário livrar o solo de ervas daninhas. Suas raízes absorvem nutrientes e, portanto, a flor pode ser deficiente.
Remova as ervas daninhas e afrouxe o solo perto das raízes com o máximo de cuidado possível. Não devemos esquecer a cobertura morta. Isso reduzirá a frequência de afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Adicionar turfa seca ao redor dos caules reduzirá o crescimento de ervas daninhas, que geralmente precisam ser tratadas constantemente.
Top curativo
A fertilização oportuna de zínia permite que você atinja a floração mais exuberante e abundante. Você precisa alimentar a planta durante o período de seu crescimento e desenvolvimento ativo. A alimentação começa com a alimentação das mudas. Até o momento de seu pouso em local permanente, é fertilizado duas vezes.
Nesse momento, é melhor alimentar as mudas com complexos minerais com teor mínimo de nitrogênio. Antes da floração, é permitido alimentar a zínia mais 2 vezes. Na primeira vez, é melhor fazer isso cerca de um mês após o desembarque para um local permanente. Para isso, você pode usar estrume diluído e fertilizantes complexos especiais. Você pode fertilizar a flor uma segunda vez durante o período de brotação.
Beliscando
A pinça é realizada para obter um arbusto mais exuberante. Promove o crescimento de brotos laterais e a formação de brotos. Normalmente, os cultivadores de flores fazem isso ao cultivar mudas. O momento ideal para pinçar é o período em que a planta tem uma verdadeira 5ª folha.
Você pode formar um arbusto depois que as mudas criarem raízes em um local permanente no campo aberto. Variedades altas destinadas ao corte não precisam ser pinçadas.
Período pós-floração
O cuidado posterior com a planta consistirá em coletar as sementes e preparar-se para o inverno.
Coleta de sementes
A coleta de sementes é iniciada após o final do período de floração. Normalmente as sementes amadurecem 2 meses após o início da floração. As floristas marcam as inflorescências com antecedência, das quais posteriormente coletarão as sementes. Para isso, as flores que desabrocham primeiro são adequadas.
São os brotos de primeira ordem que darão sementes de melhor qualidade no futuro. Os cestos maduros são castanho-escuros. Eles são cortados do arbusto e secos, após o que são descascados e armazenados em local idealmente quente e seco. É importante colocá-los em uma sala com clima constante e a mesma temperatura. A germinação das sementes dura 3-4 anos.
Wintering
Aquelas plantas que crescem em vasos, no início do outono, são trazidas para dentro de casa e cuidadas, como uma flor comum de interior. É necessário garantir que a temperatura do local seja aproximadamente a mesma. Não é desejável colocar zínia no parapeito de uma janela, onde ela sopra constantemente devido à falta de vidros. Se a parte inferior do peitoril da janela aquecer devido ao radiador e o ar frio fluir para o lado da flor, a planta ficará doente.
Características de crescer em casa
Você também pode cultivar zínia em casa. É melhor comprar sementes para isso em empresas agrícolas ou pontos de venda especializados. É possível adquirir mudas prontas, dando preferência aos brotos de plantio único. Você precisa escolher as plantas que têm caules fortes e baixa altura.
Cuidar de tal flor não difere de outras plantas de interior. As principais regras de cuidado serão a rega oportuna, garantindo uma quantidade suficiente de luz, soltura, cobertura morta e alimentação. Não há necessidade de regar as flores "por companhia". Se a camada superior estiver molhada, não é necessário regar.
Você precisa monitorar a saúde da flor regularmente.
Isso permitirá que você identifique a causa da doença precocemente e elimine o problema sem esperar que ele toque em outras plantas de interior. Se o solo estiver úmido, a planta apodrecerá. Não deixe as folhas dourarem - vale a pena reconsiderar os cuidados.
Doenças e pragas
A planta está doente principalmente devido a cuidados inadequados ou à sua ausência total. Além disso, uma aterrissagem inadequada também pode ser a causa da doença. Você não pode enterrar as mudas e encharcá-las.
Quanto às pragas, mais frequentemente a planta é atacada por muitos besouros, lesmas e pulgões. A prevenção nesses casos é a instalação de pequenos recipientes com cerveja no local. Atrai insetos. Os besouros podem ser eliminados manualmente, recolhendo-os da planta e colocando-os numa solução com sabão.
Se a planta é afetada por pulgões, é tratada com uma solução de sabão de alcatrão com água. Se a lesão for grande, compre um medicamento especial "Fufanon". Quando a zínia é atingida oídio, bolor cinza, mancha bacteriana e fusarium, elimine todas as partes afetadas da planta.
As principais causas dessas doenças são o espessamento e a rega excessiva. Se a escala do problema for grande, a flor deve ser destruída completamente. Em outros casos, fungicidas são usados para tratamento. Para livrar a flor do oídio você pode usar "Topaz", "Speed", "Topsin".
Para o cultivo e cuidados com a zínia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.