Como coletar sementes de zínia (zínia)?

Contente
  1. Qual é a aparência da semente?
  2. Hora de coleta
  3. De quais cores você pode tirar?
  4. Como coletar corretamente?
  5. Armazenamento adicional

Cada florista sonha com um belo jardim com flores atraentes, elegantes e coloridas. Então, as zínias são populares, mas o problema é que esta é uma safra anual e, portanto, você tem que comprar sementes todos os anos. Para economizar dinheiro e ter confiança nas perspectivas do material de plantio, você mesmo pode tentar colher as sementes e germiná-las em casa. Como colher sementes de zínia corretamente?

Qual é a aparência da semente?

Para dar uma olhada mais de perto na aparência das sementes, você pode colocá-las em uma folha de papel branca. Então, ficará perceptível que o material de plantio da cultura apresentada é de três tipos.

  • Escudos planos. Esses grãos são de cor marrom, de forma achatada e têm uma ranhura na parte superior. Essas sementes são utilizadas para o cultivo de variedades comuns não duplas, mesmo que tenham sido removidas da inflorescência dupla.

  • Sementes em forma de lança. Esta espécie tem uma tonalidade mais escura e parece um grânulo alongado, afinando em direção à base. Este tipo de semente é caracterizado por má germinação, mas se o jardineiro conseguir germinar em forma de lança, flores duplas e semiduplas aparecerão em seu jardim.

  • Sementes alongadas com um rebento. Os grãos apresentados são de cor acinzentada e de formato alongado, podendo-se ver ao final uma cauda em forma de sovela. Normalmente esta variedade está localizada nas filas extremas e, portanto, não é um problema separá-la de outras espécies. Este material de plantio destina-se ao cultivo de flores duplas com cabeça cheia.

Se você tiver tempo e separar rapidamente as sementes secas, no verão você pode plantar separadamente variedades de flores não duplas, semi-duplas e duplas. Não se preocupe se a maioria das sementes parecer escudos planos.

Sim, eles farão flores simples não duplas com cestos comuns, no entanto, mesmo esse tipo de cultura parece muito esteticamente agradável quando cultivado, especialmente se essas flores forem plantadas em uma área grande.

Hora de coleta

Dentro de dois meses após a floração, as sementes são formadas e se tornam maduras para a germinação. Recomenda-se usar as primeiras flores formadas com esta finalidade. Os floricultores experientes, mesmo durante a floração dos botões, designam os exemplares de que gostam mais do que outros. Por exemplo, varas podem ser colocadas perto de tais arbustos ou cordas podem ser amarradas em volta das cabeças.

É muito importante ter tempo para coletar o material de plantio antes das primeiras geadas de outono, pois essa cultura não agüenta o frio. Se na região onde a planta é cultivada as primeiras geadas são possíveis já em meados de setembro, então, provavelmente, as primeiras flores que você gosta devem florescer o mais tardar em meados do verão. Outro ponto importante na coleta: é aconselhável fazer em clima seco e claro durante o dia, pois no outono, pela manhã e à noite, o canteiro fica coberto de orvalho e a umidade excessiva pode dificultar a coleta.

Se choveu vários dias seguidos antes da colheita, é recomendável esperar 3-4 dias até que os botões estejam completamente secos.

De quais cores você pode tirar?

Para a coleta, convém sementes, formadas em flores no formato correto com pétalas de cores vivas. Ao procurar material adequado para plantio futuro, escolha plantas com caule grosso e cabeça bem desenvolvida.É melhor não usar espécimes subdimensionados para pegar os grãos, geralmente suas sementes são de má qualidade e germinação ruim.

Para obter um material de plantio eficaz e promissor, você deve inicialmente plantar amostras com cores claras separadamente das brilhantes. O fato é que, por exemplo, flores com pétalas brancas e amarelas crescidas ao lado de botões carmesim e vermelhos podem ficar empoeiradas. O resultado dessa vizinhança será uma planta com flores claras e manchas vermelhas. A partir das sementes para o próximo ano, botões de uma cor completamente diferente serão formados.

Como coletar corretamente?

Antes da coleta, é necessário preparar todo o equipamento necessário. Para o procedimento, você precisará de:

  • recipiente seco onde serão colocadas as sementes;

  • folha de papel limpa e seca;

  • Saco de papel para armazenamento;

  • marcador para marcas no envelope;

  • tesoura.

O procedimento de coleta é o seguinte.

  1. Observe atentamente como as flores previamente marcadas estão secas para a coleta de sementes. Se a cabeça escureceu, o caule está coberto com uma tonalidade acastanhada e o meio adquiriu a estrutura de uma escova rígida, então este espécime está pronto para coletar o material de plantio.

  2. Remova suavemente o centro duro da flor com as mãos e coloque-o em um recipiente. Faça isso com todas as flores marcadas. A tesoura pode ser usada, embora a maioria dos jardineiros ache mais fácil trabalhar com as mãos.

  3. Assim que os centros forem coletados, sacuda-os em uma folha de papel branca e classifique. Para a germinação, variedades de sementes mais alongadas são adequadas. As sementes grandes brotam mais rápido, já no terceiro dia, os primeiros brotos podem eclodir delas.

  4. Coloque os espécimes classificados em recipientes separados e assine cada espécie, bem como a data de coleta do sêmen.

Como já foi mencionado, as sementes que se formaram nos botões que florescem primeiro oferecem germinação quase garantida. Eles devem ser levados em primeiro lugar. Se a coleta for programada para um dia nublado e chuvoso, as flores são cortadas junto com os caules e enviadas para armazenamento.

Armazenamento adicional

Em caso de coleta em clima úmido, decida com antecedência para onde as sementes serão enviadas para armazenamento - esta deve ser uma sala aquecida, onde o material de plantio possa secar completamente e não se tornar vítima de processos de putrefação. Quando as flores molhadas são cortadas com o caule, elas são empacotadas, amarradas e penduradas. Assim que os arbustos estiverem bem secos, as sementes são retiradas das caixas e colocadas em papel branco.

O não cumprimento das regras de armazenamento pode fazer com que as sementes colhidas com tanto zelo percam a germinação. Às vezes, devido à negligência nas condições de armazenamento, plantas doentes e fracas são obtidas do material de plantio. Nesse sentido, é importante seguir várias regras.

Em primeiro lugar, lembre-se que é proibido armazenar grãos em saco plástico, caso contrário, provocará a formação de apodrecimento, o que tornará o material de plantio incapaz de germinar. Para armazenamento, sacos de papel, envelopes, sacos de algodão ou mesmo guardanapos comuns são mais adequados. Coloque um recipiente de papel com sementes secas em um local fresco e escuro.

Alguns jardineiros usam a prateleira inferior da geladeira como armazenamento, mas neste caso vale a pena garantir que não haja queda brusca de temperatura. Freqüentemente, uma mesa de cabeceira é usada para armazenamento em uma loggia isolada. Durante o armazenamento, é importante observar as sementes, eliminar oportunamente os espécimes afetados pelo fungo e alterar as condições de armazenamento com o tempo em tal situação.

Enquanto espera a semeadura, as sementes podem ser armazenadas por 3-4 anos. Todos os anos, o inóculo é separado e descartadas amostras inadequadas para o plantio.

Coletar e armazenar sementes de zínia é um processo simples, embora um tanto trabalhoso, que requer perseverança e cuidado.Com esforço suficiente para isso, o cultivador será o proprietário de flores brilhantes, atraentes e exuberantes, cultivadas independentemente das sementes.

Para obter informações sobre como coletar sementes de zínia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário