Zinnia (zinnia): descrição, plantio e cuidados
Zinnia é uma decoração marcante de muitos jardins modernos. Esta flor tem botões grandes e coloridos e é completamente exigente para cuidar. Neste material você se familiarizará com a descrição da zínia e também aprenderá as sutilezas básicas do plantio e do cuidado com esta planta.
Peculiaridades
Zinnia, ou zinnia, é uma planta com flores anuais e perenes do tipo subarbusto da família Aster. Em condições naturais, a flor cresce na América Central e do Norte, onde prefere áreas ensolaradas, quentes e abertas com solos bem drenados e ricos em vitaminas. As principais características do zínia são baixa resistência ao gelo, reprodução extremamente generativa e alto consumo de umidade.
Características externas da zínia:
- altura - de 0,3 a 0,9 metros;
- inflorescências na forma de botões únicos com múltiplas flores de até 14 cm de diâmetro em brotos longos e grossos;
- folhas - ovóides com penugem dura, pontiagudas, localizadas em verticilos opostos;
- flores liguladas densamente espaçadas com uma cor brilhante de branco neve a flores lilás e cor de vinho; as flores tubulares são pequenas, na maioria das vezes amarelas ou marrons;
- o fruto é um aquênio padrão;
- receptáculo - cônico e cilíndrico.
O período de floração da maioria das variedades de zínia dura cerca de 50-55 dias e, como regra, começa em meados de junho e termina com o início do primeiro tempo frio.
As principais qualidades positivas da zínia:
- uma variedade de paletas de cores - os botões podem ser de várias cores, do pêssego ao roxo;
- as inflorescências de zínia não desbotam sob a luz direta do sol, ficam ótimas tanto em um canteiro de flores quanto na forma de um buquê colorido;
- esta cultura hortícola não requer manutenção específica, tem excelente saúde e é tolerante à seca e tipos de solo inférteis;
- há um grande número de variedades e espécies de zínia, entre as quais você pode encontrar plantas terry, perenes, de baixo e alto crescimento.
Hoje, as zínias são cultivadas exclusivamente para fins decorativos - seus botões brilhantes muitas vezes podem ser vistos no projeto de jardins, pátios urbanos, varandas e galerias.
Referência! Alguns jardineiros confundem flores de zínia com gérbera - tudo devido ao fato de que essas duas flores pertencem à mesma família e são semelhantes na aparência. Principais diferenças entre gérbera e zínia:
- os caules da gérbera geralmente não crescem mais de 60 cm, enquanto a zínia pode crescer até 1 metro;
- na zínia, as pétalas são geralmente freqüentes e arredondadas, enquanto na gérbera elas têm menos forma de junco;
- as zínias florescem por cerca de 55 dias, enquanto as gérberas florescem por 3 a 4 meses;
- em seu habitat natural, as zínias crescem na América Central, mas as gérberas foram trazidas para a Rússia diretamente da África.
Tipos e variedades
Existem cerca de 20 variedades independentes de zínia no mundo, no entanto na horticultura, apenas cerca de 10 espécies e variedades dessa cultura são cultivadas ativamente.
- Gracioso. Anual, que se caracteriza por pétalas densas com grandes gorros de flores de até 17 cm de diâmetro. O período de floração é de junho a setembro. Inclui variedades curtas e altas. A cor das pétalas é variada: do branco neve ao limão e roxo.A espécie é subdividida em subespécies e variedades independentes: dália (a variedade mais popular é "Urso Polar"), cacto ("Senorita"), crisântemo, pompom, bem como a variedade "Fantasy" e "Queen red lime".
- Folhas estreitas. Plantas de tamanho médio até 60 cm de altura com pequenos gorros duplos de flores de até 4 cm de diâmetro. As pétalas são tubulares e monocromáticas - do limão ao laranja escuro e vermelho.
Inclui as seguintes variedades: "Tapete Persa", "Faixa de Doces", "Cereja".
- Espécies híbridas. Este grupo inclui todas as variedades híbridas de zínia. Entre as variedades e misturas mais populares estão as seguintes: Profusion Mixed, Carrossel, Swizzle, Shaggy Dog, Magellan, Pepermint Stick, Envy e Double Zhara Raspberry Ripple.
- Com flores finas. As zínias desta espécie são muito semelhantes às flores cosme. São caracterizados por arbustos soltos de altura média com pedúnculos finos, pétalas esparsas e flores pequenas de até 3 cm de diâmetro.
- Linearis. Plantas perenes e anuais de baixo crescimento, caracterizadas por pétalas amarelas densas e crescimento esférico de brotos verdes. Os nomes das variedades populares: Golden Eye, Caramel, Yellow Star.
Entre as misturas comuns de zínia pode-se distinguir a "profusão dupla".
Como plantar?
O processo de plantar zínia no jardim ou em casa não parecerá difícil para cultivadores de flores experientes, mas também existem sutilezas e nuances que você precisa prestar atenção.
Tempo ideal
Para muitas safras de horticultura com flores, não são as condições de cultivo que são muito importantes, mas o momento de plantar as sementes em campo aberto. O momento do florescimento da flor, bem como o número e a saturação dos botões, dependem disso. Se falamos de plantio de sementes de zínia em campo aberto, geralmente é realizado após noites frias com geadas, que ocorrem nos últimos dias de março ou na primeira quinzena de abril. Nas regiões do norte, esses períodos são adiados para mais perto dos meses de verão - até que um clima quente estável seja estabelecido sem mudanças bruscas de temperatura.
Preparação de sementes
Antes de plantar sementes de zínia em terreno aberto ou em vasos de plantio, elas devem ser preparadas adequadamente.
A semente é envolvida em um pano umedecido com o bioestimulador Epin. Graças a essa técnica simples, você pode determinar quais sementes de zínia germinarão e quais não. Sementes saudáveis adequadas para o plantio devem brotar no segundo dia.
Regras básicas de pouso
A seguir, consideraremos as características do plantio de sementes e mudas de zínia em terreno aberto.
Plantar sementes para mudas
As sementes que eclodiram podem ser semeadas nos últimos dias de março em xícaras separadas, pré-preenchidas com solo fértil e leve, ou potes de turfa. É aconselhável plantar no máximo 3 sementes de zínia em um recipiente - elas são enterradas no máximo 1 cm no solo. Os recipientes de sementes são mantidos em uma sala fresca, sem correntes de ar, bem ventilada e regada regularmente. Os primeiros brotos devem aparecer em 1-1,5 semanas, desde que todas as condições de plantio sejam atendidas.
Após o aparecimento de 5-6 folhas maduras nos rebentos, procede-se ao endurecimento diário, que visa adaptar as mudas às condições de temperatura exterior.
Plantar sementes em terreno aberto
As sementes de zínia são geralmente plantadas em um canteiro de flores na primeira quinzena de maio. No local de pouso, são formadas covas com profundidade não superior a 4-5 cm. A distância entre os furos é de 10 cm. Um buraco acomoda de 1 a 3 sementes de zínia, que são borrifadas com solo fértil e regadas abundantemente. Os primeiros brotos devem aparecer em cerca de 7-9 dias. Quando a maioria dos brotos brotam, os canteiros são desbastados de forma que uma distância de pelo menos 15-20 cm entre as mudas seja observada. Se todas as condições de plantio forem atendidas, os primeiros botões aparecerão na zínia em julho.
Plantar mudas jovens em local permanente
Jardineiros que preferem plantar mudas de zínia prontas em seu jardim costumam escolher a segunda quinzena de maio para o plantio. Ao plantar mudas, todas as condições padrão de crescimento para culturas hortícolas devem ser observadas - deve ser uma área bem iluminada, sem estagnação de umidade e rajadas de vento agudas, com ar condutivo e neutro em composição de solo. Para que as mudas se enraízem melhor no canteiro, o local é previamente desenterrado, abundantemente regado e adubado com composto ou esterco.
Mudas de Zinnia não toleram bem a colheita e, portanto, durante o plantio de mudas para um local permanente em campo aberto, o método de transbordo é usado - transplante junto com um torrão de terra.
Como cuidar bem dele?
Zinnia é absolutamente exigente quanto a partir - esta é uma das plantações de jardim mais resistentes que podem crescer com sucesso em um local, mesmo sem a ajuda humana. Cuidar dos arbustos de zínia inclui regar, alimentar, beliscar e preparar a planta regularmente para o inverno - cada um desses processos deve ser considerado em mais detalhes.
Rega
Para que a zínia possa deliciá-lo com uma floração abundante por muito tempo, esta flor precisa não só de abundante, mas também de rega regular. O jardineiro deve garantir constantemente que o solo no círculo próximo ao caule perto da flor não seque e não forme uma crosta dura. O Zinnia também tem uma atitude negativa em relação ao excesso de umidade e, portanto, ao regar, é necessário levar em consideração as condições climáticas externas e a frequência das precipitações naturais.
A regra principal ao regar zínia é evitar a entrada de água do regador nos brotos verdes e pedúnculos. Isso inevitavelmente levará ao apodrecimento e ao aparecimento de doenças fúngicas.
Em condições padrão, a rega da zínia é realizada no máximo 3 vezes por mês, enquanto a água estabilizada da temperatura de verão é usada. Zinnia deve ser regada à noite ou de manhã cedo para que os raios do sol não provoquem queimaduras nos brotos molhados da flor.
Para que a água seja melhor absorvida pelo solo e chegue às raízes mais rápido, o solo no círculo próximo ao tronco perto da zínia perde - também remove ervas daninhas próximas. Para manter a umidade perto das raízes da flor por um período mais longo, uma camada de palha, agulhas, turfa, estrume podre ou serragem deve ser colocada perto do caule da flor.
Top curativo
Jardineiros experientes recomendam alimentar zínia no máximo 2 vezes por temporada. A primeira alimentação é realizada durante o período de crescimento ativo ou um mês após o plantio das mudas em campo aberto. O segundo é geralmente introduzido no solo no início do período de floração ou desde o início da formação dos primeiros botões. Isso é necessário para dar às inflorescências uma cor rica e prolongar o período de floração.
Normalmente, para fertilizar 1 metro quadrado de um canteiro de flores onde a zínia cresce, você não precisa de mais do que 15-20 gramas de fertilizante mineral diluído em um balde de 10 litros de água. Zinnia também é bom para fertilizantes orgânicos, mas eles não devem ser frescos. - Isso é especialmente verdadeiro para estrume fresco, que pode simplesmente queimar os brotos das flores.
O esquema de fertilização mais simples para arbustos de zínia adultos do seguinte modo:
- durante a primeira alimentação durante o período de crescimento ativo, uma solução de uréia (15 gramas) e fertilizante "Flor" (não mais que 30 gramas) são misturados com água em um balde de 10 litros;
- a segunda alimentação deve ser ainda mais nutritiva, uma vez que é introduzida durante o período de formação da inflorescência - aqui não mais do que 15 gramas de "Arco-íris" são adicionados a um balde de água e a mesma quantidade de "Agrícola" é para plantas de jardim . Alternativamente, você pode usar a droga "Bud".
Para que os fertilizantes sejam melhor absorvidos, antes da alimentação, o solo no círculo próximo ao caule perto da flor é fertilizado com cinza de madeira - não mais do que 40 gramas por 1 metro quadrado.
Zinnia é o melhor de tudo relacionado a fertilizantes minerais complexos, que entram no solo junto com a água de irrigação e contêm fósforo, potássio e cálcio.Com fertilizantes que contêm nitrogênio, é preciso ter muito cuidado - eles podem levar ao aumento da brotação e à diminuição do número de gemas, além de provocar o aparecimento de podridão radicular.
A cobertura é necessária não apenas para arbustos de zínia adultos, mas também para mudas jovens que são cultivadas para mudas.
Antes de as mudas serem plantadas no solo ou mergulhadas em local definitivo, devem ser fertilizadas pelo menos 3 vezes com fertilizantes minerais ou esterco podre.
Coleta de sementes
Normalmente, as sementes de zínia são colhidas 2 meses após o surgimento dos primeiros botões na flor. A cesta de sementes ou frutas tem a aparência de um pequeno cone com penugem, que se corta depois de secar e amarelar. Os jardineiros aconselham cortar apenas cestas de frutas das flores mais uniformes, bonitas e vibrantes.
As cestas de zínia cortadas são deixadas para secar adicionalmente em um ambiente aquecido e bem ventilado até que comecem a se desfazer nas mãos. Depois disso, as cápsulas são simplesmente esfregadas com os dedos até que as sementes de zínia apareçam.
Antes de embalar as sementes em diferentes sacos ou sacos de papel, é aconselhável separá-los em grupos separados. O fato é que de uma cesta de sementes você pode obter sementes de arbustos diferentes - isso depende do grau de prontidão das sementes para o plantio.
Na cápsula da semente de zínia, você pode encontrar sementes marrons em forma de coração, sementes em forma de lança com uma ponta afiada ou alongadas com uma ponta cinza. O primeiro deve ser jogado fora, uma vez que flores baixas e desbotadas crescem deles, mas o segundo pode ser plantado com segurança.
Para melhor preservação das sementes antes do plantio em campo aberto ou em vasilhames, elas são colocadas em sacos de papel e armazenadas em condições ambientais.
Beliscando
Ao cultivar variedades de zínia para jardim e ornamentais, essas plantas passam por pinças ou podas obrigatórias - são necessárias para formar os brotos laterais da planta. Pinçar envolve a remoção do topo da haste principal usando uma tesoura de poda ou tesoura de poda desinfetada.
A pinça pode ser realizada já durante o cultivo das mudas - depois que as mudas tiverem 5-6 folhas independentes. No entanto, esse procedimento é melhor tolerado por arbustos já relativamente adultos de zínia, que crescem em campo aberto há mais de um mês. Você precisa aparar no nível de terços da parte superior da chapa de chapa.
Se estamos falando de variedades de buquê de zínia, eles geralmente não comprimem - aqui resta um forte caule principal, no qual um botão exuberante está localizado.
Wintering
Existem variedades anuais e perenes de zínia. As plantas perenes que crescem nas regiões do sul são podadas e cobertas com ramos de abeto para os meses de inverno - isso os salvará da geada em invernos sem neve.
Se as zínias perenes forem cultivadas nas regiões do norte, é melhor extrair essas flores junto com um torrão de terra e armazená-las em vasos caseiros no inverno. Quando armazenada em um apartamento, a zínia pode não parar de florescer - para isso, caules de flores já secos se quebram, o que estimula o surgimento de novos botões.
O cuidado posterior com a planta não é diferente dos procedimentos padrão de cuidado ao ar livre.
Métodos de reprodução
Independentemente da variedade, a zínia reproduz-se exclusivamente pelo método generativo - isto é usando sementes... Este método é descrito em detalhes acima. O plantio de sementes pode ser realizado tanto diretamente em terreno aberto (no caso de cultivo nas regiões do sul), quanto em recipientes separados para mudas (nas latitudes do norte, como a Sibéria e os Urais). Se a temperatura externa na horta com sementes de zínia cair abaixo de zero Celsius, o material de plantio morrerá com quase 100% de probabilidade.
Métodos de reprodução, como enxertando e dividindo o arbusto, no caso da zínia, são usados muito raramente - as estacas e as estacas desta flor demoram muito para criar raízes num novo local e, na maioria dos casos, morrem.
Doenças e pragas
As pragas mais comuns da zínia podem ser consideradas lesmas, pulgões e caracóis de jardim comuns, mas às vezes a planta também é afetada por besouros de maio. Você pode se livrar de caracóis e lesmas manualmente, ou instale vários recipientes de cerveja perto do canteiro de flores, sobre os quais normalmente deslizam todos os gastrópodes. Em seguida, eles podem ser removidos rapidamente. Como lesmas, os besouros de maio também são removidos da planta manualmente.
Será mais difícil livrar-se dos pulgões comuns. - geralmente esses insetos se instalam abaixo dos brotos de zínia, onde formam colônias inteiras. O melhor remédio para pulgões é tratar o zinnium com uma solução de sabão de alcatrão e água (100 gramas por balde de 100 litros de água). Como alternativa, as preparações Actellik e Fufanon são adequadas. Muitos jardineiros recomendam tratar as hortaliças infestadas de pulgões com água morna, mas isso não é recomendado para zínias.
Zinnia é resistente a muitas doenças virais e fúngicas, mas se as condições de crescimento não forem seguidas, pode adoecer com fusarium, manchas, bolor cinzento ou oídio.
As doenças mais perigosas para a zínia são o oídio e a ferrugem bacteriana. A primeira pode ser reconhecida pela característica desabrochar branca nos brotos da flor, mas a mancha se expressa no aparecimento de manchas cinzentas ou marrons características nas folhas da zínia, que gradualmente afetam toda a folha.
Se fungicidas como Fundazola, Skor, Topaz e Topsin ajudarão a planta da podridão cinzenta, oídio e fusarium, então a mancha não pode ser tratada - os arbustos afetados por esta doença são imediatamente isolados do resto do canteiro de flores, retirados e destruído.
A razão mais comum pela qual arranjos de flores de zínia secam ou adoecem é violação banal das condições de cultivo... Os principais motivos são: excesso de umidade, falta de luz solar, plantio em solo já infectado, além do plantio muito denso de mudas.
Se falamos do tratamento da zínia, então o melhor é banir o aparecimento dessas doenças - para isso será útil fazer a pulverização preventiva da flor com fungicidas e simplesmente inspecionar as mudas a cada rega.
Uso em paisagismo
A decoração de jardins e quintais com cores vibrantes, como as zínias, é considerada muito popular hoje em dia. Esta cultura hortícola é geralmente cultivada em grupos como uma mistura de várias variedades com cores de flores diferentes - isso permite que você crie canteiros de flores ricos e bordados.
No projeto de projeto paisagístico, tanto variedades de crescimento baixo quanto variedades altas de zínias são usadas. Estes últimos são geralmente cultivados precisamente em canteiros de flores ou são usados para mascarar edifícios feios, mas os menores são plantados em vasos decorativos, servem para decorar caminhos de jardim ou varandas.
Zinnias crescendo em uma cama com outras culturas hortícolas geralmente se comportam de forma muito pacífica e não tendem a abafar o crescimento de outras plantas. Estas flores vão bem com culturas como malmequeres, camomila, calêndula, açafrão ou ásteres.
Para obter mais informações sobre como cultivar e cuidar da zínia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.