Cineraria: espécies, métodos de reprodução e regras de cultivo
As cinerárias são plantas herbáceas com flores atraentes e bastante fáceis de manter. Vários tipos e variedades de cinerária podem ser cultivados na área do jardim e em um vaso no parapeito da janela. Vamos conhecer mais detalhadamente os tipos desta planta incomum, os métodos de reprodução e as regras de cultivo.
descrição geral
A cultura, que muitos jardineiros conservadores ainda chamam de cinzeiro, pertence à família Asteraceae ou Compositae. Para o cultivo, também são utilizadas plantas do gênero cineraria. Na natureza, você pode encontrar uma flor em regiões tropicais da África e Madagascar.
A sala contém basicamente apenas uma espécie chamada sangrenta, que, na verdade, é uma cruz híbrida. Pode ser mantido anual ou bienal.
O tamanho da planta é 30–90 cm. As folhas são em forma de lira e cobertas por uma leve pilha na superfície. Os cestos com flores em língua podem ser apresentados em branco-neve, roxo, escarlate ou amarelo. Eles emolduram um aglomerado de flores tubulares amarelas. A floração continua desde a segunda metade do verão até a primeira geada.
Visão geral das espécies e melhores variedades
Na floricultura generalizaram-se as espécies e variedades decorativas, que são classificadas como variedades anuais e perenes. Considere os tipos mais populares da cultura representada.
Prateado ou à beira-mar
A planta pode ser encontrada sob os nomes "Freixo", "Dusty miller", "Yakobeya Primorskaya", "Maritima"... Em climas quentes, a cultura é mantida como perene, e em regiões com invernos rigorosos, é cultivada como anual. A folhagem tem um aspecto decorativo - tem uma cor esmeralda e é coberta por uma penugem cinzenta clara, reunida em rosetas que crescem em longos caules eretos.
A espécie é caracterizada por flores em miniatura formadas em cestos amarelos.
Atualmente, os floricultores escolhem as seguintes variedades das espécies apresentadas:
- "Pó de prata" é um semi-arbusto, atingindo a altura de 25 cm, com folhas perfuradas;
- Cirrus tem caules altos até 45 cm de tamanho, as folhas são caracterizadas por uma forma oval e serrilhada;
- "Pó de Diamante" - uma variedade estética com folhas entalhadas e prateadas, que os floricultores preferem usar na paisagem como pano de fundo;
- "Novo arco" distingue-se por um arbusto hemisférico volumoso e grandes folhas serrilhadas de cor verde prateada; gradualmente, a cor da folhagem é substituída por uma tonalidade branco-prateada.
Sangrento
Este tipo pode ser usado tanto no plantio em uma casa de verão quanto como cultura de ambiente. Durante a temporada, a planta é decorada com flores estéticas de cores ricas. A altura dos caules chega a 70 cm, e as folhas têm um aspecto decorativo devido ao orifício ou forma oval e cor esmeralda. A cor das flores pode variar dependendo da variedade. Na floricultura, costuma-se usar as seguintes variedades:
- "Grandiflora" - É um semi-arbusto com caules de 50 a 70 cm e inflorescências grandes de até 8 cm de diâmetro;
- "Dobro" é um arbusto de 30-70 cm de tamanho com flores bicolores de tons contrastantes;
- "Steplat" difere em uma variedade de brotos atingindo um tamanho de 70–90 cm; as flores são caracterizadas por pétalas longas, ligeiramente alongadas e azul-escuras.
Gracioso
A planta com caules muito ramificados atinge uma altura de 50-60 cm. As folhas e os rebentos são cobertos com penugem densa. No topo dos caules, formam-se inflorescências simples ou duplas. As seguintes variedades de aparência elegante estão em demanda:
- Nana - a planta da variedade apresentada atinge os 25 cm, as suas grandes flores têm forma de estrela com pétalas rosa e centro cor de vinho;
- Liguljsus - este arbusto atinge um tamanho de 50–70 cm e se distingue por flores duplas de tons brilhantes e suculentos.
"Veneza"
Este é um grupo híbrido especial que inclui toda uma série de variedades com uma variedade de cores. A escolha dos jardineiros para esta espécie recai devido ao seu curto período de crescimento. É mantida como uma cultura interna por muitos amadores. Diversas variedades merecem atenção especial, as quais pertencem a diferentes categorias da planta apresentada.
- "Satélite" adequado para manter em uma panela, enquanto prefere estar localizado no lado leste. As lojas oferecem opções de mix, ou seja, aquelas que incluem flores de cores diferentes. Esta variedade pertence aos primeiros anuários, atinge uma altura de 25-30 cm, o diâmetro das flores é de 5 cm.
- "Simpatia" pertence a espécies altas com até 70 cm de tamanho, o arbusto propriamente dito é compacto e as folhas são em forma de coração, ligeiramente pubescentes. A largura das flores é de 8 cm, a cor pode ser de uma ou duas cores. A floração dura 4-6 semanas.
- Bobo da corte... Altura da planta - 25 cm, as flores também são miniaturas - 2,5-3,5 cm de diâmetro, mas são decorativas, formando-se em densas "golas" de inflorescências. A maioria das lojas oferece opções de mix.
- "Bola de neve"... Esta planta atinge os 20–25 cm e o principal efeito decorativo é a aparência da folhagem, que é coberta por uma cor branco prateada. As flores são pequenas, amarelas, opacas, portanto são eliminadas pelos jardineiros.
- "Obra-prima". A cultura pertence a plantas perenes domésticas. Distingue-se por um rico tom de cores que pode ser azul, lilás, rosa, laranja, vermelho, opções de dois tons são possíveis, mas não o amarelo. O arbusto é pequeno - até 30 cm, e as folhas têm cor verde claro e pilosidade clara.
Regras de pouso
Se a planta for plantada em uma casa de veraneio, vale a pena prestar atenção ao local. Esta é uma cultura que ama a luz e é bastante vulnerável aos raios brilhantes do sol. Portanto, um local aberto é adequado, que fará sombra nas horas quentes do meio-dia. Como solo, dê preferência a solos permeáveis enriquecidos com componentes úteis, pode ser neutro ou levemente alcalino. O plantio é realizado apenas quando a probabilidade de retorno das geadas noturnas é zero, geralmente em meados de maio.
No momento do plantio é importante observar a distância entre dois exemplares, é suficiente 20–25 cm. O plantio é feito junto com um torrão de terra, a seguir o solo é compactado e umedecido. Se o perigo de retorno do tempo frio ainda não passou, é recomendável proteger as plantações jovens com lutrasil ou spunbond à noite.
Recursos de cuidados
Em uma panela
Para cultivar uma planta estética saudável em casa, existem várias regras de conteúdo a seguir.
- Temperatura. Esta cultura não gosta de calor, ela se sentirá mais confortável a uma temperatura de + 10– + 15 graus, o limite máximo é de +20 graus. Se a planta floresceu no inverno, ela pode ser completamente levada para uma varanda fechada sem aquecimento, onde a temperatura é ajustada para +5 graus - tais condições permitirão ao cultivador admirar a floração o maior tempo possível, uma vez que a cultura desbota rapidamente no calor. No verão, recomenda-se levar o recipiente com uma flor para fora e deixá-lo parcialmente à sombra ou próximo a um reservatório e, no início do outono, colocá-lo de volta no peitoril da janela.
A flor cresce bem perto do ar condicionado, mas certifique-se de que o jato de frio não atinja diretamente os botões, pois as correntes de ar podem ter o mesmo efeito prejudicial sobre a planta que o calor excessivo.
- Rega... A umidificação deve ser moderada; nem o ressecamento nem o encharcamento do substrato devem ser permitidos. Direcione a água sob a raiz para que as gotas não toquem nas flores e no verde. Para regar, é adequada água morna e macia. A humedecimento é efectuada regularmente, o solo deve estar sempre ligeiramente húmido.Recomenda-se afrouxar um pouco o solo após a rega para que as raízes sempre tenham acesso à umidade e oxigênio.
- Umidade. A cultura prefere crescer em umidade elevada, mas não gosta de pulverizar. Para obter indicadores de umidade confortáveis para a planta, você pode cobrir os radiadores com toalhas úmidas, colocar uma tigela de água ao lado da flor, colocar umidificadores de ar doméstico na sala, usar paletes com argila expandida úmida. Lembre-se de ventilar regularmente a sala, mas evite correntes de ar.
- O solo. Para o cultivo, uma mistura feita de turfa, composto e fragmentos de casca de pinheiro e carvão vegetal é adequada. Esse solo permite que o ar passe bem e é capaz de proteger o sistema radicular de doenças.
- Capacidade. Ao selecionar os recipientes, lembre-se que a cultura possui um sistema radicular volumoso, por isso precisa de um recipiente espaçoso. O fundo da panela deve ter orifícios de drenagem. Se eles não estiverem lá, o florista deve perfurá-los por conta própria.
- Top dress. Ao cultivar uma flor anual em bom solo, a planta não precisa de fertilizantes. Para espécimes perenes durante o período de floração, a fertilização líquida mineral complexa deve ser usada uma vez a cada 2 semanas - com nutrição adicional, a floração será mais magnífica e abundante. O fertilizante é aplicado algum tempo após a rega.
A partir das misturas adquiridas, os floristas recomendam o uso do preparado Agrícola para plantas com flores decorativas de interior na forma de palitos ou na forma líquida - esta ferramenta fortalece a imunidade da planta, tem um efeito positivo na formação de botões e bela floração.
Em campo aberto
Cuidar de uma flor que é cultivada em uma casa de verão também não é difícil e é bastante semelhante às regras para manter uma planta de casa. É muito importante regar a cultura com moderação, pois a falta de umidade leva ao enfraquecimento das flores e o alagamento pode provocar o apodrecimento das raízes. Porém, mesmo sem umidade, a planta se sente confortável e geralmente possui precipitação natural suficiente para seu pleno desenvolvimento.
Os jardineiros recomendam todas as vezes após a irrigação artificial ou chuva para afrouxar o canteiro de flores e remover ervas daninhas. Se você fizer a poda oportuna de inflorescências secas, pode estender o período de floração.
O fertilizante é aplicado algumas vezes por mês. Com o desenvolvimento dos botões, os arbustos precisam de misturas orgânicas adicionais. Para o inverno, a flor pode ser desenterrada pela raiz e colocada em um ambiente fresco, o que preservará a saúde da planta para o plantio na primavera. Após o inverno, é importante eliminar as folhas congeladas que podem dificultar o desenvolvimento de um novo crescimento. Alguns jardineiros deixam espécies cinzentas no canteiro, mas a cultura deve ser coberta com folhagem seca, que servirá de abrigo quente para o inverno.
Métodos de reprodução
Sementes
A semente da cultura apresentada tem boa germinação, mas isso não é característico de todas as espécies e variedades. A semeadura é feita no início de abril. O processo é assim:
- preparar o substrato combinando turfa e areia em partes iguais e encher o recipiente com ela;
- colocar sementes na superfície do solo sem enterrá-las;
- compacte o solo com uma régua de madeira;
- umedeça o local de plantio e cubra o recipiente com vidro;
- quando os primeiros brotos aparecerem (após 1–1,5 semanas), coloque o recipiente em um local bem iluminado;
- ao formar duas folhas verdadeiras, faça uma seleção em recipientes separados.
Importante! Jardineiros experientes aconselham mudas de mergulho em briquetes de turfa, de modo que, ao replantar mudas em uma cabana de verão, esse processo seja acelerado e simplificado.
Estacas
O método de enxerto é usado, por exemplo, para variedades de espécies litorâneas. Para propagar um espécime, são utilizadas estacas fortes e saudáveis com 10 cm de comprimento. O processo consiste nas seguintes etapas:
- misture solo de jardim e areia em proporções iguais, coloque a mistura em uma caixa;
- faça orifícios de drenagem na parte inferior da caixa para acesso de oxigênio;
- nivele o solo e umedeça-o com água com adição de permanganato de potássio;
- Mergulhe as estacas coletadas na solução de Kornevin e aprofunde-as na mistura de solo;
- compactar a terra ao redor do material de plantio;
- cubra fragmentos visíveis de cortes com garrafas de plástico, pressionando-os contra o solo para criar condições de estufa;
- uma caixa com mudas pode ser deixada em qualquer canto do jardim, cobrindo-o durante o horário quente do almoço;
- uma vez a cada dois dias, as mudas precisam ser regadas;
- após a formação dos brotos das raízes, comece a retirar os frascos por um curto período de tempo, adaptando assim as mudas jovens ao novo clima; remova gradualmente as garrafas completamente.
Importante! Para o inverno, a caixa deve ser colocada em uma sala fria e o transplante para um canteiro de jardim é feito com o início de uma primavera quente bem estabelecida.
Doenças e pragas
Este representante da flora distingue-se por uma imunidade bastante elevada, mas se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas, as doenças e pragas não contornam a planta. Vamos examinar mais de perto as doenças mais comuns.
- Oídio. O dano à flor é indicado por manchas escuras na massa verde, seus depósitos esbranquiçados e murchados que emitem gotículas que voam ao redor da folhagem. Você pode lidar com o problema com uma solução de refrigerante ou infusão de alho. Dos fundos adquiridos, os fundos "Tiovit Jet", "Baylon", "Topázio", "Hom", "Vitaros", "Fundazol", "Skor", "Vectra" ajudam muito. Após o tratamento, a camada superior do solo deve ser substituída por uma nova.
- Ferrugem. Pode-se reconhecer esta doença pelas pústulas alaranjadas, das quais se derrama pó "enferrujado", todo o processo é acompanhado pelo amarelecimento e queda das folhas. No combate ao problema, é importante eliminar as folhas afetadas, tratar a planta com enxofre coloidal ou líquido bordalês 1%. E também as drogas "Abiga-Peak", "Cumulus", "Poliram", "Strobi" lidam bem com esta doença, mas é importante repetir o tratamento após 1-2 semanas.
A seguir, consideraremos quais métodos podem ser usados para combater as principais pragas.
- Pulgões são considerados um dos principais inimigos. Se o florista notou que a folha da planta foi consumida, uma flor pegajosa se formou na parte aérea e todo o espécime está coberto por insetos microscópicos pretos e verdes, então a flor foi vítima de pulgões. Esses indivíduos podem ser combatidos com água com sabão ou Fitoverm, Strela, Tanrek. Alguns jardineiros compram larvas de inimigos naturais especificamente para combater pulgões: crisopídeos, joaninhas e algumas vespas.
- Outro inseto que adora se banquetear com o suco dessa planta é o ácaro-aranha. Pode ser reconhecido por uma fina teia de aranha e picadas brancas nos lençóis. Sob a influência de um carrapato, os botões e as folhas assumem uma forma irregular, os verdes tornam-se amarelos. Para se livrar do inseto, deve-se lavar todos os indivíduos com um jato de água, tratar a flor afetada com uma solução de álcool, aplicar os preparados Apollo, Aktofit, Vermitek, Aktellik, Neoron.
Exemplos em paisagismo
A cineraria pode ser a decoração principal de qualquer jardim de flores. Ele pode ser apresentado como um destaque brilhante ao criar um arranjo de flores no jardim. Variedades de baixo crescimento podem ser plantadas para decorar canteiros de flores e bordas. As espécies de prata são populares e são mais frequentemente usadas para criar um fundo para outras culturas. A sofisticação da folhagem enfatiza o brilho das flores vizinhas. Por exemplo, uma bela paisagem será obtida com o plantio de variedades prateadas ao lado de flores de cores frias e brilhantes. Botões azuis e roxos, por exemplo, petúnia, flox e lobélia, ficarão pitorescos contra o fundo de cinerária.
Se a cultura for usada para decorar canteiros de flores, é recomendável plantar a planta nas bordas e incluir outras flores de cor saturada brilhante no meio.
Para o cuidado e o plantio adequado da cinerária, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.