Cineraria prateada: descrição, plantio e cuidados

Cineraria prateada: descrição, plantio e cuidados
  1. Descrição
  2. É anual ou perene?
  3. Variedades
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

Cineraria silvery é muito procurada por jardineiros e paisagistas. E isso não é por acaso - além de sua aparência espetacular, essa cultura tem características como simplicidade da tecnologia agrícola, resistência à seca e facilidade de reprodução. No artigo, vamos considerar a descrição dessa cultura, vamos analisar as características do plantio e do cuidado.

Descrição

A planta é hoje representada por um grande número de variedades, o que permite a todo conhecedor de colheitas atraentes escolher uma planta de acordo com suas preferências individuais. A cineraria pode ser cultivada com sucesso não só em terreno aberto, mas também em casa de vegetação, bem como quando mantida em casa numa varanda ou peitoril de janela.

Cineraria silvery, outro nome para a freixoeira, ganhou este nome devido ao aspecto das folhas, sobre as quais existe uma espécie de pubescência acinzentada. Devido a esse recurso, às vezes é dada à cultura uma descrição semelhante a uma nuvem aberta. E em diferentes fontes você pode encontrar vários outros nomes de tais arbustos - cineraria marítima ou marítima, cineraria maritima e outros.

A planta, quando desenvolvida, é capaz de formar um tapete grosso e atraente em campo aberto, cuja altura pode ser ajustada de acordo com as preferências do proprietário do jardim. Folhas esculpidas de forma incomum tornam possível usar cinerária em plantações conjuntas como o fundo principal, enquanto enraíza variedades mais brilhantes de plantações de flores para canteiros de flores no primeiro plano.

A altura de uma planta adulta pode chegar a um metro, mas esses valores variam conforme a variedade cultivada. O caule da groundwort se destaca por sua tendência a se ramificar fortemente. A folhagem é grande, sua forma pode ser em forma de lira ou oval, na maioria das vezes a massa verde será dissecada com precisão.

Cineraria lança inflorescências corimbosas, representadas por cestos com flores de junco. O coração de flores inclui a presença de várias pétalas localizadas na parte central do cesto. Dependendo da variedade, a cor predominante da cultura será o branco, bordô, vermelho ou roxo profundo. A cor das inflorescências é predominantemente amarela. A rosa silvestre entra na fase de floração em junho, em condições confortáveis, o período de crescimento dura até a chegada das primeiras geadas.

É anual ou perene?

Em seu ambiente natural, a cineraria prateada é uma planta perene. Na maioria das vezes, a cultura perene pode ser encontrada nas latitudes tropicais da África. Em outros climas, é comum o cultivo da planta como anual, em casos raros, as bienais podem ser encontradas em canteiros de flores.

Variedades

Dentre as variedades de alecrim disponíveis, vale destacar a mais solicitada.

"Prata vai dar"

Cultura ornamental, com um aspecto rendado pronunciado das folhas. Silver Dust é uma planta pequena e densamente pubescente que se torna mais atraente à medida que cresce. A massa verde da variedade é esculpida, a cultura será aveludada ao toque, a cor é prata. A planta é muito usada por floricultores amadores e paisagistas.

Na maioria das vezes, a cultura pode ser encontrada em composições de borda, em canteiros de flores quando cultivadas junto com outras flores de jardim.

Cineraria sangrenta

Variedade de tipo universal que requer cuidados especiais, visto que o arbusto tem um ciclo vegetativo bastante longo. A atratividade decorativa da planta é enfatizada pelas inflorescências brancas como a neve de tamanho pequeno com uma borda vermelha. As lavouras de plantio geralmente são realizadas no inverno ou no início da primavera.

"Stelata"

Variedade híbrida de groundwort. A sangrenta cinerária foi usada como cultura materna desta planta. Entre as diferenças expressivas do novo arbusto, vale destacar outra cor das inflorescências - um tom de índigo. Em média, o arbusto pode crescer até 70 centímetros de altura, enquanto a cultura cria um atraente tapete de grandes folhas no solo.

"Nana"

Este arbusto atrai jardineiros pela presença de belas inflorescências que se parecem com camomila. Além do mais, o apelo decorativo é complementado pela cor das flores, que se distinguem por um centro bordô e pétalas rosa ricas.

Como plantar?

Pensando nessa cultura para enraizar em seu jardim, vale a pena conhecer algumas das nuances em relação ao plantio de cinerária. Geralmente todas as variedades de groundwort se adaptam bem e se desenvolvem em qualquer solo. No entanto, a planta se sentirá melhor em solos enriquecidos com microelementos úteis com boa aeração, sem estagnação de umidade, o que pode levar à deterioração do sistema radicular.

Portanto, antes do plantio, recomenda-se fertilizar a área selecionada com compostos minerais destinados às flores do jardim. Se você planeja plantar vários arbustos, então as covas para o plantio precisam ser preparadas em incrementos de 20-25 centímetros, o que também se aplica aos intervalos entre as linhas. Se houver desejo de obter um tapete denso e contínuo de cinerária no canteiro de flores, a distância entre as mudas pode ser reduzida.

E também será mais correto selecionar locais para plantar plantas em terreno aberto com bom acesso à luz solar, mas a groundwort cresce bem em sombra parcial.

O algoritmo de plantio inclui várias etapas.

  • No local, o número necessário de covas é cavado com profundidade maior que o sistema radicular das plantas selecionadas para o plantio.
  • O enraizamento consiste em colocar a cinerária no meio da fossa, juntamente com um pedaço de terra. Ao mesmo tempo, deve-se tentar preservar sua integridade.
  • Além disso, o solo é compactado, as colheitas são irrigadas.
  • Se o plantio for realizado em um período em que há possibilidade de geadas noturnas, deve-se cuidar do abrigo para flores noturnas. Para esses fins, você pode usar qualquer material não tecido, filme de jardim.

Uma temperatura adequada para o desenvolvimento de cinerária em campo aberto é de + 20 ° C. No entanto, plantas saudáveis ​​que já passaram pelo período de adaptação após o plantio são capazes de suportar pequenas diferenças diárias nos valores do termômetro. A temperatura crítica para a cultura será de + 4 ° C e abaixo. Nessas condições, a parte aérea da planta começará a morrer.

O sistema radicular é capaz de resistir ao abaixamento de -2 ° C.

Como cuidar?

Para que a cultura demonstre a máxima atratividade, bem como se desenvolva corretamente, será necessária a execução de uma série de medidas agrotécnicas obrigatórias.

Rega

A Cineraria é resistente à seca, portanto, na faixa do meio, a precipitação natural costuma ser suficiente para se alimentar. mas uma prolongada falta de água em qualquer caso ainda deve ser evitada. É possível determinar que a planta no canteiro de flores não tem umidade suficiente pelo aparecimento da parte aérea - as folhas da rosa selvagem tornam-se letárgicas e a floração também para ou não ocorre.

O mais correto é fazer a rega das raízes, evitando a umidade na massa verde. Para irrigação, recomenda-se levar apenas água morna, previamente sedimentada. O líquido deve ser injetado nos corredores, depois solto, remover as ervas daninhas.

Vale a pena prestar muita atenção à quantidade de rega, pois o alagamento do solo pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Top curativo

Para uma boa floração e crescimento, os arbustos de cinerária são melhor alimentados adicionalmente. Alguns jardineiros usam complexos minerais duas vezes por mês. No entanto, para o pleno desenvolvimento da planta, uma introdução de compostos contendo nitrogênio na fase de crescimento ativo será suficiente até que os botões sejam colocados na primavera.

Poda

Para cultivar uma bela planta com flores no jardim, no processo de cuidar da cinerária, é necessário corrigir em tempo oportuno a poda dos botões murchados. Essas manipulações simples irão estimular a planta a formar novos ovários.

Wintering

Em regiões de clima ameno, as roseiras silvestres podem ser deixadas no canteiro para o inverno, a fim de preservar a cultura do jardim para o próximo ano. Para excluir o congelamento indesejado, os jardineiros geralmente recorrem a cobrir a planta com uma camada de cobertura morta, usando folhagem de jardim para isso. Na primavera, o abrigo deverá ser retirado, deve ser realizada poda sanitária dos fragmentos que sofreram no período de inverno.

Em um clima rigoroso, com quedas significativas de temperatura no inverno, a cinerária é geralmente retirada de canteiros de flores; para armazenamento em casa, os arbustos são enraizados em vasos. Recomenda-se manter as plantas no inverno em temperatura ambiente, enquanto rega ocasionalmente. Na primavera, a groundwort pode ser transplantada de volta para o campo aberto.

Observando um algoritmo de inverno semelhante, a cinerária prateada pode ser cultivada com sucesso até mesmo nos Urais e na Sibéria como uma planta de jardim perene.

Métodos de reprodução

A opção mais produtiva para a obtenção de uma nova planta é o método de cultivo de rosa silvestre pelo método de mudas. Em campo aberto, é muito difícil criar condições adequadas para o crescimento de uma nova safra a partir de sementes, por isso as sementes germinam dentro de casa. Em geral, o material de plantio coletado da groundwort se destaca pela alta taxa de germinação.

Este processo requer uma série de trabalhos agrotécnicos.

  • Primeiro você precisa preparar recipientes e solo para semear. Como regra, solo de jardim fértil e solto ou substrato comprado misturado com areia em proporções iguais é usado para esses fins.
  • O solo é despejado em recipientes ou potes, compactado e umedecido e, em seguida, as sementes são distribuídas na superfície. Não é necessário aprofundá-los no solo - bastará cobri-los por cima com uma camada de areia ou papel úmido.
  • Além disso, o recipiente com as sementes plantadas deve ser coberto com vidro ou filme transparente.

Cuidado adicional será umedecer regularmente as mudas borrifando um líquido. A temperatura do ar na sala deve estar no nível de + 25 ° С. Via de regra, os primeiros brotos aparecem uma semana e meia após o plantio. Após a emergência das mudas, o material de cobertura é retirado. As plantas precisam mergulhar quando duas folhas verdadeiras se formam nelas. Após o transplante, as lavouras precisarão de fertilização. Em campo aberto, a cinerária jovem pode ser enraizada de maio a junho, desde que as mudas estejam cultivadas desde dezembro.

E você também pode obter uma nova cultura usando o método de coleta e plantio de mudas. Via de regra, o trabalho de obtenção de material de plantio é realizado no verão, época em que a erva-da-terra está crescendo ativamente. Os caules apicais, cujo comprimento ideal será de cerca de 10 centímetros, serão estacas adequadas para cultivo subsequente.

Recipientes separados com solo de jardim e areia são preparados para as mudas, e uma camada de drenagem também deve estar presente no recipiente. Antes do plantio, as mudas são mantidas em um estimulador de crescimento para o sistema radicular, o material de plantio é enraizado no solo por um terço.Para uma maior germinação, as plantas precisarão criar uma mini-estufa. Cuidar das mudas consiste em regar regularmente. Após o enraizamento da cinerária, o material de cobertura é retirado, as plantas são mantidas frescas até a chegada da primavera.

Você pode plantar plantas jovens no jardim em um momento em que a temperatura do ar não estará mais abaixo de + 16 ° C. Antes do transplante, a erva-benta deve ser acostumada gradativamente à rua, deixando o recipiente por várias horas ao ar livre para endurecimento.

Doenças e pragas

A planta se distingue por sua imunidade a muitas doenças. No entanto, seca prolongada ou alagamento do solo pode levar a uma diminuição da resistência a vários tipos de podridão, oídio e ferrugem... Se forem encontrados sinais de enfermidade na parte aérea da cultura, é necessário tratar a cinerária com fungicidas, bem como ajustar o regime de irrigação.

Entre as pragas de insetos que representam um perigo para a groundwort, vale a pena notar:

  • pulgões;
  • ácaro-aranha;
  • mosca branca.

Via de regra, essas pragas atacam a planta durante os períodos de intenso calor. Para destruir insetos perigosos no jardim, eles recorrem a borrifar os arbustos com inseticidas.

Uso em paisagismo

Essa cultura é exigida como pano de fundo principal ao criar vários tipos de arranjos de flores no jardim. Na maioria das vezes, arbustos prateados são enraizados junto com plantas de jardim brilhantes e floridas em colinas alpinas, em jardins de pedra.

E também cineraria silvery pode ser usado para criar padrões originais em grandes áreas do jardim. A cultura é harmoniosamente combinada com flores alaranjadas ou vermelhas.

Os jardineiros preferem combinar a folhagem esbranquiçada do arbusto com cores vivas, além disso, a cultura é lindamente complementada por delicadas flores brancas ou rosa.

Além das plantações em grupo, a planta rasteira no paisagismo é encontrada como plantio único na forma de um tapete aberto, que ficará lacônico e atraente na fase de floração, antes e depois dela.

Você pode aprender mais sobre as regras para o cultivo de cinerárias de prata no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário