Cineraria à beira-mar "Pó de prata": descrição, plantio e cuidados
Cineraria é uma planta perene pertencente à família Astrovye, e algumas espécies ornamentais, segundo a classificação moderna, pertencem ao gênero Krestovnik. O nome traduzido do latim significa "cinza", foi dado à planta pela cor característica das folhas perfuradas. Na natureza, essas ervas e arbustos são encontrados nos trópicos da África e na ilha de Madagascar. Hoje a cinerária tem mais de 50 espécies, muitas variedades são usadas com sucesso na floricultura doméstica, bem como em jardins ornamentais e plantas de parque. Forneceremos uma descrição da variedade Silver Dust e diremos como plantar e manter adequadamente.
Descrição
A cinerária à beira-mar também é freqüentemente chamada de cinza ou jacobia marítima; ela cresce na natureza na costa rochosa do Mar Mediterrâneo. A variedade Silver Dust parece uma erva de até 25 cm de altura. As suas folhas são pequenas, finamente divididas, apresentam uma pubescência tomentosa densa de tonalidade prateada na face inferior, da qual todo o arbusto adquire uma coloração esbranquiçada-prateada. Em agosto, surgem na planta pequenas inflorescências-cestos de cor amarelo-mostarda (até 15 mm), que muitas vezes são retirados pelos jardineiros, por seu valor estético ser baixo. Os frutos são aquênios cilíndricos.
Plantar e sair
Apesar de a cinerária à beira-mar pertencer a plantas perenes, devido à sua sensibilidade à geada na Rússia central, ela é mais frequentemente cultivada por apenas uma estação.
Você deve saber que se trata de uma planta que adora o sol, portanto, antes de plantar, deve-se escolher uma área sem sombreamento. Plantado à sombra de árvores cinerárias, "Silver Dust" terá uma sombra pálida e feia.
O solo não deve ser denso e argiloso, mas se não houver outras opções, deve-se adicionar turfa ou húmus primeiro.
Recomenda-se plantar mudas junto com o solo em que cresceram; covas de plantio rasas são melhor colocadas a uma distância de 25-30 cm um do outro. As plantas colocadas no buraco devem ser ligeiramente esmagadas com terra e regadas.
Cinerária à beira-mar "Pó de prata" é uma planta ornamental de fácil manutenção. Mas deve-se ter em mente que ele adora umidade e precisa ser regado regularmente com água morna e sedimentada. É necessário garantir que as gotas não caiam sobre as folhas prateadas e não se esqueça de soltar o solo após a rega para que não haja estagnação da água. Recomenda-se que a cobertura com fertilizantes minerais prontos para uso seja feita 2 vezes por mês. Na primavera da cinerária, fertilizantes contendo nitrogênio são necessários para que as folhas se formem corretamente e, no verão, a planta precisa de fósforo.
Opções de criação
Cineraria à beira-mar "Pó de prata" pode ser propagado com sucesso das seguintes maneiras.
- Estacas. Esta é a opção mais simples, em que no final do verão é cortado um rebento de 10 cm de comprimento, o corte é processado por "Kornevin". O solo preparado com antecedência em uma caixa deve consistir de 10-12 cm de solo fértil e 5-7 cm de areia grossa. O solo deve ser umedecido com uma solução fraca de permanganato de potássio, furar o corte no solo e cobrir com um frasco de plástico transparente. É necessário regar de cima na garrafa, é retirado quando o corte se enraíza. Uma caixa de madeira com alça deve ser colocada em local fresco até a primavera.
- Crescendo a partir de sementes. O material de plantio de sementes geralmente é plantado para mudas no final de março ou na primeira quinzena de abril. O solo deve ser ligeiramente ácido e solto, de preferência turfa misturada com areia. Pequenas sementes de cinerária são despejadas e amassadas um pouco sem cavar e depois cobertas com uma película. As mudas aparecem em 10-14 dias, as primeiras folhas são sempre verdes. A colheita é feita em recipientes separados quando 2 folhas verdadeiras aparecem no broto, e no final de maio, cinerária pode ser plantada no solo.
Doenças e pragas
A variedade Silver Dust é incrivelmente resistente a várias doenças. De pragas em climas quentes, a planta pode ser afetada por pulgões, ácaros, moscas brancas. Se esses insetos forem encontrados, os arbustos devem ser tratados imediatamente com preparações Fitoverm ou Neoron. O oídio e a ferrugem devem ser combatidos com agentes antifúngicos - fungicidas. Se a cinerária sofreu muito com o fungo, é melhor destruí-la para que a doença não seja transmitida ao resto das plantas.
Uso em paisagismo
Cineraria à beira-mar "Silver dust" parece ótimo não apenas como uma planta de fronteira. Pode ser plantada na primeira linha de um jardim de flores, enquadrando objetos decorativos e caminhos. Esta planta baixa graciosa é freqüentemente encontrada como um elemento da composição geral em escorregadores alpinos, perto de reservatórios artificiais.
Cineraria "Silver Dust" parece mais impressionante em combinação com malmequeres, petúnia, flox, salva e pelargônio.
O cultivo e cuidado da Cineraria à beira-mar "Silver Dust" no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.