Regras de cultivo de ciclâmen
Não há decoração interior mais harmoniosa e atraente do que flores frescas. Eles tornam o ambiente mais colorido e leve. É verdade que devem ser bem cuidados para que continuem a encantar os olhos com sua beleza. Hoje vamos falar sobre como cultivar ciclâmen corretamente. Esta planta muito difundida tem uma aparência interessante que é difícil de confundir com outros "animais de estimação" verdes de interior.
Visualizações
Vamos analisar vários dos tipos mais populares de ciclâmen (também conhecido como violeta alpina).
- Europeu (ou roxo). Uma das plantas mais belas e espetaculares dos prados alpinos. Possui folhas coriáceas. Atinge uma altura de 10-15 cm e as flores vão do púrpura ao rosa vivo. Um aroma agradável e discreto é característico.
- Fatransky. Em muitos aspectos, é semelhante às espécies europeias. Difere apenas nas folhas, em cuja superfície não há impressão branca.
- Koskiy. Uma flor com tubérculos marrom-escuros. Os tubérculos são aveludados. A folhagem aparece no outono e no inverno "se esconde" sob a camada de neve. As flores são geralmente de cor rosa pálido.
- Napolitano. Difere em folhas muito bonitas, semelhantes à folhagem de hera. Eles são decorados com um padrão prateado. As flores crescem rosa. Na natureza, esta planta é mostrada no outono.
- Persa. Um dos maiores ciclames - pode atingir 25 cm de altura e possui folhagem oval. A cor das flores é muito variável.
Condições pós-compra
Cyclamen pertence ao gênero de plantas herbáceas perenes da família Marcin. É verdade que alguns cientistas acreditam que ele vem do gênero Primroses. Externamente, esta flor é um bulbo tuberoso achatado, cujo diâmetro é de apenas 15 cm, com apenas um ponto de crescimento.
Acredita-se que o ciclâmen é uma flor bastante exigente e caprichosa que precisa ser cuidada com perfeição e em tempo hábil. Na verdade, não é esse o caso. Não se pode dizer que esta planta exige muito esforço, tempo e dinheiro de seus proprietários. Embora, é claro, o ciclame ainda precise de alguns cuidados.
Iluminação
O ciclâmen é uma planta que "ama" muito quando está rodeada de luz forte. No entanto, é melhor não permitir que os raios ultravioleta diretos o atinjam. Este fator deve ser levado em consideração ao escolher um local adequado para um vaso de flores.
O melhor lugar para o ciclâmen são as janelas oeste e leste. Se você vai colocar uma flor no lado sul, ela precisará ser devidamente protegida da luz solar. Se esta regra for negligenciada, a planta pode ser seriamente danificada.
Temperatura e umidade
O regime correto de temperatura é extremamente importante para o ciclâmen. Esta planta difere porque cria raízes melhor em frieza leve. Os valores de temperatura ideais para essas belezas verdes são 14-16 graus.
No verão, não é tão fácil manter o ambiente onde o ciclame é mantido fresco. Nessas circunstâncias, deve-se ter cuidado para garantir que a temperatura ambiente não ultrapasse 25 graus.
Quanto às estações frias - durante elas, o cíclame deve ser removido o mais longe possível das baterias e outros dispositivos de aquecimentocomo aquecedores.Quaisquer fontes de calor devem ser localizadas longe desta flor. É necessário levar em conta o fato de que os ciclames "não gostam muito" de correntes de ar. Tente fornecer a esta planta condições em que ela fique em um ambiente ventilado, mas em nenhuma circunstância deve transparecer.
Mesmo que a sala mantenha uma temperatura desfavorável e desconfortável de 6-12 graus para uma pessoa, o ciclame se sentirá muito bem em tais condições. O principal é que não há calor e abafamento ao redor.
É igualmente importante prestar a devida atenção ao nível de humidade do espaço onde se encontra o vaso. Cyclamen se sente confortável em condições de alta umidade. No entanto, durante o período em que este animal de estimação verde entra no período de floração, ele não precisará ser perturbado e borrifado com água.
Se você comprou o ciclâmen neste momento específico, siga esta regra para não prejudicar a planta.
De acordo com floristas experientes, se a água entrar em contato com tubérculos, flores e brotos de ciclâmen, pode perder sua aparência atraente... Além disso, tais manipulações podem destruir completamente a planta. Se o cômodo onde o ciclame é mantido for muito abafado e quente, será necessário umedecer o espaço ao redor da flor com um borrifador cheio de água. Assim, você ajudará efetivamente o "amigo verde" a suportar os efeitos das altas temperaturas, que são ruins para ele.
Para aumentar o nível de umidade do ciclame, é permitido formar uma espécie de névoa d'água próxima à planta.
Imediatamente após a compra, é aconselhável colocar a panela com ciclâmen sobre seixo úmido ou argila expandida. Se você realizar uma manipulação tão simples, a flor se adapta muito mais fácil e rápido em condições de ar seco, que normalmente é mantido em apartamentos comuns da cidade.
Pote e solo
Após a compra, o ciclame deverá ser transplantado corretamente. Para fazer isso, você precisará encontrar o pote perfeito. Se você escolher um recipiente muito pequeno para o cultivo posterior desta flor, o sistema de rizoma do ciclame nele crescerá muito rapidamente. O próximo transplante terá que ser feito após um curto período de tempo, e isso é um grande estresse para a planta. Por isso é recomendável selecionar vasos maiores para a flor, onde haverá espaço suficiente para as raízes.
Se você trouxe para casa um ciclâmen com cerca de 3 anos, pode usar um vaso com um diâmetro de 14 a 16 cm para ele. Para flores mais jovens entre 1 e 2 anos, um vaso com cerca de 8 cm de diâmetro é o ideal. Certifique-se de que existe um pequeno intervalo de 2-3 cm entre as raízes e as paredes do recipiente.
Se, para o primeiro transplante de ciclâmen, você decidir usar um pote usado, com certeza precisará desinfetá-lo primeiro. Lembre-se de que deve haver orifícios de drenagem no fundo dos vasos.
Antes de transplantar um ciclame que acabou de ser trazido para casa, você precisa descobrir qual solo é mais adequado para ele. A flor vai criar raízes muito bem em um solo ligeiramente alcalino. Agricultores experientes que estão bem familiarizados com esta planta argumentam que tipos de solos levemente ácidos e neutros são bons para o ciclâmen.
A composição da mistura de solo para ciclâmens pode ser quase qualquer, mas uma condição importante deve ser observada - após a secagem, não deve secar desnecessariamente, mas o líquido de irrigação também não deve estagnar nele.
Regras de fertilização
O cultivo de ciclâmen em casa exigirá algum conhecimento dos proprietários sobre como cuidar dele. Por exemplo, você precisará descobrir como fertilizar adequadamente esta flor encantadora.
A cobertura é absolutamente necessária para que esta planta se desenvolva correta e rapidamente. Normalmente, fertilizantes especiais de ação complexa são usados para isso.O principal é levar em conta que no verão, quando a planta está em repouso, não há necessidade de alimentá-la.
A frequência ideal de alimentação do ciclâmen é uma vez por mês. Na maioria das vezes é alimentado com uma preparação especial chamada "Floretta". Antes, essa ferramenta (basta meia tampa) é diluída em alguns litros de água decantada.
Floristas experientes afirmam que Em nenhum caso, você deve alimentar o ciclâmen com fertilizantes que contenham cloro. Como esta flor caseira não tolera muito bem o contato com sais, os curativos minerais devem ser aplicados com muito cuidado e em quantidades estritamente limitadas. Caso contrário, você corre o risco de prejudicar gravemente seu animal de estimação verde.
Caso tenha plantado uma semente para o cultivo de uma flor, com o aparecimento dos primeiros rebentos, é aconselhável alimentá-la em abundância com ativadores de crescimento especiais.
Considere várias opções para fertilizar ciclâmen em casa.
- Mudas. Eles geralmente são alimentados com uma dose baixa de fertilizante com base em uma CE de 0,7-1,0. Após um mês, esse valor aumenta para 1,5.
- Quando a planta criar raízes, você precisará adicionar outro adubo de cobertura - com um teor mais alto do fósforo necessário. Se no início a concentração desses fertilizantes for de 0,2 g / l, um pouco mais tarde será de 0,9 g / l. Seguir este esquema de ações é necessário para que a flor crie raízes ainda melhor.
- Quando a flor está bem formada, os fertilizantes de nitrogênio não podem mais ser usados. Caso contrário, o sistema radicular do cíclame pode sofrer seriamente com eles - ele apodrece e se enfraquece visivelmente.
- Após 6 semanas, você já pode combinar alguns curativos - NPK 12: 12: 36 e NPK 15: 5: 30, 0,5 g cada por 1 litro de água. Eles devem ser usados apenas por uma semana, até que a concentração seja aumentada para 1,5 g por litro. Tente não pular este enfeite superior, caso contrário, a floração do ciclame será problemática. Você também deve adicionar os oligoelementos necessários às composições.
O nitrato de cálcio é outro fertilizante comum que, no caso do ciclame, precisará ser aplicado a cada 10 dias enquanto a flor cresce. Esse curativo de cobertura precisará ser diluído na concentração de 1,3 g por litro de água.
Em alguns casos, os produtores não aderem a um esquema de fertilização padrão. Em vez disso, eles tentam equilibrar a dieta das flores com base na estação, tipo de solo e estágio de desenvolvimento imediato. Além disso, os produtores de flores, em tais casos, tentam proteger ao máximo a planta de situações estressantes desnecessárias. Se você estiver seguindo o mesmo plano, há algumas considerações importantes a serem consideradas.
- Se o nitrogênio não for suficiente, as folhas do ciclame serão pequenas. Se houver muito nitrogênio, o ciclame ganhará massa vegetativa ativamente, mas os rins nessas circunstâncias não se desenvolverão adequadamente.
- Se não houver potássio suficiente, a folhagem da planta não terá a cor saudável normal.
- Se houver um desequilíbrio de nutrientes, manchas visíveis podem aparecer no ciclâmen.
- O crescimento desigual das folhas ocorre devido à alimentação e rega irregular da flor.
- A folhagem do ciclame ficará amarela se não tiver boro.
Transplante e reprodução
Quando o período de floração é interrompido e você vê que a folhagem do ciclame começou a adquirir gradualmente uma cor amarela, isso indicará que a planta está se preparando para uma dormência temporária. Nesse momento, pode ser transplantado, contando com o método de transbordo para um novo pote de maior diâmetro com gramado e substrato de turfa. Ao mesmo tempo, é muito importante prestar atenção à localização dos tubérculos de flores - eles devem estar localizados no mesmo nível do substrato ou sobressair ligeiramente acima dele.
Se estamos falando sobre o transplante de uma flor recém-adquirida, você terá que esperar até que ela entre em um estado de repouso. Se você comprou uma planta com flores saudáveis, precisará esperar até que ela murche e descanse um pouco. Só depois disso será possível proceder ao seu transplante.
Com um transplante planejado, primeiro será necessário colocar uma camada de drenagem de argila expandida no vaso, seguida de uma camada de substrato fresco em quantidades tal que o tubérculo seja imerso nele cerca de 2/3. O solo precisará ser socado um pouco. O ciclame transplantado pode ser fertilizado somente após um mês, mas não antes.
Esta flor terá de ser transplantada para um substrato novo a cada dois anos, se o vaso em que está localizada ficar muito pequeno. O melhor período para a realização desses procedimentos é o início de um período de cultivo ativo.
Já a reprodução do cíclame ocorre por sementes ou tubérculos. O segundo método tem boas críticas de floristas experientes. No entanto, deve-se ter em mente que o replantio de ciclâmen com tubérculos pode ser arriscado. O corte do tubérculo pode fazer com que a flor contraia uma infecção grave e morra. Infelizmente, essas situações acontecem com bastante frequência.
Em um apartamento na cidade, o cultivo de ciclâmen pode durar 7 anos. Quando esse período expirar, esta flor não será mais adequada para reprodução. É por isso que se recomenda adquirir novas plantas, e não aquelas com vários anos. Deve-se ter em mente que a reprodução do cíclame é uma tarefa muito trabalhosa.
Em escala industrial, geralmente é propagado por sementes. Isso é feito em casa ao abrir o tubérculo - ele precisará ser cuidadosamente dividido.
Dependendo da cultivar específica a que a flor pertence, a duração do período de semeadura até a floração pode variar acentuadamente. Na maioria dos casos, isso leva de 7 a 11 meses. Recomenda-se semear nos últimos dias de março. Por isso, durante o período de crescimento, o cíclame poderá “viver” perfeitamente sem iluminação auxiliar e começará a florescer nos primeiros dias do outono.
Para que as sementes germinem bem, elas precisam fornecer todas as condições necessárias para isso. A temperatura do ar deve ser de cerca de 18 graus Celsius. Idealmente, deve haver alta umidade. A luz no caso descrito não será necessária. Para manter as colheitas no escuro, elas devem ser cobertas com uma folha preta por 3 semanas - esta é a solução mais conveniente. Se os valores de temperatura estiverem abaixo dos indicados, os ciclames irão germinar um pouco mais tarde. Se a temperatura for superior a 20 graus, a germinação não será a mais rápida. Você precisará começar a colher as mudas após a formação das primeiras 3-4 folhas. Durante esse trabalho, o tubérculo jovem precisará ser totalmente coberto com terra.
florescer
Normalmente, o ciclame floresce no verão ou no inverno. Além disso, a duração desse processo está em proporção direta a como você cuidou da flor. Vale lembrar que as condições ideais para esta planta serão as seguintes:
- muita luz brilhante, mas nenhum raio direto do sol;
- a temperatura ideal não é inferior a 10 graus e não superior a 20;
- regar - no fundo ou em uma panela, para que a água não entre no ponto de crescimento ou na folhagem com flores.
As flores mortas devem ser cortadas a tempo.
Existem situações em que o ciclame "não quer" florescer em casa. Muitos cultivadores de flores, especialmente iniciantes, estão interessados em saber o que fazer em tais circunstâncias e como fazer a planta florescer. Vamos descobrir.
- A primeira coisa que se exige de você é entender qual é o principal motivo da falta de flores. Isso geralmente se deve ao fato de que a planta é muito quente nas condições em que é mantida. Tente mover o vaso de ciclâmen para um local novo e mais adequado.Talvez depois disso a situação da floração mude.
- Observe atentamente as folhas da planta, bem como o solo em que está localizada. Se você não notou nenhuma mudança (por exemplo, vestígios de mofo), isso significa que a flor provavelmente está saudável. Então você precisará esperar um pouco e observar o ciclâmen.
- Se a situação não mudar depois das manipulações ou do tempo de espera, o problema está no plantio incorreto da flor. O motivo pode ser um vaso de tamanho errado, profundidade de plantio errada de raízes. Nessas situações, a única saída é transplantar uma planta.
Doenças e pragas
Quase qualquer tipo de ciclâmen pode ser mantido em casa. Pode ser uma bela aparência de flor dupla, flor pequena ou mini-ciclâmen, ou talvez você prefira uma mistura ou uma flor Fatran. Independentemente do tipo específico dessa planta, ele precisará dar os devidos cuidados para o caso de adoecer ou pegar alguma infecção. Nenhum dos tipos existentes de ciclâmen está imune a tais problemas.
- Freqüentemente, os cultivadores de flores se deparam com o fato de que a flor começa a murchar e perder sua folhagem. Freqüentemente, esse fenômeno se faz sentir se o microclima na sala mudar drasticamente ou se a planta for regada demais. Isso também pode acontecer devido ao ressecamento do solo. É necessário apenas lembrar que tais fenômenos serão normais quando se trata do período de dormência da flor.
- Um problema sério é o aparecimento de podridão. Normalmente, essa doença acontece se muito curativo foi aplicado ou rega excessiva foi realizada. Se você vir uma flor cinza ou manchas marrons nas folhas, as áreas afetadas precisarão ser removidas imediatamente. Em seguida, você precisa transplantar a flor para um novo vaso e processá-la com um agente especial - um fungicida.
- A podridão da requeima não permite que as folhas inferiores se desenvolvam e os pedúnculos cresçam. Se ocorrer, então será possível notar que as folhas estão secando. Ou você verá que o próprio tubérculo está quase seco. Para reviver e reviver a planta em tal situação, é necessário usar agentes do grupo fungicida - "Ridomir" ou "Previkur".
- A planta pode murchar devido ao fusarium. Esse é um fenômeno muito desagradável que provoca amarelecimento e ressecamento das folhas, já que as raízes são afetadas. Uma flor pode pegar essa doença se a condição do solo em que ela cresce for drasticamente mudada - depois de abundante rega, secagem prolongada.
- A antracnose é uma doença fúngica grave das plantas, que é especialmente ativa durante a floração do ciclame. Ela se manifesta pela derrota da folhagem e dos pedúnculos. Para se livrar dessa doença, você terá que usar solo cozido no vapor. O nível de umidade deve ser mantido baixo. Todas as áreas danificadas deverão ser removidas. O tratamento com fungicidas será necessário pelo menos 2 a 3 vezes.
Na maioria dos casos, a planta pode ser reanimada se ficar doente com alguma coisa. O principal é que a reanimação seja feita na hora certa. Nunca perca tempo se notar que o ciclame está doente - tome as medidas necessárias imediatamente.
No entanto, as doenças nem sempre são a causa do mau crescimento e do estado desta flor. O caso também pode estar em parasitas perigosos que podem causar sérios danos ao ciclâmen.
- Mite. Este parasita será muito semelhante a uma camada de poeira assentada. Normalmente, um ácaro se instala no verso das folhas, por isso elas primeiro sofrem uma deformação perceptível e, em seguida, morrem completamente.
- Thrips. Esses parasitas podem ser vistos a olho nu. Pontos brancos visíveis aparecerão nas folhas, bem como bordas secas das lâminas das folhas. Não é tão fácil vencer esse parasita, porque muitas vezes os tripes morrem. Aqui será necessário recorrer ao tratamento da flor com inseticidas. Colocar a flor em quarentena também será uma medida necessária.
Se esta planta em sua casa está doente, mas você não sabe como tratá-la ou tem medo de cometer erros ao tratá-la, então é melhor recorrer a floricultores experientes que lhe dirão como agir corretamente para ajudar o Flor.
Dicas úteis
Não é necessário comprar um vaso muito pequeno para o ciclame, mas também não deve ser muito grande. Em um recipiente excessivamente espaçoso, o solo pode começar a acidificar, o que acarretará o aparecimento de podridão radicular. Nessas condições, a flor não crescerá bem.
Ao colocar a terra em uma panela, ela não precisa ser socada com muita força, pois deve ficar levemente solta e permitir a passagem do oxigênio. Ao replantar esta flor, não se deve esquecer a camada de drenagem no vaso. Pode ser feito de cascalho, seixo ou argila expandida.
O ciclâmen é uma planta muito suscetível a todo tipo de doenças e ataques de parasitas nocivos. É por isso que floristas experientes recomendam fortemente que você sempre esterilize o solo para essas flores. Água para irrigação também é aconselhável usar água esterilizada.
Quando esta planta está calma e não floresce, não há necessidade de regá-la muito. Regue com menos frequência. Fique sempre de olho nas condições do solo próximo às raízes da flor. É necessário regar o cíclame com um líquido ligeiramente mais frio que a temperatura ambiente.
Observe que as sementes de ciclâmen são consideradas da mais alta qualidade, que mantiveram sua estrutura integral. As menores violações podem levar ao fato de que a semente simplesmente não germinará.
Para divisão durante a reprodução do cíclame, é permitido usar apenas os tubérculos que têm botões inteiros. Eles não devem ser danificados. As medidas preventivas que protegerão a flor do retorno de muitas doenças anteriores são reduzir a irrigação e a alimentação.
O transplante de ciclâmen deve ser realizado da forma mais cuidadosa e cuidadosa possível. Faça de tudo para não danificar acidentalmente as raízes finas desta planta. Você não deve se apressar para transplantar uma flor.
Para ter certeza de que sua planta está recebendo água suficiente, você pode usar a irrigação de fundo. Ele assume as seguintes ações: é preciso colocar o pote com ciclâmen em uma tigela com água e mantê-lo lá até que a camada superficial do solo se molhe. Em seguida, o vaso com a flor precisará ser retirado do líquido e fundido com seus remanescentes. Este método é muito popular porque não permite que a umidade penetre no topo do tubérculo, onde o ponto de crescimento está localizado. Assim, o risco de apodrecimento da planta será minimizado.
Não tenha sempre medo de folhas amareladas de ciclame. Se isso acontecer depois que a flor desabrochar, será um sinal de que ela está se preparando para um período de calma.
Como cultivar ciclâmen a partir de sementes, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.