Tudo sobre ciclâmen

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Como crescer?
  4. Controle de doenças e pragas
  5. Período dormente
  6. Reprodução
  7. Avaliações

O ciclâmen é uma daquelas raras plantas de interior que florescem no inverno. Do lado de fora da janela há geada e uma tela de neve monótona e branca como a neve, e no parapeito da janela você tem uma flor brilhante e perfumada que lembra o verão. Além disso, todo esse esplendor pode ser apreciado por 3,5 meses. No entanto, o ciclâmen é considerado caprichoso e difícil de crescer dentro de casa. Portanto, você precisa saber como mantê-lo e cuidar dele adequadamente. Falaremos sobre isso no artigo, bem como sobre que tipos de ciclâmen existem, como propagá-los e tratá-los para possíveis doenças.

Descrição

Cyclamen é uma planta perene da família Primrose. Ele também é chamado de sujo, ou um nome mais romântico - violeta alpina.

Na natureza, o ciclame cresce nos países mediterrâneos e no leste do continente africano. A Espanha é considerada o berço da flor. Na Rússia, em espaços abertos, é encontrada principalmente no Território Krasnodar.

O sistema radicular do cíclame é pequeno. É representado por um tubérculo castanho-escuro, arredondado, ligeiramente achatado, com um denominado ponto de crescimento na parte superior, cujo dano pode levar à morte de toda a planta. O bulbo pode ter até 15 cm de diâmetro.

As folhas bastante largas em pecíolos longos têm a forma de coração. Localizam-se na zona radicular e são pintados de verde escuro, que se dilui com ornamentos prateados.

As flores, atingindo até 8 cm de diâmetro, assentam em altas flechas de pedúnculo que as elevam bem acima das folhas. As pétalas podem ter as formas e texturas mais bizarras. Seu esquema de cores também é muito diverso: dependendo do tipo e da variedade, os botões são brancos, rosados, de qualquer tom de vermelho até bordô, lilás e roxo, existem também variedades bicolores.

Existem 3 períodos de vida do ciclame: a floração, que ocorre principalmente nos meses de inverno, embora possa começar em outubro e continuar até meados da primavera. No verão, via de regra, a planta descansa, tem um período de dormência e no outono acorda e começa a crescer. Sujeita a todos os meandros de cuidado e manutenção, uma violeta alpina vive por mais de 10 anos, dando flores todos os anos.

Apesar de sua aparência atraente, o ciclame é uma planta perigosa, pois contém veneno. Portanto, ao trabalhar com ela é necessário usar luvas, devendo a própria flor ser colocada onde crianças pequenas e animais domésticos não possam alcançá-la. No entanto, devido ao fato de o ciclame ser venenoso, ele é usado ativamente na medicina na produção de medicamentos.

Tipos e variedades

Hoje, existem mais de 50 espécies de ciclâmen, tanto silvestres quanto obtidas por seleção. Destas, cerca de 20 variedades são utilizadas para reprodução em ambiente interno. Os mais populares são persas e europeus (ou roxos).

Ciclâmen persa um dos maiores. Possui flores onduladas de até 5 cm de diâmetro, que se assentam em um pedúnculo alto que chega a atingir 30 cm de comprimento. A cor das pétalas é variada: do branco neve ao lilás e roxo, mas apenas o rosa e o vermelho escuro são encontrados na natureza. Ela floresce do final do outono ao início da primavera.

É muito mais fácil adquirir um ciclâmen persa do que um europeu. De todas as suas variedades, as variedades terry são as mais apreciadas e populares entre os produtores de flores.

Tenho Ciclâmen europeu flores menores - 2, no máximo - 3 cm de diâmetro. Na maioria das vezes, eles são brancos ou rosa pálido. As pétalas são arredondadas, alargando-se para as pontas. A altura do pedúnculo é 2 vezes menor que a do persa, e tem apenas 15 cm. Além disso, é muito fino e frágil, portanto, você deve reorganizar a flor e realizar várias manipulações com ela com muito cuidado para que o pedúnculo não dobra nem quebra. Além disso, o ciclâmen europeu tem um aroma delicado e agradável. Ele difere de outras espécies porque nunca lança folhas, mesmo durante o período de dormência. Floresce no verão.

Com base nos ciclâmens europeus e persas, muitas variedades híbridas foram cultivadas. Destes, vale a pena notar mistura de ciclâmen É um híbrido que é uma mistura de diversas variedades obtidas a partir das espécies acima.

Os 2 tipos de ciclâmen a seguir também são um dos mais famosos e comuns, mas não se destinam à criação em ambientes fechados.

Ivy (ou napolitana)

Seu nome deve-se às folhas irregulares ao longo das bordas, que parecem folhas de hera. Cresce na Turquia, bem como no Sudoeste da Europa, onde, devido ao seu cuidado despretensioso, é activamente utilizado para decorar áreas de parques. É considerada uma das espécies mais resistentes à geada, mas não muito adequada para reprodução na Rússia em campo aberto.

O período de floração cai no final do verão - o início do outono, quando flores brancas ou rosa com uma tonalidade roxa florescem no ciclame.

Kosky

O nome vem da ilha de Kos, localizada no Mar Egeu - o berço desta espécie. O ciclame Kosky também cresce na Turquia, Bulgária, Oriente Médio, nas montanhas do Cáucaso e na Crimeia. As flores aparecem no final do inverno e duram até o início da primavera. As pétalas podem ser brancas, rosa, lilases, vermelhas, dependendo da área em que o cíclame cresce. Mas na base, eles sempre têm uma tonalidade mais escura e saturada.

Todos os ciclames, dependendo da altura do pedúnculo, podem ser divididos em 3 grupos:

  • mini (baixo) - não ultrapassam os 15 cm de altura, mas têm flores grandes e muito perfumadas;
  • midi (médio) - crescer até 25 cm;
  • maxi (padrão) - sua altura é de 30 cm.

Como crescer?

Para que o ciclame viva por muito tempo em um ambiente e floresça regularmente, ele deve fornecer certas condições.

Iluminação

Cyclamen é fotófilo e precisa de bastante sol, especialmente durante a estação de crescimento e floração. No entanto, a luz solar direta é destrutiva para ele, então você não pode colocar um vaso de flores no parapeito de uma janela voltado para o sul. Mas se não houver outras opções, você precisará criar uma sombra artificial para ele. Cyclamen vai se sentir melhor no lado leste ou oeste - lá ele receberá uma porção suficiente do sol, mas sem o risco de se queimar. Uma flor não deve ser colocada na zona norte - ela terá falta de luz.

Regime de temperatura

A temperatura ideal para o ciclâmen na fase de floração é de 12-14 graus. Em um mais alto, pode não florescer e suas folhas começarão a cair. No verão, quando, via de regra, a violeta alpina está “em repouso”, a temperatura pode ser elevada para 20 graus, mas ao mesmo tempo pode-se garantir uma boa umidade do ar. No entanto, o limite de 25 graus não deve ser ultrapassado, caso contrário o ciclame pode hibernar ou mesmo morrer.

É estritamente proibido colocar a planta ao lado de baterias e dispositivos de aquecimento.

Umidade

Os ciclames precisam de alta umidade do ar para o crescimento produtivo e a floração. Como seus primos selvagens vivem em clima úmido, condições semelhantes devem ser fornecidas para violetas alpinas domésticas.

Não se recomenda borrifar a planta, principalmente no período em que os botões já se firmaram, caso contrário não florescerão. Você pode usar um borrifador apenas na fase de formação das folhas.

Para aumentar o nível de umidade, é melhor colocar o vaso de flores em uma bandeja cheia de pedras molhadas ou argila expandida. Além disso, você pode cercar o ciclame com recipientes abertos de água.

Seleção de solo

O solo para ciclâmen deve ser suficientemente nutritivo, com boa permeabilidade à água e ao ar e um nível de acidez não superior a 6 pH. Pode ser comprado pronto. É melhor comprar um substrato destinado diretamente para o plantio de ciclâmen. Mas o solo também é adequado para quaisquer plantas com flores.

Se você quiser preparar o solo de forma independente para a violeta alpina, então os seguintes ingredientes devem ser incluídos: terra folhosa, areia, turfa e húmus. Eles devem ser misturados em partes iguais. O último componente pode ser substituído por grama. Antes de colocar a flor no substrato resultante, recomenda-se desinfetá-la com permanganato de potássio, vapor, água fervente ou fria.

Plantar e transplantar

É necessário transplantar ciclâmen em média 1 vez durante 2-3 anos. As plantas jovens, devido ao seu crescimento ativo, requerem trocas mais frequentes de solo e vasos. Amostras maduras podem fazer este procedimento com menos frequência.

É melhor transplantar o cíclame após o final da fase ativa, quando a planta já floresceu e se prepara para dormir, ou após o término do período de dormência, quando aparecem as primeiras folhas.

Mas em nenhum caso você deve fazer isso no momento em que a planta está florescendo ativamente!

O vaso para transplante deve ser pequeno, mas certifique-se de ultrapassar o tamanho daquele em que a planta estava anteriormente.

Também é aconselhável transplantar o cíclame imediatamente após a compra, uma vez que o solo do pavimento muitas vezes não é de muito boa qualidade. No entanto, se você comprou uma planta que está florescendo, espere até que todas as pétalas caiam.

Como plantar um ciclame:

  • desenterrar uma flor de um vaso;
  • corte as raízes podres e afetadas e lubrifique o corte com verde brilhante ou polvilhe com carvão ativado;
  • colocar drenagem no fundo do novo pote, para que possa usar argila expandida ou pedrinhas;
  • colocar solo preparado ou comprado em cima da drenagem;
  • plante uma flor no solo de forma que parte do tubérculo fique acima do solo (isso é especialmente necessário para o ciclâmen persa);
  • coloque a flor transplantada em um local bem iluminado.

    Após 1 mês, a planta deve ser alimentada com a adição de fertilizante mineral.

    Top curativo

    O fertilizante é dado ao ciclâmen durante o período de floração - no outono e no inverno, uma vez a cada 2 semanas. Acima de tudo, a flor precisa ser alimentada durante o período de formação dos botões. Como tal, você pode usar qualquer preparação para flores de plantas de interior, por exemplo, Bone Forte, Pocon ou Uniflor. Deve conter minerais essenciais, especialmente fósforo e potássio. No entanto, não vale a pena superalimentar o cíclame, especialmente com nitrogênio - ele será mais suscetível a várias doenças e pode não florescer, e as raízes podem apodrecer.

    Rega

    O ciclâmen é uma planta que adora água, mas apenas assentada e em temperatura ambiente ou um pouco abaixo da temperatura ambiente, porém, o excesso dela deve ser evitado. A frequência da rega depende da fase em que se encontra a violeta alpina. Durante a floração, é necessária abundante umidade do solo regular, mas é preciso evitar que a água entre nos tubérculos - isso irá provocar seu apodrecimento. Além disso, você não pode regar a planta de cima - os brotos e botões devem permanecer secos. Umedeça o solo próximo à borda da panela. É melhor usar um palete.

    Após o desaparecimento da violeta alpina, a rega deve ser reduzida, mas o solo não deve permanecer seco por muito tempo.

    Para cultivar ciclâmen e fazê-lo florescer em casa no inverno, você só precisa cumprir todos os requisitos acima para mantê-lo e cuidar dele. Mas também é necessário inspecionar regularmente a flor para não perder o momento se a planta adoecer repentinamente.

    Controle de doenças e pragas

    O ciclâmen é suscetível a doenças fúngicas e alguns tipos de pragas.

    Doenças

    • Podridão cinzenta. Esta enfermidade decorre do excesso de umidade e das baixas temperaturas. A rega excessiva ou a alimentação abundante podem levar ao seu aparecimento. É possível determinar que uma planta está infectada com esse fungo por uma flor cinza nos brotos e nas flores. As folhas começam a amarelar, secar e cair, surgindo áreas escuras e macias nos caules e pedúnculos, que, se a planta não for tratada, tornam-se cada vez maiores e aumenta o risco de morte do cíclame.

    Assim que for detectada a podridão cinzenta, é necessário eliminar os locais já afetados pelo fungo e, em seguida, tratar a planta com algum preparo fungicida, por exemplo, Fundazol. Também é aconselhável transplantá-lo para um novo solo. Para prevenir a reinfecção com o fungo, você precisa reduzir a frequência de rega e pulverização, coloque a panela de ciclâmen em um local mais quente e organize uma ventilação regular.

    • Podridão úmida. Refere-se a doenças bacterianas incuráveis ​​- se uma flor for atingida por podridão úmida, ela deve ser destruída para não infectar outras plantas de interior.

    Sintomas da doença: o ciclame começa a secar abruptamente, as folhas enfraquecem e caem, e tudo isso é acompanhado por um odor desagradável que vem de raízes e tubérculos em decomposição. A planta pode ser infectada pela água ou após o contato com outra flor doente.

    • Podridão da raiz. Ciclames plantados ao ar livre são os mais suscetíveis a essa doença. É problemático desinfetar o solo do jardim, então pode haver patógenos de vários fungos, incluindo podridão de raízes. Esse fungo danifica as raízes, que começam a escurecer e apodrecer em alguns locais, por isso, o trânsito de nutrientes para a parte externa da planta cessa e as folhas ficam pálidas, perdendo a cor.
    • Antracnose... Este fungo causa os maiores danos ao ciclame na época da floração, embora possa aparecer muito mais cedo, é simplesmente difícil detectá-lo. A doença só pode ser determinada quando a planta produz hastes de flores. Eles crescem com um caule curvo e seus topos muitas vezes parecem atrofiados. Dos pedúnculos, a infecção se espalha para as folhas, que começam a enrolar, secar e, eventualmente, cair.

    A causa do aparecimento do fungo é na maioria das vezes a umidade elevada, portanto, após se livrar da planta da antracnose, ela deve ser reduzida. O tratamento de um ciclame doente é simples: remoção das áreas danificadas e tratamento da flor com um medicamento fungicida, de preferência 2 vezes.

    • Murcha de fusarium ou fusarium. Esta é uma doença fúngica grave que começa com uma infecção das raízes. O fungo infecta o bulbo e gradualmente obstrui todos os vasos e tecidos da planta. Externamente, o Fusarium manifesta-se com o amarelecimento e murcha das folhas, mais frequentemente da parte superior, devido ao qual o ciclame se torna incapaz de florescer.

    A planta é muito difícil de curar desse fungo, mas você pode tentar curar. É necessário regar o sistema radicular com uma solução de 0,1% Fundazola e tratar a parte visível da flor com o medicamento Topsin-M (também 0,1%).

    • Fungo fuliginoso. A doença ocorre nas secreções que os pulgões deixam. O principal perigo desse fungo é que ele bloqueia o acesso da planta à luz solar, o que faz o ciclame começar a secar e murchar, e seu crescimento parar. Não é difícil interromper esse processo. Você deve primeiro limpar a flor com uma esponja ou pano úmido e, em seguida, tratá-la com água e sabão com a adição de sulfato de cobre (10 gramas por 1 litro de água). Além disso, você pode realizar um tratamento fungicida.
    • O amarelecimento das folhas ocorre na maioria das vezes por dois motivos. O solo pode estar muito seco e então é necessário aumentar a frequência de rega, mas até limites razoáveis, para que as raízes não comecem a apodrecer.A segunda causa mais provável de folhas murchas pode ser uma alta temperatura do ar na sala em que o ciclâmen está localizado, ou um excesso de sol. Nesse caso, você precisa reorganizar a flor em um local mais fresco, porém mais leve, da casa ou apartamento.

    No entanto, se o amarelecimento começou após o desaparecimento do cíclame, você não deve entrar em pânico. Preparando-se para dormir, a planta perde não apenas pétalas, mas também folhas, que murcham antes disso.

    • Pecíolos, folhas e raízes apodrecendo pode provocar solo encharcado, bem como a entrada de água na rega de brotos e flores. Para remediar a situação, é necessário reduzir o número de irrigações e melhorar o sistema de drenagem.

    Pragas

    • Ácaro Cyclamen. Para o ciclâmen, essa praga é a mais perigosa - não é por acaso que tem o nome de uma flor. O inseto é microscópico em tamanho, cerca de 0,1 mm. Um acúmulo de muitos ácaros ciclâmen parece poeira cinza. A praga se instala nas folhas, alimentando-se de sua seiva vital. Com sua atividade, as folhas começam a enrolar e as flores murcham e caem. O crescimento do ciclame é interrompido.

    Se a praga for detectada nos estágios iniciais, a planta pode ser salva removendo todos os brotos afetados e pulverizando-os Fitoverm ou outro inseticida. Quanto mais tarde você começar a lutar contra o carrapato do ciclame, menores serão as chances de a planta sobreviver.

    • Pulgão... Você pode identificar a praga por secreções pegajosas e esbranquiçadas nas folhas, que começam a se embrulhar para dentro, perdendo sua seiva vegetal - e o pulgão se alimenta dela.

    Este inseto ataca, via de regra, plantas enfraquecidas. Você pode lidar com isso no estágio inicial com a ajuda de uma solução de sabão comum, mas se esse método não ajudar, vale a pena recorrer a um tratamento inseticida, por exemplo, com um medicamento Actellik.

    • Thrips... Outra praga, que também é portadora de vírus, você precisa se livrar dela o mais rápido possível. Os tripes são insetos de até 2 mm de comprimento, que também escolhem as folhas como local de residência e põem os ovos, sugando deles sucos nutritivos, o que causa torção das folhas e curvatura dos caules e pedúnculos. Você pode determinar a presença de tripes por uma flor prateada. E para se livrar deles - com a ajuda de preparações inseticidas.

    Além das pragas acima, ácaros-aranha, cochonilhas e outros insetos também podem "gostar" de ciclâmen. A principal forma de lidar com eles é o tratamento químico.

    Período dormente

    Depois de uma longa floração, o ciclame precisa de descanso e recuperação. Para a maioria das espécies, este período ocorre em meados da primavera - início do outono.

    As flores murchas devem ser removidas junto com o pedúnculo em que estão assentadas. A planta também deve ser removida das folhas amareladas, beliscando-as suavemente à medida que secam.

    Na fase de sono, o ciclâmen não precisa ser fornecido com fertilizantes... Quanto à rega, deve ser rara - apenas 2 vezes por mês para que a terra não seque. Durante o descanso, a planta pode ser colocada em uma varanda ou loggia, ou ventilada regularmente.

    Quando a flor começa a despertar, a rega torna-se mais frequente e são fornecidas as condições necessárias para um crescimento e floração favoráveis.

    Reprodução

    Existem 3 formas de reprodução do cíclame: sementes, vegetativas ("cabritos") e dividindo o tubérculo. Vamos falar sobre cada um deles.

    Seminal

    O método de obtenção de novas plantas a partir de sementes é o mais confiável, no entanto, indivíduos cultivados dessa forma começarão a florescer somente após 1 ano. Esta opção de criação pode ser usada para todos os tipos de violetas alpinas de qualquer idade.

    As sementes podem ser compradas na loja, mas é melhor levá-las em casa por polinização cruzada artificial: transfira o pólen do estame de uma flor para o pistilo de outra. Essas sementes criam raízes melhor do que as compradas e dão mais brotos. O procedimento de polinização pode ter que ser feito mais de uma vez para obter o resultado desejado.

    Em seguida, você precisa selecionar as sementes adequadas para o plantio. Para fazer isso, coloque-os de molho em uma solução de açúcar a 5% e aguarde. Aqueles que "se afogaram" podem ser usados ​​com segurança como material de plantio. Os grãos na superfície não são adequados para esta finalidade.

    Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas em solução de Cyclamen ou qualquer outro bioestimulador por 24 horas.

    Como solo, você pode usar solo com turfa, que deve ser umedecido previamente. As sementes são plantadas a uma profundidade de 5 mm. Polvilhe por cima com uma camada de areia. Em seguida, cubra com um filme, de preferência de cor escura, e coloque em local com sombra. Para que as mudas apareçam, é necessária uma completa ausência de luz solar. Porém, ao mesmo tempo, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 18 graus e não superior a 20. No primeiro caso, os brotos podem apodrecer por excesso de umidade e, no segundo, caem em estado de dormência, e então as mudas terão que esperar muito tempo.

    Todos os dias, recipientes com sementes precisam ser abertos e ventilados, além de regados periodicamente.

    Se todas as condições forem atendidas, os brotos aparecerão em 1-1,5 meses. Em seguida, o filme é retirado, e a temperatura baixa para 16 graus, recomenda-se também colocar as mudas em um local mais iluminado.

    As mudas mergulham depois que 2-3 folhas crescem nelas - isso significa que o sistema radicular ficou mais forte e a planta jovem está pronta para o transplante em um recipiente separado. Como tal, é melhor usar copos de plástico, tendo feito orifícios de drenagem no fundo.

    Após o transplante das plantas cultivadas em solo úmido, é necessário organizá-las com rega regular, alimentação e um regime adequado de luz e temperatura. Então, eles começarão a crescer ativamente e, após 12 meses, florescerão.

    Divisão de tubérculos

    Este método de criação é adequado apenas para espécimes adultos que atingiram 7 anos de idade. E é realizado exclusivamente durante o período de dormência, quando a planta repousa após a floração. O procedimento de divisão do tubérculo deve ser feito com muita competência e cuidado, pois existe um grande risco de estragar o cíclame se o "ponto de crescimento", que está localizado no topo do tubérculo, for danificado.

    • A planta é desenterrada, os restos da terra são arrancados das raízes e secos.
    • O tubérculo é cortado com uma faca em várias partes, cada uma das quais deve incluir um botão e raízes. É importante não tocar no ponto de crescimento.
    • Os locais dos cortes são borrifados com carvão ou cinza e os cortes resultantes são colocados para secar por dois dias.
    • Cada parte do tubérculo cortado é plantada em solo pré-umedecido e o vaso é colocado em um local escuro e fresco.
    • A rega rara é organizada.

    Vegetativo

    Desta forma, apenas o ciclâmen europeu pode ser propagado, por isso não é usado com muita frequência.

    Tubérculos filhas pequenas crescem ao redor do adulto. Elas devem ser separadas da "mãe", primeiro retirando-as do vaso e, em seguida, transplantando as "filhas" para recipientes separados cheios de solo para plantas adultas. É melhor realizar este procedimento durante o transplante de ciclâmen.

    Avaliações

    Pessoas que mantêm ou mantiveram um ciclâmen escrevem que se trata de uma planta de casa muito bonita, mas caprichosa e exigente. Parece mais atraente durante o período de floração, que na maioria das vezes é abundante - um espécime pode produzir até 70 botões. Eles observam especialmente o fato de que o aparecimento de flores ocorre com mais frequência no inverno, quando não há cores vivas o suficiente - elas são trazidas pelo maravilhoso e perfumado ciclâmen que floresceu no peitoril de sua janela.

    No entanto, esta flor requer atenção redobrada para si própria e cumprimento de todas as nuances do cuidado, caso contrário corre-se o risco de morrer. Em geral, uma planta bonita, mas difícil de manter - é assim que você pode resumir quase todas as avaliações de floricultores amadores.

    Se você está pronto para se dedicar ao ciclâmen e seguir todas as recomendações para cuidar dele, a planta vai agradecer por sua aparência magnífica e floração longa e brilhante.

    Para os segredos de cuidar do ciclame, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário