Métodos para tratar ciclâmen de doenças e pragas
Muitos produtores amam ciclâmens por seus belos botões. Esta planta pode ser suscetível a várias doenças. Contaremos mais sobre as maneiras de tratar esta bela flor de doenças e pragas.
Causas e sinais de derrota
Várias influências podem causar danos à flor. Os especialistas observam que os motivos que levam a danos às plantas são, na maioria das vezes, os seguintes:
- alagamento do solo em que a flor está localizada;
- temperatura ambiente selecionada incorretamente;
- rega irracional;
- diminuição da umidade;
- substrato de solo selecionado incorretamente;
- insolação reduzida.
Cada um desses fatores faz com que a aparência do cíclame mude. Assim, o aumento da temperatura do ar no ambiente onde estão essas flores faz com que seus lindos botões caiam. E também essa mudança no microclima pode fazer com que as folhas comecem a secar.
Se o dono do cíclame notou que as folhas de sua flor favorita secaram, então, neste caso, é imperativo medir a temperatura do ar no ambiente e também ajustar a taxa de irrigação.
As temperaturas mais baixas também podem danificar a planta. Você pode suspeitar de mudanças negativas na flor se observar cuidadosamente. Portanto, se de repente um ciclâmen em flor se desprendeu de seus botões, nesse caso é imperativo avaliar a temperatura do ambiente onde ele está localizado. Se esta flor decorativa estiver congelada, medidas urgentes devem ser tomadas para ajudar a protegê-la da morte.
A rega adequada é essencial para o bom crescimento das plantas. Alguns (especialmente iniciantes) cultivadores de flores têm medo de secar o ciclame e regá-lo com frequência. Essa rega frequente, via de regra, causa danos ao aparelho radicular de uma flor de interior. Se o ciclame inundado começar a apodrecer, neste caso, a rega deve ser reduzida significativamente. Além disso, após o transbordamento, a planta requer cuidados cuidadosos.
Se o cíclame murchar, neste caso é necessário avaliar a umidade. Cyclamen é uma planta que seca e morre ao ar muito seco. E também os especialistas recomendam que os amantes dos ciclames pensem em mudar a umidade caso as flores murchem.
Também pode ser necessário alterar este indicador do microclima se o ciclame não iniciou os botões e não floresceu a tempo.
Se as folhas desta flor decorativa estão onduladas, neste caso, os especialistas recomendam que avalie a humidade da divisão. O ar interno muito seco freqüentemente leva a tais mudanças específicas. Se não for possível mudar a tempo a umidade da sala com a flor, então, com um alto grau de probabilidade, seu dono terá que notar tristemente em algumas semanas que seu animal de estimação murcha e murcha completamente.
Vários parasitas também podem causar danos à flor. Fungos patogênicos microscópicos se instalam na folhagem do ciclame, levando a uma mudança em sua aparência. As folhas afetadas em algumas doenças causadas por parasitas encolhem e empalidecem. E também uma flor branca característica pode aparecer na folhagem.
Doenças causadas por parasitas podem fazer com que as flores morram e desapareçam.
Doenças comuns
As doenças dos ciclames ocorrem com uma mudança na aparência das plantas. Fusarium pode causar amarelecimento da folhagem. Neste caso, a mudança na folha começa, via de regra, pela parte superior. Fungos específicos são a causa desta doença. O perigo desta doença é que os micróbios podem danificar as estruturas internas da planta. Nesse caso, a planta doente começa a murchar. Se o tratamento com ciclâmen não for iniciado a tempo, neste caso, os fungos podem danificar seu aparelho radicular. Em tal situação, será extremamente difícil curar a flor.
A umidade excessiva no substrato do solo é uma causa bastante comum de apodrecimento. Além disso, pode ter uma cor diferente. O perigo desta patologia é que ocorram danos graves ao sistema radicular. Em tal situação, o crescimento completo do cíclame é impossível. Se houver muita podridão, então, infelizmente, nem sempre é possível salvar a planta.
Nesse caso, os especialistas recomendam o isolamento urgente da flor doente, o que reduzirá o risco de infecção de outras plantas.
Temperatura ambiente reduzida e umidade são os motivos que levam ao aparecimento de podridão cinza na planta. O aparecimento desta doença é causado pela destruição do aparelho radicular da flor pelos fungos. Mesmo um florista novato pode identificar essa doença. Para fazer isso, você deve examinar cuidadosamente as folhas e flores do ciclame. A presença de uma flor cinza úmida nas folhas, a morte de pedúnculos e uma forte queda de botões são sinais desta doença.
A exposição ao ciclâmen em condições de alta umidade e alta temperatura pode levar à antracnose. Esta doença também é causada por fungos parasitas que habitam a planta. Esses parasitas, via de regra, afetam o estado das folhas e dos pedúnculos. Essa doença geralmente pode ser suspeitada apenas quando o ciclame "libera" hastes de flores. Se elas parecem secas e têm uma cor clara, e as folhas secam rapidamente e começam a cair, então você deve pensar em tratar a flor da antracnose.
Pragas
Vários parasitas também podem danificar a flor. Uma das pragas que causam danos às plantas são os insetos cochonilhas. A planta pode ser afetada por adultos e larvas. Com graves danos à planta, as pragas podem ser encontradas em quase todos os lugares - nas folhas, substrato do solo, pedúnculos, flores. O perigo dos adultos para as plantas também reside no fato de serem capazes de infectar várias flores ao mesmo tempo, uma vez que têm asas e podem voar de um lugar para outro. Além disso, pequenos parasitas podem voar até mesmo para uma flor vizinha. É por isso que os especialistas recomendam isolar uma planta infectada com cochonilhas de outras.
Os tripes também podem prejudicar os ciclames. Os representantes adultos desses parasitas são pequenos - cerca de 1,5–2 mm. Além disso, via de regra, eles se instalam na folhagem. Os especialistas observam que, quando uma planta está infectada com tripes, é extremamente importante agir imediatamente e iniciar o tratamento. Caso contrário, a flor doente começará a secar e rapidamente soltará os botões coletados.
As pragas que podem infectar ciclâmens também incluem carrapatos. Em alguns casos, é extremamente difícil identificar a doença causada por esses parasitas. O fato é que esses ácaros são microscópicos em tamanho, o que significa que são difíceis de determinar com a ajuda de um exame visual regular. A planta é danificada não apenas pelos adultos, mas também pelas larvas. Os especialistas observam que é possível identificar com precisão os ácaros ciclâmen apenas usando um microscópio.
O risco de infecção de ciclâmens por esses carrapatos aumenta significativamente se a temperatura no ambiente onde as plantas estão localizadas for muito alta. O ar seco também pode aumentar o risco dessas pragas infestarem a flor.Os especialistas recomendam que, ao tratar plantas ornamentais de carrapatos de ciclâmen, não use apenas preparações especiais, mas também altere os indicadores de microclima. Somente essas medidas abrangentes ajudarão a garantir que ciclames doentes possam ser salvos.
Pulgões também podem levar à derrota dos ciclames. Com a detecção precoce desses parasitas, é muito fácil curar as plantas afetadas. Os especialistas não aconselham atrasar o tratamento de flores infectadas. Pulgões, ao longo da vida, se alimentam de sucos de ciclâmen, o que faz com que a flor infectada com esses parasitas comece a murchar. A planta também cresce mais devagar e suas folhas começam a enrolar.
Como e como tratar corretamente?
O tratamento com ciclâmen deve ser realizado de maneira abrangente. Antes de salvar uma flor, você deve determinar definitivamente o motivo que causou seu dano. Ao mesmo tempo, é extremamente importante identificar doenças causadas por pragas. Se, no entanto, mudanças no microclima interno levaram a danos à planta, neste caso é necessário ajustar a umidade e a temperatura, bem como a frequência das regas. Infelizmente, nem sempre é possível reviver ciclâmens quase completamente secos. Isso geralmente acontece se o tratamento não foi iniciado na hora certa. Em caso de danos graves ao aparelho da raiz do ciclame, infelizmente, você terá que dizer adeus a ele.
O tratamento das doenças causadas por pragas consiste na utilização de preparações especiais. Portanto, para curar uma planta doente de pulgões, ela deve ser tratada com um agente inseticida, por exemplo, "Aktara" ou "Comandante". É necessário processar folhas afetadas por pragas. É mais conveniente fazer isso com um cotonete embebido em um medicamento.
Depois que um inseticida foi aplicado em uma flor afetada por pulgões, ele deve ser enxaguado sob o chuveiro.
Também é necessário fazer tratamento inseticida se a planta for afetada por tripes. Para isso, drogas como "Apache", "Akarin" e outras são utilizadas. Antes de pulverizar a flor afetada, o agente inseticida deve ser diluído com água. Isso deve ser feito de acordo com as instruções. Só será possível reanimar a planta se, além do tratamento inseticida, a umidade do ambiente for ajustada. Portanto, se o ar da sala estiver muito seco, nessa situação é recomendável pensar em comprar um umidificador ou colocar um recipiente com água a uma curta distância da planta.
Os inseticidas também são necessários para o tratamento de ciclâmens de bainhas. Lidar com eles pode ser bastante complicado. Em alguns casos, são necessários vários retratamentos da planta danificada contra essas pragas. Normalmente, a flor deve ser tratada em intervalos de 2-4 semanas (dependendo do agente inseticida escolhido).
Durante a terapia, o ciclame doente deve ser colocado em quarentena.
A ressuscitação de uma planta infectada com podridão cinzenta é realizada de maneira complexa. Se aparecerem sinais característicos desta condição patológica, a flor deve ser cortada imediatamente. Neste caso, você precisa remover todas as áreas danificadas. Para melhorar a condição, o ciclame deve ser movido para uma sala bem ventilada e quaisquer correntes de ar devem ser excluídas. Uma parte importante do tratamento para a podridão cinzenta é reduzir a frequência de rega. O acúmulo de excesso de umidade no solo só contribuirá para a progressão da doença.
Depois de cortar as folhas danificadas, a planta deve ser tratada com preparações inseticidas.
Profilaxia
É muito difícil tratar ciclames doentes. Os especialistas observam que as medidas preventivas ajudam a reduzir significativamente o risco de danos às flores por várias pragas. Recomenda-se observá-los imediatamente após a compra de um ciclâmen. Para um bom crescimento, a flor precisa de uma temperatura de ar ideal, bem como de rega moderada. Não existem algumas dicas às quais vale a pena prestar atenção.
- Para identificar a tempo qualquer dano à flor, ela deve ser inspecionada regularmente. Neste caso, atenção especial deve ser dada à folhagem. As folhas devem ser examinadas não apenas pelo lado superior, mas também por baixo. Você pode usar uma lupa, se necessário. Isso permitirá que você detecte até as menores alterações, o que significa, se necessário e a tempo, iniciar o tratamento.
- Antes de plantar o ciclâmen no substrato, é recomendável processar o solo. Para isso, é esterilizado ou cozido no vapor. Alguns especialistas recomendam tratar o substrato com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Para que o ciclame cresça bem, o substrato nutritivo no qual está localizado não deve ser muito fertilizado. Assim, o abuso de fertilizantes de nitrogênio pode causar danos ao aparelho radicular de uma flor, ou seja, levar ao seu crescimento lento.
- Escolher o pote com o melhor tamanho é muito importante. Estas flores decorativas tendem a crescer bem em recipientes de tamanho médio. Os especialistas recomendam a escolha de um vaso para esta bela flor de forma que a distância entre seu rebento e a parede do vaso seja de aproximadamente 2,5–3 cm. É melhor colocar o vaso com a planta longe de aparelhos de aquecimento.
Você pode descobrir como transplantar adequadamente o ciclâmen assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.