Ciclâmen persa: espécies e cultivo em casa
O ciclâmen persa é uma planta ornamental de interior cultivada em vasos. A principal característica distintiva da cultura são as flores brilhantes. É por essa característica que a planta atrai muitos floricultores. Ao mesmo tempo, o processo de cuidar de uma flor é bastante complicado e complexo, portanto, os iniciantes no cultivo de flores raramente dão preferência ao ciclâmen.
Em nosso artigo falaremos sobre as condições de manutenção e as regras para o cuidado da planta, e também consideraremos as características botânicas do ciclâmen persa.
Peculiaridades
Por sua natureza botânica, o ciclame persa é uma flor tuberosa. Mas também é importante notar que pertence à família myrsin, é uma planta herbácea e perene. Acredita-se que com cuidado e se todas as recomendações para a manutenção do ciclâmen persa forem seguidas, o ciclâmen persa pode viver até 25 anos.
Inicialmente, esta flor é nativa do território do Mediterrâneo Oriental. No entanto, hoje o ciclâmen em condições naturais pode ser encontrado no território da Federação Russa, em particular, em Krasnodar, na Crimeia.
A flor é de tamanho bastante pequeno. Assim, apesar de atingir 30 centímetros de altura, os exemplares de 20 e 15 centímetros são mais conhecidos. A forma dos tubérculos de ciclâmen é oval, ligeiramente achatada nas laterais. Se falamos das folhas da planta, elas têm uma forma incomum e original que lembra um coração, e em tamanho podem chegar a 14 centímetros (quando montadas em um soquete). As próprias folhas são verdes, mas os pecíolos são avermelhados. Além disso, faixas prateadas podem ser observadas nas próprias folhas.
Colocados caoticamente, esses veios criam um padrão intrincado na superfície da folha, que dá uma aparência original a toda a planta.
Quanto às flores, todas consistem em um número claramente definido de pétalas - 5 peças. As flores podem ter até 5 centímetros de diâmetro.... Devido à forma incomum da flor, que é alcançada pelo fato de uma das pétalas se dobrar para trás, a flor é muitas vezes comparada a uma borboleta. A paleta de cores também é bastante variada. Assim, você pode encontrar toda a gama de tons, desde completamente branco até vermelho ou até roxo.
Você pode observar o processo de floração por um período de tempo bastante limitado, que cai no outono e no inverno. Sua duração pode variar de 10 dias a 2-3 meses.
Como é diferente do europeu?
O ciclâmen persa não é o único tipo de gênero de ciclâmen. Outra variedade popular é o ciclame europeu. Apesar de ambos, em sua essência, pertencerem à mesma família e gênero, apresentam uma série de diferenças. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Em primeiro lugar, o ciclâmen persa do ciclâmen europeu pode ser distinguido pelo aspecto das folhas, em particular pela cor. As folhas da variedade persa são verdes, enquanto as folhas da variedade europeia são da cor antocianina.
A segunda característica, graças à qual é possível distinguir um ou outro ciclâmen - esta é a localização do tubérculo... Assim, está comprovado cientificamente que em uma planta persa o tubérculo está em dois níveis: a maior parte dele está escondido no solo, mas ao mesmo tempo, uma pequena área pode ser vista na superfície. O tubérculo da flor européia está completamente submerso no solo, portanto é impossível percebê-lo a olho nu.
Os períodos de floração das plantas também são diferentes. Como mencionado acima, o ciclame persa floresce no inverno e no outono, e o europeu na primavera e no verão. Além disso, vale a pena prestar atenção nas dimensões das próprias flores - elas são muito menores na variedade europeia.
Entre outras coisas, você deve prestar atenção ao nível de resistência da flor. Assim, acredita-se que a variedade européia tende a tolerar melhor a temperatura ambiente do que a persa. Este último, por sua vez, prefere temperaturas mais baixas.
E a última característica distintiva - ciclo de descanso. A este respeito, as variedades de ciclâmen são bastante diferentes. Assim, o tipo europeu praticamente não cai em um estado de repouso. Ao mesmo tempo, após o período de floração, o cíclame persa entra em verdadeira hibernação: suas folhas podem amarelar e cair.
Variedades
Existe uma grande variedade de variedades de ciclâmen persa. Vamos considerar os mais populares:
- "Victoria" - tem uma cor original, a parte principal da flor é totalmente branca, e nas bordas é possível ver olhos e franjas carmesim;
- "Barbarossa" - o aspecto da flor é semelhante ao da íris, a cor é rosa pálido;
- "Aurora" - uma característica distintiva desta planta é um aroma original e bastante intenso;
- "Leelu" - em comprimento chega a 20 centímetros, as flores têm uma cor lilás;
- "Califa" - o cíclame desta variedade floresce do final do outono ao início de abril, as flores são pintadas em um tom róseo incomum e têm um transbordamento prateado;
- "White Tale" - a cor da planta está em consonância com o nome, ela é branca, ao longo das bordas das flores você pode ver uma franja tênue;
- "Guerrilheiro vermelho" - assim como no caso anterior, o nome vem da cor;
- Orfeu - é considerada uma das maiores variedades, pois pode atingir 30 centímetros de tamanho;
- "Gigante" - o diâmetro das flores não ultrapassa 5 centímetros, a variedade pode ser pintada em vários tons do branco ao roxo brilhante;
- "Striata" - o pedúnculo atinge 15 centímetros de comprimento, a planta se distingue por uma coloração branco-rosada mista;
- "Gabi" - esta variedade conquistou o amor dos floricultores devido ao período de floração intenso e longo, as pétalas das flores são pintadas em tom escarlate;
- "Rococó" - a vista é considerada uma das mais esteticamente agradáveis em sua aparência;
- "Lua" - a característica original da variedade é a franja em forma de agulha;
- "Helga" - a planta tem flores bicolores com olho.
E também as variedades com flores duplas são muito populares entre os floristas. Além disso, dependendo de sua preferência pessoal, você pode comprar espécimes com flores grandes ou em miniatura. A pedido, é possível adquirir várias espécies, que são uma mistura híbrida.
Condições de detenção
A viabilidade da planta, a atividade de seu desenvolvimento, bem como os processos de floração dependem diretamente das condições externas em que a flor é mantida. É por isso que atenção especial deve ser dada ao estado do meio ambiente.
Cientistas botânicos, assim como floristas experientes, recomendam fortemente a compra de uma nova planta apenas durante o período de florescimento. Acredita-se que quanto mais botões e menos flores desabrochando, melhor. Mas também é importante examinar a aparência na hora de comprar: as folhas devem ter uma cor verde fresca, e as flores não devem ter flor.
Depois de comprar uma flor e trazê-la para dentro de casa, você precisa escolher o lugar certo para guardá-la. A melhor opção seria um peitoril de janela voltado para o leste ou oeste.
Quanto ao regime de temperatura, então é importante fornecer ao ciclâmen persa condições bastante frias: não mais do que 16 graus Celsius durante o dia e não mais do que 10 graus à noite. No caso de o termômetro começar a ultrapassar 20 graus Celsius, a planta começará a cair em um estado de dormência. E também vale a pena considerar o fato de que a planta não tolera saltos bruscos e mudanças de temperatura, assim como ventos e correntes de ar. Ignorar essas regras levará a consequências dramaticamente negativas, possivelmente até mesmo à morte da planta.
O nível de iluminação desempenha um papel importante. Em primeiro lugar, a luz solar direta deve ser evitada - seu efeito provocará o aparecimento de manchas de queimadura na superfície da flor. Deve ser dada preferência a iluminação bastante brilhante, mas difusa.
A qualidade do ar também é de grande importância - deve ser bastante úmido. Caso as condições climáticas naturais em que a flor se encontra não correspondam ao nível de humidade pretendido, é imprescindível proceder a procedimentos de hidratação adicionais, nomeadamente, pulverizar as folhas (em nenhum caso deve pulverizar as flores próprios), bem como a instalação do pote com ciclâmen em palete com drenagem úmida (por exemplo, com argila expandida). Além da umidade, deve-se atentar para a pureza do ar. A poluição do gás e a fumaça do tabaco são prejudiciais para a planta. Nesse sentido, o ambiente no qual a planta é mantida deve ser ventilado regularmente.
É importante prestar atenção ao solo em que a planta está contida. O ideal seria uma mistura de solo para plantas bulbosas, que podem ser adquiridas prontas. Se você quiser fazer a composição sozinho, deve usar solo de jardim com areia de rio, solo frondoso, bem como húmus, areia e turfa.
Como cuidar?
Para manter todos os processos vitais da planta, é necessário realizar os devidos cuidados em casa. O cumprimento de todas as normas e recomendações necessárias possibilitará o cultivo de uma planta sã.
Imediatamente após a compra, a planta deve ser inspecionada quanto à presença de insetos-praga, bem como à manifestação externa de quaisquer doenças. À menor suspeita, a flor deve ser transplantada.
A rega é especialmente importante para o processo de cultivo. Precisa ser feito regularmente e sistematicamente. Assim, acredita-se que o esquema de irrigação ideal é a frequência de aplicação de líquido 1 vez em 2 dias (durante a vigília e a floração). Ao contrário, no momento em que o cíclame entra em estado de repouso, uma rega semanal é suficiente para ele.
Para não transbordar o líquido, a rega deve ser realizada de acordo com certas regras. Portanto, a água não deve ser aplicada de cima para baixo no solo. Melhor usar outra técnica, colocando a panela em uma bandeja com água. A duração de tal procedimento não deve exceder 20 minutos. Além disso, atenção especial deve ser dada à qualidade da água - ela deve ser assentada (ou purificada de outras formas), e estar em temperatura ambiente.
Além da rega, a fertilização também é de grande importância. O ciclâmen persa é uma flor que precisa de alimentação regular. Assim, a primeira porção do fertilizante deve ser aplicada em até 20 dias após o plantio da planta, os aditivos também são necessários no momento do surgimento de novas folhas e na brotação.
É importante que a composição dos fertilizantes aplicados inclua fósforo.
No processo de saída, é importante monitorar a planta no momento em que termina o período de floração. Durante este período, costuma-se retirar flores murchas. Além disso, isso não deve ser feito por corte, mas com as mãos desprotegidas, torcendo e rasgando cuidadosamente. Ao mesmo tempo, deve-se notar que isso se aplica apenas às flores, é proibido arrancar as folhas.
Transferir
O processo de transplante de ciclâmen é bastante simples. O principal é cumprir rigorosamente as instruções.
Primeiro você precisa escolher o vaso certo - ele deve caber bem no tamanho, caso contrário, muito menos botões serão amarrados na flor. Após a seleção do pote, é necessário colocar no fundo uma camada que será destinada à drenagem (por exemplo, argila expandida). Só depois disso, você pode preencher a mistura de solo que você comprou ou preparou. Agora você precisa cavar com cuidado o rizoma da planta no solo preenchido. Além disso, isso deve ser feito de forma que uma pequena parte do tubérculo fique voltada para fora.
No final do transplante, não se esqueça de regar a planta, e após 20 dias - aplique fertilizante.
Reprodução
Você pode propagar e plantar ciclâmen persa em condições ambientais de duas maneiras: por sementes e vegetativamente.
Acredita-se que o método da semente seja menos eficaz. Devido ao fato de os ciclames serem plantas híbridas por natureza, quando cultivados por meio de sementes, características varietais importantes podem ser perdidas. Além disso, a propagação de sementes é um procedimento bastante complicado e complexo. Para sua correta aplicação, é necessário polinizar a planta, coletar as sementes e, em seguida, calibrá-las. Só depois disso é iniciado o processo de processamento e semeadura. Além disso, vale lembrar que as próprias mudas devem ser mergulhadas, alimentadas e endurecidas, e só depois podem ser plantadas. O ciclâmen persa, cultivado a partir de sementes, florescerá somente após 1-2 anos.
O mais simples é o caminho vegetativo. No entanto, neste caso, também é importante lembrar que o tubérculo pode ser exposto a muitas influências negativas (por exemplo, apodrecimento).
Doenças e pragas
Se você notar que as folhas do ciclame ficam amarelas, é provável que a planta seja suscetível aos efeitos de doenças ou pragas.
Cientistas botânicos descobriram que na maioria das vezes a flor sofre de podridão cinzenta ou murcha de fusarium.... Para fazer face a estas doenças, é necessário regar a planta com soluções químicas (Fundazol é adequado), pulverizar com agentes minerais (por exemplo, Topsin-M) e também aplicar fungicidas.
Se você notar a presença pragas de insetos (ácaros, pulgões, besouros e outros), então é necessário recorrer à ajuda de acaricidas e inseticidas (por exemplo, "Aktara").
Para obter informações sobre como cultivar ciclâmen corretamente, consulte o próximo vídeo.
Por que as folhas enrolam?
Você precisa tentar se alimentar. Ou por falta / excesso de luz.As folhas também podem ondular com o ar seco + alta temperatura, como em nossos apartamentos no inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.