Por que o cíclame não floresce e o que fazer a respeito?
Poucos produtores podem ficar indiferentes olhando para um ciclâmen em flor. Abrindo os botões do inverno à primavera, destaca-se no fundo das outras plantas de interior pela frescura da folhagem e pelo brilho das flores. No entanto, esta planta exótica nem sempre agrada as famílias com floração abundante. Por que isso acontece e o que fazer a respeito, consideraremos mais adiante.
Razões possíveis
O principal fator que explica a falta ou a escassez de flores é o cuidado impróprio ou seu total desconhecimento. A floração do cíclame ocorre durante o período de seu crescimento e desenvolvimento ativo. Se ele não pegar botões e não florescer, isso pode ser devido a:
- escolha errada do material de plantio;
- composição inadequada do solo;
- plantio incorreto do tubérculo;
- violação do regime de transplante;
- local impróprio para crescimento e desenvolvimento;
- violação do regime de temperatura;
- ignorância das regras de rega;
- ignorando a alimentação oportuna.
Nós criamos as condições certas
A planta é considerada exigente para cuidar e reage a qualquer mudança em suas condições. Para fazê-lo florescer, ele terá que inicialmente criar condições nas quais ele possa crescer e se desenvolver normalmente. Vamos apontar os principais pontos com base nos motivos da falta de cores.
Material de plantio
Material excepcionalmente saudável e sem qualquer dano é adequado para o plantio. Uma planta forte e bela nunca crescerá de um tubérculo doente: ela não terá força para florescer. Se você levar ciclâmen da loja, certifique-se de que as folhas estejam livres de danos, amarelecimento e manchas. O tubérculo deve ser firme, sem manchas, mas não seco.
Se estiver completamente enterrado no solo, não será capaz de absorver a quantidade necessária de microelementos úteis.
Priming
Para não duvidar do solo, você pode comprar um substrato pronto em uma floricultura, que é destinado ao ciclâmen. Se possível, prepare você mesmo a mistura de solo. Ele contém areia, turfa, húmus e solo de grama em uma proporção de 1: 1: 1: 3. Seu nível de acidez deve ser de 5,5-6,5 pH. O solo deve ser permeável ao ar, nutritivo, mas leve.
Para soltar o solo, pode-se adicionar perlita, areia ou agulhas de pinheiro.
Aterrissagem
O tubérculo deve ser plantado corretamente, não pode ser totalmente enterrado no solo, como fazem os cultivadores inexperientes. A parte inferior do bulbo deve penetrar no solo em apenas dois terços. Nesse caso, a borda do pote não deve ser muito alta. Basta que seja apenas 2-3 cm mais alto do que a lâmpada.
Transferir
Acredita-se que todas as plantas compradas em lojas devem ser transplantadas imediatamente para um novo recipiente. No entanto, é geralmente conhecido que uma planta não pode ser transplantada durante o período de seu crescimento ativo durante a formação dos botões. Você não pode sacudir neste momento, já que a flor reage a qualquer toque e considera isso estressante.
O transplante só deve ser realizado após o ciclâmen encerrar o período de repouso, ou seja, logo no início do crescimento ativo.
Iluminação
Por ser uma planta tropical, o ciclame precisa de muito sol. Mas sua luz deve ser difusa. Se ela cresce em um quarto escuro, cujas janelas estão voltadas para o lado norte, você não pode esperar pelas flores.Ao colocá-la no parapeito da janela do lado sul, sem expor à luz solar direta, você pode ter certeza que a planta terá força suficiente para formar não apenas brotos e folhagens, mas também belos botões.
Temperatura e umidade
O ciclâmen é considerado uma planta delicada, não tolera calor e clima seco, às vezes até reage ao calor de radiadores. Idealmente, uma temperatura de + 15-18 graus é suficiente para ele. Para algumas variedades, este regime de temperatura não é adequado e, portanto, florescem a uma temperatura mais baixa (por exemplo, pode ser um pouco acima de +10 graus). Além disso, a planta não tem força suficiente para formar botões e florescer se o ar do ambiente estiver seco. O ciclâmen começa a desaparecer imediatamente, mesmo que antes pegasse botões. No entanto, o frio também é destrutivo para a planta e, portanto, ela não floresce e pode morrer.
Para resolver esse problema, você pode comprar um umidificador de ar especial ou borrifá-lo próximo à planta. As folhas caídas são o primeiro sinal de que a planta está desconfortável.
Rega
Um dos motivos da falta de flores são as doenças dos bulbos, causadas por regas inadequadas. Não despeje água diretamente sobre o tubérculo e as folhas. A água para irrigação deve ser protegida ou filtrada, deve ser macia, livre de sais de metais pesados e outras impurezas prejudiciais. Você pode despejar em uma bandeja para que as raízes possam coletar a umidade do solo por conta própria.
O ciclâmen também não floresce por falta de umidade. Durante o período de ovário e floração do botão, é importante garantir que o solo no vaso não seque. No entanto, o alagamento da terra não deve ser permitido. O solo deve ser úmido, mas não molhado.
É importante que os recipientes em que as flores crescem tenham uma boa drenagem ou orifícios no fundo dos vasos.
Top curativo
Os fertilizantes podem ser aplicados durante o período de crescimento ativo e vegetação. Para isso, é adequada a fertilização de tipos minerais e orgânicos. Porém, só é possível saturar o solo com nutrientes se ele não estiver encharcado, pois isso pode prejudicar as raízes. Não fertilize durante os períodos de dormência (verão)... A multiplicidade não deve exceder mais de 1 vez por mês.
Como o ciclâmen não gosta de sal, os curativos minerais são aplicados em volume dosado. Após o enraizamento e durante o período de crescimento dos brotos e das folhas, devem ser utilizadas substâncias com alto teor de fósforo. Você pode alimentar a planta com nitrato de cálcio.
Quando o crescimento ativo termina, a fertilização com nitrogênio deve ser evitada. Se houver muito nitrogênio, o ciclame não florescerá.
Descanso
Como a maioria das plantas, o ciclame precisa de descanso para ganhar força para um novo crescimento e floração. Começa a desbotar na primavera, sinalizando ao agricultor que é hora de reduzir a taxa, a quantidade de rega e o término da fertilização. Não se pode arrancar a folhagem: ela deve cair sozinha, dando nutrientes às raízes. No verão, quando o cíclame precisa de repouso, deve ser colocado em local fresco e com sombra.
Durante o verão, ele descansará e dará novos brotos no outono. Isso significa que ele está pronto para um período de crescimento ativo. Não é necessário fazê-lo florescer junto com todas as flores no momento em que o relógio biológico exige descanso. Em nenhum caso o ritmo cíclico da planta deve ser interrompido, caso contrário ela não poderá ganhar sucos e nutrientes.
O ciclame não pode ser forçado a florescer: os bulbos jovens não têm nutrição suficiente e, portanto, a compulsão pode levar à exaustão e à morte.
Por que ainda não está florescendo?
A planta não floresce quando está doente ou sofre de pequenas pragas. Por exemplo, se for derramado, suas folhas caem e as raízes apodrecem. Na ausência de forças para se recuperar, o ciclame é afetado por uma doença fúngica e morre. Além disso, é difícil para ele florescer sem forças se ficar muito tempo na mesma terra. O solo escorre com o tempo, e isso não pode ser salvo mesmo com fertilização regular.
É importante atentar para o fato de que as plantas adquiridas na loja são tratadas com produtos químicos para a melhor apresentação, graças aos quais podem florescer por muito tempo (quase a maior parte do ano), formando muitos ovários.
Com isso, o ciclo de vida da planta se perde, sendo necessário aguardar algum tempo para que ela se recupere. Uma planta jovem não floresce, que não tem um ritmo cíclico. Neste caso, terá de aguardar a próxima estação (a floração ativa começa no segundo ou terceiro ano).
Como ajudar?
Se a planta cresceu em botões, mas eles não estão crescendo, você pode tentar colocar a flor em um local fresco. Alguém recorre a regar com água fria para isso. Outros preferem colocar o vaso em um local frio, às vezes escolhendo a prateleira de baixo da geladeira para ele e deixando a flor lá durante a noite. Alguém o coloca na varanda por várias horas, mantendo-o a uma temperatura de + 4-7 graus.
Além disso, os floricultores acreditam que o ciclame pode ser alimentado, não esquecendo de colocá-lo na água com aspirina uma vez por mês, diluindo um comprimido por litro de água. Após umedecer o solo, sua camada superior é removida. Vale ressaltar que o método com exposição em local fresco confirma a eficácia, portanto esta é a melhor coisa que se pode fazer se houver muitos botões, mas eles não abrem. No entanto, você não deve expor demais a flor em um local fresco, pois a mudança constante das condições para ela pode ser destrutiva.
Para cuidados com o ciclame, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.