Floresta Cyclamen: descrição e cultivo
Na primavera estamos todos esperando o despertar da natureza, quando a neve do jardim começa a derreter e aparecem as primeiras folhas de grama. E na floresta, é a hora do aparecimento das primeiras flores: flocos de neve, espinhos siberianos e outros belos mensageiros da primavera. Foi entre eles que um modesto ciclame da floresta se escondeu, tentando escapar.
Essa variedade, infelizmente, tem propriedades medicinais e é ativamente utilizada na fabricação de diversos medicamentos. E a beleza das flores provocou seu ativo corte e venda em buquês. O aroma único fez com que as flores silvestres começassem a ser desenterradas e transplantadas para jardins e casas. O resultado não demorou a chegar - vários tipos de ciclâmen já estão listados no Livro Vermelho. Então é possível cultivar essa ternura primaveril em casa sem destruir as flores da natureza - vamos tentar entender.
Com o que se parece?
A floresta Cyclamen não é a única espécie de planta selvagem do gênero Cyclamen. Esta planta perene herbácea difere de seus parentes em inflorescências menores. As folhas arredondadas, verde-escuras, em longos pecíolos, geralmente apresentam estrias esbranquiçadas e padronizadas. A parte inferior da folha é roxa e as bordas são onduladas ou recortadas.
Fios longos e finos de pedúnculos seguram a corola, à qual cinco pétalas curvadas para trás de rosa, roxo-rosado, roxo, às vezes branco pálido estão presas. Quanto mais perto da base da pétala, mais rico é o tom.... A prímula floresce do início da primavera ao final do outono, emitindo um aroma delicado e perfumado com um toque de mel. Esse cheiro nunca é encontrado em flores de interior.
Onde ela cresce na natureza?
Nem todos os ciclames de crescimento selvagem crescem na floresta. Por exemplo, o maior representante selvagem, Cyclamen africanum, gostou do terreno rochoso, escondendo-se no mato. Suas folhas coriáceas de cor verde brilhante têm 10 cm de largura e 15 cm de comprimento, mas aparecem quando flores rosadas desabrocham em um tubérculo nu.
A hera Cyclamen (napolitana) escolheu o habitat da costa mediterrânea. Esta espécie do sul é facilmente reconhecível por suas folhas denticuladas e estriadas semelhantes a hera. Pela dobra da pétala, assemelha-se às espécies europeias, mas possui “chifres” na base. Em setembro e outubro agrada com exuberantes flores rosa.
Muitas espécies se sentem confortáveis tanto em saliências rochosas quanto entre musgos e líquenes, à sombra das árvores da floresta. As flores são mais difíceis de sobreviver em encostas arborizadas onde ocorrem deslizamentos de terra, pois às vezes os tubérculos são muito profundos, dificultando a germinação.
Um exemplo de uma espécie que veio da floresta para uma casa é Cólquida ciclâmen: cresce nas encostas de calcário das florestas subalpinas. Não é de admirar que o gênero Cyclamen seja chamado de violeta alpina. Também é encontrado no sul do Cáucaso ocidental. Ela floresce de agosto a outubro com flores rosa com manchas escuras no galho. Tem um aroma muito forte semelhante ao do lírio do vale.
Graças às formigas que carregam as sementes, a ameaça de extinção da espécie não é tão grande quanto a do ciclâmen Kuznetsov (caucasiano). Mas essas duas espécies estão listadas no Livro Vermelho da Rússia e da Ucrânia.
Cyclamen parviflorym (flor pequena) cresce tanto nas rochas da Turquia quanto nas florestas de abetos da Rússia. Coroas de pinheiros crepusculares, terras férteis com folhas, umidade elevada - estes são os habitats naturais desta espécie. As folhas congeladas têm um diâmetro de 15-30 mm e as pétalas são ainda menores. Pétalas lilases claras, rosadas e rosa profundo têm uma mancha cor de vinho na base.
Existem outros tipos de ciclames florestais. Eles crescem na Europa Central e na Ásia Central, o Mediterrâneo. O Cáucaso e a Crimeia são a área de crescimento de certas espécies, mas o progenitor do ciclame apareceu na Europa. Graças aos criadores, muitos cultivares e híbridos foram criados, os quais são cultivados em jardins e em casa. Mas eles não têm o mesmo aroma que é inerente às espécies florestais.
Condições de cultivo
É por causa do aroma e das propriedades medicinais que eles tentam cultivar ciclâmen da floresta em um jardim ou em casa. Existem várias maneiras de comprar sementes: comprando sementes ou tubérculos, mas já serão cultivares. Se você tiver sorte e o terreno do jardim estiver localizado próximo ao local onde a flor cresce, talvez com o tempo ela se mova para o seu território.
A quarta opção é sair em busca de um homem bonito na floresta. Dado que o ciclame adora crescer à sombra de árvores e arbustos, nas encostas, então é necessário procurá-los aí.
Mas é estritamente proibido desenterrar essas plantas. Seria possível obter algumas folhas, mas desta forma apenas a espécie europeia se reproduz. A opção de coletar sementes permanece. Como e quando isso pode ser feito é descrito abaixo.
Para tornar as plantas mais confortáveis no jardim, elas são plantadas à sombra de árvores e arbustos. No outono, a folhagem se tornará um material de cobertura. Para que o jardim se delicie com flores do início da primavera ao final do outono, você pode plantar vários tipos de belezas florestais: Caucasiana, Cólquida, Napolitana. Se o jardim de flores estiver longe das árvores, no inverno ele é coberto com uma camada de 10 centímetros de folhas caídas.
Aterrissagem
Para plantar ciclâmen em casa, você deve saber como coletar sementes. Para coletar, é preciso esperar até que o caule comprido se curve em espiral e comece a esconder a caixa de frutas sob as folhas, pressionando-a contra o solo. Em casa, é preciso extrair os grãos dela, selecionando os maiores.
Antes do plantio, são embebidos por 15 horas em uma solução de manganês ou por 12 horas em um promotor de crescimento como "Epina" ou "Zircon". Durante este tempo, é necessário preparar um recipiente com substrato para ciclâmens. Você pode fazer isso sozinho, o principal é que seja respirável. Para isso, turfa de fibra grossa, grama, húmus e areia são usados em proporções iguais.
Os sulcos são feitos no solo, umedecidos com um borrifador e as sementes são espalhadas com um intervalo de 2-3 cm. Normalmente é aconselhável cobrir o recipiente com um filme e colocá-lo em um local fresco, mas claro, com uma temperatura não superior a 20 (ou melhor, 15) graus.
Mas floristas experientes recomendam o uso de uma folha de jornal em vez de um filme. Além disso, também é necessário regar o jornal, para que o solo retenha a umidade por mais tempo e não se formem depressões e crostas no solo.
As mudas aparecerão em um mês, após o qual o filme ou jornal é removido. O recipiente é reorganizado sob luz difusa brilhante, mas sem aumentar a temperatura. As plantas mergulham após o aparecimento do segundo par de folhas. Após 3 meses, quando as mudas crescem pequenos tubérculos e algumas folhas, são transplantadas para vasos permanentes (se a planta crescer em casa). Para isso, é imprescindível o uso de drenagem.
Os tubérculos devem ser plantados de forma que a metade superior fique acima do solo. Uma semana após o plantio, os jovens são alimentados com sulfato de amônio (2 g por 1 l de água) e 10-14 dias depois - com nitrato de potássio (1 g por 1 l de água). No primeiro ano, as mudas vão crescer muito devagar, à medida que os tubérculos vão crescendo. Mas no segundo eles já podem florescer. Nesse momento, a flor é transplantada novamente, aprofundando-se em 2/3.
Da mesma forma, nódulos jovens são plantados a partir de uma planta adulta. Mas, ao mesmo tempo, as raízes rasgadas devem ser polvilhadas com carvão amassado. O transplante é realizado em solo novo se o vaso ficar pequeno.
A reprodução pela divisão de um tubérculo é um processo mais complexo.
Cuidado
15-18 meses após o plantio das sementes, a flor desabrocha vigorosamente. E depois da floração, as folhas também murcham, deixando um tubérculo nu.Este é apenas um período de dormência, não a morte da flor. Neste momento, a rega é reduzida significativamente, apenas umedecendo o solo. E a planta não gosta de alta temperatura. Os produtores experientes reduzem a temperatura ambiente adicionando neve e gelo à frigideira.
Durante o período de crescimento ativo, a planta requer rega regular através da panela e umidificação do ar ao redor da flor. O ciclame não precisa de umidade em uma panela: é melhor regar com menos frequência, mas com mais abundância, sem que a umidade entre nas folhas.
O aumento da temperatura é percebido pela flor como um momento de descanso. É ideal manter uma temperatura de 10-19 graus, especialmente durante o período de floração. Ao mesmo tempo, o ciclame adora uma boa iluminação - iluminação adicional será necessária no inverno. Mas é importante não superaquecer a flor sob a lâmpada.
Alimente a planta a cada duas semanas durante a estação de crescimento e nunca durante o período de dormência. Nitrogênio mínimo e mais potássio e fósforo. Como o ciclâmen vive naturalmente em solo decíduo, precisará de fertilizantes orgânicos em casa. É por isso é importante traçar um cronograma de alimentação, alternando entre seus diferentes tipos.
Para as complexidades do cultivo de ciclâmen, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.