Caucasiano ciclâmen: descrição, plantio e cuidados
O ciclâmen caucasiano é uma pequena planta tuberosa da subespécie Cyclamen Kosky. Pertence à subfamília das angiospermas, cujo embrião-semente possui duas partes foliares opostas. Esta planta é rara e incluída no Livro Vermelho da Federação Russa.
Espalhando
A planta que se enquadra na descrição de ciclâmen é encontrada no Território de Krasnodar (Rússia), em algumas regiões da Geórgia e do Azerbaijão. A porcentagem média da população de ciclames pode ser encontrada no leste do Mediterrâneo, nos Bálcãs e na Ásia Menor.
No território da Rússia, a planta foi vista nas regiões florestais de Krasnaya Polyana, no sul de Tuapse, na região de Apsheron e em outros territórios do Cáucaso.
Peculiaridades
A flor cresce em áreas montanhosas, principalmente entre florestas e arbustos. A altura de crescimento mais comum são os cinturões altitudinais inferiores e médios.
O ciclâmen é uma planta perene com aparência de flor individual. A forma da pétala, ligeiramente virada em relação ao centro, afunila-se acentuadamente em direção à base. As características das combinações de forma e cor de uma flor podem ser influenciadas por fatores externos: o local de crescimento, clima, composição do solo e outros.
Esta flor é uma prímula e mostra sinais de floração nas primeiras semanas após o derretimento da neve.
O período médio de aparecimento das primeiras flores é no início de abril. Nos últimos anos, devido às mudanças nas características climáticas das localidades, a época do início da floração deslocou-se para o inverno.
A parte aérea do ciclame morre completamente em meados do verão. Durante o período subsequente de crescimento, novos brotos, folhas, botões aparecem. Nessa forma, a planta hiberna, após o que o ciclo se repete.
Durante a floração, o ciclâmen consome muita umidade. Essa necessidade é facilmente satisfeita durante o início da primavera. Após o término da floração, a planta entra em animação suspensa e praticamente não consome recursos. Isso permite que ele suporte facilmente o calor do verão e a seca.
Já houve casos de ciclâmen crescendo em musgo em um tronco de árvore ou toco. Ao mesmo tempo, a flor não agride a árvore, recebendo uma quantidade suficiente de nutrientes na superfície de sua casca.
Rasgado, com os devidos cuidados, o ciclame pode manter sua aparência adequada por 10-12 dias.
Os tubérculos de flores criam raízes bem em cativeiro. Existem variedades desta planta cultivadas artificialmente, dotadas de pronunciadas características decorativas externas. Com uma compreensão clara das propriedades desta planta, ela pode ser cultivada de forma independente e até mesmo usada para fins medicinais.
Como plantar?
O ciclame ornamental pode ser comprado em qualquer floricultura. Nesse caso, a planta pode ser deixada no armazém por um determinado período. No futuro, ele precisa ser completamente mudado ou levado gradualmente à sua forma adequada. Para atingir o segundo, é necessário regularmente, mas não em grandes quantidades, alimentar a flor com vários fertilizantes de origem natural e adicionar uma pequena quantidade de novo solo retirado da natureza. O procedimento de "refino" do solo de armazenamento é realizado em várias etapas para não impactar a planta.
Plantar um ciclame selvagem. Ao contrário de uma flor decorativa, o ciclame selvagem cria raízes bem no jardim e em um vaso de flores. Seus tubérculos podem ser desenterrados na floresta.É importante lembrar que consta do Livro Vermelho, e a colheita de mudas em grande escala pode ser considerada uma violação da legislação em vigor. Para criar Kosky Tsiklamen em casa, basta ter alguns tubérculos. Além disso, podem criar raízes não apenas de forma holística, mas também parcial.
É importante escolher o momento certo para desenterrar a muda da floresta. O período ideal para a colheita dos tubérculos é do final do verão a meados do outono.
Durante esses meses, uma desaceleração na atividade dos processos metabólicos é observada na estrutura celular da planta. Surge uma espécie de sonho que leva a flor a um estado de prontidão para o transplante.
Desenterre os tubérculos com cuidado, tentando não danificar as raízes. Estes últimos estão localizados no centro da face inferior do tubérculo e podem penetrar até 10 cm no solo.Com uma espátula de jardim, devem ser feitos cortes verticais no solo ao redor do arbusto. A distância do centro estimado do sistema radicular às incisões deve ser de 10 a 15 cm.
O sistema de tubérculos, junto com os caules que dele saem, deve ser removido do solo. Ao retirar um torrão de terra, é importante não arrancar uma parte significativa das raízes. Uma vez removido, o solo pode ser cuidadosamente removido dos tubérculos. Em um arbusto, pode haver de 2 a 3 peças. Existem arbustos com 5 tubérculos ou um tubérculo grande.
Para transportar a raiz de snowdrop resultante, você pode usar um saco plástico, abundantemente umedecido com água dentro. Depois de colocar as mudas ali, é importante não fechar o saco com muita força. Caso contrário, os tubérculos podem "cozinhar".
As melhores condições para a sobrevivência da planta serão criadas pelo solo em que ela cresceu antes. É necessário coletar uma pequena quantidade dele. A quantidade de terra colhida é determinada pelo local onde a planta será transplantada. Se seu futuro lugar for em um vaso de flores, então o volume da terra será igual ao volume interno do vaso, mais um terço (para forragem posterior). No caso de a flor ser plantada ao ar livre, não há necessidade de colher muito solo. Uma quantidade suficiente será tal que será suficiente para preencher o buraco no qual o tubérculo será colocado.
Os tubérculos inteiros se enraízam melhor. No entanto, para fins de reprodução, você pode dividir cada tubérculo em várias partes. Isso deve ser feito com cautela. Se a divisão estiver errada, algumas peças podem ficar inutilizáveis. Para evitar esses excessos, você precisa cortar a raiz da raiz com uma faca afiada em 4 partes, traçando linhas de corte perpendiculares no centro. Ao mesmo tempo, certifique-se de que um número suficiente de raízes permaneça em cada parte.
O desembarque é realizado da seguinte forma: cave um buraco de 5 a 8 cm de profundidade no lugar certo e coloque um tubérculo ou parte dele lá. Regue com um pouco de água e enterre sem calçar. A frouxidão do solo acima dos tubérculos é importante para garantir o fornecimento de oxigênio, de que a planta mais necessita quando ocorre uma situação de estresse.
A escolha do local certo para o plantio é um fator importante para determinar a eficácia da sobrevivência.
Cyclamen não gosta de crescer no pico de uma colina. Esse local perde umidade rapidamente, o que afeta negativamente o crescimento e a formação de todo o sistema radicular. Se for colocado em uma planície, isso também pode afetar negativamente o crescimento futuro. A umidade se acumula no aprofundamento, o que contribui para a decomposição do tubérculo transplantado.
Sutilezas de cuidado
Cyclamen é ideal para cultivo em estado selvagem. Para o seu crescimento bem sucedido em cativeiro, é necessário tentar criar condições o mais próximas possível daquelas em que ele cresceu antes.
Vale a pena prestar atenção onde ele cresceu antes do transplante e quais árvores ou arbustos havia nas proximidades. Será útil coletar uma certa quantidade de folhas caídas de plantas próximas e cobrir o novo local de plantio com elas.Os oligoelementos contidos nessas folhas podem ser úteis para o ciclâmen no estágio inicial de sobrevivência. Isso criará as condições certas para isso.
Esta flor não deve ser plantada sob uma árvore com copa densa. Ele não gosta de luz solar direta e também de sombra abundante.
Na primavera, quando o cíclame começa a florescer, é importante que ele tenha sol e umidade suficientes. Em outros períodos, deve ser regado pelo menos uma vez a cada três dias. A rega não deve ser muito forte.
Os ciclames se multiplicam rapidamente. Para o desenvolvimento de um bom sistema radicular, vale a pena cuidar de espaço livre suficiente. No entanto, a própria flor também controla o crescimento dos tubérculos, dependendo do espaço disponível no solo e da quantidade de nutrientes que recebe. Por exemplo, um ciclame plantado em um vaso de flores raramente produz mais de 2 tubérculos. Apenas seu tamanho aumenta.
Após o término do período de floração, recomenda-se a retirada de caules secos e restos de flores. Alguns deles ainda podem receber nutrição, o que reduzirá a quantidade entregue nas folhas frescas. As folhas grandes podem ser arrancadas para estimular o crescimento das menores.
O material da folha são as células solares da flor e são extremamente importantes para o seu crescimento com sucesso.
Por meio deles, o ciclâmen recebe os recursos necessários para o processo de fotossíntese.
Sujeito às regras de transplante e subsequente cuidado adequado, o ciclâmen caucasiano pode crescer com sucesso em casa e encantar os olhos do jardineiro.
Para informações gerais sobre ciclâmen, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.