Como regar adequadamente o ciclâmen em casa?
Apesar da beleza impressionante desta planta doméstica, muitos floristas novatos não querem cultivar tal flor em casa. E tudo porque se acredita que o ciclâmen é uma planta muito caprichosa e que requer cuidados especiais. Na verdade, este não é absolutamente o caso. Se você seguir regras simples, a flor crescerá saudável e bonita.
Freqüência de rega
Qualquer planta doméstica requer atenção. Com os devidos cuidados e uma rega oportuna, as flores irão deliciá-lo com a sua beleza e abundante floração. Cyclamen não é tão caprichoso ao sair quanto parece à primeira vista. Claro, existem certas regras para cuidar dele, observando as quais você pode cultivar uma bela flor no parapeito da janela.
A rega desempenha um papel muito significativo na vida da planta. É importante considerar o quanto a planta adora água e com que frequência ela precisa ser regada. Por exemplo, existem flores que só precisam ser regadas uma vez por semana. Mas o cíclame deve ter seu próprio regime, e é muito importante observar a frequência das regas. Apesar do ciclâmen necessitar de rega regular e por vezes abundante, é importante lembrar que o sistema radicular desta planta é muito sensível.
Se você umedecer a flor incorretamente, logo as raízes começarão a apodrecer, o que acabará levando à morte.
A rega do ciclâmen deve ser feita com muito cuidado para não prejudicar sua saúde e beleza. A frequência da rega depende sempre das condições do solo. Antes da próxima rega, o solo deve ser ligeiramente humedecido, em nenhum caso deve o solo secar completamente. Via de regra, em média, esta planta é regada uma vez por semana. Claro, depende muito das condições climáticas da região onde você mora. Caso o solo seque rapidamente, a planta deverá ser umedecida com mais freqüência, pelo menos duas vezes por semana.
Para realizar a rega oportuna, você pode se concentrar não apenas na condição do solo, mas também na aparência da própria planta. É muito importante monitorar o estado das folhas, pois a rega inadequada sempre afeta seu estado. Se as folhas se tornaram mais letárgicas e até mesmo começaram a amarelar, isso indica que você está supersaturado de umidade. Isso significa que a frequência e o volume da rega devem ser reduzidos.
Além do mais, devido à rega inadequada, as folhas podem perder sua elasticidade... Na maioria das vezes, os produtores de flores se deparam com essa situação na estação quente. Portanto, no verão quente, a flor deve ser umedecida duas vezes por semana.
A secura do solo pode ser verificada com um pedaço de madeira. Durante os períodos normais e de floração, o primeiro centímetro do solo deve estar seco. Durante o período de descanso, o solo pode secar cerca de dois centímetros.
Requisitos de água
Até mesmo os cultivadores de flores novatos sabem que nenhuma planta de casa deve ser regada com água da torneira comum. Esse líquido contém uma grande quantidade de impurezas nocivas e vários sais, o que afeta negativamente a saúde das plantas domésticas. É por isso você precisa regar as flores apenas com a água certa, o que não pode prejudicar a saúde da flor.
Se você não conseguir filtrar e purificar a água da torneira, deixe-a repousar por pelo menos dois dias. Assim, todas as impurezas prejudiciais se assentam e evaporam, graças ao qual você obtém água adequada para regar o ciclâmen.
Além disso, é importante lembrar que água amolecida é adequada para irrigação. O líquido fervido pode ser usado se necessário. Depois de fervida, a água fica mais limpa e segura, o que ajuda a evitar efeitos nocivos e protege a amada flor do aparecimento de vários tipos de bactérias. Regue a flor com água à temperatura ambiente.
Os caminhos
É muito importante regar adequadamente o ciclâmen em casa, uma vez que a rega correta fornecerá umidade de alta qualidade ao solo. É melhor regar este tipo de planta doméstica através de uma bandeja. Para fazer isso, despeje água em uma bandeja ou outro recipiente fundo. Em seguida, colocamos os vasos de flores diretamente no palete. Assim que você perceber que a camada superficial do solo está molhada, você pode remover os vasos. É importante permitir que drenem um pouco para se livrar do excesso de líquido.
A rega em bandeja é o melhor método de umidade ideal para uma determinada espécie de planta. Graças a este método, a própria flor absorve toda a umidade de que necessita. Se você quiser regar de outra forma, por exemplo, umedecer pela superfície do solo, recomendamos o uso de um regador com bica estreita e comprida.
A água não precisa ser derramada perto da haste. Deve ser distribuído apenas ao longo da borda da própria panela.
Cyclamens é tão bom quanto a irrigação com pavio. Graças a este método, a planta absorve de forma independente a quantidade necessária de umidade. Além disso, esse método de rega é ótimo se você precisar sair de casa por muito tempo.
Instruções passo a passo
Como qualquer planta doméstica, esta flor precisa de cuidados adequados. Deve-se notar que o cuidado de repouso difere do cuidado de floração. Portanto, se você quer que a flor esteja sempre linda e saudável, é preciso seguir algumas recomendações.
Durante o chamado período de dormência, a planta não precisa mais de regas frequentes e abundantes. Portanto, o número de regas deve ser reduzido, caso contrário, isso levará a consequências negativas como o apodrecimento do sistema radicular e outras doenças. Além disso, é importante lembrar que o ciclame não precisa de luz durante o período de descanso. O ideal é que seja transferido para um local mais escuro e fresco, criando assim as condições mais confortáveis para a flor neste período.
Durante o período de descanso, não é necessário umedecer o solo no qual o ciclame cresce com muita freqüência e abundância. Basta umedecer o solo a cada duas semanas. Verifique sempre o estado do solo para que possa regar a tempo.
Depois do transplante
É importante notar que o ciclame é uma planta muito sensível e, se as regras básicas não forem seguidas, pode estar seriamente ameaçada. Durante o transplante, é imperativo esterilizar o recipiente e o solo, caso contrário a planta vai doer. Além disso, é importante lembrar que todos os instrumentos que você usará durante o transplante também devem ser esterilizados.
Após o transplante, não regue a planta abundantemente. A rega deve ser moderada, após o que o recipiente com ciclâmen deve ser colocado em local fresco, onde não haja luz forte.
Durante a floração
É importante lembrar que durante a floração, qualquer tipo de planta gasta todas as suas reservas e recursos. Portanto, durante esse período, necessita de cuidados especiais e regas mais frequentes. Durante o período de floração, esta flor não pode ser mantida sob a luz solar direta, pois isso afetará negativamente sua saúde e beleza. É desejável fornecer ao ciclâmen condições confortáveis: iluminação difusa e uma temperatura do ar de não mais do que +15 graus.
Durante o período de floração, esta planta de casa precisa de rega abundante. Além disso, é muito importante adicionar vários curativos à água, que contêm substâncias úteis como magnésio e potássio. Um palete pode ser usado para rega abundante.Se a rega for feita em frigideira, isso permitirá que o sistema radicular da flor fique saturado com todas as substâncias necessárias, pelo que a floração será abundante e abundante.
A pulverização também pode ser realizada durante o período de floração. Mas isso deve ser feito com muito cuidado para que as gotas de água não estagnem nas folhas e nas flores, caso contrário, podem apodrecer.
Normalmente, a planta é umedecida uma vez por semana e às vezes a cada dez dias. Tudo depende da temperatura da sala, da idade da planta e do estado do solo.
Erros freqüentes
Os cultivadores de flores iniciantes muitas vezes se deparam com o fato de que o ciclame floresce mal, que a flor fica letárgica e doente. O cuidado incorreto é o culpado. Muitos cometem erros graves durante a rega, o que afeta negativamente o estado geral da planta doméstica.
O erro mais comum de floristas novatos é que eles literalmente inundam a flor com água. E é categoricamente impossível fazer isso, uma vez que com o excesso de umidade, o sistema radicular da planta começará a apodrecer e sua flor favorita morrerá. Se, devido à umidade excessiva, as folhas começaram a murchar e cair, medidas urgentes devem ser tomadas para ressuscitar a flor. Neste caso, a planta é completamente removida do solo, o sistema radicular é limpo de resíduos de solo e, em seguida, processado um agente especial da série de fungicidas.
Então, depois de secar as raízes por várias horas, o cíclame é plantado em um novo recipiente. No caso de tal transplante de emergência, o solo antigo e o vaso não devem ser usados.
Uma quantidade insuficiente de água também afeta negativamente a saúde da planta. Portanto, secando demais o solo e esquecendo-se de regar a flor, você corre o risco de que logo ela simplesmente morra. Se a planta ficar sem umidade por muito tempo, o solo começará a rachar, logo isso levará ao aparecimento de ácaros.
Água com temperatura errada também afeta negativamente a saúde da flor. Se o líquido estiver muito frio ou quente, a planta se sentirá mal. O líquido não deve cair no topo da raiz.
Outro erro comum de floristas novatos é a escolha errada de fertilizantes. Lembre-se de que nem todos os fertilizantes de qualidade são iguais para flores. Consulte especialistas e selecione apenas o curativo superior adequado para ciclâmen... Além disso, não permita que partículas de fertilizante caiam sobre os caules ou folhas da flor, pois isso pode causar queimaduras e doenças graves.
Você aprenderá mais sobre a rega correta do cíclame no vídeo a seguir.
Eles me deram um ciclame florido, e eu tenho trabalho o dia todo até a noite ... você pode me dizer como cuidar bem dele, por exemplo, usando o mesmo método de pavio?
Para irrigação de pavio, a composição do solo é muito importante. Deve ser leve e respirável para que o solo não vire um pântano. As opções mais comuns são turfa de alto pântano e perlita. Para fazer o pavio, usamos meias-calças de náilon velhas - bem permeáveis. Agora você precisa escolher o tamanho do pote e o recipiente para água para que fique estável no recipiente. Esticamos o pavio através dos orifícios de drenagem, colocamos espuma de plástico no fundo da panela (não é necessária argila expandida neste caso). Em seguida, despejamos um pouco (0,5-1 cm) de terra, colocamos o pavio na horizontal e enchemos com terra.
O comentário foi enviado com sucesso.