Como transplantar ciclâmen corretamente?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Regras de transplante
  3. O que é necessário?
  4. Instruções passo a passo
  5. Possíveis problemas

O ciclame em flor encanta nossos olhos com sua forma original e cor viva. Esta flor de interior, também chamada de violeta alpina, faz com que quase todos os cultivadores a desejem em sua coleção. A flor tem uma peculiaridade - seu período de floração cai nos meses de inverno.

Cyclamen pertence à família Primroses. Os países da costa mediterrânea são considerados a pátria da flor, a planta é comum no Irã, no Iraque. No continente africano, o ciclame cresce em seus territórios do norte e do leste e, em nosso continente, a planta pode ser encontrada na costa do Mar Negro. No nosso país, os ciclames selvagens estão listados no Livro Vermelho da conservação da natureza.

Peculiaridades

O ciclame possui mais de 20 variedades em seu gênero. As diferenças entre elas consistem no fato de que cada espécie tem sua própria cor ou difere de sua contraparte na estrutura da flor - há até flores de dupla estrutura. Além disso, o tamanho da flor também varia dependendo do tipo de planta: este belo homem exótico cresce em altura de 15 a 30-35 centímetros.

Cyclamen é uma planta perene, todos os seus modernos híbridos varietais foram obtidos de ciclâmens persas e europeus. São esses os tipos que os especialistas recomendam para reprodução doméstica.

O ciclâmen persa, com os devidos cuidados, pode crescer até 30 centímetros de altura. Externamente, é muito atraente, tem folhas verdes escuras com bordas verdes claras e flores grandes com ricos tons de rosa.

O ciclâmen europeu também tem folhas verde-escuras, mas o padrão delas não é tão contrastante como nas espécies persas. As flores da variedade européia são inferiores em tamanho, mas são muito mais brilhantes em cores. O ciclâmen europeu tem uma peculiaridade - não possui uma fase de repouso invernal, o que significa que será muito mais fácil cuidar dele.

O sistema radicular do ciclame é tuberoso, com botões dormentes localizados nele, dos quais as folhas brotam, reunindo-se em uma roseta de raiz. No centro do tubérculo existem pontos de crescimento de futuros pedúnculos. Crescendo, esses pedúnculos se elevam acima da folhagem. As flores nos pedúnculos crescem em declive e suas pétalas são dobradas para cima. Cada flor possui um pistilo e um estame, ou seja, é hermafrodita.

O ciclo de vida anual de uma planta é peculiar e ocorre em três fases condicionais. A flor cresce nos meses de outono, floresce no inverno e a planta fica em estado de repouso na primavera e no verão.

Regras de transplante

Os ciclames são vendidos no inverno, durante a floração, enquanto o solo é abundantemente aromatizado com grânulos de fertilizantes. Esse excesso de alimentação tem um efeito negativo sobre o bem-estar da planta, e depois de comprar o ciclame em sua casa pode murchar. Nos viveiros, a flor era mantida em casa de vegetação, onde havia boa iluminação, umidade do ar e alimentação. Já se passou muito tempo desde que a flor foi transportada para o armazém e depois para a sua casa, o que prejudicou o ciclâmen. Ele pode soltar os botões ou suas folhas começarão a amarelar.

No entanto, não se apresse em transplantar um cíclame em flor - é melhor vigiá-lo regando-o com pequenas porções de água morna decantada. O transplante de uma planta com flor apenas aumentará seu estado estressante e pode destruir completamente seu animal de estimação verde. Espere até que a floração termine.

Agricultores experientes acreditam que é melhor começar a replantar uma planta comprada em um novo vaso quando ela sair da dormência.

Antes de plantar uma planta comprada em seu habitat permanente, preste atenção na parte de trás das placas das folhas e verifique se há acúmulos de pragas de insetos. Isso deve ser feito para tomar rapidamente medidas para tratar a flor e para não infectar as outras plantas da sua casa.

O que é necessário?

Para transplantar uma planta comprada em outro vaso, você deve preparar tudo o que precisa com antecedência.

  • Capacidade de pouso. Você pode escolher um pote de plástico ou cerâmica, desde que não seja muito grande e tenha um bom orifício de drenagem. Cyclamen adora um recipiente apertado, então escolhemos um novo pote 2-4 centímetros maior do que o anterior. O novo pote deve ter uma bandeja para coletar o excesso de umidade.
  • Solo para plantio. Você pode usar qualquer solo destinado a plantas com flores decorativas. Cyclamen adora quando o solo está solto e rico em matéria orgânica. Para uma planta, escolha solos ligeiramente ácidos, a acidez ideal é 5,0-6,5 pH.
  • Fermento em pó para o solo. É necessário adicionar componentes de soltura ao solo. Para fazer isso, você pode levar vermiculita, areia grossa de rio, fibra de coco, casca de pinheiro picada.
  • Material de drenagem. Argila fina expandida e cascalho são usados ​​como drenagem.
  • Fertilizantes. Após o transplante, o ciclâmen não pode ser fertilizado por 1-2 meses, uma vez que retira oligoelementos úteis do solo. Após este tempo, você precisa estocar fertilizantes. Pode ser um fertilizante líquido para plantas com flores decorativas da marca FORTE, o medicamento Cyclamen, Agricola.
  • Remédios. O ciclame é uma planta venenosa e devem ser tomadas precauções ao trabalhar com ele. Para realizar um transplante de flor, você precisará de um par de luvas de borracha.

Instruções passo a passo

Então, você decidiu transplantar o ciclâmen comprado em casa, seu procedimento incluirá várias etapas consecutivas.

  • Após o final da floração, a planta deve ser cuidadosamente removida do vaso de transporte e, em seguida, cuidadosamente limpa seu sistema radicular do solo antigo. Você pode separar os pedaços de terra com raízes com um palito de madeira. No entanto, ao limpar, não toque na bola de terra sob o tubérculo, pois o ciclame não gosta disso.
  • Preparando um vaso para o plantio. Se você escolheu um vaso de plástico, antes de plantar uma flor nele, lave as paredes internas do vaso com sabão e despeje água fervente sobre elas. Se o seu pote for feito de argila, então ele deve ser imerso por 1-2 horas em um recipiente fundo com água - assim o ar sairá dos poros do recipiente de argila. Esse procedimento é feito para que o vaso, após o plantio da planta, não retire para si a umidade que se destina à flor.
  • Criamos um sistema de drenagem corretamente. Espalhamos 2-3 centímetros de argila expandida ou cascalho fino no fundo do vaso. É bom adicionar uma pequena quantidade de carvão à camada de drenagem, apenas 2-3 pedaços são suficientes.
  • Colocamos uma camada de terra de 4 a 5 centímetros na drenagem e colocamos a planta. Em seguida, enchemos a terra nas laterais e pressionamos levemente. Ao plantar, não aprofundar demais o tubérculo e a roseta de raízes das folhas.
  • Após o transplante do ciclame, regue a flor. Isso deve ser feito com moderação, uma vez que os ciclames toleram igualmente mal tanto o ressecamento do solo quanto o seu encharcamento. Uma planta adulta é melhor regada em uma panela.
  • Você deve pensar com antecedência sobre o local para colocar a flor. Como o ciclame se sente melhor com luz solar fria e difusa, o melhor lugar para ele pode ser na direção leste ou oeste da janela.

Se você tiver a sorte de comprar um grande espécime de ciclâmen com filhos no tubérculo principal, poderá separá-los durante o transplante, formando novas plantas e plantando-as em recipientes separados.

Possíveis problemas

Cultivar ciclâmen é uma tarefa difícil e, para lidar com isso, você precisa seguir todas as regras para cuidar de uma flor. Um problema comum com ciclames é o amarelecimento da folhagem. Esse processo pode ser chamado de normal se você tiver uma espécie que perde folhagem durante um período de dormência. Mas se seu animal de estimação verde não pertence à espécie de ciclâmen decíduo e suas folhas caíram, você precisa determinar a causa dessa condição e eliminá-la.

O amarelecimento da folhagem no ciclame pode ocorrer pelos seguintes motivos.

  • A planta cresceu além do volume do vaso, o sistema radicular cresceu demais.
  • A flor é exposta à luz solar direta, causando queimaduras.
  • A planta não recebe rega regular ou encontra-se em uma sala com ar seco. Para resolver o problema, é necessário evitar que a camada superficial do solo seque. No ar seco, pode-se colocar um vaso de flores em um pallet com argila expandida úmida ou usar um umidificador elétrico próximo à planta.
  • Se uma flor murchar durante o período de floração, isso indica que ela não tem alimentação suficiente. É necessário introduzir fertilizantes líquidos para plantas com flores decorativas ao regar.

Para evitar que sua flor murche completamente, tente estabelecer a causa de sua doença o mais rápido possível e elimine-a estabelecendo condições confortáveis ​​para a planta.

É possível que a causa da doença da flor tenha sido uma infecção bacteriana ou fúngica. Os sintomas nesses casos são bastante óbvios.

  • Podridão cinzenta - as folhas ficam amarelas, os caules e pedúnculos são cobertos por uma flor cinza fofa de mofo. Essa situação ocorre quando a umidade é alta e a temperatura perto da flor é baixa. Para curar a flor, você precisará remover todas as áreas afetadas e tratá-la com a solução de Fundazol.
  • Podridão úmida - o arbusto de cíclame começa a murchar rapidamente e, ao mesmo tempo, um cheiro desagradável de decomposição pode ser encontrado próximo a ele. As áreas danificadas devem ser removidas e o ciclame tratado com qualquer solução fungicida. Se o processo já capturou o bulbo da raiz, provavelmente será impossível salvar a flor.
  • Fusarium - a planta começa a amarelar. A causa é uma infecção fúngica. O fungo infecta os tecidos dos caules e pedúnculos, obstruindo o sistema de condução capilar, razão pela qual ocorre a decomposição. Além disso, os esporos do fungo entram no solo, onde esperam por muito tempo condições favoráveis. Para combater o fusarium, as partes danificadas da planta são removidas, o solo é trocado e regado com "Fundazol", e a parte do solo é tratada com "Topsin".

Acontece que o ciclame é danificado por pragas. Se eles forem afetados, os seguintes sintomas aparecerão.

  • Ácaro Cyclamen. A planta doente para de florescer, as folhas e os pedúnculos ficam deformados. Para o tratamento, uma série de pulverizações da flor com inseticidas é usada. Criadores de ciclâmen experientes afirmam que esse tipo de carrapato é muito resistente a inseticidas e é extremamente raro curar a planta. Se ainda houver ciclâmens em sua coleção, é melhor destruir a amostra doente para proteger as amostras saudáveis ​​de infecções.
  • Thrips São pequenos insetos cujas larvas se alimentam da seiva das folhas e dos rebentos. Visualmente, você notará muitos pontos brancos nas placas das folhas, enquanto as bordas das folhas estarão secas e torcidas para dentro. Se você olhar de perto, verá um aglomerado de pequenos insetos no verso da folha. Para combatê-los, use drogas "Fitoverm" ou "Aktara".
  • Escudo - uma das pragas mais perigosas para o ciclame. Praticamente não são afetados por preparações inseticidas e os sintomas de infecção aparecem tarde demais.Uma planta doente apresenta um aglomerado de pequenos insetos marrons no dorso da folha, que são protegidos externamente por uma concha especial, que lhes confere resistência quando expostos a inseticidas. O método mais eficaz de se livrar da cochonilha é coletar manualmente os insetos de uma flor. Para que o processo seja eficaz, você precisa borrifar a planta com uma solução de álcool antes da colheita.

A planta pode estar infestada de pragas no viveiro de outras plantas doentes. Portanto, ao escolher uma flor no momento da compra, examine-a cuidadosamente quanto à presença de pragas.

Para um transplante de ciclâmen, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário