Cultivo de ciclâmen a partir de sementes

Contente
  1. Onde obter sementes?
  2. Tâmaras de semeadura
  3. Preparação de solo e materiais
  4. Processo de plantio
  5. Cuidado
  6. Possíveis problemas

Cyclamen é uma flor da família das prímulas da família Mirsin. Outros nomes: dryak, violeta alpina. Existem muitas subespécies desta planta, que, dependendo de suas características, crescem em diferentes regiões do mundo, diferindo umas das outras no clima, na composição do solo e em outras características. O ciclâmen é uma planta perene que permite cultivá-la em casa. A reprodução de algumas espécies desta flor é feita com o plantio de sementes.

Onde posso obter as sementes?

Atualmente, uma grande variedade de sementes de ciclâmen está disponível em lojas e mercados de flores. São fornecidos em embalagens de papel com uma capa protetora interna que evita os efeitos negativos da umidade e da temperatura.

A embalagem deve conter informações sobre o fabricante, o nome da variedade da flor e uma fotografia gráfica colorida de um ciclâmen em flor. Com base nessas informações, você pode determinar a qualidade do produto e a variedade da planta.

É permitido obter sementes em casa. Para fazer isso, você deve ter uma planta adulta disponível. Durante o período de floração, a polinização das flores deve ser realizada. Em alguns casos, os insetos voadores que se alimentam de pólen podem fazer isso. Se não houver esses insetos na sala e não houver como levar o vaso com a planta para fora, você pode polinizar a si mesmo.

A transferência de pólen é realizada nas flores em flor da seguinte maneira: agite cada flor por várias semanas até que o pólen em sua parte interna se eleve no ar. Quando ele se assentar, parte cairá sobre as flores vizinhas.

Para polinização, um método de transferência mecânica pode ser usado. Você precisa pegar uma pequena escova ou cotonete e segurá-la sobre o local do pólen da flor. Em seguida, faça manipulações semelhantes com a flor vizinha. Continue até que o pólen de todas as flores esteja misturado.

Concluída a polinização manual, aguarde o final do período de floração e colete as vagens formadas. Eles podem ter uma tonalidade de marrom escuro a marrom-laranja, parecem pequenas bolas murchas que perderam sua forma. As sementes estão contidas em uma formação de botão, como um recipiente redondo que aparece no lugar de uma flor. Usar sementes é uma das maneiras mais eficazes de propagar uma determinada planta.

Tâmaras de semeadura

Para cultivar ciclâmen a partir de sementes obtidas em casa, as datas de plantio devem ser observadas. Acredita-se que a melhor época para plantar ciclâmen é do final do inverno até a primeira metade da primavera. Portanto, após o término do período de floração, será possível plantar sementes já em fevereiro.

Se uma flor é plantada em um vaso que permanece dentro de casa, então, teoricamente, o momento do plantio pode ser negligenciado. Porém, o ciclâmen é uma planta específica, e o tempo de germinação das sementes, bem como sua sobrevivência em geral, podem depender de qualquer fator. Com isso em mente, os especialistas aconselham o plantio de sementes em um horário determinado.

Preparação de solo e materiais

Para obter os melhores resultados no cultivo de ciclames caseiros, vale a pena germinar as sementes com antecedência. Este processo irá preparar a semente para o plantio no recipiente principal.

Ao germinar, pode-se levar um recipiente de plástico com laterais baixas e tampa. Despeje uma fina camada de solo no fundo do recipiente. Coloque as sementes nele. A densidade da sua colocação não importa muito, mas é melhor que a distância entre as sementes seja de cerca de 1 cm. O solo no recipiente deve ser constantemente umedecido.

Para não exceder o nível de umidade e para irrigar o mais uniformemente possível, você pode usar uma pistola manual de pulverização configurada para o modo de pulverização máximo.

Para evitar a evaporação excessiva do líquido do recipiente durante a imersão, ele deve ser coberto com uma tampa. A tampa não deve ser muito apertada. As sementes requerem oxigênio fresco e alguma ventilação para evitar a formação de mofo.

É importante observar o regime de temperatura. Com temperaturas que não caem abaixo de +20 graus, as sementes podem germinar em 30-40 dias. Temperatura excessiva pode levar ao início do processo de anabiose no interior das sementes. O mesmo é verdade em baixas temperaturas. Danos ao material da semente na forma de secagem ou decomposição não estão excluídos.

Enquanto as sementes estão germinando, você pode começar a preparar o solo. As floriculturas vendem diferentes tipos de solo para vasos, adequados para diferentes plantas. Os ciclames não são exceção, pois são bastante exigentes na composição do solo em que crescerão. Caso não seja possível adquiri-lo em uma instituição especializada, você mesmo pode preparar a mistura.

Para preparar o solo para os ciclames, você precisará de:

  • solo frondoso - húmus de folhas lenhosas;
  • turfa ou solo turfoso;
  • areia não é rio, sem misturas de argila.

O último ingrediente pode ser lavado e limpo de inclusões desnecessárias de componentes de lodo e argila. A areia atua como um diluente e evita que o solo endureça, o que pode impedir a entrada de oxigênio.

Todos os componentes da mistura, incluindo quaisquer fertilizantes, devem ser misturados em proporções moderadas. Quantidades excessivas deste ou daquele elemento constituinte podem danificar a estrutura das sementes e reduzir as chances de germinação.

O solo preparado não deve conter componentes que continuem a suportar o processo de decomposição. Como parte desse processo, o calor é gerado dentro do solo e as sementes podem "queimar".

Um container para desembarque é preparado com antecedência. As sementes germinadas são colocadas em uma caixa onde passam por um período inicial de amadurecimento. O plantio final é feito em vasos com volume e diâmetro interno suficientes, o que permitirá que o futuro tubérculo se desenvolva em espaços amplos.

Processo de plantio

Seguir o guia de plantio de sementes passo a passo fornecerá o melhor resultado, expresso na germinação mais rápida e na formação completa dos sistemas de raízes e caules caducifólios da flor.

Antes de plantar, você precisa verificar cuidadosamente se as sementes são adequadas para uso posterior. Preste atenção aos restos da cobertura das sementes, que às vezes impedem o livre desenvolvimento de novas folhas. Em alguns casos, será apropriado remova você mesmo as partes restantes do revestimento da semente. Esta manipulação pode acelerar significativamente o crescimento posterior da muda, mas você deve ter cuidado - os rebentos são extremamente frágeis.

Para remover com segurança as cascas das sementes velhas, é necessário cobrir cada broto com um cotonete embebido em água. Após alguns minutos, a casca ficará macia e se soltará sem esforço.

Uma camada de argila expandida ou pequenos seixos é colocada no fundo do pote. Espessura da camada 2-3 cm. Na ausência desses materiais, você pode usar areia limpa. Isso é necessário para garantir uma boa permeabilidade à água, que evita o assoreamento do solo, e a criação de uma almofada de ar, uma vez que o ciclame necessita de uma quantidade suficiente de oxigênio.

Em seguida, o solo é derramado, preparado com antecedência.Na fase de preparação, é importante excluir a entrada de sementes de outras plantas neste solo, bem como de larvas de pragas que podem estragar o tubérculo não desenvolvido da flor.

A altura da camada de solo não deve atingir a borda superior do vaso em 2-3 cm. A distância restante até o topo será necessária para localizar um broto nele, que é colocado no centro do vaso e polvilhado com terra.

Você precisa colocar o solo ao redor do talo de forma que de modo que alguma parte de seu tronco e as folhas em formação permaneçam acima da superfície da terra... O espaço deixado no topo da panela é necessário para criar um efeito estufa.

Este efeito é obtido cobrindo o pote com filme plástico. Isso é feito até que a altura da flor ultrapasse o nível da borda. Quando a planta cresce mais e mais, ela começa a encostar no filme, que deve ser retirado.

A capa do filme não é usada constantemente... Periodicamente, ele deve ser removido para que a planta possa "respirar" e não se queime em uma estufa improvisada. Nos momentos de abertura, o pote é instalado na janela, onde os raios indiretos do sol podem alimentar o jovem ciclâmen e iniciar os processos necessários nele.

Durante esse período, o broto da flor precisa de atenção constante, que se expressa em irrigação moderada e regular, arejamento, afrouxamento do solo e assim por diante.

Cuidado

O ciclâmen é uma flor que requer cuidados especiais. Desde os primeiros dias do ovário do rebento e durante todo o tempo, ele precisa de atenção. Esta flor não deve ser deixada sem vigilância por muito tempo. Isso pode levar à cessação da floração, a um estado de animação suspensa ou à morte completa da planta.

Como parte dos cuidados com o ciclame, vários procedimentos obrigatórios podem ser observados que devem ser realizados regularmente.

  • Fornecendo um sistema de drenagem. O ciclame não tolera a estagnação de líquidos no solo. Para satisfazer sua necessidade de umidade, mas não para estragá-la com uma quantidade excessiva de água, você pode perfurar o solo periodicamente com uma agulha de tricô fina. As punções devem estar a uma distância suficiente do sistema radicular da flor para não danificá-lo.

Se o broto principal foi plantado em um recipiente temporário, à medida que cresce, deve ser transplantado para um recipiente mais adequado. Isso permitirá que a flor forme um tubérculo de raiz e inicie os processos metabólicos com força total.

  • A cada seis meses, a flor precisa ser alimentada com misturas especiais, que você pode preparar com húmus orgânico ou comprar em uma loja especializada. Se um fertilizante comprado em loja for usado, deve-se tomar cuidado ao adicioná-lo ao solo. Concentração excessiva pode levar à morte da flor, por isso o fertilizante deve ser diluído na metade das proporções, independente do que estiver indicado nas instruções da embalagem.

Atenção especial é dada à planta quando ela floresce. As flores absorvem uma grande porcentagem de nutrientes, então você precisa cuidar do ciclâmen com ainda mais cuidado.

  • É importante prestar atenção à presença de luz. As flores consomem esse recurso em grandes quantidades. Diante disso, você pode instalar uma flor por um curto período de tempo sob a luz solar direta. Ao mesmo tempo, monitore o nível de umidade do solo e a condição das folhas.

Sob a influência da luz solar direta, a umidade evapora intensamente através dos poros da cobertura foliar da planta. A falta de controle desse processo pode levar ao fato de a flor não conseguir atender à necessidade de líquido de todas as folhas.

Possíveis problemas

Dadas as propriedades do ciclâmen, deve-se esperar alguns problemas em seu desenvolvimento. Em alguns casos, a planta demora muito para florescer, apesar de já ter chegado a altura da floração. Em outros casos, após um mergulho e tentativas de reprodução, a muda morre.

As causas desses problemas podem ser atribuídas a vários fatores.Talvez o solo não tenha os minerais necessários para uma floração bem-sucedida ou, inversamente, a quantidade permitida de oligoelementos seja excedida. Para resolver esse problema, você pode fazer experiências com o nível de fertilizante adicionado ao vaso. Dependendo da reação da planta, conclusões podem ser tiradas sobre como cuidar mais dela.

Além disso, uma praga pode se instalar no solo, que se alimenta de tecidos tuberosos ou da seiva da planta. Nesse caso, vale mudar completamente a composição do solo. Para isso, é melhor usar misturas compradas em loja, pois passam por um bioprocessamento, que exclui a presença de organismos vivos na terra.

Se tudo for feito de forma correta e consistente, você pode cultivar um ciclâmen em casa, o que fará as delícias dos olhos por muitos anos.

Você aprenderá mais sobre o cultivo de ciclâmen a partir de sementes no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário