Ciclâmen europeu: características, características de reprodução e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas

As plantas com flores são um adorno tanto de terrenos pessoais quanto de estufas caseiras. Nos países europeus, muitas vezes você pode ver uma planta muito bonita: o ciclâmen europeu, que os criadores foram capazes de adaptar às condições de casa para regiões com condições climáticas desfavoráveis. A flor perfumada e bonita ganhou popularidade em muitos países do mundo e é amplamente utilizada por floristas para decorar instalações.

Descrição

O ciclame europeu é uma planta com flores perenes que pertence à família das prímulas. A terra natal da flor herbácea é o sul da Europa. Em zonas climáticas com climas quentes e amenos, os ciclames podem ser encontrados em parques, jardins e leitos de ruas. V em regiões com baixas temperaturas, esta flor é cultivada pelos jardineiros como planta de casa e só no verão é levada para a rua. Devido à sua bela aparência e aroma delicado, a flor é frequentemente chamada de dryak ou violeta alpina.

O sistema radicular consiste em um bulbo em forma de bola alongada, em cuja superfície crescem as raízes. O diâmetro máximo do tubérculo é de 11 cm. A lâmina serrilhada da folha tem a forma de um coração e está localizada no pecíolo. A cor do lado superior da folha é verde profundo e o lado inferior é roxo. O diâmetro de uma flor não excede 20 mm e se assemelha a uma borboleta. A paleta de cores dos botões varia de rosa a roxo e roxo.

O período de floração dura mais de 5 meses. As flores começam a se formar em meados da primavera. Uma característica do ciclâmen durante a floração é a presença de um aroma rico e agradável. A violeta alpina não é apenas uma planta ornamental, mas também medicinal.

A violeta alpina não é apenas uma planta ornamental, mas também medicinal. A composição química de seu suco inclui alcalóides, saponinas, óleo essencial e componentes adstringentes com ação antiinflamatória e anti-séptica.

Drogas ciclâmen são usadas para tratar as seguintes patologias:

  • doenças ginecológicas;
  • problemas neurológicos;
  • reumatismo;
  • inflamação do trato respiratório superior.

Esfregar a planta com álcool é usado para tratar reumatismo e gota.

Devido à presença de substâncias tóxicas nas raízes, você deve consultar seu médico antes de tomar medicamentos.

Cuidado

Só uma flor saudável e forte pode deliciar e surpreender os seus proprietários durante muitos anos. Antes de comprar esta planta, você deve estudar cuidadosamente suas características e regras básicas de atendimento.

  • Os botânicos recomendam colocar ciclâmen em áreas bem iluminadas. A planta se sente confortável em janelas com janelas voltadas para o leste ou oeste. No caso de colocar uma flor no lado sul, é necessário criar sombreamento artificial, que se tornará um obstáculo à penetração da luz solar direta. Muitas donas de casa colocam vasos de flores em prateleiras e mesas, perto das quais são instaladas fontes de luz artificial.
  • A planta não é recomendada para ser colocada em salas com fumaça e na cozinha. No verão, os vasos de flores devem ser levados para varandas e galerias, que têm copas especiais de sombreamento.
  • A temperatura mais confortável na primavera, verão e outono é de + 18 °. No inverno, a temperatura do ar na sala não deve exceder + 15 °.
  • Durante o período de crescimento ativo, a planta deve ser regada com moderação e regularidade. A planta tem uma atitude negativa em relação ao alagamento e à seca. A rega só é necessária após a secagem da camada superior do solo. Os especialistas recomendam umedecer o solo por meio de um reservatório, no qual é necessário despejar água sedimentada em temperatura ambiente.

É estritamente proibido usar água da torneira, que contém uma grande quantidade de sais de metais pesados, cloro e cal. Durante o período de dormência, o número de irrigações deve ser reduzido ao mínimo.

  • A planta responde positivamente à entrada de nutrientes adicionais. Na primavera e no verão, esse procedimento deve ser realizado uma vez a cada 14 dias, e no inverno esse evento deve ser abandonado. Jardineiros experientes recomendam o uso de fertilizantes minerais complexos para a floração de plantas de interior para alimentação.
  • Para remover botões secos e folhagens é necessário usar o método de torção.

Se as regras para cuidar do ciclâmen europeu não forem seguidas, as seguintes dificuldades podem surgir:

  • folhagem amarelada e caindo - baixo nível de umidade do ar;
  • murchamento e apodrecimento de inflorescências e bulbos - umidade excessiva do solo;
  • caindo de botões não formados - a introdução de uma quantidade insuficiente de nutrientes.

Reprodução

Para obter uma nova planta, os biólogos recomendam o uso de dois métodos de reprodução:

  • enraizamento de tubérculos filhos;
  • sementes.

Plantando bulbos jovens - a maneira mais fácil e rápida de reproduzir. Para a sua implementação, é necessário separar os pequenos bolbos da mata-mãe na primavera e plantá-los em recipientes técnicos especiais de pequeno tamanho, cujo diâmetro é 4 cm maior que o tamanho do bolbo. À venda você pode encontrar recipientes de cerâmica e plástico. Os floricultores experientes recomendam dar preferência à cerâmica.

Para o plantio, use solo nutriente leve e arejado com areia grossa, que deve ser totalmente preenchido com material de plantio.

Você pode usar uma mistura de solo disponível comercialmente e solo nutriente preparado pela própria empresa.

Para fazer em casa, você deve misturar em proporções iguais:

  • solo frondoso;
  • húmus;
  • areia grossa;
  • turfa orgânica.

A composição nutricional resultante deve ter um baixo nível de acidez.

No caso de compra de substratos prontos, deve-se dar preferência a misturas para flores bulbosas. Para máxima retenção de umidade no solo, os floristas recomendam colocar musgo na superfície do vaso.

Um pré-requisito para o plantio de uma flor é a presença de uma camada de drenagem no fundo, o que evitará o apodrecimento dos tubérculos.

A planta não precisa ser replantada com freqüência. O vaso de plantio pode ser trocado a cada 4 anos. A época mais favorável é o início da primavera. Para evitar danos mecânicos ao sistema radicular, os floristas recomendam o uso do método de transbordo.

Sementes de plantio - um processo complexo e demorado que muito raramente é usado em casa. A época mais adequada para a semeadura é o início do outono. Este método de obtenção de uma nova flor é utilizado por criadores experientes em viveiros especializados.

Se você deseja cultivar uma planta a partir de sementes compradas, eles agem passo a passo.

  • Antes de plantar sementes é imperativo mergulhar por 1 dia em uma solução especial, o que aumentará a porcentagem de germinação.
  • Contêineres de desembarque preenchido com turfa orgânica, à qual são adicionadas areia e vermiculita.
  • Sementes processadas é necessário espalhar na superfície do solo e polvilhar com uma camada muito fina de terra.
  • Para umedecer o solo é necessário usar um borrifador.
  • Para aumentar a germinação o recipiente deve ser coberto com filme plástico.
  • Material de cobertura pode ser removido apenas 30 dias após a germinação.
  • Depois da aparição 2 folhas verdadeiras podem ser colhidas.

Uma planta jovem obtida a partir de uma semente só poderá agradar aos seus proprietários com a floração após um ano.

Doenças e pragas

Como qualquer planta, o ciclame europeu é suscetível a uma série de doenças e aos efeitos negativos de insetos perigosos. Os biólogos distinguem várias entre as doenças mais perigosas.

  • Podridão úmida - uma doença bacteriana que provoca o apodrecimento do bulbo. Sinais - murchamento e inclinação das placas de folhas, presença de odor desagradável da flor. Esta doença é incurável. Para evitar a propagação da infecção, a planta deve ser descartada.
  • Perna negra - uma infecção fúngica que invade a estrutura do caule. Sinais - amarelecimento da parte superior das placas de folha. Para tratar uma flor, produtos químicos especiais devem ser usados.
  • Podridão cinzenta - uma doença fúngica, cujos esporos são transmitidos de uma planta doente para uma planta saudável, através da água e das correntes de ar. Sinais - a presença de mofo branco em todas as partes da planta, a morte rápida das áreas afetadas. Antes de tratar a flor com fungicidas, todas as partes infectadas devem ser cortadas.

As pragas mais comuns que podem levar à morte do ciclâmen são os seguintes insetos:

  • ácaro;
  • tripes;
  • pulgão;
  • escudo.

A deformação das placas foliares e das inflorescências, bem como a lenta formação de novos rebentos e a torção de hastes antigas são um sinal de danos do ciclame. marcação... O tamanho deste inseto não ultrapassa 0,4 mm, o que dificulta muito sua detecção visual. Grandes aglomerados de ácaros são mais parecidos com uma camada empoeirada.

Os jardineiros profissionais recomendam lavar os pratos de folha com sabonete líquido e tratar a flor com produtos químicos especiais.

Pulgão - a praga mais comum que adere à planta e tira todo o seu suco. Você pode ver o inseto na parte inferior da folha. Antes de aplicar substâncias tóxicas na planta, é imprescindível lavar as placas das folhas com água e sabão.

Escudo - uma praga imóvel que se parece com uma mancha escura na folha. A proteção praticamente não se move e pode ser facilmente removida com um pano embebido em álcool isopropílico. No caso de aparecimento de crias jovens, que se movem ativamente ao longo dos caules e folhas, a flor deve ser tratada com inseticidas especiais.

Thrips preto e branco - pragas móveis que podem se mover de uma planta para outra. O habitat dos insetos são inflorescências e folhas. Sinais - presença de manchas escuras na chapa e sua deformação. Para destruir um inseto, é necessário tratar a flor com inseticidas pelo menos 3 vezes. Uma planta doente deve ser isolada de outras flores.

Após a detecção besouro elefante é imperativo transplantar a flor para um novo vaso.

Para um vídeo sobre o ciclâmen europeu, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário