Tsikas é revolução e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Aterrissagem
  3. As nuances do cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Tsikas é uma planta perene semelhante a uma árvore conhecida desde o Mesozóico. Pertence à família das cicadáceas e com suas folhas penugentas se assemelha a uma palmeira. Portanto, o nome palmeira sagu é o nome do meio das cicas.

A cultura não é caracterizada por um crescimento rápido, mas visualmente ainda é boa: em um interior ascético, em branco nórdico e em um estilo boho, parecerá brilhante, interessante, sólido.

descrição geral

Tsikas é considerado um parente próximo da samambaia, e sua aparência mostra isso claramente. Ela cresce nos trópicos e subtrópicos, principalmente na China e no Japão, e também nas ilhas do Pacífico. As folhas da planta, duras e em forma de agulha, roseta no topo de um enorme tronco, parecem muito exóticas. O próprio tronco é coberto por uma casca densa e áspera.

Em seu ambiente natural, uma cicadácea pode crescer até 10 m, mas em apartamentos e escritórios ela é boa até 70 cm. Em uma estufa, você pode cultivar uma cicadácea inclinada de dois metros. Por um ano, o aumento será de apenas alguns centímetros, mais uma ou duas folhas, e cada folha viverá no máximo 3 anos. O rizoma das cicas é bulboso.

Um ponto muito importante: todos os órgãos vegetativos dessa cultura possuem neurotoxinas, que podem ser bastante venenosas... Isso está repleto de queimaduras, doenças graves e, em casos difíceis, até mesmo a morte. Ou seja, cultivando cicas em casa, você precisa entender uma circunstância tão séria. Ao trabalhar com uma planta, deve-se ter cuidado, crianças e animais não devem entrar em contato com ela de forma alguma.

Devo dizer que o cicassus é uma revolução - também não é a flor mais fácil de cuidar. Desenvolve-se lentamente e, portanto, parecerá ao cultivador que tudo é vão, vale a pena crescer. Teremos que ser pacientes. Criar também é muito difícil, quase sempre criar se resume a comprar sementes. Mas o cicassus é uma planta revolucionária em campo aberto, sua variedade doméstica não terá folhas tão massivas. As placas de folhas de cicas de interior são muito mais finas, elas são fixadas no eixo central. Um cicassus crescendo por 10 anos em um vaso durante todos os anos pode dar 15 folhas no total.

O tronco de uma planta doméstica não é tão desenvolvido, pode-se dizer, é quase inexistente. Mas a flor ainda pode crescer. Acontece que tem mais de um metro, embora na maioria das vezes tenha 50-70 cm.

Tsikas Revolutiona tem as seguintes variedades:

  • cóclea - caule curto, com roseta de 15 folhas, as folhas na parte superior e na área da nervura central são cobertas de espinhos;

  • toir - tem um topo ramificado e sementes grandes.

  • Siamês cycad - pode crescer até 1,8 m, tem folhas particularmente longas atingindo 1,2 m (largura - 20 cm).

  • cicas rumph - tem uma bela cor esmeralda, folhas de um metro de comprimento com lóbulos esparsos.

Por que exatamente o cicassus revolutiona (caído) se tornou popular como planta doméstica - provavelmente porque é muito compacto. Mas você precisa se lembrar da toxicidade e do crescimento fraco. Apenas as altas qualidades decorativas da cicassa podem ser superiores a esses argumentos.

Aterrissagem

Um transplante após a compra é necessário para esta planta apenas se seu estado for "triste", ou se o vaso for inicialmente pequeno e a cultura dentro dele for apertada. Ao transplantar, é especialmente importante não ferir o delicado sistema radicular das cicas.

Regras básicas de transplante:

  • é melhor fazer isso na primavera, as amostras jovens são transplantadas não mais do que uma vez por ano, adultos - não mais do que uma vez a cada 3 anos (ou mesmo 5 anos);

  • o método de transbordo é o mais suave, permite proteger as raízes da planta;

  • a drenagem não deve ser apenas no fundo do vaso, mas também misturada ao substrato;

  • se os botões das folhas da planta começaram a crescer, não há dúvida de qualquer transplante - a flor pode simplesmente parar de crescer;

  • um cicassus colocado em um vaso deve ser enterrado da mesma forma que em sua "casa" anterior, caso contrário, as raízes podem apodrecer.

Atenção! Como a flor é venenosa, todo o trabalho de transplante deve ser feito estritamente com luvas de borracha.

O pote de cicas deve ser firme e profundo. Se for muito grande, o solo pode congelar. Aliás, o solo em si deve ser leve, com boa aeração. O recipiente deve ser enxaguado, seco e enchido com a mistura de solo pronta. As folhas velhas inferiores da planta devem ser cortadas durante o transplante. As fatias devem ser tratadas com um desinfetante. Não há necessidade de quebrar torrões de terra nas raízes. Em um novo recipiente, o solo ao redor do tronco precisará ser preenchido e compactado. E a rega deve vir 24 horas após o transplante da flor, não antes.

As nuances do cuidado

Uma palmeira requer condições especiais - um lugar onde suas folhas possam crescer livremente. E embora eles não façam isso rapidamente, em condições restritas pode não ser possível. O cicassus receberá uma rica coroa verde brilhante somente se seu cuidado for abrangente.

Condições

Na primavera e no verão, a uma média de +20 graus, a planta em casa precisa criar uma umidade de 60%. Para fazer isso, você precisa colocar água ao lado, usar um umidificador e um borrifador vai ajudar. A poeira deve ser limpa regularmente das folhas. Na estação fria, a umidade deixa de ser tão importante para a cultura, apenas se o recipiente não estiver localizado próximo à bateria quente.

E para umidificar o ar muito seco, você pode musgo musgo. E também cobrem o solo, ou mesmo envolvem o tronco. As cicas também gostam de um banho quente. O tronco e o solo são cobertos com um filme, um recipiente com uma cicadácea é levado ao banheiro e a própria coroa é regada com um jato de água quente. Para revoluta é como reviver, depois que as folhas ficam verdes, ficam mais brilhantes, podemos esperar uma nova camada.

O fato é que a água quente amolece as escamas duras superiores do tronco, que se tornaram uma barreira para os brotos jovens.

Tsikas não tem medo de calor, ele até tolera bem o superaquecimento em um apartamento. Mas o ambiente normal para os humanos é onde a planta terá de existir. E é melhor manter este ambiente para não “estragar” a flor. Mas abaixo de +14 graus, a temperatura não deve cair. E também a planta se beneficiará de longas horas de luz do dia. No verão, é melhor para a cicassa morar em uma varanda ensolarada. Mas não deve haver muito sol direto, 4 horas por dia é o suficiente para manter as folhas verdes.

Rega

Se a umidade no espaço for ótima, no verão você pode regar a revolut uma vez por semana, não com mais frequência. No inverno, uma vez a cada 2 semanas será o suficiente. Ao regar, a água nunca é derramada no caule. O líquido deve primeiro ser colocado em um recipiente, deixe-o repousar por um dia. Se houver excesso de água na panela, ela será drenada e a panela será limpa.

No verão, o revolut também pode ser pulverizado diariamente. No inverno, quando as casas são aquecidas intensamente e o nível de umidade pode ser insuficiente, você pode pulverizar as folhas da planta duas vezes ao dia.

Top curativo

Fertilizantes são necessários para cicas quando está em crescimento ativo. Modo suficiente 1 vez por mês. No inverno e no outono, a planta está em repouso e, portanto, definitivamente não precisa de fertilizantes.

Quando a planta não precisa de nutrição adicional:

  • se adoeceu - infecções, pragas, bactérias ou podridão o atingiram;

  • quando uma vez a cada cinco anos a cicas começa deixar cair, os processos vitais da revolução param;

  • quando a flor transplantado, e ele gasta toda a sua força na adaptação.

Revolyuta leva nitrogênio bem e não só. Você pode mergulhar um quilo de esterco de vaca em água e regá-lo com esta composição por 2 semanas. Se você adicionar mais 2 colheres de sopa de superfosfato, pode estimular o crescimento de cicas.

Poda

A planta precisa disso apenas do ponto de vista da segurança sanitária.... Por exemplo, para não infectar folhas saudáveis, para não levar à sua decomposição, é necessário limpar placas de folhas secas e feridas. É melhor livrar-se deles sem arrependimento. Pois bem, o contorno da planta se forma naturalmente, sem necessidade de poda para isso.

Reprodução

É quase impossível propagar uma cicadácea em condições ambientes. E mesmo que você tente fazer isso, apenas o método da semente e o vegetativo são permitidos. É extremamente difícil obter sementes em casa, a planta simplesmente não forma genitais, vivendo fora de seu ambiente natural. Portanto, quase todo mundo compra sementes (certifique-se de verificar o período de germinação), elas ficam de molho por um dia, depois são enterradas em uma mistura de solo adequada, que é misturada com drenagem, e mantida em estufa sob luz forte e alta temperatura . Pode demorar 2 meses para eclodir. E então o processo usual de enraizamento e plantio começará.

Outro método de criação envolve divisão do apêndice... Na base do tronco crescem as crianças, ou seja, processos bulbosos. Eles são removidos com muito cuidado, geralmente no final de fevereiro ou no início de março (até que os botões de crescimento tenham despertado).

Eles só podem ser removidos com um instrumento estéril. O local do corte deve ser tratado com um pitch, você pode simplesmente usar um fungicida.

As próprias crianças separadas também são borrifadas com um fungicida, depois secas durante o dia e enviadas a um estimulador de crescimento. E depois de ficarem nele também devem ser enxugados. As mudas devem ser enterradas em uma mistura de turfa e areia, encaminhadas a uma miniestufa, para que ali fiquem bem quentes, moderadamente leves, úmidas, e ali sejam regadas delicadamente. E assim o longo processo de enraizamento começará e continuará, que pode durar 9 meses. Depois que a muda formou sua raiz, ela pode ser enviada para um recipiente separado.

Doenças e pragas

Esta planta, como mencionado acima, é tóxica. Portanto, não tem tanto medo de patógenos.... Mas se o cicasus estiver enfraquecido por vários motivos, doenças podem atacá-lo. O tratamento sempre exige ações complexas - desde a correção do regime (ou seja, é preciso cuidar mais cuidadosamente) até o tratamento químico adequado.

Essa revolução, que é enfraquecida por cuidados inadequados, pode se tornar vítima de insetos cochonilhas, ácaros, cochonilhas e tripes - ou seja, um conjunto bastante comum de pragas. Eles sugam diligentemente os sucos da planta, por isso ela enfraquece ainda mais e fica perto da morte. Sem tratamento com inseticida, isso definitivamente acontecerá.

Entre as doenças, a podridão da raiz ataca com mais frequência a planta. Assim que seus sinais aparecerem, é necessário diminuir a irrigação, secar o solo. E então você realmente precisa avaliar a escala da derrota. Em alguns casos, um transplante de cicassa será necessário. Às vezes, o tratamento com herbicida é suficiente.

Algumas "enfermidades" da planta são confundidas com doenças, mas não é o caso. Se as folhas da revoluta ficarem amarelas, não é um fungo, mas uma consequência da falta de iluminação - basta alterar o modo de luz. E o cicassus vai secar se o regime de irrigação for violado, e se a estagnação do ar for observada ao mesmo tempo. A correção da irrigação será necessária, a organização de ventilação regular e suficiente.

Mas - vale a pena repetir - em uma casa onde há crianças pequenas e animais, eles praticamente não iniciam uma revolta, pois sua toxidade é perigosa. Ao mesmo tempo, as toxinas das plantas morrem durante a exposição térmica, portanto, nos trópicos, as cicasas podem até ser ingeridas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário