Como é uma cigarra e como cuidar dela?

Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Como escolher a loja?
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas

Cycas ou cycad é uma bela flor tropical, um parente distante da samambaia. A cultura da flor costuma ser semelhante à da palmeira, mas a semelhança é apenas superficial.

descrição geral

Os locais nativos do cicassus podem ser considerados Ásia, Índia, Austrália. Algumas variedades são encontradas na Crimeia e no Cáucaso. A cicadácea pode ser legitimamente atribuída às plantas mais antigas. Às vezes você pode encontrar uma comparação com uma palmeira devido à semelhança na aparência. Com efeito, em condições naturais, a chamada palmeira sagu tem um tronco de diâmetro de 80 centímetros e uma altura de 7 metros. As placas de folha são exuberantes, localizadas bem no topo. O nome vem do grego e significa - palmeira. Claro, há uma semelhança com uma palmeira, mas a planta se parece mais com samambaias. Mas os cientistas não identificaram nenhuma relação. A cicadácea cresce lentamente, um aumento no crescimento ocorre em 3 centímetros por ano e seu ciclo de vida é de 100 anos.

O tronco parece uma espécie de concha, que consiste em restos de placas mortas. As folhas são pinadas. Em tenra idade, são verdes escuros, macios, com uma penugem delicada. E à medida que amadurecem, tornam-se duros, nus e brilhantes. A altura de uma flor de interior é de até 80 centímetros, as folhas são longas e largas. O florescimento em casa é extremamente raro. A razão é clara - não há como criar condições completas para o desenvolvimento. Lindas flores só podem ser vistas em estufas ou em seu ambiente natural. No topo de uma árvore feminina, sementes de até 50 milímetros de comprimento são formadas em cones.

Mas os floricultores amam a cultura da flor pelo esplendor e originalidade, por criar um visual único no interior.

Visualizações

Vamos considerar alguns tipos de cicas.

  • O caído é cultivado em casa. Enormes placas de folhas são coletadas em uma espécie de pacote no topo do tronco. As folhas podem crescer de 50 centímetros a 2 metros: tudo depende das condições ambientais. A folha é estreita, com estreitamento característico na base, com uma nervura. O lençol está, por assim dizer, dobrado para fora, daí o seu segundo nome - dobrado. As folhas são verdes claras, escurecem com o tempo.
  • Cóclea ou ondulada. Uma braçada de folhas em uma idade jovem olha para cima e, com a idade, elas assumem uma posição semi-horizontal. O caule da cultura da flor é colunar, até 30 folhas pinadas achatadas são coletadas no topo.
  • Rumfa é uma das maiores variedades. Sri Lanka e as ilhas são consideradas sua pátria. Cresce até 15 metros. As placas das folhas têm a forma de lanceta, com 2 centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento.
  • Siamês - a menor variedade com folhas azuladas em pecíolos espinhosos. O tronco é grosso na parte inferior com afilamento gradual para cima.
  • Média. É um arbusto, no topo do qual a folhagem verde se agrupa em um cacho. As sementes maduras são usadas para preparar vários pratos.
  • Tsikas Tuara. Sua terra natal é Madagascar, onde a altura da árvore chega a 10 metros. A coroa geralmente é ramificada. As sementes são do tamanho de um ovo de ganso.
  • Cycad tem forma de foice. O nome da variedade fala por si: as placas de folha têm uma forma característica. A aparência das folhas é brilhante por fora e fosca por dentro.
  • O favo cresce no sudeste da Ásia. Suas sementes e folhas verdes jovens são utilizadas para cozinhar, e o caule triturado é utilizado como produto de higiene.
  • Cycad cresce incólume no Japão, nas profundezas das florestas, nas encostas de colinas a uma altitude de 300 metros acima do nível do mar. Seu caule é semelhante ao do abacaxi, e há água suficiente dentro para resistir durante a estação seca. As placas de folhas possuem espinhos, divididos em folhas em forma de agulha.

Como escolher a loja?

Adquirir uma planta exótica é um negócio sério. Afinal, o que você leva para casa depende de uma escolha cuidadosa. Na loja, você precisa examinar cuidadosamente a planta.

  • Os botões devem ser lisos e da cor correta sem qualquer dano.
  • Você precisa pegar uma flor que tenha pelo menos três folhas cheias.
  • O tufo deve ser firme, sem sinais de decomposição. O tronco também deve ser denso, forte e firme, principalmente na base das lâminas das folhas.

Quando a planta for comprada, o que fazer a seguir? Aqui estão algumas dicas.

  • Não tenha pressa, não tenha pressa, tome cuidado.
  • Não é necessário remover imediatamente a embalagem da cultura. Deixe o cycas se adaptar às novas condições de temperatura. Para fazer isso, coloque o recipiente no local mais fresco por cerca de uma hora.
  • Depois disso, mais uma vez examine cuidadosamente o exótico: é melhor remover as folhas danificadas imediatamente e polvilhar a área cortada com carvão ativado. Não é mais possível restaurar tal planta, mas isso exigirá nutrição.
  • A primeira rega após dois dias, a menos, claro, que o substrato esteja completamente seco.
  • Duas a três semanas após a compra da flor será considerada quarentena. Não mande cicas à amistosa companhia de suas saudáveis ​​flores, deixe-a permanecer em esplêndido isolamento.

Além disso, não o coloque sob correntes de ar, perto de aquecedores ou radiadores.

Aterrissagem

A julgar pelo crescimento lento da planta, não precisa de transplantes frequentes. Os rebentos jovens são transplantados dependendo da necessidade, e uma planta adulta - não mais do que 4 anos depois. Após a compra, o esquema é o mesmo, tudo depende da idade da planta. A cultura pode ser transplantada por transbordo, preservando-se o coma de terra, a camada superficial do solo é renovada e as partes laterais são cobertas por ela. O pote deve ter até 30 milímetros de diâmetro do tronco e a profundidade deve ser 2,5 vezes o diâmetro.

A composição do solo deve ser solta, neutra ou ligeiramente ácida, e deve ser permeável à água. Isso significa que a composição deve conter turfa, pedra-pomes, perlita, areia. Quanto à mistura do solo, deve ser a seguinte: 1 parte de farinha de osso e parte de turfa, seixo, escória, perlita, carvão vegetal, casca de madeira. Tudo isso é cuidadosamente misturado e esterilizado. O transplante é realizado a qualquer momento, mas mais frequentemente é feito na primavera. Antes do transplante, as placas das folhas são cortadas em um terço. Transplante com cuidado, sem ferir as raízes, para evitar a formação de apodrecimento.

Cuidado

Vamos conversar um pouco sobre como cuidar de um exótico em casa. Não há floração na forma a que estamos acostumados, ela possui órgãos específicos para tais fins. Existem plantas femininas e masculinas. Na planta feminina, os cones amadurecem, de forma semelhante ao ninho. Suas plantas masculinas são fertilizadas na forma de crescimentos oblongos.

Após o término do processo de fertilização, as sementes são formadas com até 5 centímetros de formato alongado em escamas. Para obter sementes em casa, é necessária a polinização artificial, e a planta estará pronta para isso em 15 anos, não antes.

Para o pleno desenvolvimento de uma planta, é necessário cuidar adequadamente dela: aplicar fertilizantes, água, alimentar e cortar.

Condições

Tsikas é uma planta caprichosa em termos de temperatura. No verão, ele precisa de +28 graus para desenvolvimento total. Recomenda-se levá-lo ao ar livre durante o verão. A cicadácea precisa ser borrifada com água morna pela manhã. Freqüentemente, as folhas precisam ser limpas com um pano úmido. Não é necessário pulverizar durante o período de floração e durante a estação fria. Para reter a umidade na planta, seu tronco é envolto em musgo e regado.

O cycad precisará de iluminação brilhante e completa. A luz solar direta não é necessária e a luz do dia deve durar 12 horas. Se você levar a planta para o ar livre, então apenas na sombra. Para que a coroa se desenvolva uniformemente, o recipiente deve ser constantemente virado.

Rega

Regar no regime certo é a chave para o desenvolvimento de uma cigarra saudável. É da rega analfabeta que muitos problemas surgem em uma cultura exótica. A frequência da rega depende de muitos fatores, como umidade do ar, picos de temperatura, estação do ano e outros indicadores. Um esquema de irrigação aproximado é o seguinte: no verão - até duas vezes por semana, e no inverno - uma vez a cada 10 dias. A água deve primeiro assentar, aquecer e ser macia. Recomenda-se drenar a água da panela 30 minutos após a rega.

Atenção! Os iniciantes devem levar em consideração um ponto importante: durante a rega e pulverização, a umidade não deve entrar no cone da planta. É melhor regar ao longo da borda do vaso, e a pulverização deve ser realizada, tendo previamente fechado o topo do cycad com polietileno.

Top curativo

Da primavera até o final do período de outono, recomendamos alimentar a cicadácea a cada duas semanas. E durante o período de dormência - do final do outono ao final do inverno - reduza a aplicação de fertilizantes para uma vez por mês, e a dosagem deve ser reduzida à metade. Por exemplo, em janeiro não vale a pena alimentar a planta. Após o procedimento de transplante, a fertilização é retomada somente após um mês de calendário.

Os fertilizantes marcados com "para palmeiras" ou "para plantas frondosas decorativas de interior" são adequados como adubo de cobertura. As floristas afirmam que você pode aplicar fertilizantes "para cactos", "para orquídeas".

Adendo! Os fertilizantes não devem conter cálcio e magnésio.

Poda

Como tal, a planta não precisa de poda. Mas, para fins sanitários, isso deve ser feito. Acontece que de vez em quando é necessário remover chapas velhas e danificadas.

Recomendação! Realize o trabalho de aparar estritamente no equipamento de proteção - luvas, porque o suco exótico é veneno.

Reprodução

A planta se propaga por sementes e brotos laterais. É improvável que você consiga obter sementes por conta própria, por isso é melhor comprá-la na loja. As sementes frescas germinam bem sob certas condições.

  • As sementes precisam ser derramadas com água morna - 35 graus por 12 horas.
  • A melhor opção para a mistura do solo será considerada uma composição de areia e perlita.
  • As sementes são espalhadas sobre a superfície do substrato, suavemente pressionadas e cobertas com uma pequena quantidade da mistura.
  • Todos são despejados com uma pequena quantidade de água, cobertos com polietileno.
  • A temperatura deve estar dentro de +25 graus, o solo deve estar úmido e o filme deve ser periodicamente aberto para ventilação.
  • Um mês depois, já são esperados os brotos, o abrigo é retirado e os recipientes com os brotos são reorganizados em um local mais iluminado e aquecido.

Assim que duas placas de folhas crescidas aparecem, a planta é transplantada para um lugar permanente. É uma boa idéia usar lâmpadas laterais na seção inferior do tronco para propagação. Com o início da primavera, tais processos são interrompidos com uma faca especial sem danificar o tronco principal. Os locais dos cortes são polvilhados com carvão e tratados com fungicidas. As cebolas diurnas precisam ser secas e, em seguida, enviadas para um perlite úmido. A temperatura de +25 graus e a umidade moderada são mantidas até o aparecimento de pequenas raízes, o que é de 4 a 5 meses. Com o início do crescimento, o corte pode ser transplantado para o solo para um local permanente.

Doenças e pragas

Vamos dizer de novo - a cicas é uma planta caprichosa. Portanto, com cuidados inadequados, animais exóticos têm problemas. A planta cresce lentamente, não libera folhas novas - falta de minerais e nutrientes. Fertilização, mudança de solo são necessárias. No verão, as folhas começaram a amarelar e enrolar - umidade insuficiente. Recomenda-se prestar atenção à frequência de rega.A cor castanha das folhas indica falta de oligoelementos. Alimente a planta.

O sistema radicular está podre - a cigarra incomoda. Reconsidere as condições de temperatura. Se as placas das folhas estiverem cobertas com um revestimento branco, a bainha assentou. Use fungicidas. Uma borda amarela apareceu nas placas das folhas - uma falta de umidade no ar e no solo. As principais pragas da cicadácea são a bainha, os tripes e os ácaros-aranha. São eles que extraem todos os sucos e nutrientes da planta. Tsikas é uma planta bonita e original. Mas para ter um exótico tão extraordinário em casa, você terá que preencher todas as condições para o seu cultivo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário