Como conectar uma TV digital a uma TV sem decodificador?

Contente
  1. Que tipo de TV posso conectar?
  2. Conexão
  3. Costumização

A impressão digital de sinais inaugurou uma nova era na história da televisão terrestre. A qualidade de sua visualização melhorou: a TV digital é mais resistente a interferências, mostra as imagens com distorção com menos frequência, não permite ondulações na tela e assim por diante. Assim, o sinal digital suplantou o analógico nas condições de concorrência leal. Quando tudo começou, ficaram preocupados tanto os donos das novas TVs quanto os que não iam se despedir das antigas.

Mas você pode conectar quase qualquer TV para "digital": em alguns casos, será um decodificador especial, em outros - configurações simples.

Que tipo de TV posso conectar?

Existem várias condições claras para a recepção do sinal digital. A opção de conexão mais vantajosa é um sintonizador de TV, visto que tanto a TV por satélite quanto a por cabo exigem uma taxa de assinatura do pacote. Uma antena que funcionará com sinal digital deve estar na faixa de decímetros. Às vezes é possível usar uma antena interna simples, mas apenas se o repetidor estiver próximo.

Para que a TV receba um sinal digital, você precisa de:

  • estar conectado à TV a cabo com sinal digital;
  • possuir antena parabólica com o equipamento necessário para recepção de sinal e capacidade de decodificação;
  • ter uma TV com função Smart TV e opção de conexão à Internet;
  • ser proprietário de uma TV com sintonizador DVB-T2 integrado, necessário para receber um sinal digital sem set-top box;
  • tem uma TV funcionando sem sintonizador, mas neste caso, você precisa adquirir um decodificador especial, conectando os fios e uma antena que pode ser direcionada para a torre de TV.

Todas as opções acima são opções para o equipamento de televisão receber e converter sinais digitais. Por exemplo, as TVs desatualizadas não receberão o novo sinal, mas se você conectá-las ao decodificador e fizer as configurações adequadas, poderá assistir à TV terrestre em formato digital.

Claro, às vezes os usuários começam a enganar, por exemplo, conectar um laptop ou computador à TV, configurando os canais de transmissão com antecedência. Isso pode ser feito com a ajuda de uma lista completa de serviços gratuitos.

Mas é preciso avisar - a exatidão da transmissão vai depender da velocidade da conexão à Internet, que é dada por uma determinada tarifa do provedor.

Essas ações são complicadas e não muito convenientes. além do mais é irracional ocupar o computador com a transmissão de tereprogramas. Portanto, alguns dos fãs de TV que não têm TVs com sintonizador embutido simplesmente os compram. Outros proprietários de televisores desatualizados compraram decodificadores, antenas, conectaram-nos, sintonizaram-nos, proporcionando assim a visualização da televisão em formato digital.

Atenção! É necessária uma explicação para aqueles que realmente não entendem qual é a diferença entre a televisão analógica e a digital.

Com o método analógico de transmissão, um sinal de TV, uma subportadora de cor e um sinal de áudio são transmitidos pelo ar. Na transmissão digital, o som e a imagem não são usados ​​para modular as ondas de rádio. Eles são convertidos em forma discreta (ou, mais simplesmente, digital), codificados por programas especiais e, dessa forma, são transmitidos. A clareza da imagem, os parâmetros de resolução e o erro na forma de interferência na televisão digital são mais invejáveis ​​do que no analógico desatualizado.

Conexão

Ela se desdobra em vários cenários dependendo do tipo e modelo da TV.

Observe a diferença nas conexões.

  • A maioria das TVs modernas é fabricada com tecnologia de TV inteligente integrada. Se você tiver uma conexão de Internet estável, é fácil configurar a recepção digital com suas próprias mãos. Você precisa encontrar um serviço de IPTV - este é um player especial com um grande número de canais digitais que podem ser assistidos em um momento conveniente para o usuário.
  • Na loja de aplicativos da TV, você precisa baixar um programa especial para assistir aos "números". Isso pode ser Peers TV, Vintera TV, SSIPTV e outras opções. Uma lista de reprodução com uma lista de canais que você deseja deixar em seu dispositivo é encontrada e baixada na Internet.
  • Se você precisa assistir exatamente televisão digital terrestre, então você deve ter um DVB-T2 integrado. Vale a pena considerar que o sintonizador DVB-T é uma versão desatualizada que não suporta o sinal necessário.
  • Ao conectar na base de TV a cabo, é necessário escolher uma operadora e um dos planos tarifários que ele oferece. O cabo do provedor é inserido na TV (não funciona sem fios), após o qual você pode prosseguir para a exibição no ar.
Vamos considerar quais modelos de TV suportam DVB-T2.
  • LG. Quase todos os modelos desta marca, lançados após 2012, possuem sintonizador integrado. Se o sinal desejado é suportado, pode ser codificado no nome do modelo.
  • Samsung. Pelo modelo do aparelho, você pode entender se ele vai se conectar à TV digital. Existem certas letras no nome - elas criptografam a conectividade do modelo. Os consultores de loja lhe contarão mais sobre isso.
  • Panasonic e Sony. Esses fabricantes não fornecem informações sobre o sintonizador e seu tipo, se falarmos especificamente sobre o nome do modelo. Mas isso está claramente especificado nas especificações técnicas.
  • Phillips. O nome de qualquer modelo contém informações sobre o sinal de recepção. Você pode encontrar a TV necessária pela última letra antes dos números - pode ser S ou T.

O algoritmo para conectar "digital" através da antena para TVs com um sintonizador é o seguinte.

  1. É necessário desconectar o aparelho de TV da fonte de alimentação.
  2. Conecte o cabo da antena à entrada de antena da TV.
  3. Ligar a TV.
  4. Entre no sistema de menu de configurações do equipamento e ative o sintonizador digital.
  5. A seguir, é realizada uma busca automática de programas de acordo com as instruções, que devem estar incluídas no kit. A pesquisa manual também é possível. O número do canal ou sua frequência é inserido e a própria técnica os procura.

Diagrama de fiação para "números" por meio de um prefixo:

  1. desconectar o equipamento da rede;
  2. conecte o cabo da antena à entrada desejada do decodificador;
  3. os cabos de vídeo e áudio são conectados aos conectores correspondentes na TV e no decodificador (a qualidade da imagem será maior se um cabo HDMI for usado);
  4. a fonte de alimentação pode ser aplicada e o receptor pode ser ligado;
  5. a fonte de sinal desejada é selecionada no menu - AV, SCART, HDMI e outros.
  6. em seguida, é realizada uma busca automática ou manual de programas de TV digital de acordo com as instruções.

O algoritmo para reconfigurar a TV para "digital" com TV a cabo é o seguinte:

  1. entrar no menu da TV usando um botão especial no controle remoto;
  2. encontre a seção "Canal" - geralmente está localizada sob o sinal da antena parabólica;
  3. clique em "Autosearch";
  4. das opções que serão oferecidas no menu, você precisa selecionar "Cabo";
  5. em seguida, tendo selecionado a coluna “Digital”, pressione “Iniciar”;
  6. se quiser deixar canais analógicos na TV, você deve selecionar a coluna “Analógico e digital”.

Surge a questão de saber se a exibição de TV digital será incluída nas capacidades dos televisores localizados, por exemplo, em uma vila de dacha.

Será necessário saber que sinal a TV recebe na casa de campo. Se a TV for via satélite, você não precisa fazer nada. Mas se o sinal vem da antena, então uma das opções acima deve ser usada para adaptar a TV ao “digital”.

Costumização

A sintonia de canais pode ser realizada na própria TV com um sintonizador existente ou em um decodificador (também pode ser chamado de sintonizador, mas com mais frequência - um decodificador ou receptor).

Os recursos do autotuning são os seguintes.

  1. A TV se conecta à antena. Este último deve ser orientado para o repetidor.
  2. O botão de nome no controle remoto abre o menu.
  3. Você precisa ir para a seção, que pode ser chamada de "Configurações" ou "Opções". O nome depende do modelo da TV, interface e outros. Mas nesta fase é difícil "se perder", não há problemas com a busca até agora.
  4. A próxima escolha é “TV” ou “Recepção”.
  5. Em seguida, você precisa indicar diretamente o tipo de fonte de sinal - será uma antena ou cabo.
  6. Agora você pode selecionar a função de busca automática. Se estiver procurando por TV terrestre, não será necessário especificar as frequências, pois o próprio sistema poderá selecionar os canais. Se precisar sintonizar canais na TV a cabo ou via satélite, nesse caso você deve discar as frequências do provedor.
  7. A TV exibirá em breve uma lista dos canais encontrados.
  8. Clique em "Ok" para concordar com a lista encontrada. Depois disso, não há dúvidas de que os programas serão inseridos na memória do aparelho. Agora você pode assistir TV.

Resta considerar os recursos de configurações manuais.

  1. O serviço online RTRS é de grande ajuda para encontrar canais. Neste recurso, você precisa encontrar sua localização e indicá-la, após o que serão apresentados ao usuário parâmetros com marcas de frequência de canais de TV digital para as duas torres de TV mais próximas. Registre esses valores.
  2. Em seguida, você pode ir para o menu - para o modo "Configurações".
  3. A coluna "TV" é selecionada. Apenas no caso de configuração manual, você não deve ir para a seção de busca automática, mas para o ponto de conexão manual correspondente.
  4. A fonte do sinal é selecionada "Antena".
  5. Insira cuidadosa e consistentemente as frequências e os números dos canais para o primeiro multiplex (gravado na primeira etapa da configuração).
  6. A pesquisa começa.
  7. Quando a TV encontra os canais desejados, eles devem ser armazenados na memória do receptor de TV.

O mesmo algoritmo é repetido para o segundo multiplex com os valores correspondentes.

Após as configurações, você pode começar a assistir TV.

Canais regionais são fáceis de adicionar.

  1. A antena deve ser direcionada estritamente ao repetidor, ligando então o modo de busca de canais analógicos na TV.
  2. Então, tudo depende da marca específica do receptor de TV. Em alguns modelos, deve-se observar que a TV deve fazer a varredura de canais estritamente digitais e, em algum lugar, isso não precisa ser especificado separadamente. Se você precisar salvar tanto a TV analógica quanto a digital, geralmente o programa de pesquisa faz esta pergunta e pede confirmação.
  3. Quando todos os canais forem encontrados, você deve se lembrar de fixá-los na memória do receptor de TV.

Não deve haver nenhuma dificuldade especial na transição para o digital. Mesmo que algumas nuances aconteçam, basta repassar as instruções novamente e descobrir o que exatamente está faltando ou foi violado no algoritmo de ações.

Se os canais não forem detectados e não houver sinal algum, isso pode acontecer por vários motivos.

  • A própria TV está com defeito. A antena pode estar quebrada ou o cabo danificado. Isso acontece, por exemplo, ao consertar ou reorganizar os móveis da casa. Se você não conseguir resolver o problema sozinho, deverá chamar o assistente.
  • A antena não está alinhada corretamente. As antenas UHF são consideradas sensíveis à direção de onde recebem o sinal. Mudar a orientação da própria antena geralmente resolve o problema de sintonia de canal.
  • A distância do repetidor é violada. É possível que uma pessoa esteja na chamada zona morta, que ainda não foi coberta pela radiodifusão. E até que novas torres sejam construídas, também não haverá televisão nesta zona. Nesse caso, a transmissão via satélite, disponível em todos os lugares, ajuda.
  • É sobre cortinas de rádio.Colinas, montanhas e várias outras obstruções naturais que bloqueiam o caminho de transmissão podem criar sombras de rádio. Mas o que é construído pelo homem também pode se tornar um obstáculo, por exemplo, edifícios de concreto armado ou de aço. A situação é corrigida mudando a posição da antena. Se você aumentá-lo, poderá sair da sombra do rádio e ajustar a recepção do sinal refletido. Você pode tentar capturar a transmissão de outra instalação de transmissão, se não estiver a mais de 40-50 km do local do usuário.

Quando apenas parte dos canais é capturada, você precisa se certificar de que os parâmetros de transmissão da torre mais próxima são precisos.

    Isso é feito sintonizando manualmente cada multiplex em uma freqüência diferente. Você pode diagnosticar as configurações do sintonizador na sua TV. Muitas vezes acontece que o usuário simplesmente se esqueceu de salvar alguns dos canais encontrados.

    Se os canais estavam definitivamente lá, mas desapareceram, talvez houvesse uma certa barreira entre o repetidor e a antena. Problemas técnicos no repetidor não são excluídos, mas as notícias sobre eles costumam ser levadas ao conhecimento da população. Finalmente, isso pode ser um mau funcionamento da antena: o cabo pode quebrar, a antena pode ser deslocada e assim por diante.

    Se a imagem digital na TV congelar, o sinal pode estar muito fraco. Você precisa de um ajuste fino da antena, talvez até mesmo a compra de um amplificador. Acontece que a TV digital não funciona de forma suficientemente estável: o sinal é recebido com clareza e, em seguida, nem é detectado. Neste último caso, o sistema está completando a imagem de acordo com os dados anteriores. Você precisa esperar até que a interferência desapareça ou ajustar o sintonizador e a antena você mesmo.

    Para obter informações sobre como configurar a televisão digital, consulte o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário