Reprodução de chubushnik: métodos, tempo, regras
Chubushnik é uma bela decoração para o jardim, também chamada de jasmim de jardim. Para propagar esta planta por conta própria, você precisa se familiarizar com todos os métodos de sua reprodução. Tudo depende do resultado que você espera, pois esse processo pode levar mais de um ano, mas o tempo gasto acabará se justificando.
Cronometragem
Antes de multiplicar o chubushnik, é necessário determinar a época ideal para o plantio, que depende de como será feito esse processo.
- Se falamos de estacas, então, no caso de estacas lignificadas, é melhor plantar a planta na primavera, depois que os botões das flores incham. Normalmente as estacas são colhidas no outono. Esta época do ano não é escolhida ao acaso, para evitar o aparecimento intensivo de novos rebentos, a poda é melhor efectuada após a queda das folhas. Depois de preparadas as estacas, devem ser colocadas em recipientes com areia úmida, a uma temperatura de no máximo +3 graus. As mudas são armazenadas nessas condições durante o inverno. Recomenda-se plantar jasmim de jardim usando estacas verdes durante o processo de floração da planta - no verão.
- O método de propagação do jasmim de jardim por camadas é amplamente praticado. Para isso é necessário usar os brotos mais desenvolvidos. Recomenda-se plantá-los em abril ou maio. No outono, as mudas são separadas do arbusto e transplantadas para um terreno aberto para um local permanente.
- É possível criar um arbusto chubushnik dividindo um arbusto. Uma época favorável para o transplante é considerada final de março ou início de abril.
Regras de reprodução por estacas
A propagação de plantas por estacas é muito popular entre os jardineiros. Este método ajuda a preservar todas as características varietais do jasmim de jardim. Recomenda-se colher os brotos durante o período de corte sazonal.
O corte com brotos verdes de uma laranja simulada na primavera ou início do verão deve ser realizado de acordo com as seguintes regras de tecnologia agrícola:
- de maio a junho, você precisa começar a podar os brotos dos arbustos; recomenda-se escolher talos em que haja um assim chamado calcanhar;
- o comprimento do corte deve ser de pelo menos 5 centímetros, cada um dos quais com dois pares de folhas;
- as folhas que ficam na parte superior do caule são encurtadas em quase um terço, o que é necessário para reduzir a evaporação da umidade; as folhas na parte inferior dos brotos são completamente removidas.
- a mistura de solo para o plantio deve conter areia e solo; a estaca é enraizada no solo por 2 centímetros, após o que a planta deve ser coberta com um filme ou recipiente de plástico;
- você pode plantar um broto no local em meados do outono.
Se você planeja propagar jasmim de jardim na primavera, é melhor começar a colher o material de plantio no outono. Neste caso, não se utilizam brotos verdes, mas sim lignificados. Os brotos coletados devem ser embalados em plástico e mantidos em local fresco durante todo o inverno. No início da primavera, os brotos prontos devem ser cortados em estacas, cujo comprimento não deve exceder 15 centímetros. Certifique-se de que haja pelo menos 3 pares de botões em cada corte. O corte superior deve ser feito a uma distância de um centímetro do rim e o corte inferior a um ângulo de 45 graus.
Um dia antes do plantio, o caule é colocado em uma solução estimulante de crescimento, após o que é mantido em um substrato que contém turfa e areia na proporção de um para um. Em seguida, os cortes são cobertos com papel alumínio. É necessário ventilar e regar regularmente os rebentos. A Chubushnik será capaz de criar raízes em 5 semanas a partir do momento do plantio. Após o aparecimento das primeiras folhas, a planta é transplantada para um local permanente em terreno aberto. De uma muda de vinte centímetros, um jasmim de jardim pode se transformar em um gigante de três metros em apenas 5 anos.
Importante! Mesmo um jardineiro novato pode lidar com o cultivo de uma laranja simulada, uma vez que esse processo não requer grandes custos de mão de obra e tempo. É necessário, como na maioria dos casos, cumprir certas regras de poda e cuidados com a planta.
Regras de plantio de sementes
A tecnologia de propagação de sementes requer muito tempo e esforço do jardineiro. Este método é popular entre os criadores, pois se destina principalmente ao desenvolvimento de novas variedades de jasmim de jardim. O método de reprodução de uma laranja simulada com sementes é adequado apenas para espécies arbustivas. O fato é que esse método pode levar a uma perda das características varietais da planta. Após o desaparecimento da laranja simulada, com o tempo, formam-se vagens de sementes, das quais os frutos são coletados para posterior semeadura. A melhor época para semear é novembro e abril.
Vale a pena considerar as regras básicas para semear no outono.
- Após a colheita dos frutos, eles devem ser submetidos a um processo de estratificação. Para isso, basta colocar as sementes em um saco e colocar em local frio por 50-60 dias.
- Antes da semeadura, é recomendável misturar as sementes com areia, após o que a mistura é espalhada na superfície do solo. As sementes superiores são cobertas com uma pequena camada de composto. Se não houver fertilizante, você pode cobrir a semeadura com ramos de abeto.
- Depois que a neve derrete na primavera, o abrigo é removido. Quando as sementes germinam, as mudas precisam ser protegidas dos raios solares diretos, para isso são recobertas com agrofibra ou um simples pano.
Vale a pena seguir as regras simples de semear na primavera.
- Antes da semeadura, as sementes devem ser colocadas em um pequeno saco de pano e mantidas em água por 2 horas, cuja temperatura não deve ser inferior à temperatura ambiente. Em seguida, o saco de sementes é colocado em serragem por 72 horas. Turfa umedecida pode ser usada em vez de serragem. Após três dias, os frutos devem ser secos, depois misturados com areia e iniciada a semeadura.
- No início da primavera, as sementes são semeadas em um pequeno recipiente cheio de terra para vasos. Uma fina camada de areia é derramada sobre as sementes de cima para baixo, após o que é borrifada com água. A sementeira é melhor coberta com papel alumínio ou vidro.
- No início, o solo deve ser pulverizado pela manhã e à noite, e a miniestufa deve ser ventilada diariamente.
- As mudas aparecem após a primeira semana do dia da semeadura. Para evitar a formação de apodrecimento, os brotos são tratados com permanganato de potássio. Após a germinação, também é necessário regar e ventilar regularmente a estufa.
- A colheita é realizada quando 4 folhas aparecem nas mudas. A distância do chubushnik de outro arbusto deve ser de pelo menos 3 centímetros.
- No final da primavera ou início do verão, as mudas podem ser transplantadas para o solo aberto. O local de plantio deve ser sombreado.
- Para proteger o chubushnik das geadas de inverno, no meio do outono as mudas são cobertas com uma camada de turfa de dez centímetros.
- No segundo ano, na primavera, quase toda a parte aérea das plantas é cortada, o que é necessário para a densidade dos arbustos. No meio do outono, as mudas podem ser transplantadas para um local permanente e as plantas podem ser preparadas para a geada cobrindo-as com composto.
Como propagar por camadas?
Para propagar arbustos chubushnik por camadas, você deve seguir todas as etapas principais do procedimento. É melhor começar antes que os primeiros botões apareçam nos brotos - no início da primavera. É necessário cavar o solo ao redor da planta e, em seguida, nivelar a superfície do solo. Camadas que serão usadas para propagação de plantas são recomendadas para serem enroladas com arame fino em três voltas sob a gema inferior. No processo de posterior formação do caule, o arame será prensado, o que acarretará o aparecimento de raízes neste local.
Antes de plantar, você deve preparar covas de até 1,5 centímetros de profundidade. Em seguida, coloque camadas neles, que são fixadas com estilingues de pequenos galhos e polvilhadas com solo solto. Depois de um tempo, os brotos aparecerão nas camadas. Quando eles atingirem 15 centímetros de comprimento, você deve batê-los a uma altura de 10 centímetros. Após uma semana e meia, o procedimento deve ser repetido e feito até que os brotos atinjam 20 centímetros de comprimento.
Também existe um método arbustivo para o cultivo de jasmim de jardim. Neste caso, as camadas são desenterradas em meados do outono, após o que são divididas de acordo com o número de rebentos com raízes. É desejável que sua altura não exceda 70 centímetros. Para preparar a planta para a geada, ele deve ser adicionado em gotas pouco antes do início do tempo frio. Na primavera, o chubushnik é plantado em terreno aberto.
Somente após o final do ano, os arbustos jovens podem ser transplantados para um local permanente.
Como propagar dividindo o arbusto?
Este procedimento é ideal para os casos em que é necessário deslocar o chubushnik para outro local. E também este método é usado com um forte crescimento da planta. Recomenda-se replantar o jasmim de jardim no início da primavera ou outono. Antes disso, o arbusto deve ser regado abundantemente com água e deixado por um dia, após o qual deve ser cuidadosamente escavado. O sistema radicular deve permanecer intacto após a escavação. As raízes devem ser cuidadosamente limpas do solo.
É necessário dividir o arbusto em várias partes. O principal é que cada parte tenha o número certo de raízes. A parte inferior das raízes e brotos deve ser podada e depois plantada no solo. Normalmente, a planta é enterrada até os botões localizados na parte superior do corte. Para desinfetar o solo, ele deve ser tratado com uma solução de manganês antes do plantio. E também é aconselhável fertilizar bem o solo, depois regar abundantemente as plantas.
Se você plantar um jasmim de jardim na primavera, a planta deve criar raízes no solo em 3 a 5 semanas. Em agosto, o sistema radicular do chubushnik estará totalmente formado e mais forte.
Se você seguir todas as regras para a criação de jasmim de jardim, poderá obter uma nova planta que se adapta bem ao cultivo no jardim.
Cuidados de acompanhamento
Arbustos chubushnik jovens e imaturos precisam de cuidados especiais. As plantas precisam de regas regulares, visto que não resistem bem ao ressecamento do solo. Após a rega, a área deve ser afrouxada e as ervas daninhas removidas, se necessário. A área ao redor do tronco deve ser coberta com cobertura morta, o que aumentará o tempo de retenção de umidade e também inibirá o crescimento de ervas daninhas.
Usando fertilizantes complexos, será possível promover bem o crescimento dos brotos. Na primavera do ano, fertilizantes minerais, por exemplo, fósforo e potássio, devem ser aplicados sob os arbustos, já que a falsa laranja floresce bem cedo. É imperativo usar nitrogênio como fertilizante. Em lojas especializadas, você pode comprar um fertilizante complexo já pronto e saturado com os nutrientes necessários. Para que a copa do arbusto se forme corretamente, a planta deve ser cortada e cortada. Isso deve ser feito no verão, depois que o jasmim do jardim florescer.
Se não houver necessidade de sementes, então as inflorescências desbotadas são removidas, caso contrário, a planta vai despender muito esforço para amadurecê-las.
Antes do início do tempo frio, uma planta jovem e não totalmente madura deve ser isolada. Para fazer isso, você pode usar ramos de abeto ou construir um pequeno abrigo feito de filme ou vidro. Zombadores maduros e fortalecidos não precisam de abrigo, pois toleram facilmente baixas temperaturas. No início de março, os arbustos devem ser tratados com inseticidas e fungicidas para prevenir doenças fúngicas e outras bactérias nocivas, como acontece com todas as plantas do jardim.
Como propagar um chubushnik pode ser encontrado no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.