Quando e como colher alho primavera?
O alho da primavera amadurece mais tarde do que o alho do inverno. O momento da colheita depende da variedade do próprio vegetal, bem como da região de cultivo. Para retirar as cabeças do solo em tempo hábil, é recomendável que você se familiarize com quando e como colher alho de primavera.
Sinais de amadurecimento
Para que o alho primaveril seja armazenado o máximo possível, é necessário removê-lo em tempo hábil. Existem várias maneiras de determinar o grau de maturidade.
- As flechas caem no chão. Eles não se enrolam ou endireitam.
- Nenhuma nova flecha é formada.
- Na base, o caule fica amarelo e seco.
Todos esses são sinais visuais de maturação externa. Mas, se isso não for suficiente, você pode cavar uma cabeça e fazer uma verificação adicional. O alho maduro possui as seguintes características:
- os lóbulos estão bem separados um do outro;
- a casca é seca, ao ser descascada emite um estalido específico;
- os dentes são formados e correspondem às dimensões de uma determinada variedade.
Deve-se ter em mente que a colheita dos canteiros localizados no lado sul é colhida cerca de 10-12 dias antes do que no lado norte do local.
Se o alho atender a todos os sinais indicados acima, está completamente pronto para a colheita.... Em caso de maturação insuficiente, é recomendável aguardar mais alguns dias e verificar novamente. Se o vegetal estiver maduro, você pode extraí-lo.
Hora da limpeza
Como já mencionado, o momento da colheita depende diretamente da região de cultivo. Assim, nas regiões do sul, o alho da primavera começa a ser colhido no final de junho ou início de julho. Na faixa do meio, por exemplo, nos subúrbios, o alho plantado na primavera é colhido no final de julho. Em alguns casos, o final da colheita é adiado até o início de agosto.
Nos Urais, na Sibéria, assim como nas regiões do norte, a colheita do alho de verão começa apenas no final de agosto. Isso se deve ao pouso tardio. Às vezes, dependendo das condições climáticas, esse vegetal é colhido apenas em setembro.
Para determinar o momento da colheita, você precisa saber o seguinte: leva cerca de 100 dias para o alho amadurecer completamente. É necessário contar a partir da data do plantio e, em seguida, focar nas condições climáticas, bem como nos sinais externos de amadurecimento.
Para que a colheita seja de alta qualidade, para ser armazenada por muito tempo e ter o melhor sabor, muitos moradores de verão são guiados pelo calendário lunar. Existem datas favoráveis para a colheita de alho todos os anos. Por exemplo, em 2021, os seguintes são considerados favoráveis:
- em julho - de 5 a 7, 15, 16, 25, 26 e 27.
- em agosto - de 1 a 3, 12, 15, 29 e 30.
Em julho, é indesejável a limpeza no período de 1 a 4, e em agosto de 17 a 28. Vale ressaltar que esses dias referem-se exclusivamente a 2021. Em 2022, você precisa se concentrar no calendário lunar correspondente.
Como cavar certo?
Para que o alho fique armazenado por muito tempo, recomenda-se desenterrá-lo, obedecendo a certas regras. Eles consistem em vários pontos.
- Recomenda-se extrair o alho do solo seco. Se choveu no dia anterior, é melhor adiar a colheita. Claro, você precisa parar de regar 5-7 dias antes da colheita pretendida.
- Jardineiros novatos erroneamente usam uma pá como a principal ferramenta para colher alho. Incorreto. Recomenda-se o uso de um forcado para esse fim. Isso é confirmado por vários fatos: os garfos, além disso, soltam o solo, não danificam os vegetais.
- Se por algum motivo não for possível usar o forcado, deve-se ter cuidado ao cavar com uma pá... O processo consiste em cavar o solo e já arrancar as próprias cabeças com as mãos.
- No processo de colheita das cabeças de alho, é mais conveniente colocá-las em baldes.
Depois que toda a safra foi colhida, ela deve ser separada em dois montes: danificada e intacta. Além disso, o alho do último grupo deve ser separado: descarte os cravos podres e coma os estragados o mais rápido possível. Aqueles que foram danificados durante o processo de escavação não serão armazenados. Além disso, eles começarão a apodrecer e esse processo se espalhará gradativamente para o restante da cultura.
Para a colheita, os jardineiros experientes recomendam escolher principalmente as horas da manhã. Isso é necessário para que a safra possa secar bem ao sol antes do anoitecer. À noite, a colheita deve ser levada para o celeiro ou para o terraço, mesmo que ainda não tenha sido limpa e cortada.
É importante que não se molhe com chuva ou orvalho, pois estes fatores negativos afetam a capacidade de armazenamento.
A boa colheita restante deve ser preparada para colheita para armazenamento de inverno. A secagem natural é considerada a mais comum. Para fazer isso, o alho não é cortado da parte superior, já que com sua ajuda você precisa trançá-lo em tranças especiais e pendurá-lo. Para tornar os ligamentos mais fortes, recomenda-se o uso de fios de náilon como fixadores.
Se você não quiser amarrar em tranças, o algoritmo de ações após a colheita será o seguinte: as cabeças são limpas o mais cuidadosamente possível do solo, as raízes e caules são cortados, deixando uma margem de vários centímetros sobre cada lado. Se você cortar diretamente próximo à cabeça, ela pode ser danificada e, assim, iniciar o processo de decomposição.
Existem várias maneiras de secar o alho podado. Para determinar o mais adequado, é recomendável que você se familiarize mais detalhadamente com cada um deles.
- Secando fora... Este método é considerado natural. Para secar a safra, é necessário espalhar na área de incidência dos raios solares. Serapilheira ou algum outro material é usado como forro. A desvantagem deste método é que só pode ser realizado em dias de sol. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar constantemente a colheita para que ela não se molhe acidentalmente com a chuva.
- Secagem em casa - realizado em uma sala escura, mas ventilada. A desvantagem desse método é a duração. Com o tempo, todo o processo leva de 2 a 3 semanas.
- A secagem elétrica é uma forma moderna.... Para implementá-lo, primeiro você deve preparar o alho. É limpo, lavado em água morna, mas não quente, cortado em fatias. Eles devem ser colocados em assadeiras e colocadas em uma secadora elétrica. Quando o alho picado está seco, ele é armazenado em recipientes especiais.
Para que o alho primaveril sobreviva o máximo possível, é necessário cumprir os requisitos. Em primeiro lugar, eles se relacionam com o regime de temperatura. A temperatura ideal para armazenar alho primavera é de +16 a +20 graus Celsius. Nesse caso, é importante não permitir mudanças bruscas de temperatura, pois isso iniciará o processo de deterioração. Se armazenado a uma temperatura mais alta, o alho também pode estragar: picado em fatias ficará flácido e o alho inteiro dará flechas.
Outro indicador igualmente importante é a umidade do ar. Não deve exceder 80%. Se esse número aumentar para níveis mais altos, o alho também começará a apodrecer. Recomenda-se armazenar o vegetal em locais escuros, pois a exposição regular à luz pode causar doenças.
O alho tem um aroma específico e muito forte, pelo que não é habitual guardá-lo junto a outros vegetais ou outros alimentos.
Existem maneiras comprovadas de armazenar alho. Um dos tradicionais é o armazenamento em potes de vidro. Para isso, é dividido em cravos-da-índia e colocado em potes de 3 litros, hermeticamente fechados com tampas de plástico.
A maneira rústica de armazenar o alho é na farinha. Para fazer isso, pegue exatamente os mesmos potes de vidro, cubra-os cerca de metade com dentes de alho e, em seguida, adicione a farinha. Acredita-se que seja capaz de absorver o excesso de umidade e prevenir processos de decomposição.
Alguns artesãos preferem armazenar o alho na parafina. Olhando para o futuro, deve-se dizer que o método não é convencional e requer alguma habilidade. O processo de enceramento consiste em várias etapas.
- Você precisa pegar algumas velas grandes e derretê-las em banho-maria.
- Pegue o alho pelo rabo e mergulhe-o completamente na parafina. Segure o recipiente por alguns segundos, esperando que o excesso de substância escorra.
- Em seguida, o alho é disposto em fileiras sobre papel manteiga.
As desvantagens desse método são o tempo de processamento.
Outro método comprovado de armazenamento envolve o uso de sal. Este método é idêntico em técnica ao armazenamento em farinha. A única diferença está nos materiais usados. Algumas pessoas também gostam de congelar o alho. Para isso, deve ser descascado, lavado, seco com papel toalha e colocado em recipientes (copos plásticos, recipientes especiais para congelamento ou sacos plásticos). Deve-se dispor em pequenas porções para que no inverno seja conveniente retirá-lo e descongelá-lo um pouco.
O comentário foi enviado com sucesso.