Nuances do cultivo de alho de inverno
Ao escolher uma variedade de alho para plantar, muitos jardineiros preferem escolher sua variedade de inverno. Essa cultura tem algumas vantagens, mas ao mesmo tempo requer cuidados cuidadosos. Vamos ver como cultivar corretamente o alho plantado antes do inverno.
Seleção de variedade
Os jardineiros gostam de alho de inverno por uma razão. Tendo hibernado de forma natural, o material de semeadura cresce rapidamente no início da primavera, proporcionando uma colheita antecipada.
Este alho está adaptado a uma grande variedade de condições naturais. Tolera perfeitamente uma onda de frio, seca de curta duração, é muito mais resistente do que sua contraparte de primavera.
Mas para que tudo dê certo e a colheita seja realmente invejável, a primeira coisa que um jardineiro deve prestar atenção é na seleção de uma variedade. Vamos destacar brevemente algumas das opções possíveis.
- "Komsomolets". Uma das melhores variedades de alho de inverno. Possui cabeças grandes com pelo menos 6 dentes grandes. Dá grande rendimento, tem excelente imunidade a fungos.
- "Alcor". É uma variedade de maturação média. Seus bulbos são rosa-púrpura, cada um com cerca de 5 grandes cravos.
- "Gribovsky 60". Uma variedade inicial de grande frutificação que produz um grande número de flechas. São muitos dentículos, cerca de 11 peças. Tem um sabor muito rico e picante.
- Dobrynya. Uma conhecida variedade de alho de inverno com cabeças grandes. Esta é uma variedade de maturação tardia, os bulbos têm uma tonalidade lilás, cada um com cerca de 10-15 dentes. Difere no aumento da qualidade de conservação: nas condições certas, pode permanecer por até seis meses.
- Otradnensky. Subespécie bastante resistente à geada, amplamente utilizada no campo da culinária devido ao seu sabor delicado. Possui cabeças rosa-púrpura contendo 4 a 6 cravos.
- "Zubrenok". Variedade com tempos de maturação médios. Os bulbos são brancos, com tonalidade madrepérola. A cultura se distingue por um alto grau de produtividade, pois cabeças grandes contêm 5 a 6 dentes grandes cada.
- "Dubkovsky". Uma boa variedade produtiva com impressionantes penas verdes. As lâmpadas são de tamanho médio, com 10 a 12 "bebês" dentro. Apresenta baixa resistência à podridão e nematóides.
Datas de desembarque
Para que o alho de inverno se enraíze bem em um novo lugar e na primavera possa dar uma colheita rica, é muito importante escolher o momento de plantio certo. Este é um ponto bastante polêmico, uma vez que as regiões do país são muito diferentes no clima e na época de início do frio. Faremos apenas recomendações gerais, mas é necessário nos concentrarmos principalmente no tempo e na previsão mais próxima.
Portanto, o alho de inverno é plantado no outono. Prazo estimado - setembro - outubro, até o final do mês. Em qualquer caso, é necessário chegar a tempo antes que comecem as chuvas prolongadas e comece uma forte onda de frio. Cerca de um mês deve permanecer até a geada.
Nas regiões Norte, recomenda-se a realização dos trabalhos em setembro, na faixa do meio é melhor escolher o início de outubro para o plantio. Os jardineiros do sul podem plantar no final de outubro.
Preparação
Tendo decidido a época de plantio e a variedade de alho, é hora de iniciar as atividades preparatórias.
Um lugar
O alho de inverno prefere locais bem iluminados pelo sol: regular ou ligeiramente elevado. As plantas precisam de um solo leve e bem drenado com acidez neutra. Um substrato franco-arenoso ou argiloso é uma boa escolha. Solos encharcados e pesados com baixa permeabilidade ao ar devem ser evitados.
O alho de inverno é plantado onde o endro e a salsa, o feijão, a abóbora, o pepino, o tomate, a batata e o pimentão cresceram no ano anterior. Mas a melhor opção é pousar depois da adubação verde. Mostarda, trevo e aveia podem muito bem desempenhar seu papel. Não plante alho depois ou depois de cebolas e plantas bulbosas, incluindo flores. Se falarmos de vizinhos, o alho de inverno gostará de crescer próximo a arbustos de bagas e uma variedade de flores.
Priming
Como já mencionado, o solo para o plantio de alho deve ser fértil. Para deixar crescer cabeças grandes no jardim, você precisa preparar o terreno com antecedência. Basicamente, esse procedimento é realizado no verão. A terra está bem desenterrada, limpa de detritos e plantas. Solos pesados devem ser clareados. Para fazer isso, areia e composto são adicionados a eles. Se a terra consiste principalmente de areia, ela deve ser diluída com argila e húmus. Substratos ácidos são colocados em ordem por calagem.
Os fertilizantes orgânicos frescos são a morte certa para a cultura, pois contêm uma grande quantidade de nitrogênio. Se ficar um pouco mais quente, o nitrogênio causará um conjunto de massa verde no momento errado. A escolha mais correta é o verbasco podre. Dependendo do estado inicial do solo por metro quadrado, é necessário levar de 1 a 4 baldes.
Além disso, 30 gramas de superfosfato e 10 gramas de sal de potássio são adicionados ao quadrado do solo. No entanto, esses fertilizantes podem ser substituídos por 500 gramas de cinza de madeira.
Material de plantio
Primeiro, a semente deve ser endurecida. Ele é colocado em um local fresco com temperatura de 3 a 5 graus Celsius. Ele terá que ficar lá por 14 dias. Se você escolheu as cabeças para o plantio, elas devem ser desmontadas em dentes. Nesse caso, é importante que a casca permaneça intacta. Os dentes são examinados cuidadosamente, deformados ou enrugados não se encaixam. Depois de selecionar os melhores, eles são imersos em uma solução fraca de manganês por um quarto de hora.
Se for decidido plantar com bulbos, nenhuma medida preparatória é necessária aqui.
Tecnologia de pouso
Vamos analisar as instruções detalhadas para plantar alho antes do inverno.
- Primeiro, a camada superior do solo é nivelada, para isso é ideal usar um rastelo. A seguir, são formadas valas com profundidade de 8 centímetros. A distância entre as trincheiras é de 0,2 metros.
- Os dentes são plantados com uma ponta afiada para cima a uma distância de 7 cm um do outro. Se você plantar bulbos, a distância entre eles será de apenas 2 cm. Ao mesmo tempo, a distância entre as trincheiras também será reduzida - até 15 centímetros.
- O material plantado é coberto com terra, bem regado e coberto com uma camada de cobertura morta. Você pode levar serragem, húmus, turfa e outros tipos de materiais naturais. A camada de estratificação deve ter pelo menos 3 cm. Se, de acordo com as previsões, um inverno muito rigoroso se aproxima, são colocados ramos de abeto por cima.
Dica: você precisa plantar alho com bulbos pelo menos uma vez a cada 5 anos. Se você plantar apenas dentes o tempo todo, a cultura irá degenerar rapidamente. E dos bulbos crescem apenas conjuntos fortes e grandes para a próxima temporada.
Cuidado
O cultivo de alho de inverno em campo aberto deve ser feito de maneira correta, obedecendo a todas as exigências da tecnologia agrícola. Além disso, as atividades de cuidado começam quase imediatamente após o final do inverno.
Na primavera
Se você colocar ramos de abeto para o inverno, depois que a neve derreter, ela precisará ser removida. Mas você não precisa abrir a cobertura morta, pois ela continua a executar funções de proteção. Ele será removido somente depois que os primeiros brotos aparecerem. Isso geralmente acontece no final de março ou início de abril.
Os rebentos são fracos, as folhas podem até amarelar. Para evitar que isso aconteça, o alho de inverno deve ser fertilizado. A primeira alimentação para ele será nitrogênio. Para fazer isso, basta pegar um balde de água e adicionar uma colher de sopa de carbamida. Depois de mexer bem, o solo da plantação é regado com uma solução. Para cada metro quadrado, são usados 5 litros de solução. Após 14 dias, a alimentação de nitrogênio é realizada novamente.Ele fornecerá um bom conjunto de massa verde para todo o período de crescimento da cultura.
Durante o cultivo de alho de inverno, deve-se prestar muita atenção à rega. A irrigação na primavera é realizada uma vez por semana, com um líquido quente e sedimentado. A rega deve ser feita com cuidado para que a água não erode o solo. É melhor usar um regador raso.
No dia seguinte após a irrigação, o solo é gradeado superficialmente, aprofundando o escarificador em não mais do que 3 centímetros.
Ao mesmo tempo, a plantação é inspecionada quanto a ervas daninhas. Eles geralmente se tornam um refúgio para pragas, então você precisa se livrar deles sem se arrepender.
Verão
O verão é um período de formação ativa da cabeça do alho, por isso aqui a cultura terá que ser cuidada com mais atenção. Em primeiro lugar, vale a pena continuar a regar corretamente. Como na primavera, eles acontecem semanalmente. Mas agora precisamos levar em consideração o clima também. Se chove frequentemente na primavera, o verão pode ser extremamente seco e quente. Sob tais condições, o número de regas aumenta naturalmente. Mas 21 dias antes da colheita, você precisa parar de regar, não importa o quão quente esteja.
O terceiro e último tempero do alho de inverno é realizado em junho. Existem duas opções. O primeiro é orgânico. Para isso, um copo de cinza de madeira é diluído em 10 litros de água e insistido por 72 horas. A segunda opção é o superfosfato. 10 litros exigirão 25 gramas de fertilizante.
Muitos jardineiros preferem amontoar alho de inverno, embora esse procedimento não seja absolutamente necessário para ele. Porém, permite que você fique com as cabeças mais bonitas e uniformes, além de aumentar a suculência das penas. A amontoa é realizada no início de julho. Durante este procedimento, você precisa sacudir a terra das plantas.
Atenção especial deve ser dada às flechas que crescem em talos de alho. O alho de inverno os libera 100% das vezes. Se não houver flechas, você fez a escolha errada e plantou uma variedade de primavera ou uma nova classificação. Não há outra explicação para a falta de flechas.
Assim que crescem até 10-15 centímetros, são removidos. Nesse caso, é importante não puxar a flecha, mas cortar ou pinçar com cuidado.
Se você ignorar o momento de remover os pedúnculos, as cabeças ficarão pequenas.
Doenças e pragas
Uma das doenças mais perigosas do alho de inverno é a podridão penicilosa do fundo. Ele infecta os bulbos antes mesmo de semear no solo. Nos espécimes afetados, as pontas da pena ficam amarelas e, em seguida, o amarelecimento se espalha por todo o perímetro da planta. O resultado é a morte. É impossível curar esse alho, só falta prevenir a doença.
Para isso, o alho é colhido apenas quando está totalmente maduro. O pescoço é cortado de modo que restem 10 cm Os bulbos são bem secos antes de serem guardados até que façam barulho.
Importante: as causas do amarelecimento das folhas não residem apenas na doença acima descrita. As folhas também podem clarear com falta de potássio e nitrogênio, plantio no tipo errado de solo, falta de rega. Existem muitos fatores de risco.
A segunda doença comum é a ferrugem. É caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas enferrujadas nas plantas. Com o tempo, seu número só aumenta. Para curar a doença, é necessário borrifar o alho com "Oxyhom" três vezes. O intervalo entre os tratamentos é de 7 a 14 dias.
Outra das doenças pode ser observada peronosporose ou míldio. Sua principal característica são manchas cinzentas nos brotos. A doença terá que ser tratada com Ridomil.
Das pragas, a mosca da cebola parasita mais freqüentemente o alho de inverno. A partir desta secam as plantas no jardim, eles retardam os processos de fotossíntese. Você pode afugentar a praga com a ajuda de shag. Para fazer isso, pegue 250 gramas de tabaco e uma colher de sopa de pimenta. Os ingredientes coletados são despejados em 2 litros de água fervente, deixados por três dias. Após a filtragem, acrescente uma quantidade de água que seja igual a 10 litros. Adicione um pouco de sabão em pó ralado.
Além das moscas, os nematóides do caule também podem atacar os brotos. São vermes microscópicos que sugam todos os sucos nutritivos das plantas. Os principais sinais da praga são a rápida secagem do caule e o aparecimento de um odor pútrido. Para curar o alho, é necessário pulverizar com o preparado "Calypso".
Colheita e armazenamento de safras
Podemos dizer que o alho de inverno é uma cultura bastante produtiva. No entanto, o rendimento por hectare dependerá de muitos indicadores: variedades, tecnologia agrícola, condições climáticas. A variabilidade é grande - de 11 a 45 toneladas.
É necessário retirar o alho dos canteiros no momento em que sua folhagem amarelece e se põe no chão.
Escolha um dia seco para cavar. As cabeças são puxadas para fora do solo de forma muito simples, você só precisa escavá-las um pouco. Você não deve expor demais a cultura no solo, a partir disso as cabeças podem se desintegrar em cravos separados.
A colheita é colocada sobre os canteiros para secar. Isso é 2-3 dias. No tempo chuvoso, as cabeças são colocadas sob um dossel por quase uma semana. O caule não pode ser cortado, ainda tem benefícios para as cabeças. Quando os bulbos secam bem, o caule é encurtado para 7 cm, e a colheita é enviada para secar em área ventilada.
Importante: se você pretende plantar bulbos no outono, deixe flechas em algumas plantas. Depois de colhidos, eles armazenam nutrientes por mais 14 dias. Em seguida, eles devem ser cortados, secos por um mês em uma sala fria.
Até o início de uma onda de frio, o alho pode ser armazenado ao ar livre sob a proteção de um dossel. Em seguida, as cabeças são colocadas em cestos ou caixas, polvilhadas com cascas de cebola. A colheita é armazenada a uma temperatura de 2 a 4 graus Celsius.
O comentário foi enviado com sucesso.