O que fazer para aumentar o alho?
Ao plantar alho em sua área, todo jardineiro deseja que o vegetal seja grande. Mas nem todo mundo sabe como fazer isso.
A escolha do material de plantio
Em primeiro lugar, é muito importante usar material de plantio de alta qualidade. Poucos dias antes do desembarque, as cabeças armazenadas em casa devem ser classificadas. Todos os produtos que apresentem sinais de podridão ou mofo devem ser descartados. As amostras restantes devem estar limpas e secas.
Para o plantio, vale a pena escolher bulbos com fatias grandes do mesmo tamanho. Se os dentes forem pequenos ou fundidos, eles não devem ser plantados. Afinal, isso indica a degeneração da variedade.
Vale lembrar que a qualidade da safra depende das características varietais da planta. Para cultivar alho grande, você deve usar o material de plantio das seguintes variedades.
- Titânio... É uma variedade popular de alho de inverno. Os dentes são cobertos por uma pele roxa. O alho em si é branco. É um vegetal que pode ser armazenado por muito tempo. Seu rendimento também é agradavelmente agradável. Você pode colher uma grande quantidade de alho, mesmo em uma área pequena.
- Gulliver... Este alho é alho de primavera. Sua cor é acinzentada. O peso médio de uma cabeça é de 130 gramas. Ao mesmo tempo, bons jardineiros podem cultivar frutas maiores.
- Orlovsky... Este alho é muito apreciado pelo seu sabor agradável e picante e pela sua excelente qualidade de conservação. Não é muito grande. Mas em uma cabeça pode haver cerca de 18 a 20 dentes grandes.
- Casablanca... Esta popular variedade de alho é originária da Holanda. Agora ele se espalhou por todo o mundo. O alho é altamente considerado por seu grande tamanho e alto rendimento. O peso de uma cebola média é de 200 gramas.
- Broadleaf... A peculiaridade deste alho é o seu sabor suave. O produto é muito utilizado tanto no preparo de pratos comuns quanto na preparação de conservas. O peso médio das cabeças de alho é de 180 gramas.
- Sabor... O alho primavera não é muito grande. Mas, ao mesmo tempo, tem uma excelente vida útil. O alho colhido pode permanecer inalterado por quase um ano. Ao mesmo tempo, quase não seca.
Você não deve cultivar constantemente a mesma variedade de alho no mesmo local. Isso levará ao fato de que começa a degenerar. Portanto, é recomendável alterar as variedades de vez em quando.
É importante processar adequadamente o alho antes do plantio. Este processo consiste nas seguintes etapas.
- Desinfecção... Primeiro você precisa desinfetar o alho. Para isso, é colocado em um recipiente com uma solução fraca de sulfato de cobre. Lá ele fica por meia hora. Uma infusão de cinza de madeira pode ser usada em seu lugar. O alho é imerso nele por uma hora. O principal é que as cinzas utilizadas para processar o alho sejam limpas.
- Endurecimento... O alho primavera deve ser endurecido antes do plantio. Para fazer isso, ele é enviado para um local fresco por alguns dias. Isso o torna mais resistente a temperaturas extremas.
- Germinação... Variedades de alho primavera também são germinadas antes do plantio. Para fazer isso, eles são colocados em um saco de pano umedecido. Dessa forma, o material de plantio é deixado em local fresco por dois dias.
O alho preparado pode se adaptar muito rapidamente às novas condições. Portanto, o processo de sua germinação não demorará muito.
Nuances de aterrissagem
Para que o alho cresça saudável e forte, os seguintes pontos devem ser considerados ao plantá-lo.
- Hora de pouso... Recomenda-se plantar alho de inverno no final de setembro ou meados de outubro.Nesse caso, antes do início da geada, haverá tempo para criar raízes. O alho de verão é plantado assim que a neve derrete. Isso geralmente acontece no final de março ou início de abril. Se a cabeça não se formar antes do início do calor, definitivamente não será grande o suficiente.
- Local apropriado. O alho é uma cultura que adora luz. Portanto, deve ser plantado em áreas ensolaradas. A área onde o alho cresce deve ser aberta. Antes de plantar uma cultura, o solo deve ser cavado profundamente. Deve ser leve e solto. Também é importante que não haja ervas daninhas no local.
- Esquema de pouso... Na hora de organizar as camas, é necessário fazer corredores largos. A distância entre os dentes individuais deve ser de 10 centímetros. Nesse caso, será fácil cuidar da cultura. Além disso, haverá espaço suficiente para o desenvolvimento normal do alho.
- Rotação de colheitas... É muito importante plantar o alho após os predecessores corretos. Ela cresce melhor na área onde o adubo verde estava localizado anteriormente. Também pode ser plantada após repolho, abóbora, pepino, ervilha e abóbora. Mas depois das safras de erva-moura e raízes, ela nunca é plantada. Isso leva ao desenvolvimento de várias doenças, bem como à diminuição do tamanho das cabeças. Os melhores vizinhos para o alho são os tomates e os pimentões.
Na primavera, o alho é plantado a uma profundidade de 3-4 cm... Se o solo ainda estiver úmido com neve derretida, não há necessidade de regá-lo. Caso contrário, o local é irrigado 1-2 horas antes do plantio. Depois de plantar o alho, as camas são cobertas com turfa. No outono, é importante cuidar para que o alho não apodreça após o plantio. Para fazer isso, cinzas ou areia devem ser despejadas nas ranhuras durante o pouso. Ao mesmo tempo, as camas não são regadas. Para reduzir o risco de congelamento, o alho é plantado a uma profundidade de 5 a 6 centímetros. Após o plantio, os buracos são cobertos com terra e então cobertos com uma densa camada de turfa ou serragem podre. Antes que a neve caia, a área pode ser coberta com ramos de abeto. Depois que a neve derreter, o abrigo precisará ser removido imediatamente.
Cuidados necessarios
No futuro, o alho plantado no local deverá receber cuidados adequados. A tecnologia agrícola desta cultura consiste nas seguintes etapas.
Rega
O alho que cresce no jardim deve ser regado regularmente. É melhor usar água morna para isso. Dessa forma, as plantas sofrem menos estresse. Normalmente, a água da chuva é coletada em grandes barris e infundida. Eles irrigam o terreno com ele à noite. Regue as plantas uma vez a cada 1-2 semanas. Em nenhum caso o alagamento deve ser permitido. Isso levará ao desenvolvimento de doenças fúngicas e à deterioração do alho.
Você pode economizar tempo regando cobrindo a área com uma camada de cobertura morta. Nesse caso, as camas não precisam ser afrouxadas com muita frequência. Na maioria das vezes, a área com alho é coberta com palha ou serragem.
Top curativo
A alimentação oportuna também desempenha um papel muito importante no cultivo de alho grande. As safras de inverno devem ser fertilizadas na primavera, imediatamente após o derretimento da neve. Na maioria das vezes, a ureia é usada para essa finalidade. Se o alho crescer em solo nutritivo, uma alimentação será suficiente para ele. Solos pobres são fertilizados 3-4 vezes por temporada. Na primavera, a cobertura com alto teor de nitrogênio é incorporada ao solo. No verão e no outono, são usados produtos com fósforo e potássio.
Ao cultivar alho de primavera, o adubo de cobertura é aplicado ao solo apenas duas vezes por temporada. Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados no início da primavera. Nessa época, o alho é alimentado com fertilizantes orgânicos com alto teor de nitrogênio. Graças a essa alimentação, ele cresce imediatamente. No meio do verão, as plantas são fertilizadas com uma solução de cinzas. Este produto ajuda a fazer com que a cebolinha pareça maior. Além disso, protege as plantas de pragas e doenças. As cinzas também podem ser usadas secas. Nesse caso, ele fica simplesmente espalhado no site. O solo é então regado com água morna.
Não adicione muito fertilizante ao solo. Um excesso de nutrientes afeta negativamente o rendimento.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Para que o alho cresça rapidamente, o solo dos canteiros deve ser solto regularmente. Nesse caso, a água e os minerais fluirão mais rapidamente para as raízes da planta. Também é importante remover todas as ervas daninhas durante o processo de afrouxamento, pois elas retiram alguns dos nutrientes de que o alho precisaria.
Deve-se lembrar que as raízes da planta são bastante frágeis, e depois que o alho soltou as flechas, ela não pode ser solta. Caso contrário, ficará amarelo rapidamente.
Proteção contra doenças e pragas
Se os canteiros de alho são afetados por doenças, você não deve esperar uma boa colheita. Portanto, você precisa aprender a lidar rapidamente com doenças comuns.
- Míldio... Como consequência da doença, o processo de amadurecimento dos bulbos é interrompido. Se a planta não se cura a tempo, não se deve contar com uma boa colheita. Qualquer fungicida comprovado é usado para combater a peronosporose. Se a doença ainda não afetou muito as plantas, os canteiros podem ser tratados com soro de leite diluído na proporção de 1 a 10 com água morna.
- Podridão do fundo. Esta doença é caracterizada pela morte completa do sistema radicular. Como resultado, os bulbos começam a apodrecer e a folhagem fica amarela. Sinais semelhantes e em podridão branca. Se a planta tiver sido afetada por uma dessas doenças, não será mais possível salvá-la. Portanto, é muito importante controlar a qualidade dos produtos utilizados no plantio.
Além disso, o alho é frequentemente atacado por ancilóstomos, traças da cebola e ursos. Soluções simples com forte odor repulsivo ajudarão a proteger o local dessas pragas. Normalmente, as infusões à base de erva-moura ou pó de tabaco são usadas para combater os insetos. Se a cultura estiver fortemente infestada com pragas, inseticidas comprados em lojas devem ser usados para controlar os insetos.
Dicas úteis e segredos de cultivo
O jardineiro novato será auxiliado pelas recomendações de pessoas mais experientes.
- Para que não haja problemas com doenças ou pragas, antes do trabalho de plantio e alho, e recomenda-se desinfetar o solo... Para este propósito, uma solução fraca de permanganato de potássio ou sulfato de cobre é usada. Também é importante cavar bem a terra.
- Os jardineiros novatos, ao escolherem uma variedade para plantar, podem ser orientados pelos conselhos de vizinhos ou entes queridos. Na verdade, diferentes regiões têm suas próprias características de cultivo. Portanto, para o plantio em regiões frias, vale a pena escolher variedades resistentes a geadas severas. Em áreas quentes, é plantado alho, que não tem medo da seca.
- Não plante o cravo muito fundo. Nesse caso, ele gastará muita energia tentando chegar até o sol. Portanto, para a formação de cabeças grandes, não possui nutrientes suficientes.
- Cerca de um mês antes da colheita, o solo das cabeças deve ser cuidadosamente raspado. Isso ajudará a redirecionar os nutrientes para o bulbo. Graças a este procedimento, ele ficará maior.
- Tiro não deve ser permitido... É importante remover as setas emergentes antes que comecem a se torcer. Nesse caso, a planta não gastará energia na formação das sementes. Todos os nutrientes irão para o bulbo. Este procedimento ajuda a aumentar os rendimentos em 20-30%.
Se você seguir essas dicas, poderá cultivar alho realmente grande e de alta qualidade em qualquer área.
O comentário foi enviado com sucesso.