- Comprimento da folha, cm: 50
- Largura da folha, cm: 3-4
- Cor da folha: verde com uma flor cerosa
- A forma: achatado arredondado
- Tamanho da lâmpada: ampla
- Peso da lâmpada, g: 100-120
- Número de dentes: 4-7
- Peso do cravo, g: 20
- Escamas secas: branco ou com uma tonalidade rosa, com um padrão característico de veios lilases
- Cor da polpa: branco cremoso
Lyubasha é o tipo de alho podzimny mais popular, que possui propriedades medicinais notáveis e se distingue pela excelente composição química dos bulbos. Além disso, a cultura é extremamente despretensiosa no cuidado, resistente às doenças típicas e ao ataque de pragas. Também é caracterizado por uma confiável resistência ao gelo, resistência ao calor e capacidade de armazenamento por longo prazo.
História de criação
A cultura foi fruto do trabalho do especialista ucraniano I. Zakharenko. O autor nomeou-o com honra em homenagem à sogra. Após testes bem-sucedidos, a cultura foi regionalizada na Ucrânia, Rússia, Bielo-Rússia e Moldávia. Por ser despretensiosa às condições climáticas, a Lyubasha se espalhou rapidamente pelos territórios da maioria das regiões do país. Isso também se deveu ao significativo potencial imunológico da planta contra a maioria das doenças fúngicas típicas da cultura, bem como simplicidade no cuidado, robustez no inverno e resistência ao calor. Lyubasha também tem um rendimento consistentemente alto.
Descrição da variedade
Cultura de inverno, de maturação intermediária, brotando, resistente ao gelo, com um poderoso sistema radicular.
Sua principal diferença com relação às plantas de inverno semelhantes é o longo tempo de armazenamento da safra. Ele difere tanto em frutas de tamanho significativo quanto em suas propriedades gustativas especiais.
É caracterizada por um teor significativo de vitamina C, proteínas, aminoácidos, óleos essenciais, selênio e outros oligoelementos.
As propriedades medicinais e bactericidas da cultura são excepcionais:
resiste com sucesso a vírus, bactérias, micróbios e fungos patogênicos;
é capaz de acelerar os processos de restauração de tecidos danificados;
estimula o aumento da força das contrações cardíacas;
bloqueia a formação de excesso de colesterol;
previne a progressão da aterosclerose;
reduz o grau de coágulos sanguíneos;
bloqueia espasmos vasculares;
reduz a pressão arterial;
reduz o grau de inflamação dos tecidos mucosos das vias aéreas em caso de doenças broncopulmonares.
No caso das doenças oncológicas, quanto ao seu efeito, Lyubasha é equiparada à quimioterapia, ativando o funcionamento das células do sistema imunológico.
Além da cultura:
estimula a produção de enzimas digestivas;
é uma matéria-prima colerética para a produção de alocol;
intensifica o funcionamento das gônadas e desinfeta o aparelho geniturinário;
previne o aparecimento de demência senil, contribuindo para a longevidade produtiva;
é um meio eficaz de combater a deficiência de vitaminas e o escorbuto.
Características da aparência de plantas e bulbos
A cultura atinge uma altura de 100-120 cm, as folhas da planta são alongadas, densamente dispostas, eretas, de cor esmeralda escura com uma ligeira cobertura cerosa, ligeiramente rígida, 50 cm de comprimento, 3-4 cm de largura.
A cabeça é arredondada e plana, grande, pesando 100-120 cm. O número de cravos é de 4 a 7, cada um deles pesando 20 g. A cor das escamas secas é branca com uma coloração rosada, as veias características são nitidamente expressas. A cor da polpa é de um branco cremoso.
Em termos de composição química, o bulbo inclui: matéria seca - 43%, ácido ascórbico - 34 mg%, aminoácidos e proteínas - 8% da massa fresca, oligoelementos - 1%, selênio - 170 mg / kg, óleos essenciais - cerca de 0,4%, substâncias de nitrogênio-enxofre (alicina) - 0,3%.
O nível de armazenamento do cabeçote é alto - até 10 meses.
Objetivo e gosto
As frutas são utilizadas para enlatamento, para quase todos os tipos de processamento. Dentes brancos, crocantes. O sabor dos cravos é picante, com um aroma característico de alho pronunciado. Brotos verdes são adicionados às saladas - eles têm um sabor mais suave.
Maturação
A cultura está no meio da temporada. O tempo desde a germinação até o amarelecimento das folhas é de cerca de 98 dias.
Produção
O rendimento é alto, em média 1,5-2 kg / sq. m.
Datas de desembarque
A época do plantio do alho começa no final de outubro e dura até meados de novembro (20-40 dias antes da primeira geada). Na primavera, eles são plantados em solo úmido, após o derretimento da neve, mas o mais tardar na 2ª década de abril.
O plantio é precedido pela alimentação de 12 litros de húmus e um litro de cinza de madeira por 1 m2. A desinfecção é realizada previamente (2 dias antes do desembarque) com solução salina não concentrada.
Durante o pouso, eles são guiados por uma temperatura do solo de + 10 ... 15 graus Celsius. O alho Podwinny se desenvolve intensamente a +2 graus e em temperaturas mais baixas não tem tempo para se adaptar. O regime de temperatura ideal para o desenvolvimento das safras de primavera é de + 16 ... 20 graus.
Crescendo e cuidando
O padrão de plantio é de 6 a 8 cm entre plantas e 15 a 20 cm entre fileiras.
A primeira irrigação é realizada no final de abril (manhã ou noite). A irrigação é interrompida duas semanas antes da colheita. Nos dias quentes, recomendamos irrigar a safra semanalmente. A rega não é realizada no outono. A irrigação abundante é praticada até a 2ª década de junho. A irrigação prematura de uma variedade de inverno (durante os verões secos) é preocupante com a morte da safra. O consumo de água de irrigação depende da qualidade do solo e dos locais de plantio. A irrigação excessiva, como a secagem do solo, afeta negativamente o crescimento da cultura.
A cobertura é feita com esterco de galinha, vaca podre ou esterco de cavalo. A suplementação de potássio e fósforo é realizada a cada 10 dias. Na primavera, é realizada a fertilização com compostos nitrogenados (na forma líquida). Chernozem é adicionado duas vezes - em abril e junho. O terceiro suplemento é feito duas semanas antes da coleta planejada.
De outras medidas para o cuidado de Lyubasha, indicamos:
quando as setas aparecem, elas são pinçadas a uma altura de mais de 10 cm;
para o período de inverno, a cultura é moderadamente (34 cm) coberta com turfa ou palha;
depois que a neve derreter, a cobertura morta deve ser removida;
a remoção de ervas daninhas deve ser regular;
14 dias após o surgimento dos brotos, o solo deve ser solto.
Os bulbos geralmente amadurecem na segunda década de julho, e sua prontidão é determinada pelas pontas amareladas das folhas. A colheita deve ser feita em tempo seco. As cabeças são removidas, limpas do solo e colocadas à sombra e secas.
Na coleta dos frutos, as cabeças devem ser retiradas do solo com uma pá (não recomendamos arrancá-las com o caule).
Deve-se lembrar que a safra congela quando há falta de neve e, portanto, a cobertura morta é necessária.
Você pode plantar alho duas vezes por ano. A espécie da primavera é melhor plantada na primavera, a do inverno é semeada antes do inverno. O tempo de plantio depende da região, condições climáticas, variedades, dias favoráveis. Também é necessário preparar adequadamente o material de plantio e canteiros.
Requisitos de solo
A cultura desenvolve-se produtivamente em solos neutros, soltos e bem aerados. É melhor plantá-lo todos os anos em novos locais (são desejáveis áreas sem humidade do solo) depois de melões e leguminosas, couve ou verduras.
A cobertura de alho desempenha um papel vital no crescimento. O uso de fertilizantes contribui para o rápido crescimento das cabeças, uma melhora no sabor e um aumento na produção. Há muitas maneiras de alimentá-lo: isso pode ser feito com substâncias minerais ou orgânicas, bem como todos os tipos de remédios populares.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é caracterizada por um alto potencial imunológico a doenças (fusarium, fungos, etc.), ao ataque de pragas. No entanto, plantas enfraquecidas podem ser atacadas por microorganismos patogênicos (míldio, podridão do pescoço, bolor negro).
Infestações de pragas também são possíveis - mosca da cebola, nematóides do caule, hoverflies da cebola, tromba oculta, ácaros de raiz e outros. Durante a estação de crescimento, às vezes é observado:
desenvolvimento lento das penas, o que indica deficiência nutricional (alimentado com a composição de uma colher de sopa de ureia e um copo de guano de ave por 10 litros de água);
o aparecimento de penas branco-acinzentadas - deficiência de umidade;
o aparecimento de sombras verdes claras - excesso de umidade;
as penas param de crescer e ficam amarelas - deficiência nutricional, excesso ou deficiência de umidade, influência de pragas ou doenças.
Os procedimentos preventivos são executados de forma padronizada.