Plantando e cuidando do alho primavera
O alho primavera é uma cultura de jardim popular, com rendimentos abundantes e longa vida útil. Para que os brotos das plantas amadureçam bem, é necessário cuidar do plantio e cuidados adequados.
Cronometragem
Recomenda-se plantar alho primavera no meio da primavera, quando as geadas passam e o solo aquece até +5 graus Celsius.... A época exata para o plantio em campo aberto deve ser determinada com base nas condições da região em que está previsto o cultivo de alho.
Por exemplo, em regiões quentes do país, é possível plantar uma cultura de verão em meados de abril, na Sibéria - em meados de maio.
As raízes do alho crescem ativamente em temperaturas de +4 a +10 graus, por isso não é recomendado atrasar o plantio. Na mesma temperatura, as folhas da cultura são formadas. O plantio prematuro de alho antes do inverno ou início da primavera pode afetar negativamente a colheita.
Seleção de assento
O alho primavera é uma cultura que praticamente não consegue crescer à sombra. Portanto, ao escolher um local, você deve dar preferência às áreas ensolaradas. Também é melhor plantar alho em solo franco-arenoso ou franco-arenoso. A acidez do solo deve ser neutra, se necessário, o indicador desejado ajudará a conseguir a fertilização.
Os jardineiros também recomendam Plante alho em áreas com uma ligeira inclinação... Então, o excesso de umidade escorrerá e o risco de a planta apodrecer desaparecerá.
Antes do plantio, os canteiros devem ser desinfetados com uma solução de permanganato de potássio para evitar o ataque de pragas.
Predecessores
As plantas que foram plantadas na área selecionada anteriormente têm um efeito especial no rendimento da colheita. Os melhores predecessores serão plantas com um sistema radicular longo. Os jardineiros aconselham plantar alho onde costumava crescer:
-
cereais;
-
abóbora;
-
leguminosas.
Você também pode plantar alho no lugar da erva picante.
Vizinhança
A melhor solução seria plantar alho perto de cenouras. Ambas as plantas formam uma simbiose, onde uma espanta a mosca da cenoura e a segunda - a cebola. Bons vizinhos também se tornarão tomates... O alho os protegerá da mosca-branca e dos ácaros, que por sua vez evitarão que as crostas infestem os dentes.
Preparação
Antes de começar a plantar alho, você deve preparar cuidadosamente o solo e os cravos. Se você não cuidar da qualidade do solo e da semente, a colheita pode ser ruim.
Material de plantio
O alho é cultivado principalmente com cravo, mas a opção de reprodução com bulbos em casa é possível. Vale a pena considerar o primeiro método com mais detalhes.
Recomenda-se colocar o alho no compartimento de vegetais na geladeira cerca de 2 semanas antes do plantio. Caso contrário, os dentes germinarão lentamente, o que atrasará a maturação da cultura.
Um dia antes do plantio, a cabeça deve:
-
saia da caixa;
-
desmonte em cravos separados;
-
calibre tomando amostras grandes e inteiras.
Dentes médios e finos podem ser usados para cozinhar ou plantados separadamente em casa para uma pequena quantidade de folhagem. A próxima etapa envolve o tratamento de grandes dentes de pragas e doenças. Para fazer isso, você deve embeber o alho em fórmulas que podem ser compradas em lojas de jardinagem.
E também a semente pode ser mantida em solução de permanganato de potássio ou sal, seguida de enxágue com água corrente.
Finalmente, os jardineiros são aconselhados a mergulhar os dentes em um estimulador de crescimento por cerca de meia hora ou uma hora para uma germinação rápida no solo. Antes do plantio, os dentes devem ser secos para que não apodreçam.
Um lugar
Um local para o plantio de alho primaveril foi preparado desde o outono, a fim de aumentar a fertilidade do solo e, como resultado, obter uma colheita abundante. Recomenda-se dar preferência a áreas ensolaradas onde não há correntes de ar e as águas subterrâneas fluem profundamente.
Aqui estão as principais etapas de preparação.
-
O solo é escavado com cuidado.
-
Os fertilizantes são aplicados na forma de composto. Além disso, a cal é adicionada se a acidez do solo for aumentada.
-
Cubra o solo com palha de palha, beterraba ou cenoura, turfa.
Este último protegerá a terra dos ventos frios e preservará suas propriedades férteis.
Tecnologia de pouso
Você precisa plantar alho de acordo com o seguinte esquema.
-
Na primavera, o jardim não é mais desenterrado. Só são escavados sulcos, cuja profundidade não exceda 5 cm, a distância entre os sulcos deve ser de 15-20 cm.
-
Bolo de mostarda é derramado na parte inferior de cada ranhura, para proteger o alho de pragas.
-
Após os dentes preparados, embebidos em permanganato de potássio e uma solução estimuladora de crescimento, são colocados na parte inferior do sulco com a extremidade voltada para baixo... Não é recomendável pressioná-los no solo para não danificar os rudimentos das raízes. A distância mínima entre os dentes deve ser de 10 cm.
-
A semeadura é coberta com solo, a espessura da camada não deve exceder 2 cm.
Em climas frios, é recomendado cobrir adicionalmente os canteiros com feno ou turfa para conservar a umidade e evitar a formação de crostas na terra.
Cuidado
Para alcançar altos rendimentos, é necessário não só plantar o alho corretamente, mas também cuidar bem da planta de acordo com as exigências da tecnologia agrícola. Vale a pena dar uma olhada mais de perto no que fazer para que o alho brote rapidamente e não faça mal.
Rega
A planta não é particularmente exigente para regar, mas isso não significa que não necessite de cuidados. Um grande volume de água é necessário apenas nos primeiros dois meses, quando a fase ativa de crescimento do alho está em andamento. Você pode determinar a falta de rega pelas pontas das penas. Se ficarem vermelhos, é um sinal claro de que você precisa aumentar o volume de fluido que entra no solo.
Quando o alho crescer de 6 a 7 penas e o bulbo começar a se formar, é necessário reduzir a irrigação. Nesse caso, um volume excessivo de água levará ao aparecimento de doenças e vermes que podem destruir a planta. Além disso, após cada rega, o solo deve ser afrouxado para saturá-lo com oxigênio.
Top curativo
Os primeiros fertilizantes são aplicados ao solo quando o alho está surgindo. O tamanho do bulbo e a qualidade da colheita dependem do número de folhas que se formam perto de abril-maio.
Nesta fase, é comum o uso de formulações de nitrogênio. Os jardineiros dão preferência a uma solução de verbasco na proporção de 1:10 ou excrementos de pássaros, que são pré-infundidos. Após duas semanas, a planta precisa ser alimentada uma segunda vez.
No final de junho ou início de julho, a planta começa a amadurecer. Neste momento, fertilizar o solo com nitrogênio é contra-indicado, caso contrário, pode-se atingir o amarelecimento das folhas. Em vez disso, eles usam cinzas ou compostos de fósforo-potássio, que você mesmo pode fazer ou comprar em uma loja especializada.
Controle de doenças e pragas
O cuidado adicional com as plantas envolve o tratamento de pragas e doenças. Os fitoncidas contidos no alho estão longe de ser capazes de salvar a planta dos insetos e do apodrecimento, com o qual a colheita se perde. Convidados indesejados de alho podem ser:
-
hoverflies;
-
cebola moscas;
-
toupeira;
-
tripes;
-
nematóides do caule;
-
ácaros da raiz;
-
ácaros do alho.
Nesse caso, é recomendável tratar a planta ou o solo com sulfato de amônio.Se forem encontradas pragas, as plantas roxas danificadas devem ser removidas cavando-as cuidadosamente junto com as raízes para evitar a propagação de insetos.
Entre as doenças que o alho pode enfrentar, várias doenças são distinguidas.
-
Mofo preto. Afeta principalmente a cabeça do alho durante o armazenamento.
-
Fusarium... Você pode determinar a presença de patologia por uma flor rosa-amarelada nas folhas.
-
Nanismo amarelo. O vírus causador prefere se instalar nas cabeças do alho. As folhas freqüentemente sofrem com a doença.
-
Ferrugem... Na superfície das folhas, formam-se pequenas manchas, que vão amarelando gradualmente, por isso não é difícil determinar a doença.
As causas mais prováveis do aparecimento da doença são o excesso de umidade no solo ou sementes de má qualidade. A maioria das doenças se manifesta em verões úmidos e frios ou durante a estação das chuvas. E também o alho pode adoecer se as regras de rotação de culturas não forem seguidas.
Se forem encontrados sintomas de doenças bacterianas ou fúngicas, é recomendável remover as plantas afetadas, ervas daninhas, tratar o solo com preparações especiais de acordo com as instruções da embalagem. Deve-se notar que as doenças virais não são curadas. Nesse caso, as plantas devem ser retiradas do jardim o mais rápido possível e queimadas.
Além disso, você deve cuidar da amarração das folhas.... Este é um procedimento obrigatório para aumentar o rendimento do alho. A essência da amarração é que no final os nutrientes vão exclusivamente para o bulbo, e não para as folhas.
A amarração é iniciada principalmente alguns dias antes da colheita. Antes disso, você precisa tecer a trança com cuidado e dar um nó na ponta. Nesse caso, é importante monitorar o estado das penas para não quebrá-las ou danificá-las. O procedimento é melhor realizado com luvas.
Limpeza e armazenamento
A colheita geralmente começa no final de agosto ou no início do outono. O momento exato pode ser determinado pela aparência da planta. Se as folhas do alho ficarem amarelas, gradualmente seque e esfarelem, você pode começar a coletar as cabeças.
Estágios assembléias.
-
As lâmpadas são cuidadosamente retiradas do solo, sacudidas com cuidado e transferidas para uma sala seca e ventilada. É melhor espalhar imediatamente as cabeças em fileiras ou pendurá-las para permitir que a planta seque completamente.
-
Quando as folhas estão secas, são cortadas a uma distância de 4-5 cm do bulbo. As cabeças maduras são colocadas em caixas de papelão ou sacos de tecido.
-
Transfira o alho para um local fresco para posterior armazenamento. com valores normais de umidade.
Se as condições necessárias forem atendidas, a vida útil total do alho será de 2 anos. Nesse caso, as cabeças não perderão suas propriedades úteis. Plantar alho primaveril não levará muito tempo e esforço se você abordar corretamente os procedimentos de cultivo e cuidados. O resultado será uma colheita deliciosa e abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.